segunda-feira, novembro 25, 2013

Falsos indignados

As declarações de Mário Soares geraram uma vaga de indignação à direita, primeiro foi o PSD deu o mote distorcendo o que Soares disse, depois Paulo Portas deu consistência ideológica à resposta da direita defendendo que em democracia as opiniões não se expressam oralmente ou através de quaisquer manifestações, em democracia a opinião fica reservada para o voto.
 
Cada artista escolheu o seu melhor exercício, até houve quem se tivesse dado ao trabalho de contabilizar os pedidos de verificação da constitucionalidade para provar que Cavaco era um campeão nessa matéria. É óbvio que o que uniu toda esta gente não foi a figura de Cavaco Silva mas sim a consciência de que sem o empenho de Belém este governo e as suas políticas erráticas não sobreviveriam.
 
É uma pena que tenham feito tantas contas, que tenham feito tantas comparações entre presidentes e mesmo assim tenham ignorado a grande diferença entre Cavaco e os seus antecessores. Compararam coisas secundárias, esqueceram-se do principal, a competência. Pior ainda, esqueceram-se dos vários motivos que já deu para se questionar a sua permanência em Belém.
 
Esqueceram-se do golpe dado por gente de Belém quando a partir da sua casa civil foi montado um golpe contra um governo democrático, com recurso à mentira e à manipulação da opinião pública. Esqueceram-se do comportamento menos transparente de Cavaco Silva perante as falsas escutas a Belém, a forma como o presidente manteve as dúvidas em pleno período eleitoral.
 
Esqueceram-se dos negócios menos transparentes da família Silva no domínio do imobiliário e das acções da malfadada SLN. Esqueceram-se de quanto ganhou a família Silva um negócio de acções cujo lucro foi fixado por Oliveira e Costa à margem de qualquer mercado. Hoje sabe-se que o lucro arrecadado pela família Silva acabou por ser pago pelos contribuintes.
  

Estes senhores que andam muito indignados com as palavras de Soares, que até ousam dar lições de democracia e para quem ter lutado pela democracia é um sinal de senilidade e estupidez serão os primeiros a apanhar o avião caso Soares venha a ter razão e a situação do país descambar numa grave crise social. Esperemos para ver.