quinta-feira, janeiro 11, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Decoração de portão, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Bernard Papon/AP]

«SouthAfrica's Ginial de Villiers and German co-drier Dirk Von Zitzewitz steer their Volkswagen Race Touareg during the fourth stage of the Dakar rally between Er-Rachidia and Ouarzazate, Morocco.» [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Nobreza, Clero e Povo

Depois de ter conquistado a Nobreza da comunicação social portuguesa, o que não é difícil a quem tem atrás de si o orçamento publicitário do Millennium e a Opus Dei, o director-geral dos Impostos foi à Sé Patriarcal de Lisboa colher o apoio do Clero, o que também não é difícil par um humilde supra-numerário da Obra de Deus, e sabemos que já está em curso a organização de uma mega operação para trazer a Lisboa todos os chefes do fisco numa grande manifestação de apoio ao novo Eusébio da Nação.

Só que o que Paulo Macedo está a fazer é uma chantagem ilegítima e inaceitável sobre o Governo, gesto que merece as maiores desconfianças já que Paulo Macedo é um alto quadro do Millennium, banco que foi envolvido na Operação Furacão. O que Paulo Macedo pretende é retirar ao Governo qualquer margem de liberdade na escolha do director-geral dos Impostos, manipula a informação, usa e abusa da utilização dos dados fiscais em seu benefício para que no momento da decisão o governo se sinta forçado a reconduzi-lo.

Trata-se de um espectáculo bacoco, próprio de uma república das bananas pois num país desenvolvido o dr. Macedo já tinha sido metido no olho da rua. Por este andar não ficarei admirado se o dr. Macedo decidir que deve ser ele a escolher o secretário de Estado das Finanças e o ministro das Finanças

COMEÇA A SER PERIGOSO SER HONESTO EM PORTUGAL

Ontem demos conta de um caso claro de perseguição a um funcionário da DGCI por uma empresa que não gostou dos resultados de uma inspecção, hoje é o jornal Correio da Manhã que noticia a preocupação dos juízes em relação à sua segurança, sintoma de que em Portugal compensa violar a lei e ameaçar quem a faz cumprir. Isto é inaceitável em plena Europa e no século XXI, trata-se de um fenómeno novo que o Governo deve combater de forma exemplar com todos os meios que tiver ao seu alcance. Está em causa a democracia e a existência do Estado de Direito e neste ponto não se ponde transigir.

A DIPLOMACIA COMPARATIVA

A melhor forma que Cavaco Silva encontrou para elogiar a Índia foi frisar que era uma democracia onde se fala inglês o que foi desde logo entendido pelos jornalistas indianos da única forma que poderia ter sido, Cavaco estava a comparar a Índia com a China. Se alguma vez Cavaco Silva visitar oficialmente a China veremos o que vai fazer, resta-lhe elogiar a China comparando-a com a Birmânia ou a Coreia do Norte.

SIMPLEX OU COMPLEX?

Vicente Jorge Silva avisa Sócrates de que nem tudo é assim tão simplex:

«A generalização da mentalidade simplex conduz o Governo a equívocos fatais de pragmatismo simplificador. A aposta prioritária na ciência e no desenvolvimento tecnológico leva-o, por exemplo, a reduzir a uma inutilidade retórica o ensino da filosofia e outras disciplinas das chamadas humanidades. Desse ponto de vista, a história, a memória, a cultura seriam empecilhos na frente de combate da competitividade - ou, quando muito, penachos decorativos para enfeitar os salões e não nos fazer passar por bárbaros empedernidos. Aliás, basta constatar o estado de inanição a que chegou o orçamento e as competências do Ministério da Cultura para se concluir como a ditadura do simplex pode ter efeitos arrasadores. Mas se assim é, porque não se acaba de vez com tudo aquilo cuja rentabilidade não é cientificamente demonstrável a curto prazo, nomeadamente as excrescências balofas da representação do Estado? » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA RESPOSTA A GENTIL MARTINS

A médica Ana Matos Pires responde aos excessos fundamentalistas de Gentil Martins:

«Como médica que sou, não posso ficar calada depois de ter lido o texto da autoria do Prof. Doutor Gentil Martins que o PÚBLICO deu à estampa no dia 21 de Dezembro. As afirmações feitas pelo Professor Gentil Martins atentam contra a dignidade profissional de inúmeros médicos deste país, que só honram a sua profissão ao defender que uma solução eficaz deste problema de saúde pública só é possível despenalizando o aborto, já que só assim se consegue erradicar o aborto clandestino, cujas consequências, há-de o Senhor Professor convir, não podem ser consideradas despiciendas por qualquer médico digno desse nome. A consulta de bibliografia médica recente sobre o tema é abundante e pode ser facilmente conseguida através da Organização Mundial de Saúde. » [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TRÊS ENTRADAS NO NOVO ANO VELHO

João Teixeira Lopes critica José Pacheco Pereira:

«A cândida ingenuidade do intelectual Pacheco Pereira não deixa de ser tocante. Em vez de desmistificar, perscrutar para além das evidências, desocultar as verdades feitas, Pacheco Pereira confia abertamente, o que não deixa de comover num mundo céptico e cínico como o nosso. Mas, cuide o leitor, não confia em qualquer meliante: o alvo da sua generosidade é a actual administração norte-americana, gente séria, particularmente os seus altos mentores, imbuídos, os pobres, de "uma mistura de boa vontade ingénua e negligência na análise cuidada dos riscos" (sic). Vai mais longe o nosso intelectual ao considerar, em tom de loa universal, que "ninguém que quer a democracia pode deixar de admirar a enorme ingenuidade americana" (sic). São tão ingénuos estes americanos, quais crianças traquinas que brincam aos afogamentos nos interrogatórios, que raptam cidadãos estrangeiros em qualquer ponto do mundo e que os sujeitam à imaginação das suas torturas em Guantánamo ou outros campos de concentração. Crianças ingénuas, porventura um pouco mimadas, que enrolam cabeças de detidos com fita adesiva ou que fingem supostos baptismos católicos aos prisioneiros muçulmanos de Guantánamo. Crianças divertidas, quiçá estridentes, que privam de sono os detidos, ou os sujeitam a posições incómodas horas a fio, sujeitos à tortura de luzes intermitentes. Querem ver que os marotos organizam rave parties com os reclusos, afinal a democracia é para todos... E o que dizer das maroteiras de passar sangue menstrual pela face dos detidos, interrompendo as suas preces hereges? Uns brincalhões, acima de tudo, adeptos da grande algazarra festiva, como se divertem Bush e Cheney ao aprovar estes simpáticos métodos de interrogatório!» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

17 ANOS DEPOIS

O tribunal condenou o ex-autarca do PS da Nazaré:

«Luís Monterroso, ex-autarca da Nazaré, foi ontem condenado a um ano de prisão, com pena suspensa por três anos, por participação económica em negócio. O ex-autarca respondia num processo cujos factos remontam a 1989 e prendem-se com a adjudicação do Plano Director Municipal à GITAP. O Ministério Público defendia então que foi dada preferência àquela empresa, com ligações ao PS, que se traduziu na adjudicação de estudos e projectos em valor superior a 500 mil euros.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Muito expedita esta nossa justiça.»

17 ANOS DEPOIS

Um editorial do Jornal de Negócios da autoria de Eduardo Moura que deve ser lido na íntegra:

«A Missa de Acção de Graças que Paulo Macedo encomendou pela DGCI e pelos seus funcionários, e que hoje se realiza na Sé Patriarcal de Lisboa, é um extraordinário mau acto de gestão e prova de soberba do director-geral dos Impostos.

Pela primeira vez na sua história registada, a Direcção-geral dos Impostos manda rezar missa pelo desempenho dos seus funcionários e a todos convida à participação. Ao actuar assim, Paulo Macedo convenceu-se que lhe era próprio encabeçar a iniciativa, que a iniciativa era adequada como medida de inclusão dos trabalhadores, que a missa teria o mérito de mobilizar as equipas, que o assunto em nada feria a definição da sua função de dirigente do Estado.

Mas isto só serve como justificação para quem imaginar que Paulo Macedo entendeu o que entendeu apenas por distraída presunção religiosa.

Visto por dentro da convicção religiosa, como é normal numa Missa de Acção de Graças, tudo se passa de acordo com os princípios e os credos próprios da Igreja Católica e ninguém que partilhe estas convicções se sente estranha ao agradecer e encomendar ao divino a sua sorte passada e sua futura fortuna. Nem tão pouco estranha que Deus tenha tanta coisa a ver com a cobrança de impostos, com a eficácia da máquina fiscal, com o cumprimento da lei de um Estado, que tanta outra gente julga ser laico.

Mas exactamente por isto ser assim, por Paulo Macedo ser católico e obviamente uma pessoa inteligente e reflectida, por ter consciência do lugar que ocupa no Estado, por saber o Estado em que vive, por saber que a DGCI nunca encomendou missas, por saber que uma missa une os católicos da DGCI mas afasta todos os outros funcionários, por saber que a despenalização do aborto está a um mês de distância, por saber que o seu salário está novamente de volta à imprensa, o facto é que Paulo Macedo tem consciência de que está a esticar a corda e não está a praticar um acto de gestão.

Porque se fosse um acto de gestão, apesar de ser uma mau acto de gestão, então seria obrigatório o director-geral encomendar missas em muitos outros credos, pelo menos tantos quantos os que são reconhecidos pelo Estado e passíveis de ensino nas escolas públicas.
Mas como é evidente, um acto de gestão que separa os trabalhadores por credos religiosos é uma acto de cisão irracional, prejudicial à eficácia dos grupos de trabalho, ilógico do ponto de vista motivacional, imprudentemente segregador.

É claro que ao Estado português não hão-de faltar casos anteriores, noutros organismos, em que os dirigentes se envolveram pessoalmente em actos religiosos dirigidos ao colectivo dos trabalhadores e à organização e que não mereceram qualquer notícia na imprensa.

Mas também é evidente que a quantidade de maus exemplos não só não legitima novos casos, como se trata de situações invisíveis para a comunicação social. Todas os actos religiosos praticados em nome do Estado são ilegítimos e como tal devem ser tratados.

É pois inaceitável que o Ministério das Finanças, dando cobertura ao sucedido, venha explicar que iniciativas como estas não põem em causa a laicidade do Estado.

Fernando Teixeira dos Santos terá de explicar como é que uma convocatória para uma missa que seguiu a cadeia hierárquica, transmitida de chefia para chefiados, não fere o princípio do Estado laico.» [Jornal Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

COMEÇA A SER SEGURO SER CRIMINOSO OU CORRUPTO

Já nem os juízes se sentem seguros:

«Os juízes defendem a criação de uma entidade destinada a regulamentar a questão da segurança das magistraturas, no sentido de assegurar um “espaço de tranquilidade e serenidade” essencial no exercício das suas funções, que centralize os casos em que há necessidade de protecção pessoal, mas também de situações de diligências de risco.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se seguros de vida e de protecção judicial.»

15.000 EMPREGADOS PELO NETEMPREGO

De vez em quando ouve-se uma boa notícia:

«De acordo com os dados divulgados, até ao dia 28 de Dezembro já tinham sido colocadas 15.728 pessoas. Segundo o IEFP, na mesma data, existiam 3.173 ofertas de emprego no site NETemprego para 4.029 postos de trabalho.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao ministro do Trabalho e Solidariedade Social.»

ARGUMENTO HIPÓCRITA

O do Cardeal Patriarca:

«Em Lisboa, D. José Policarpo já começou a sua prelecção sobre o aborto, mesmo antes dos artigos agora anunciados. A agência Lusa cita a opinião do cardeal, colocada no sítio da Internet pertencente ao Patriarcado, segundo a qual o cardeal considera "desnecessário alterar a lei sobre o aborto". Alega, ainda segundo a Lusa, que "o cruzamento de métodos anticoncep- cionais e medicamentos diminuiu o número de abortos de vão de escada". Constesta, deste modo "um dos argumentos dos apoiantes do sim no referendo".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Cardeal se apoia os métodos que refere.»

FALTA DE JEITO PARA A DIPLOMACIA

Cavaco elogia a Índia à custa da China:

«O Presidente da República, que hoje inicia uma visita de Estado à Índia, destacou o desempenho económico deste país, confessando que sente "inveja" dos níveis de crescimento ali registados. A sua deslocação, que o levará a Nova Deli, Bombaim, Goa e Bangalore, visa fundamentalmente incentivar as trocas comerciais entre os dois países, actualmente a níveis quase irrisórios. Numa prolongada troca de impressões ocorrida há dias no Palácio de Belém com enviados especiais da imprensa indiana a Portugal, Cavaco comparou desfavoravelmente a China à Índia, segundo os relatos que esses jornalistas publicaram. Sendo ambos países com "notável crescimento económico" - escreve o enviado do Hindustan Times, citando o Presidente da República - a Índia tem condições para ser um parceiro comercial mais favorável por três motivos: "Primeiro, é uma democracia - é muito mais fácil fazer negócios com uma democracia. Segundo, a qualidade dos seus recursos humanos é incrivelmente boa. Finalmente, é uma sociedade aberta." Uma versão semelhante destas declarações "informais" prestadas por Cavaco à imprensa indiana é publicada noutro periódico, The Hindu: "É melhor fazer negócios com uma democracia, pois assegura maior transparência." Sempre em comparação com a China.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se tenciona falar mal da Índia quando fizer uma visita oficial à China»

CARRILHO LEVOU UM ANO PARA PERCEBER

Que não tem o dom a ubiquidade:

«Na base da sua decisão está a falta de tempo para desempenhar o cargo na autarquia, sem pelouros e sem salário, já que é também deputado à Assembleia da República, onde além de ser vice-presidente do grupo parlamentar do PS, é ainda membro da Comissão de Assuntos Europeus. » [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Carrilho quais as dificuldades pedagógicas que sentiu.»

GMAIL ULTRAPASSOU SEXO

Como palavra mais procurada pelos portugueses na internet:

«A palavra "gmail" foi durante o ano de 2006 o termo mais procurado pelos portugueses na Internet. O serviço de e-mails da Google destronou assim a expressão "sexo", que ocupava o pódio desde o início deste estudo da Marktest.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Isso significa que os portugueses não sabem operar com os browser, muitos deles não sabem colocar um endereço nos favoritos.»

FOI ENCONTRADO UM BRINCO DE MARLENE DIETRICH

A actriz tinha-o perdido há 30 anos:

«Funcionários de um parque de diversões na Inglaterra encontraram um brinco que seria da lendária estrela de cinema Marlene Dietrich.

A atriz alemã perdeu o brinco de ouro e pérola há mais de 70 anos, durante uma volta numa montanha-russa na cidade litorânea de Blackpool, onde estava apresentando um show na época.» [BBC Brasil Link]

VATICANO ATACA O LISBOA-DAKAR

Por causa da morte de um piloto:

«En un duro editorial, "L'Osservatore Romano", el periódico del Vaticano, afirma que la carrera "que muchos incluyen entre los eventos deportivos, tiene poco de sana competición y es, en realidad, una cruenta carrera de la irresponsabilidad".

El periódico publica una nota titulada "París-Dakar: la cruenta carrera de la irresponsabilidad", en la que subraya que el rally se ha cobrado una nueva víctima, el motociclista Elmer Symons, que murió en la cuarta etapa, en una pista entre las montañas del desierto de Marruecos. » [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demasiado ridículo para emitir qualquer despacho.»

CARINHO

Ana Julia troca um beijo com um leão que tratou depois de o ter retirado de um circo onde era maltratado:

«The king of the jungle showed his romantic side when he reached through the bars of his cage in Cali, Colombia, and clasped Ana Julia Torres in his giant paws to give her a kiss.

Ms Torres earned the affection of Jupiter, a 110kg (242lb) African lion, by nursing him back to health after rescuing him from a circus. He is one of about 800 maltreated residents at her Villa Lorena animal shelter in a poor suburb of the city.»

Para estudar o seu comportamento:

«"¿Eres el eslabón perdido?" Con esta pregunta presenta el zoológico de la ciudad australiana de Adelaida su último y más controvertido proyecto: 'Human Zoo', exhibir como a otros primates varios humanos, en las jaulas de los orangutanes. Su comportamiento será objeto de una investigación por parte de psicólogos. Los visitantes elegirán vía móvil a su humano preferido para representar al zoo.» [Tele5 Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

OS MACEDOS DOS MILAGRES

Começa a compreender-se a fórmula de sucesso do dr. Macedo da DGCI, o segredo está no apelido Macedo que em Portugal começa a ser sinónimo de milagre, já tínhamos o bispo Edir Macedo a fazer milagres na IURD, agora temos o Macedo do Millennium que salvou Portugal da bancarrota. Lembrando-nos Nuno Álvares Pereira que foi rezar depois de vencida a batalha de Aljubarrota o dr. Macedo junto meis dúzia de moços de armas, bobos e engraxadores da corte e foi rezar uma missa de acção de graças depois de ter feito as contas das rceitas fiscais de 2006.

Só não se entende é a opção do dr. Macedo ao escolher a Igreja Católica, a não ser se for pelo facto de no actual catecismo a evasão fiscal já ser considerada pecado (tal como a mentira ou a gula). Num Estado laico poder-se-ia perguntar porque não teve tal iniciativa na Mesquita de Lisboa ou mesmo na IURD onde outro Macedo tudo faz em prol da nossa salvação.

Claro que o dr. Macedo teve o cuidado de mandar respeitar as convicções dos funcionários, mas a questão não está aí, o problema é que o Estado é laico e se o dr. Macedo acha que a sua fé o ajuda no desempenho das suas funções então que fosse ele a rezar não envolvendo o Estado nas suas liturgias. Mesmo assim gerou revolta na DGCI com muitos funcionáros indignados com a iniciativa, mas esses não têm direito a primeira página do Expresso ou do Sol.

NEM QUE SEJA COM MISSAS

O que importa é ser famoso:

«Paulo Macedo fez ontem chegar aos funcionários do Fisco uma mensagem invulgar. O mediático Director-Geral dos Impostos (DGCI) encomendou uma missa de acção de graças pela sua Direcção-Geral e pelos funcionários dos Impostos, e convidou todos quantos se queiram juntar à celebração a acompanhá-lo, hoje, pelas 18h30, na Sé Patriarcal de Lisboa.

O gabinete de Teixeira dos Santos revelou ainda que iniciativas deste género não são inéditas no Estado. "Na DGCI nunca terá sido celebrada qualquer missa, mas na Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) há esta tradição anual", afirma também fonte oficial.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao promotores da liturgia que tenham juízo.»

PS: A comparação feita com a missa da Nossa Senhora das Alfândegas [Link] é abusiva e ridícula, essa missa não se realiza em função das opções religiosas dos seus dirigentes, é uma tradição histórica que vem dos tempos da peste, que assolou Lisboa nos primeiros anos do século XVI, consta de um Alvará de 1753. No caso do dr. Macedo é conhecida a sua ligação à Opus Dei e a missa resulta das suas convicções e obrigações religiosas.

O dr. Macedo tem o direito de ter as suas convicções religiosas e não faltarão igrejas e liturgias para cumprir com as obrigações religiosas que decorrem das suas opções, nem amigos pessoais junto dos quais pode cumprir as suas actividades apostólicas. Ao promover uma missa está a confundir e a transferir as suas convicções do Paulo Macedo, cidadão e crente, para o dr. Macedo director-geral dos Impostos, ao usar a sua influência enquanto director-geral (não sei se o dr. Macedo já ouviu falar de temor reverencial, se não ouviu então que faça um qustionário anónimo aos que oram à missa para saber quantos se sentiram forçados a ir) foi um acto de evangelização orçada, como se os funcionários públicos fosse índios da Amazónia.

Para além de se poder entender a promoção da missa como acto de evangelização, que fica bem a um supra-numerário da Opus Dei, trata-se de uma violação elementar da laicidade do Estado e de um evidente desrespeito pela igualdade dos cultos. A confusão com o caso das Alfândegas é oportunista, num caso trata-se de uma tradição de séculos, no outro é começar uma tradição em pleno século XXI, quando nem no tempo de Salazar, em que Estado e Igreja se confundiam, alguém se lembrou disso. Num caso estamos perante uma tradição, no outro perante a iniciativa de um director-geral que tranporta para o Estado as suas convicções pessoais. Se há alguma relação entre as duas missas reside no facto de numa se ir agradecer o fim da peste enquanto na outra se ora para que o Millennium continue a empestar o fisco.

Importaria saber se estamos perante uma qualquer missa ou ao promovê-la o dr. Macedo está a cumprir com a sua "responsabilidade" apostólica enquanto membro da Opus Dei:

«Mediante uma vida alegre, consequência da entrega a Deus e aos outros, pretende-se abraçar a Cruz de Cristo, presente em todos os momentos do dia. Além disso, os fiéis do Opus Dei procuram ser conscientes da responsabilidade (que todo o cristão deve ter) de difundir a mensagem de Cristo entre as pessoas com quem convivem. Esta "responsabilidade apostólica" é uma parte essencial da vocação cristã, e, por isso, da vocação para o Opus Dei.» [Site da Opus Dei portuguesa Link]

Não sejamos ingénuos senhor ministro das Finanças!

BRUXELAS EXIGE ALTERAÇÕES NA LEI FISCAL

Para assegurar igualdade entre residentes e não residentes no domínio da prestação de serviços:

«A Comissão Europeia quer que Portugal modifique a legislação fiscal que obriga sociedades prestadoras de serviço não-residentes a fazer retenções na fonte sobre rendimentos brutos porque limita a livre prestação de serviços, foi ontem divulgado em Bruxelas. As prestadoras de serviços nacionais apenas pagam impostos sobre lucros líquidos.

Segundo uma nota de imprensa divulgada em Bruxelas, a Comissão Europeia considera estas regras incompatíveis com a livre prestação de serviços e motivaram um parecer fundamentado, a segunda fase do processo de infracção. Se Portugal não responder satisfatoriamente ao parecer fundamentado no prazo de dois meses, Bruxelas poderá submeter a questão à apreciação do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o assunto.»

O DR. MACEDO ESTÁ A FICAR FAMOSO NA BLOGOSFERA

No Câmara Corporativa [Link]:

«Paulo Macedo, director-geral dos Impostos e quadro do BCP, encomendou uma missa em acção de graças pela DGCI e pelos seus funcionários. A cerimónia está prevista para amanhã, às 18 horas e 30 minutos, na Sé de Lisboa. O Estado é laico?»

No Memórias Futuras [Link]:

«Mas aquele que eu julgava ser o desfecho lógico de uma situação de carácter tão excepcional acabou completamente invertido: não só o Banco não exigiu o regresso do funcionário ao seu lugar como, ainda por cima, o referido funcionário constituiu um autêntico loby para pressionar o governo a mantê-lo em funções, na tal situação que era de excepção mas que agora, ao ser prorrogada, já deixou de o ser.»

No "Muito Barulho por Nada" [Link]:

«O Espírito Santo (BES) desceu sobre a Sé de Lisboa e operou mais uma conversão miraculosa. Saulo do Tacho (o tal dos 18 mil euros brutos por mês), voraz e pérfido cobrador de impostos, após um encontro epifânico com o messias (Ricardo Espírito Santo) no deserto da administração fiscal, converteu-se aos mistérios insondáveis da fé. Saulo do Tacho aceitou mudar o seu nome para Paulo Macedo e prometeu, doravante, seguir escrupulosamente a mensagem do seu novo comandante celeste ( o Cmdt António Luis Roquette Ricciardi, presidente do BES). »

No "Contra Capa" [Link]:

«ora aí está uma medida que devia ter sido tomada há muito tempo! Reconhecerão que os funcionários do fisco são péssimos cristãos! Há quem diga que são o próprio Demo! Acho mesmo que Paulo Macedo os devia levar a Fátima...»

No "Abrangente" [Link]:

«Estranha missa, mandada realizar esta tarde por Paulo Macedo, director da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos. A cerimónia litúrgica deve tersido realizada pelas 18,30 horas, em Lisboa, com a presença dos funcionários queatenderam ao convite de Paulo Macedo. Que espécie de "pecados" estarão a sercometidos pelo Fisco, para assim se penitenciar o seu chefe e os seus executores?»

No "Tugir" [Link]:

«Começo a achar suspeito que tantos se batam pelas regalias e pela manutenção de um alto dirigente à frente de uma organização estatal. Nunca tal se viu, nunca tanta comunicação social se pronunciou nesse sentido e nunca se tinha observado tanta gente que permanentemente ataca as despesas do Estado a prontificar-se para aumentá-las a favor de alguém.»

No "Reflexões de um Cão com Pulgas" [Link]

«Paulo Macedo, o homem do leme da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, mandou rezar uma missa de Acção de Graças pelos funcionários da Instituição. Eu tive de ler três vezes para acreditar...»

E muitos outros que referirei amanhã.

CALENDÁRIO 2007 [Link]

Desenhado com fontes tipográficas.

MARISA D. L. [Link]

SALIH GÜLER [Link]

FIMA GELMAN [Link]

ALEX KOROBKOFF [Link]

COBERTOR ELÉCTRICO USB [Link]

GIRA-DISCOS [Link]

CÃO RADICAL

CAVACO

[2]

BBC NO IRAQUE

ENO

[2]

IPAS BRASIL

[2][3]

MARS CHILLED