segunda-feira, abril 05, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Ponte 25 de Abril vista desde Monsanto

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Pôr-do-sol no Bugio (Forte de São Lourenço do Bugio)

IMAGEM DA SEMANA

[Sergey Ponomarev/Associated Press]

«FLOWERS IN MEMORY: A train passed by flowers laying on the platform at Moscow’s Lubyanka metro station, which was hit by an explosion Monday. Two explosions blasted Moscow’s subway system Monday morning during rush hour, killing at least 38 people.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O senhor Palma vai pedir uma audiência ao senhor Silva para mostrar a sua indignação pela lentidão das investigações portuguesas ao caso dos submarinos alemães.

JUMENTO DO DIA

António José Seguro

António José Seguro, o segundo da lista de espera para a liderança do PSD, decidiu escolher o Domingo de Páscoa para dar nas vistas, uma boa escolha pois num dia destes até é difícil encontrar jornalistas quanto mais ser notícia. Como era de esperar escolheu um tema apetitoso e muito na moda, os ordenados dos gestores, quantias de fazer inveja a qualquer português. A vítima foi António Mexia.

Enfim, à caça aos padres junta-se agora a caça aos gestores bem remunerados.

«"Em fase de enormes dificuldades e de exigência de sacrifícios aos portugueses, é incompreensível como se atingem estes valores remuneratórios. É uma imoralidade!", refere o ex-ministro de António Guterres e ex-líder parlamentar do PS, numa nota colocada hoje no seu site antoniojoseseguro.com.

Em declarações à agência Lusa, António José Seguro reiterou esta posição e observou ainda que a EDP é a empresa mais endividada do mercado de capitais português com 14,007 mil milhões de euros (mais 117 milhões do que em 2008).

De acordo com informação enviada pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), António Mexia recebeu em 2009 mais de 1,9 milhões de euros em remunerações fixas, variáveis e prémios plurianuais, ou seja, 0,19 por cento dos 1,024 mil milhões de euros do lucro da eléctrica.» [DN]

ASSIM FALA A DEPUTADA ESTADUAL BRASILEIRA CIDINHA CAMPOS


CALÇADA PORTUGUESA DE MACAU

UMA ESTÁTUA PARA SE LER

«O Senegal faz hoje 50 anos. No entanto, vou dedicar-me a um acontecimento de ontem e de pormenor (53 metros de altura). A estátua Renaissance Africaine, ontem inaugurada em Dacar, é mais alta do que a Estátua da Liberdade, custou 23 milhões de dólares e o país é pobre, mas não vou por aí. Há sinais mais interessantes. No alto de uma colina da capital, a estátua surpreende pela pose. Um homem de peito feito ao vento, queixo levantado, agarra a mulher e o filho com os seus braços musculosos. O dedo da criança, apontando, culmina a estátua. É evidentemente uma obra estalinista. Poderia ilustrar a família de um kolkhoze soviético - e tudo se explica porque a empresa que forjou o cobre daquela estátua é norte-coreana. Com tanta prática em grandiosas estátua de Kim Il Sung, a Mansudae faz preços imbatíveis. Aprecie-se a ironia do Senegal - que quer celebrar o renascimento africano e é um dos berços da estatuária da África Ocidental (que tanto influenciou a arte moderna, diz Picasso) - ser obrigado a recorrer, por uma mesquinha questão de dinheiro, a um estilo que lhe é tão exterior... Por outro lado, os imãs (os senegaleses são islâmicos) protestaram por a mulher mostrar um seio e ter uma perna nua. É o lado bom da estátua: ao menos na nudez presta-se homenagem ao autêntico renascimento africano.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O ÚLTIMO PECADO SEXUAL

«Anteontem, Sexta-Feira Santa, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, disse solenemente o seguinte sobre a pedofilia: "Senhor, perdoai os pecados da Vossa Igreja". Nisto não fez mais do que seguir o Papa que já dissera que a pedofilia era um pecado e um "crime" e que tinha feito mais para "obscurecer a luz do Evangelho" do que séculos de perseguição. Na América, na Irlanda, na Áustria, no Brasil, em Inglaterra e em Itália, a hierarquia repetiu Ratzinger. Não se vê como há ainda quem acuse a Igreja de esconder o escândalo ou de o tentar diminuir, porque alguns padres não foram devidamente punidos, nem suspensos. Muito ao contrário, pela primeira vez na sua história, a Igreja revelou a tempo o que se passava na sua vida interna e castigou os culpados pelo mundo inteiro, sem tentar defender o prestígio exterior da instituição.

Mas quem não é católico fica com certeza um pouco espantado com a veemência do Papa (e de quase todo o clero) neste caso da pedofilia. Evidentemente, a natureza monstruosa da pedofilia indigna. Mas quem sabe a sério alguma coisa sobre o duvidoso passado da Igreja Romana, também sabe que ela nunca hesitou em matar, torturar e escravizar e de mil maneiras, pela acção ou pela omissão "obscurecer a luz do Evangelho". Basta pensar, para não ir mais longe, na contribuição que deu para o anti-semitismo, declarando deicida o povo judeu, e ultimamente na impassibilidade com que assistiu ao Holocausto, em pura defesa do seu sossego e privilégios. Perante a Inquisição e os campos de extermínio do III Reich (cuja existência Pio XII não ignorava), a pedofilia de umas centenas de padres não parece justificar um arrependimento tão efusivo.

Claro que os tempos mudaram. A Igreja perdeu a sua autoridade e eminência e o Ocidente, descristianizado, já não lhe permite guardar os seus segredos como antigamente. De resto, a vida hoje é pública e tudo acaba sempre por vir à superfície. Talvez, por isso, seja melhor confessar com drama do que esconder com hipocrisia. Mas, mesmo assim, transpira do episódio da pedofilia uma certa pruriência, típica de uma religião aflitivamente preocupada com o sexo e perpetuamente transgredindo as suas próprias regras. Desde o princípio que o seu clero não se distinguiu, neste capítulo, por uma particular "virtude", sem atrair sobre si a cólera de Roma. Atraiu agora, e com uma retumbância suspeita, porque a pedofilia é o pecado sexual do século, o único que resta.» [Público]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS MACAS PARA TODOS

«Todos os bombeiros são heróis mas, para mim, os de Colares são os mais heróicos de todos. Viva-se onde se viver, no continente ou nas ilhas de Portugal, não há que enganar. É mesmo assim e é bom.Todos os dias os bombeiros de Colares vêm buscar a casa a Maria João e todas as outras doentes. Levam-nas aos muitos hospitais onde precisam de ir. E depois trazem-nas a casa outra vez. Sempre com zelo, empatia e cuidado.

No PÚBLICO de anteontem, noticiava-se que os bombeiros de Coimbra queriam cobrar taxas de aluguer pelas macas retidas. Haverá reclamação mais justa? Acho que não. São os bombeiros que pagam as macas; emprestando-as e transportando quem precisa delas. Os hospitais, aflitos e bem-intencionados, usam-nas como camas. Mas tardam a devolvê-las, porque lhes fazem falta. Maltratados, tratam mal os bombeiros, que vêem apenas como transportadores.Mas não são. São tão salvíficos como os hospitais. Uma doença é, para os bombeiros, um incêndio que tem de ser apagado. As macas são como escadotes. Compram-nas e precisam delas para chegar a quem querem salvar.

Na compulsão de pensar tudo, segundo os diversos pontos de vista, estamos a perder a simplicidade e rapidez das decisões fáceis. Bombeiros; macas; hospitais: não há que pensar. As macas custam dinheiro e fazem falta. Mas ajudam muito mais do que custam.

Paguem as macas aos bombeiros, para eles poderem substituir as que emprestam. E sem as quais ficam.

Não poderia ser mais simples.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PANDUR: OUTRO NEGÓCIO ESTRANHO DE PAULO PORTAS

«Portugal, através do então ministro da Defesa, Paulo Portas, comprou 26o viaturas blindadas de rodas (VBR) Pandur 8x8, num processo também envolto em polémica pelo resultado e pelo número. Por um lado, a comissão técnica do concurso tinha recomendado o já comercializado modelo Piranha - da empresa suíça Mowag - e a exclusão da Pandur. Entre outras razões, porque a primeira passou nos testes operacionais e a segunda (viatura nova) chumbou.

Mas a comissão classificou a proposta da Steyr em primeiro lugar porque (num negócio de 364 milhões) era inferior em cerca de 12 milhões de euros à da Mowag. Acresce que o fabricante austríaco aceitava o fabrico das viaturas em Portugal - o que permitia salvar, segundo Portas, a Bombardier e os respectivos postos de trabalho.

Outro aspecto curioso nesse concurso foi o número. Segundo a Lei de Programação Militar (LPM) aprovada em Novembro de 2001, o programa das VBR para o Exército previa só 60 viaturas: 10 de reconhecimento e 50 para combate de infantaria. Mas a revisão da lei que se seguiu, já com Portas como ministro, levou à transformação do programa. Na LPM de Maio de 2003 estava inscrita a "aquisição de cerca de 300 viaturas" de emprego imediato nas operações de apoio à paz em que Portugal participa" (o que até hoje não aconteceu).» [DN]

Parecer:

Na República Checa há suspeitas de corrupção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Fiquemos descansados, com Durão Barroso e Portas a mandar e Ferreira Leite a pagar correu tudo de forma muito honesta.»

UM QUARTO DOS PORTUGUESES NÃO ACREDITA NA VIDA ETERNA

«Cerca de 25% dos portugueses não acreditam na vida para além da morte. E destes 10%, ou seja 250 mil, são católicos praticantes. Esta é a conclusão do inquérito de uma socióloga da Universidade do Porto que ajuda a explicar porque é que a principal festa cristã, a Ressurreição de Cristo, não tem hoje impacto social.

Quase 90% dos portugueses afirmaram-se católicos no censo de 2001. Mas nem todos acreditam nos pilares essenciais da fé cristã. Segundo o estudo, um quarto dos portugueses pensa que com a morte tudo acaba, recusando-se, assim, a admitir a existência da vida eterna, uma crença que os cristãos sustentam na Páscoa, que hoje se celebra.» [DN]

Parecer:

O incrível é três quartos acreditarem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sempre morrem mais descansados.»

A IGREJA ESTÁ COM O PAPA

«O decano dos cardeais, Angelo Sodano, disse hoje, domingo, que toda a Igreja está com o papa Bento XVI e que os fiéis não se deixam impressionar pelos "murmúrios".

"Está consigo todo o povo de Deus, que não se deixa impressionar pelos mexericos do momento, pelas provações que por vezes vêm ferir a comunidade dos crentes", disse o cardeal Sodano na sua mensagem de felicitações pascoais ao papa no início da missa ressurreição.» [JN]

Parecer:

Está com sorte, no Vaticano não há Alegres nem Cravinhos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo evoluir das críticas e acusações ao papa.»

QUEREM PROCESSAR O PAPA EM LONDRES

«A visita que Bento XVI deverá realizar em Setembro ao Reino Unido está a suscitar um coro crescente de críticas e alguns advogados vão avaliar a possibilidade de o incriminar pelos crimes de abuso sexual perpetrados por padres.

Mais de 10 mil pessoas já subscreveram uma petição dirigida à página electrónica de Downing Street - residência oficial do primeiro ministro britânico -, em que protestam contra a anunciada visita papal de quatro dias, que custará 15 milhões de libras (16,8 milhões de euros) aos contribuintes britânicos.» [JN]

Parecer:

O mundo começa a ser perigoso para este papa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se ao papa que evite viagens.»

EMIL JIANU

BOOTS BODY CREAM