quarta-feira, janeiro 17, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiro no nevoeiro do Tejo, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[John Rottet/AP]

«People participate in the annual Martin Luther King, Jr. rally in Raleigh, N.C.» [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Mau gosto

Foi graças ao Tugir [Link] que prestei atenção ao grafismo da capa do Público, algo que muitas vezes me escapa por ler este jornal através da sua edição electrónica:

Confesso que mesmo tendo lido o post do nosso amigo blogosférico comecei por ter dificuldades em entender o que teria o Nemo que ver com a Índia, bem talvez os espécimes de peixes do filme tivessem sido inspirados no oceano Índico, o que até faria sentido. Mas ao olhar com atenção percebi que aquilo não era peixe e a mancha das cores correspondia ao logo da Microsoft. Como não era o Nemo olhei com atenção pensando ver a silhueta do Bill Gates, mas também não, até porque o Bill Gates é mais do género do tubarão, peixes-palhaço fazem mais o género dos nossos governantes que podendo adoptar o Open Office à borla optam por pagar cem contos por cada exemplar do software da Microsoft para, na maior parte das vezes, servir para escrever ofícios, e na melhor das hipóteses, para produzir apresentações de Natal em PowerPoint.

Finalmente percebi que a personagem decorada pelo logo da Microsoft era nada mais, nada menos do que o Presidente da República de Portugal, sim senhor, o director do Público achou muito engraçado decorar a cara de Cavaco Silva com o logo da Microsoft e só ele é que deverá conseguir explicar qual a relação entre a Microsoft e a viagem de Cavaco a Bengalor, bem como os critérios estéticos que o levam a maltratar desta forma a imagem de um Presidente da República.

O MAL DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Está no facto de não haver ministro ou secretário de estado desse ministério cuja maior ambição não seja conseguir um Millennium o que parece idiota, pois são raros os que o têm conseguido, apesar dos imensos “fretes” que já foram feitos a esse banco. Entre um emprego no Millennium e um modesto cargo na Administração Pública ou o lugar apagado de um professor se grandes credenciais numa faculdade de segunda linha a escolha é óbvia.

Espero que os actuais governantes estejam curados desse mal e a sua ambição não faça parte da equação que o ministro das Finanças diz estar a tentar resolver, a recondução do Millennium à frente da gestão a que todos os portugueses pagam impostos. Bastaria a presença da Opus Dei para que qualquer ministro já tivesse tomado uma posição definitiva sobre o assunto.

E como se isto não bastasse nos últimos anos para alem de um fiel da Obra de Deus na DGCI já tivemos outro crente do Millennium em ministro das finanças, o que, no mínimo é um caso de concorrência desleal, se as finanças são para serem geridas por um banco privado ao menos devia haver rotação, ainda que mais tarde ou mais cedo calhasse a vez ao BP e nessa altura partiríamos um dente, como quem morde a prenda de um bolo-rei.

OPORTUNISMO, HIPOCRISIA E IRRESPONSABILIDADE

A declaração de Ribeiro e Castro de que o CDS interromperá a OTA se o PS perder as próximas legislativas não passa de oportunismo, hipocrisia e irresponsabilidade. Oportunismo porque o que o CDS pretende é cavalgar nalguma opinião pública. Hipocrisia porque o risco de o PS perder a maioria é o mesmo que Ribeiro e Castro ver o seu CDS minguar. Irresponsabilidade porque mal estará um país quando a oposição ao invés de dizer o que pretende fazer faz avisos sobre o que vai destruir.

Todavia, não se trata de ingenuidade, o grande problema de Ribeiro e Castro deverá residir nos financiamentos partidários e, como se pode perceber, o sector da construção tem um importante papel financeiro na alimentação das máquinas partidárias. A posição de Ribeiro e Castro não passa de um sinal de intranquilidade, com a estabilidade política e com grandes obras públicas no horizonte, as empresas de construção civil não deverão estar disponíveis para alimentar burros a pão-de-ló.

NEGÓCIO ESCLARECEDOR

A notícia relativa à venda de uma herdade que pertencia ao professor Rosado Fernandes, um dos nomes mais sonantes do nosso mundo agro-político, ontem publicada no JN e que um amigo teve o cuidado de a transcrever e enviar-me por mail é uma das explicações para o atraso da nossa agricultura e mesmo para se poder perceber a grande diferença entre as economias espanholas e portuguesa.

Depois de ler isto só se pode chegar a uma conclusão: por favor, vendam as herdades e as empresas a empresários espanhóis! Portugal não é mais do que uma imensa herdade de Fonte de Frades.

«Uma herdade que, depois do 25 de Abril e durante cerca de 20 anos pouco ou nada produziu, é hoje uma das mais bem sucedidas do Alentejo. Durante anos propriedade de Rosado Fernandes, dirigente da Confederação dos Agricultores de Portugal, deputado ao Parlamento Europeu e à Assembleia da República - que a herdara do seu bisavô, Piteira Fernandes, que a comprou em hasta pública -, a herdade de Fonte dos Frades está hoje em mãos espanholas. Cerca de 18 milhões de euros foi o valor investido na aquisição das terras, plantação das oliveiras e aquisição de máquinas. Só na construção do largar, a funcionar desde Novembro, foram investidos 3,5 milhões de euros. Com cerca de 630 hectares de olival, a propriedade tem 180 mil pés de oliveira e a actual campanha deverá render cerca de oito milhões de quilos de azeitona. A próxima campanha deverá render 15 milhões de quilos, atingindo um máximo de 23 milhões de quilos. Com 15 trabalhadores no quadro, a empresa dá trabalho a outros 40 sazonais. "A forma de trabalhar dos portugueses é boa e adaptaram-se aos nossos métodos", conta José Luís de Prado. O proprietário garante que a Fonte dos Frades é uma empresa "de excelência na qualidade e produtividade" e admite que, dentro de 2/3 anos, atingirá a "velocidade cruzeiro".»

UMA INVASÃO SEM ARGUMENTOS

Bush invadiu o Iraque par procurar armas que não encontrou, para implantar uma democracia que não existe e para proteger os iraquianos que agora morrem aos milhares. Dantes morria-se no Iraque por se ser contra Saddam, agora morre-se por ser iraquiano, morrem iraquianos depois de torturados por outros iraquianos, morrem iraquianos que se cruzam na trajectória das bombas americanas, morre-se por tudo e por nada.

O que está a suceder no Iraque é uma carnificina promovida pela falta de inteligência de um idiota chamado Geroge Bush. Só ontem morreram mais de 100 pessoas, a maioria das quais jovens estudantes universitários.

VEM AÍ UMA PIPA DE MASSA PARA FORMAÇÃO

Vale a pena recordar o que se passou com os milhões de contos de ajudas comunitárias destinadas a esse fim aquando da adesão de Portugal à CEE e que em grande medida foram desviadas para alimentar as fortunas de muitos dos nossos actuais ricos. O resultado está à vista de todos e a economia portuguesa paga um elevado preço pela corrupção dos responsáveis da altura.

Esperemos que não volte a suceder o mesmo, algo em que quero acreditar apesar de confiar muito pouco nisso, o nosso poder, as nossas elites e as nossas empresas há muito que se especializaram na corrupção e em todas as formas de proxenetismo do país.

O QUE É FEITO DO PLANO TECNOLÓGICO

É a pergunta que me ocorre fazer depois de ler o estudo do Eurostat sobra a utilização da internet pelas empresas europeias. Uma tristeza... [PDF]

DÚVIDAS DO DIA

Três:

  • Se o aborto é comparável à pena de morte porque motivo nunca via a Igreja Católica tão esganiçada contra a pena de morte como está contra o aborto? Que fez a IC dos EUA contra as execuções na naquele país ou contra a execução de Saddam, usada agora pela IC portuguesa para estabelecer a comparação?
  • Há muito tempo que não visito o Abrupto do Pacheco Pereira, podem dizer-me se ele ainda dedica muitos posts ao que se passa no Iraque?
  • D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, prometeu que a Igreja não participaria na campanha do referendo o que não esta a cumprir, todos os dias há um alto responsável da Igreja, incluindo o próprio cardeal, a intervir. Será que D. José mudou de ideias ou recebeu algum recado do Vaticano?

A LIVRE CIRCULAÇÃO DO GÁS E DO PETRÓLEO

Bem defendida num artigo de José Medeiros Ferreira:

«De facto, e tendo em conta a alta percentagem de dependência energética de muitos países da UE em relação ao gás russo (Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Eslováquia, Roménia e Bulgária a 100%, Hungria, Áustria, República Checa e Grécia em mais de 75%, Alemanha e Itália como grandes consumidores), e da outra parte que vem da Argélia, o que faria sentido seria a organização de uma grande conferência internacional que reunisse Estados produtores, Estados consumidores e Estados de trânsito de pipelines para se regulamentar o direito de passagem e as garantias de abastecimento.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RIBEIRO E CASTRO PROMETE BLOQUEAR OTA

E quer que o PSD faça o mesmo:

«O CDS-PP admitiu ontem fazer uma declaração formal em que se compromete a parar a Ota “esteja em que fase estiver” caso o PS perca a maioria em 2009. Ribeiro e Castro desafiou o PSD a fazer o mesmo.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ribeiro e Castro se o CDS está com problemas de financiamento.»

SÓ FALTAVA ESTE

Marcelo participa na campanha do não, patrocinando um blogue brincalhão:

«Marcelo Rebelo de Sousa vai apadrinhar o lançamento de um blogue de defesa do "não" à despenalização do aborto. É mais uma iniciativa de jovens que pretendem, de forma leve e descomplexada, apelar às consciências. A ideia é que seja lançado ainda esta semana. "Pode vir a ser até um pouco brincalhão", referiu um dos futuros membros ao JN. » [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Anda muito brincalhão esta Marcelo.»

O NÃO NADA EM DINHEIRO

Diz o BE:

«Entre todos os movimentos do «não», o maior orçamento é o da «campanha milionária» da «Plataforma Não Obrigada», que inscreveu 427.735 euros de despesas, segundo o Bloco de Esquerda. Desses, 363 mil já foram gastos desde Dezembro em outdoors e panfletos distribuídos pelas caixas de correio, ainda de acordo com números fornecidos pelo Bloco de Esquerda à Lusa. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Teixeira Pinto qual foi o montante do contributo do Millennium/Opus Dei.»

GOVERNO QUER REINTRODUZIR A SEXTA CLASSE?

Algo parecido que já existiu antes do 25 de Abril com resultados duvidosos?

«O Governo quer que os alunos até ao sexto ano tenham um único professor a leccionar as áreas básicas. A medida, avançada hoje pelo "Diário Económico", faz parte do novo regime de habilitações para a docência, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros, diz o económico.

O que o executivo de Sócrates quer introduzir é a figura do “professor-tutor”, que terá capacidade para leccionar português, matemática, ciências da natureza, história, geografia e expressões, com o apoio de outros docentes especializados.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado onde estava no dia 25 de Abril.»

2006: MORRERAM 36.685 PESSOAS NO IRAQUE

Muito pior do que o Iraque nos tempos de Saddam:

«Gianni Magazzeni, responsável pelo programa das Nações Unidas de ajuda ao Iraque, afirmou hoje que 34.452 civis morreram e 36.685 ficaram feridos durante o ano que passou.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sujeite-se Bush a um julgamento em condições idênticas ao que promoveu para Saddam Hussein.»

ACREDITE QUEM QUISER

Sócrates promete rigor na aplicação de verbas comunitárias destinadas a formação:

«O primeiro-ministro, José Sócrates, prometeu hoje "selectividade" e "escolhas políticas rigorosas" na aplicação dos cerca de 21.500 milhões de euros de fundos comunitários que serão aplicados em Portugal nos próximos seis anos.

"Temos de abandonar uma cultura do passado em que se apoiava tudo o que cabia no orçamento para passar a fazer escolhas. Isso significa apoiar apenas, mas fortemente, os bons projectos com indiscutível impacto na nossa economia e sociedade", declarou José Sócrates na apresentação do Quadro Nacional de Referência Estratégico (QREN) 2007/2013.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Cá estaremos para denunciar as situações duvidosas que cheguem ao nosso conhecimento.»

D. JOSÉ ASSEGUROU QUE A IGREJA NÃO IRIA FAZER CAMPANHA

E agora não se cala:

«O cardeal-patriarca de Lisboa, D.José Policarpo , defendeu hoje que uma lei que permita o aborto é um atropelo à civilização, vai contra os valores chave e é um sinal de desvio preocupante. O texto é o segundo de um conjunto de cinco a respeito do Referendo sobre o aborto que o cardeal-patriarca pretende divulgar semanalmente.

"Uma lei que permita a destruição da vida humana é um atropelo de civilização, sinal de desvio preocupante no conjunto de valores éticos que são a base das sociedades humanistas, tão arduamente construídas ao longo de séculos", escreve D. José Policarpo num documento intitulado "Referendo: Sim ou Não".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a D. José Policarpo que ordens recebeu do Vaticano, para que esteja a fazer o contrário do que tinha prometido.»

PRESIDENTE PEDE UM MILAGRE AOS EMPRESÁRIOS PORTUGUESES

Pede-lhes mais ousadia, qualidade que os nossos empresários só têm no momento de apalpar as secretarias:

«O Presidente da República, Cavaco Silva, recorreu ontem ao exemplo dos navegadores portugueses de Quinhentos para pedir aos empresários portugueses "mais ousadia, mais vontade de arriscar", mostrando-se confiante na possibilidade de "dar a volta" ao fraco crescimento da economia nacional. "Temos de assumir a nossa responsabilidade perante a História", proclamou ontem, em Mumbai (antiga Bombaim), capital comercial, industrial e financeira da Índia.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se Cavaco Silva de que Gil Eanes só passou o Bojador à segunda tentativa e porque sabia que o regresso a Lisboa sem o passar seria mais desagradável do que a viagem para além do fim do mundo, que ele receava ficar depois do cabo.»

O CAVERN CLUB FAZ 50 ANOS

Foi neste bar que os Beatles foram lançados;

«A casa noturna de Liverpool onde os Beatles iniciaram a sua carreira, o Cavern Club, vai celebrar seus 50 anos com uma festa que deve durar 13 horas.

A banda The Beatles tocou centenas de vezes no Cavern Club fama entre 1961 e 1963, antes de alcançarem o sucesso mundial.» [BBC Brasil Link]

"SOBREVIVENTE" DO KATRINA

Nasceu uma criança graças a um embrião recuperado durante o Katrina:

«Uma mulher americana, cujos embriões congelados foram resgatados de uma clínica de fertilização inundada em Nova Orleans, semanas depois do furacão Katrina ter devastado a cidade, deve dar à luz a uma criança.

Os embriões do casal Rebekah e Glen Markham estavam entre os 1,4 mil preservados em nitrogênio líquido e que foram recuperados por botes da polícia em 2005.» [BBC Brasil Link]

FABIO CAPELLO CASTIGADO

Pelo "gesto simpático" para com os sócios:

«En un comunicado oficial, el club indica que "a propuesta de su Dirección Deportiva, ha resuelto en la reunión celebrada en la tarde de ayer, sancionar al entrenador del Club D. Fabio Capello, por su actitud desconsiderada hacia dos espectadores en el transcurso del partido Real Madrid-Zaragoza". La nota añade que "para determinar el alcance de la sanción, dentro de lo previsto en el Reglamento de régimen interno para casos similares, la Dirección Deportiva ha tenido en cuenta, no sólo las explicaciones públicas dadas por el entrenador en la rueda de prensa posterior al partido, sino también su actitud ante el Director Deportivo del Real Madrid, reconociendo y lamentando su error y asumiendo de antemano cualquier medida disciplinaria que pudiera adoptar el Club ante su desafortunado gesto", concluye.» [20 Minutos Link]

A MÁ LETRA DOS MÉDICOS MATA 7.000 POR ANO

Nos EUA:

«Doctors' sloppy handwriting kills more than 7,000 people annually. It's a shocking statistic, and, according to a July 2006 report from the National Academies of Science's Institute of Medicine (IOM), preventable medication mistakes also injure more than 1.5 million Americans annually. Many such errors result from unclear abbreviations and dosage indications and illegible writing on some of the 3.2 billion prescriptions written in the U.S. every year.» [Time Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E cá?»

AFINAL NÃO É BURRO DE UM TODO

George Bush conseguiu perceber que a execução de Saddam pareceu uma matança por vingança:

«El presidente estadounidense, George W. Bush, subrayó ayer que el Ejecutivo iraquí, que encabeza el primer ministro Nuri al Maliki "es un Gobierno que todavía tiene que madurar", después de la caótica ejecución del ex presidente iraquí Sadam Husein, que, por su parte, pareció, según Bush, como "una especie de matanza por venganza", durante una entrevista en la cadena estadounidense CBS.» [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Parecia difícil...»

UM ESTUDO QUE DEVERIA SER LIDO

Pelos que defendem uma redução da taxa de IRC:

«Os defensores da descida da carga fiscal aplicada às empresas argumentam, habitualmente, que este tipo de medida é a resposta adequada à crescente concorrência na atracção de investimento e lembram que, nos países em que esta política foi adoptada, não se regista uma descida do peso da receita fiscal conseguida pelos Governos junto das empresas no PIB.

No entanto, o estudo ontem publicado pelo Executivo europeu defende que "olhar simplesmente para o rácio entre impostos sobre as empresas e PIB pode ser enganador" quando se está a tentar analisar as efeitos de um diminuição das taxas de imposto. Com base nos dados retirados de uma amostra de países europeus, os autores concluem que "as consequências de um alívio fiscal feito junto das empresas surgem numa receita mais baixa ao nível dos impostos sobre os rendimento individuais e não na receita com os impostos sobre as empresas".

A explicação dada pela Comissão Europeia para este surpreendente resultado é a ocorrência de "uma transferência de rendimentos de uma base fiscal individual para as empresas". Na prática, o que acontece é que, quanto menor é a taxa de imposto cobrada às empresas, maior é o incentivo para que quem antes declarava os seus rendimentos como um rendimento individual passe a fazê-lo através de uma empresa, se tiver essa possibilidade. No caso português, a empresa de que é detentor paga mais IRC, mas a factura do IRS é reduzida.» [Diário de NotíciasMAIS PROPAGANDA OPORTUNISTA DO PAULINHO DA MISSAS

Como a missa correu mal para a imagem do Paulinho das Missas, o mais conhecido milagreiro da Rua da Prata recorre ao que fez e ao que não fez para iniciar uma campanha de imagem. O oportunismo deste senhor é tanto que não tem qualquer pejo em usar sistematicamente a mesma informação e ainda por cima chamar a si trabalho que nem sequer é da DGCI, pois nas declarações electrónicas o trabalho é inteiramente da DGITA. Como bom cristão pratica sempre que pode a máxima repetida nas suas orações, "venha a nós o Vosso Reino".

Que se saiba uma das grandes obras que lhe podem ser atribuídas em exclusivo é o pagamento do imposto municipal sobre veículos que ficou famoso pela barracada que deu em Agosto e que até ao momento não foi alvo de nenhum balanço. Porque motivo o Paulinho das Feiras não diz no comunicado quando é que as declarações electrónicas foram introduzidas em Portugal, incluindo as do IVA que são as que engrossam as estatísticas. Portugal foi o segundo país do mundo a introduzir as declarações electrónicas do IRS e não foi necessário nenhum Paulinho Milagreiro, e esses procedimentos nunca foram usados para engrandecimento da imagem do director-geral dos Impostos.

A utilização abusiva que o Paulinho das Missas faz do trabalho alheio começa a ser obscena, diria mesmo que é obscena demais para um supranumerário da prelatura da Obra de Deus:

«O número de contribuintes que utiliza o "site" da Direcção-Geral dos Impostos para tratar das questões fiscais é cada vez maior. De acordo com informação ontem disponibilizada pela DGCI, em 2006 foram submetidas pela via electrónica 11,499 milhões de declarações, o que corresponde a uma subida de um milhão face ao ano anterior. E aquele número peca por defeito, uma vez que não contabiliza os dados do Imposto Municipal sobre Veículos (IMV).» [ Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Paulinho das Missas se foi também ele que inventou a internet. Já temos o Mourinho do fisco em Setúbal, e se é graças ao Paulinho que temos a internet então teremos também o Gates da Rua da Prata.»

SE HOUVESSE LIMITES PARA A ASNEIRA

Algumas leis não seriam adoptadas:

«E porquê? Por causa das regras dos donativos, uma autêntica "armadilha fiscal" para quem faz mesmo questão de cumprir escrupulosamente a Lei. Desde 31 de Julho de 2005, altura em que foi aprovado o Orçamento Rectificativo, que todos os donativos em dinheiro de valor superior a 500 euros passaram a ser sujeitos a imposto de selo.

A lei isenta aqueles casos em que a doação é feita entre "cônjuges, descendentes e ascendentes", que é como quem diz, entre o casal, pais e filhos e avós e netos. Mas estes, mesmo estando isentos, têm de comunicar as ofertas ao Fisco, através de uma declaração chamada "modelo 1 do imposto do selo" (ver caixas em baixo para mais detalhe). Por isso, se receber um cheque, transferência bancária ou um envelope com um montante superior a 500 euros, é obrigado, por Lei, a dirigir-se ao serviço de Finanças a informar do sucedido.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um teste de sanidade mental ao ministro das Finanças e ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.»

UMA GRANDE ATENÇÃO AOS PORMENORES DECORATIVOS DE ANA GOMES

A do "Macroscópio" [Link] no programa mais idiota da RTP!:

«Aqui nem mão, nem broxe, nem Ana Gomes, nem Vasco da Gama. Nada se aproveita. Parece que a senhora ainda não foi expulsa do pcp, o que significa que ainda paga as quotas e goza do mesmo efeito de Alberto Jardim à frente do governo regional da Madeira: teatro pela certa. Deveria estar a declamar alguma poesia de Flor Bela Estranca, que começaria assim: ó broche de pcp que temos; ó broche de pcp que tivemos...ó-ó!!! E mais não digo porque a letra não é nossa e o jeito para compôr poesia é igual ao de Ana Gomes para tratar de assuntos de Estado e de política internacional.»

MARTIN LUTHER KING: I HAVE A DREAM

VALERIE VELIKOV [Link]

GILDIR [Link]

TARAS TUMANOVSKIY [Link]

DECHOBEK [Link]

JOOST [Link]

A página de televisão na internet, lançada pelos fundadores do Skype:

«Los creadores del servicio de teléfono por internet Skype y del programa de intercambio de archivos Kazaa han presentado oficialmente su televisión por internet.

El que hasta ahora era conocido como "The Venice Project" ha sido rebautizado como Joost, un servicio que sus fundadores definen como la combinación perfecta de televisión e internet.» [20 Minutos Link]

LIXO DA ISS VAI CAIR NO PACÍFICO

A estação espacial vai jogar fora uma tonelada de lixo:

«La nave de carga Progress M-57 que rebosa de basura de la Estación Espacial Internacional (EEI) será desenganchada hoy del ingenio para ser hundida en el océano Pacífico, según informa el Centro de Vuelos Espaciales (CCVE) de Rusia.

El carguero se desprenderá de la EEI a las 23.26 GMT y cuatro horas más tarde, sus fragmentos calcinados caerán en el Pacífico a 5.700 kilómetros al Este de Nueva Zelanda, indicó Valeri Lindin portavoz del CCVE.» [20 Minutos Link]

PARTY PRINTER [Link]

MYVU [Link]

V75 ATG SWESISCH HORSE RACING

[2][3]

BBC

[2][3]

PERLO-DENT

[2]