sexta-feira, abril 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis] no Parque da Bela Vista, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Rajesh Kumar Singh/Associated Press]

«CLEANSING RITES: A Sadhu, or Hindu holy man, prayed after taking a dip in the River Ganges in Haridwar, India, Thursday. Devout Hindus bathe in the Ganges during the months-long festival, expected to attract more than 10 million people, with the belief that it will cleanse them of their sins and free them from the cycle of life and rebirth. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

João Cravinho, administrador do BEI

Começo a ter inveja do emprego de João Cravinho, um grande tacho conseguido à custa do PS pois se este partido estivesse na oposição o ex-ministro estaria agora sentado discretamente no parlamento e em vez de ganhar notoriedade armando-se em líder da oposição, estaria a fazer calos no traseiro. Pelas vezes que anda por cá a promover entrevistas e programas radiofónicos começo a pensar que o pelouro de João Cravinho no BEI deve ser o combate à corrupção.

Desta vez veio propor uma metodologia de nomeação de dirigentes da Administração Pública oposta àquela que seguiu quando era ministro, nesse tempo colocou alguns boys, agora propõe nomeações independentes. Isto é, faz o que eu digo, não faças o que eu faço. Aliás, um dos seus boys chegou mesmo a nomear António Preto para chefe de divisão num dos institutos tutelados por João Cravinho!

Mas pior ainda do que isso foi a proposta inspirada nos filmes de cowboys de dar prémios percentuais para quem abrisse processos contra a corrupção.

As coisas que este senhor inventa para dar nas vistas...

«Apresentou uma solução para os processos de contratação de dirigentes, com a inclusão de uma comissão independente mandatada para organizar o processo de selecção, aberto a todos os cidadãos, propondo depois "dois ou três candidatos". Ao ministro da tutela cabia apenas arrancar com o processo, indicando um perfil, mas escolhendo sempre entre os dois ou três nomes propostos pela comissão.

Já antes tinha explicado o porquê da proposta. A actual lei, denunciou, "conduz à partidarização", falando mesmo em "casos significativos" em Portugal de "manifestações de redes de tráfico de influência que desviam a administração dos seus objectivos últimos".

A rematar, foi particularmente duro com o Governo: "Não podemos continuar a ter um governo sem estratégia explícita de combate à corrupção", defendeu, para depois perguntar para que serviam "700 planos de anticorrupção" se o executivo não tomava em mãos a iniciativa. E classificou o actual estado das leis como um "problema de vontade política".

O agora responsável no Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento avançou depois com uma bateria de propostas "avulsas".

Entre estas propôs premiar cidadãos que avançassem com processos contra causadores de lesão dos interesses financeiros do Estado. No caso do processo judicial "propiciar activos financeiros ao Estado", "o cidadão em causa teria o direito a 15 a 20 por cento [do valor recuperado], ditado pelo tribunal".» [Público]

CRASH MORAL

«Se a Igreja Católica estivesse cotada na bolsa, as suas ações estariam em grande queda. Os escândalos sexuais dos últimos tempos atingem fortemente aquele que é o seu core business. As religiões, mais do que plataformas para se chegar aos deuses, são na realidade códigos de conduta moral. Por isso os escândalos recentes são tão chocantes. Aos atos em si mesmos, já de si deploráveis, acresce o facto de serem perpetrados por aqueles que se apresentam como juízes supremos do ordenamento moral. Aqueles que julgam todos os outros, que exigem determinados comportamentos, que são intolerantes para quem não os segue.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Leonel Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS TRABALHOS E CANSEIRAS DE PEDRO PASSOS COELHO

«Assisti a dois ou três fóruns de televisões, nos quais a ira dos intervenientes não era amenizada pelos 61 por cento dos votos obtidos pelo triunfador. Ele não representa o sentimento profundo dos militantes do PSD, dizia, levemente esganiçada, uma senhora de Miraflores. O objecto de simpatia da senhora era Paulo Rangel. Debalde o apresentador do programa insistia no facto mais do que evidente de que os psd's haviam escolhido, sem margem para dúvidas, Pedro Passos Coelho.

Desconheço as dores d'alma que o novo presidente do PSD causa nos espíritos, e a origem do desassossego. Mas a verdade é que Passos Coelho averba um número substancial de inimigos no rol das suas amizades. E que inimigos! Desde o dr. Cavaco, verrinoso em silêncio, até à dr.ª Manuela, que o escorraçou das listas de deputados, passando pelo prof. Marcelo, ao dr. Sarmento e ao apenas concebível Pacheco Pereira, o vencedor está destinado a passar um mau bocado.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CAVAQUISMO PENSIONISTA QUER O NUCLEAR POR OPOSIÇÃO ÀS RENOVÁVEIS

«É mais um manifesto da sociedade civil que junta personalidades políticas, economistas, engenheiros e empresários contra opções do governo PS. Depois das Obras Públicas, é a política energética e a aposta nas energias renováveis, uma das principais bandeiras de José Sócrates, que vai ser posta em causa. Os argumentos serão apresentados em conferência de imprensa e vão ser pedidas audiências ao governo e ao Presidente da República. A expressão "energia nuclear" não aparece no documento, mas os subscritores contactados pelo i reconhecem que são favoráveis à discussão ao mais alto nível desta opção, em linha com o debate na Europa, mas sobretudo em sintonia com Espanha. » [i]

Parecer:

Se a opção nuclear deve ser debatida a sua apresentação como alternativa às energias renováveis só pode vir de gente que está fora do seu tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos senhores que se reformem definitivamente.»

MP ALEMÃO INVESTIGA EMPRESAS-FANTASMAS

«O Ministério Público (MP) alemão está a investigar suspeitas relacionadas com a criação de uma série de empresas-fantasmas que, por sua vez, terão sido utilizadas para o pagamento de comissões ilegais no âmbito do negócio da compra pelo Estado português de dois submarinos. De acordo com documentos do processo alemão, a que o DN teve acesso, são identificadas várias empresas que terão sido utilizadas para o esquema, assim como alguns cidadãos portugueses que estariam por dentro de todas as movimentações.

O contra-almirante Rogério d'Oliveira é citado directamente como tendo, em 2006, recebido um milhão de euros de uma daquelas empresas. O militar, segundo confirmou o DN, encontrava-se já na reserva e, de acordo com fontes militares, era um dos representantes dos alemães em Portugal. Além do contra-almirante, num despacho do MP alemão, são ainda citados, como tendo conhecimento das movimentações financeiras, Helder Bataglia dos Santos, quadro do Grupo Espírito Santo (GES), Luís Horta e Costa, ex-presidente da ESCOM, empresa do GES que prestou assessoria ao consórcio alemão, Miguel Horta e Costa, quadro da ESCOM, o advogado Vasco Vieira de Almeida, entre outros.» [DN]

Parecer:

Já que o MP anda mais preocupado com eventuais trocos no caso Freeport e com os robalos da Face Oculta...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas investigações do MP alemão.»

NOGUEIRA LEITE: PACHECO PEREIRA FAZ MAL À DEMOCRACIA

«“Quando bato no Pacheco Pereira, sei que o estou a fazer. Estou convencido de que é uma das pessoas que fazem pior à democracia portuguesa. Não é bom ter uma pessoa que tenta ser a referência moral do regime, quando no fundo é uma pessoa que vive da polémica. A contrapartida é o tempo de antena. Um tempo que não é gracioso como o meu. É um tempo de antena profissionalizado.

” Nogueira Leite está a referir-se ao "tempo de antena" na SIC e no Público, onde ganha dinheiro: “Obviamente. E não tem mal nenhum. Mas no plano ético, ele tem muito a aprender comigo. Não está à vontade para lançar aquelas polémicas; só o poderia fazer se, como eu, não recebesse para fazer televisão.”

“Há um grupo no PSD a que chamo ‘geração Fox News’: uma simbiose entre os ex-leninistas e os miúdos muito conservadores que têm no Pacheco Pereira uma espécie de ídolo.“» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Gostei desta da 'geração Fox News'.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a definição.»

PPM ESTÁ SEM "REI"

«O conhecido fadista e líder do Partido Popular Monárquico (PPM), Nuno da Câmara Pereira, demitiu-se da liderança do partido. No seu lugar encontra-se agora Paulo Estêvão, vice-presidente.

A par da demissão, Câmara Pereira também deixou de estar filiado no partido. Os motivos que estariam na base destas decisões são, de acordo com afirmações de Paulo Estêvão à agência Lusa, ‘razões de índole pessoal'.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O que vale é que no meio monárquico a sucessão é sempre fácil.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o PPM do "i" para líder.»

RUSLAN LOBANOV

FOWIN