terça-feira, janeiro 23, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Janelas de um eléctrico no Terreiro do Paço, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Sebastian Derungs / Reuters]

«Alambrada en Davos. Inmediaciones de la sede de Foro Económico Mundial en la localidad suiza.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Desafio aos movimentos do Não

Se o argumento do apoio às mulheres que preferem ter um filho a abortar, gesto que qualquer humano sem deficiência mental apoia, está a ser usado, chegando mesmo uma tal Catarina Almeida do movimento "Diz que não" a associar-se agora a uma campanha da "ajuda de Berço", também faz sentido que os que integram os movimentos do não tenham usado a hipótese prevista na lei de doar 5% do IRS que pagam.

Desafio os defensores do Não que integram e apoiam os movimentos do Não a divulgarem nas suas páginas da web se doaram os 5% do IRS e a que instituições doaram. Os bons princípios não se praticam apenas na véspera do referendo.

ASSIM NÃO PROFESSOR MARCELO

Em mais uma crise de vaidade, doença incurável de que Marcelo Rebelo de Sousa devera sofrer desde o momento da fecundação, criou a sua própria página pelo "não", o "Assim Não" [Link].

Num momento de vaidade de Marcelo Rebelo de Sousa que chama a si a paternidade do referendo e que depois de andar a apregoar a não partidarização dos resultados afirma que este referendo é um referendo à lei do PS.

Marcelo arma-se em cientista e repete, de cima do seu conhecimento enciclopédico, o que alguma igreja afirma, que às 10 semanas há vida. Não vou discutir tão douto parecer técnico de alguém que sabe tanto de energia nuclear (como já o ouvi falar) como deverá saber de obstetrícia. Apenas lhe recomendo a leitura do artigo do padre Anselmo Borges publicado no DN [Link], onde pode ler isto:

«Antes da décima semana, não havendo ainda actividade neuronal, não é claro que o processo de constituição de um novo ser humano esteja concluído. De qualquer modo, não se pode chamar homicídio, sem mais, à interrupção da gravidez levada a cabo nesse período.»

Sejamos honestos, o professor Marcelo tem direito às suas convicções, está no seu direito a politização do referendo, indo contra o que disse no dia anterior, pode usar o referendo para deixar o hesitante Marques Mendes em situação difícil, mas não use argumentos fáceis e mal fundamentados, para fazer da vida política portuguesa uma feira das vaidades.

Se o dr. Marcelo quer falar do que sabe que fale de direito, e mesmo assim foi o que se viu com a inconstitucionalidade da Lei das Finanças Locais, não use o seu estatuto de enciclopédia humana pois sabe muito bem que uma boa parte dos conhecimentos enciclopédicos de que faz uso na RTP1 não passam de leituras apressadas na véspera.

CARTA AO PRIMEIRO-MINISTRO

De uma visitante d'O Jumento.

«Exmo Senhor Primeiro Ministro de Portugal

Excelência

Não tenho fortuna pessoal, não tenho apelido sonante, não pertenço ao mundo empresarial, nunca organizei comícios nem manifestações, não pertenço à sua roda de amigos, não tenho cartão do PS!

No Portugal de hoje sou portanto “ninguém”!

Tenho nacionalidade portuguesa, trabalho, tenho opinião, penso pela minha cabeça, tenho formações superiores obtidas em Universidades Estatais Portuguesas e Estrangeiras.

Tudo meros detalhes a que o Senhor não dá a mínima importância, salvo se, por mera coincidência, tudo isto se enquadrar no grupo do seus eleitos!

Assim pertenço ao grupo dos “exportados”, o tal círculo que o Senhor não permite que cresça no seu território. O Portugal de hoje exclui esta gente, por conflito de interesses, em rigor. Os nossos não são os seus, Senhor Primeiro Ministro.

O seu apregoado apelo ao desenvolvimento tem forçosamente que ser conseguido com os seus amigos, se não forem capazes, não faz mal, muda-se a palavra de ordem, esquece-se o desenvolvimento, mas nunca os superiores interesses do seu grupo!

Ouvimos o seus discursos sobre o rigor, o mérito, o crescimento, ditos com uma pose de Estado, com ar convicto, quase somos tentados a acreditar....não fora termos sofrido na pele outro rigor que, esse sim, o Senhor logrou impôr. Qual? O nepotismo, Senhor Primeiro Ministro!

Exemplos? O Senhor não esconde, basta ler os jornais!

Usa Vexa o nome de Portugal tantas vezes e com tão altos propósitos que cabe perguntar para quê quando olhamos à volta e vimos a sua obra. Onde pretende levar o País, Senhor Engenheiro? Às próximas eleições ? Claro que sim, e aí, ganhar por falta de comparência..

Senhor Primeiro Ministro, nós os que não pertencemos ao seu grupo, temos medo! A incerteza instalou-se. Não há expectativas legítimas asseguradas, a legalidade muda com o vento e com as opiniões do seu Governo!

Assiste-se a discussões absurdas, formas sem conteúdo, razões que nunca o foram, empolamentos do nada, branqueamento do muito!

Onde vai o Senhor inspirar-se para destruir a nossa esperança no futuro? Quem lhe nega a real informação de que o seu povo tem fome, tem medo, está inseguro, não sabe o que é isso do desenvolvimento tecnológico antes do seu bem estar pessoal, antes da Justiça e dos seus Direitos Fundamentais!

A Ota do nosso descontentamento é o produto que agora pretende vender-nos. Deixe-nos perguntar-lhe porquê e responda-nos para que não pensemos mal de si. Mas fale-nos das nossas necessidades, explique-nos porque nos quer dar uma Ota , mais longe, consumista, duvidosa e troca a nossa vontade por esse quase incontornável destino que nos quer impor.

Nós os que não pertencemos ao seu grupo, somos naturalmente ingénuos e quanto a si pouco dotados, por isso acreditamos na Democracia, devoramos manuais, artigos sem parar e ...em lado nenhum vislumbramos que governar contra o povo seja o conteúdo da democracia.

Senhor Primeiro, tenha um pouco de respeito por nós e não nos tome por tão estúpidos.

Já vimos demais e por isso perdemos a inocência.

Não temos razão? Então mostre-nos que faz escolhas por mérito, em absoluto independentes da cor política, mostre-nos que o seu Governo nos ouve, mostre-nos que os cidadãos são iguais perante Vexa, mostre-nos que as nossas prioridades são prioridades do Governo de Portugal.

Não nos deixe cobrir de vergonha quando fora do País temos de explicar como se vive aqui, como se ascende a cargos superiores, como se representa Portugal, lá fora.

Provavelmente não prestamos! Provavelmente é verdade. Provavelmente acreditamos demais, provavelmente não estamos à altura dos seus altos desígnios! É isso, não o merecemos . O Senhor está para além do que o seu povo podia esperar do destino. Tudo é mau demais para ser verdade, até numa história de “faz-de-conta”.

“Ninguém”»

POLÍCIA MODELO

Conduzia carro sem seguro, sem inspecção periódica, ultrapassou pela direita, atropelou um peão e não lhe restou auxílio:

«Além de incorrer numa pena de prisão por omissão de prestação de auxílio e por condução perigosa, por ter ultrapassado pela direita – dois crimes puníveis até dois anos de cadeia ou multa até 240 dias –, o agente da PSP irá ser multado pela falta de seguro e de inspecção periódica à viatura que conduzia. Poderá, ainda, ficar inibido de conduzir por um período de três meses a três anos.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Com polícias destes quem tem razões para se sentir inseguro.»

HAJA DECORO

Paulo Azevedo usa os despedimentos como argumento a favor da sua opa sobre a PT:

«O número de rescisões previsto pela Sonaecom é inferior ao planeado pela própria Portugal Telecom (PT), afirmou o presidente da Sonaecom, Paulo Azevedo, ontem, ao programa da Rádio Renascença ‘Diga Lá, Excelência’. Segundo as contas da PT, sairiam por ano cerca de mil funcionários até 2008, enquanto o presidente da Sonaecom fala em 750.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a PA se no próximo 1.º de Maio tenciona encabeçar alguma manif da CGTP.»

OPORTUNISMO

Agora que estamos em vésperas do referendo as boas almas lembram-se de ajudar as mães:

«O movimento "Diz que não", contra a despenalização do aborto, anunciou ontem ter-se ligado à Ajuda de Berço numa campanha de recolha de bens para esta organização de assistência a mães em situação difícil. "Passa por isto a ajuda da sociedade e não por legalizar o aborto", explicou Catarina Almeida, do movimento, pouco antes de se iniciar uma reunião, no Instituto Português da Juventude do Parque das Nações, com a direcção da Ajuda de Berço.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se à Catarina Almeida se doou uma parte do seu IRS a alguma instituição.»

O QUE PREOCUPA A DIREITA NO REFERENDO?

A vida ou os seus objectivos políticos:

«É claro que há um segundo cenário, menos negativo visto da direita a vitória do "sim", mas com a abstenção a mais de 50%. Pedro Magalhães, politólogo, vê nessa hipótese uma "tentação" para os partidos à direita: "A lei será certamente alterada, mas a polarização social e política em torno do tema da despenalização do aborto irá prolongar-se, já que os defensores do "não" irão usar o argumento da "não-vinculatividade" para condicionar a acção da maioria parlamentar e colocar em dúvida a "democraticidade" de uma qualquer alteração da lei." Magalhães crê que, "em ambas as situações, o PSD, sem posição no referendo, tem margem de manobra limitada para usar o tema.". Mas muitos acreditam que, num futuro mais ou menos próximo, os dois partidos possam exigir um novo referendo sobre o tema, para tentar reverter a decisão deste ano. Até porque o aborto tem sido, nos últimos anos, o último reduto ideológico de alguma Direita.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes o que espera ganhar com o "nim".»

A TAL IGREJA QUE NÃO IRIA FAZER CAMPANHA NO REFERENDO

Vai fazer uma peregrinação:

«Os párocos das 32 freguesias de Felgueiras anunciaram, nas missas deste fim-de-semana, a realização, até ao dia 9 (antevéspera do referendo sobre o aborto), de um conjunto de iniciativas, principalmente pastorais, de "reflexão e de oração pela vida", contra a lei da despenalização.» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à Igreja Católica Portuguesa que reze pelas almas dos portugueses assassinados pelo Santo Ofício»

MARCELO CRIA MOVIMENTO "PESSOAL" PELO NÃO

O "Assim NÃO"

«O ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa colocou este domingo um vídeo na página da Internet «YouTube», com a sua posição sobre o aborto, afirmando-se pelo «não» mas contra a prisão das mulheres, noticia a agência Lusa. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assim não professor Marcelo.»

FREIRA ESTILISTA

Em Itália:

«Roupas desenhadas, cortadas ou costuradas pela irmã Maria Elena, da ordem das Imaculadas de Gênova, vão ser usadas por modelos nas passarelas romanas durante a semana da alta moda na cidade, que vai do dia 27 a 30 de janeiro.

Não vai ser a primeira vez. Já no ano passado uma de suas criações foi exibida em um dos desfiles do principal evento da moda da capital italiana.» [BBC Brasil Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

E PADRE SERVE DE INSPIRAÇÃO

À Versage:

«Según ha comunicado la firma Versace, la diseñadora de moda Donatella Versace se ha inspirado en el secretario personal del Papa, Georg Genswein, para su última colección de moda para hombre otoño-invierno 2008 que se presentó durante la Semana de la Moda de Milán, Italia.

Para el desfile, Donatella Versace eligió modelos con un aspecto similar al del padre Georg, rubios y delgados ataviados con trajes ceñidos de colores negros y oscuros y camisas con cuello estilo clerical. » [20 Minutos Link]

"DAR DE COMER ANTES DE EVANGELIZAR"

É o lema do abade Pierre que morreu:

«El abad Pierre, fundador de los Compañeros de Emmaüs, comunidades que ayudan a la inserción de los más desfavorecidos en más de 40 países, ha fallecido a los 94 años. Era la persona más respetada por los franceses y la más popular tras la muerte del oceanógrafo Jacques Cousteau. Su lema «dar de comer antes de evangelizar» le convirtió en la persona más respetada por los franceses y la más popular tras la muerte del oceanógrafo Jacques Cousteau. Cuando pidió que le sacasen de esa encuesta anual, su puesto fue ocupado por el futbolista Zinedine Zidane. El religioso, cuyo verdadero nombre era Henri Grouès, ha muerto «rodeado de algunos allegados» en el hospital parisiense de Val-de-Grâce, donde había sido ingresado el pasado día 14 por una infección pulmonar. - EPA - 04/08/2002» [Ideal Digital Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento do lema aos seguidores da prelatura da Opus Dei que seguem um lema um pouco diferente, comer tudo antes de evangelizar.»

iPOD VAI SER USADO COMO REFERÊNCIA PARA COMPARAR PODER DE COMPRA

Por um banco australiano:

«Un banco australiano ha desarrollado un nuevo indicador para medir el nivel adquisitivo de los países utilizando el reproductor iPod de Apple como producto estándar.

Sus creadores pretenden que esta nueva herramienta se convierta en la sucesora del índice Big Mac, creado en 1986 por la publicación británica The Economist y que consiste en comparar los costes de vida en cada país tomando como referencia el precio del conocido menú Big Mac, de la cadena de restaurantes McDonald's.» [20 Minutos Link]

CINCO MINUTOS DE APAGÃO GLOBAL

É a proposta de um grupo ecologista francês:

«El grupo ecologista francés Alianza por el Planeta ha lanzado la propuesta de realizar un apagón masivo de 5 minutos el próximo día 1 de febrero.

Todo el mundo que quiera unirse a esta manifestación deberá apagar todas las luces ese día desde las 19:55 hasta las 20:00.

El objetivo de la campaña, como ellos mismos indican, es más mediático y político que ecológico, ya que la intención es alertar a los ciudadanos, a los medios y, sobre todo, a los partidos políticos (de cara a las elecciones francesas de abril) sobre el problema del derroche energético y la necesidad de actuar.» [20 Minutos Link]

CINCO SOLDADOS AMERICANOS MORTOS

Por iraquianos vestidos com fardas de soldados americanos:

«Des détails sur une attaque qui a coûté la vie à cinq soldats américains à Kerbala, samedi, ont suscité quelques inquiétudes au sein de l'armée, lundi : les assaillants avaient revêtu des uniformes américains pour tromper leurs cibles, a indiqué un porte-parole militaire en Irak, confirmant de nombreux témoignages.

Ce mode opératoire, s'il se développait, pourrait s'avérer particulièrement dangereux pour les troupes américaines, qui s'apprêtent à lancer un plan de sécurisation de Bagdad reposant sur l'implantation de petites unités américaines et irakiennes au cœur des quartiers de la capitale les plus en proie aux violences. » [Le Monde Link]

LADRÃO SIMPÁTICO

Devolveu o saco roubado depois de ler os sms enviados pela vítima do roubo:

«Professeur dans la province de Shandong, dans l’est du pays, Pan Aiying rentrait chez elle à vélo vendredi quand son sac lui a été arraché par un motocycliste. Après avoir d’abord pensé prévenir la police, elle se ravise et essaye de persuader son agresseur de lui rendre son bien. Elle lui a donc envoyé des SMS via le téléphone d’un collègue: «Je m’appelle Pan Aiying, je suis professeur à l’Ecole Wutou. Vous devez traverser une période difficile. Si c’est le cas, je ne vous en veux pas» a-t-elle écrit dans son premier message resté sans réponse.

Elle a ensuite poursuivi son envoi de SMS: «Gardez les 4.900 yuans, si vous en avez vraiment besoin, mais, s’il vous plaît, rendez-moi les autres choses. Vous êtes jeune. L’erreur est humaine. Corriger vos erreurs est plus important que tout».

Elle avait perdu tout espoir, ses 21 messages étant restés sans réponse, mais dimanche matin, elle a découvert son sac dans la cour, avec tous ses effets. Son téléphone portable et 4.900 yuans (486 euros). Une lettre était même glissée dans le sac, le voleur ayant écrit ceci: «Chère Pan, je suis désolé. J’ai commis une faute. Excusez-moi».» [Liberation Link]

CLIMATE PREDICTION

250.000 PCs unem-se para prever a mudança climática:

«Más de 20.000 millones de modelos sobre hipótesis anuales en torno al cambio climático es lo que lleva realizado hasta la fecha el proyecto Climate Prediction, el más completo estudio sobre el cambio medioambiental de la Tierra. Ese gran volumen estadístico, desarrollado por la Universidad de Oxford, es posible gracias a la conexión de miles de ordenadores personales de todo el mundo, que suministran la potencia necesaria para procesar con rapidez millones de operaciones de datos, un poder mayor que el de cualquier supercomputador disponible en la actualidad.» [ABC Link]

DIVORCIADOS PAGAM IMT A DOBRAR

Uma originalidade portuguesa:

«Se o casamento for celebrado no regime de comunhão de adquiridos (o regime normal da lei portuguesa para quem não faz nenhuma convenção em contrário) e o casal adquirir uma casa, eles terão de pagar o IMT no momento da celebração da escritura. Mas no caso de existir um divórcio em que a casa seja atribuída a um deles o Fisco vai exigir que pague, de novo, IMT pela metade do imóvel.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Em casos como este a evasão fiscal é um acto legítimo?»

PS: Vale a pena ler a justificação dada pelo fiscalista Medina Carreira, defende que quando duas pessoas se casam compram a casa a meias e, por conseguinte, pagam o imposto a meias. Logo, quando se divorciam e um fica com a casa deve pagar o imposto que o outro pagou. O fiscalista tem toda a razão, só não reparou que o conjugue que fica com a casa não paga o imposto ao outro, paga ao Estado que assim recebe a dobrar fazendo lucro com os divórcios. Boa dr. Medina Carreira!

O MAU GOSTO DO DR. MACEDO

Para assinalar o culimiar da sua campanha de promoção pessoal o dr. Macedo marcou para o próximo dia 26 uma cerimónia que se espera que se transforme na sua beatificação (há no fisco quem lhe chame a missa do 7.º dia) como dg do Impostos, para o que convocou todas as chefias do fisco esperando-se a presença do primeiro-ministro.

Só que o dr. Macedo não reparou que marcou a liturgia da beatificação para o dia Mundial das Alfândegas. Depois de ter promovido a sua missinha de acção de graças inspirando-se na Nossa Senhora das Alfândegas, a Nossa Senhora da Atalaia, o dr. Macedo promove a sua beatificação fiscal no Dia Mundial das Alfândegas, é caso para dizer que por este andar a Obra de Deus ainda vai ter uma capela no Terreiro do Trigo.

AS "MENTIRITAS" DA CAMPANHA DE PROPAGANDA DO DR. MACEDO

Durante o último mês o país assistiu a uma campanha de promoção pessoal do dr. Macedo comparável a uma campanha presidencial. No final passou de dispensável a imprescindíve, de gestor desconhecido a figura política.

É difícil de acreditar que esta campanha não tenha o dedo do Millennium/Opus Dei, que não parecem dispostos a largar mão da gestão da mais importante instituição do Estado. Só alguém muito distraído não percebe a relação entre as amabilidades do SOL e a participação do Millennium no capital deste jornal, ou que não se apercebem que muitas das personalidades que aparecem a defender o dr. Macedo não passam de "assalariados" do Millennium ou mesmos numerários e supranumerários da Opus Dei.

Mas, pior do que a estratégia manhosa para retirar ao governo a competência para escolher os dirigentes da Administração pública, são as mentiras que estão a ser passadas e que levam muita gente a pensar na hipótese de propor o dr. Macedo para Nobel da Economia. Eis as mentiras que o dr. Macedo tem feito passar para o país através do órgãos oficiais do Millennium/Opus Dei:

O trabalhadores dos impostos apoiam o dr. Macedo?

Esta mentira tem sido suportada pela utilização sistemática do presidente do STI que até já é convidado para participar na Sic Notícias ao lado de outro admiradores do Millennium. Só que as declarações que o presidente do STi fez mereceram a desaprovação dos membros do STI e alguma estruturas distritais já tomaram posição pública de desaprovação.

O dr. Macedo modernizou a máquina fiscal?

O único sector que o dr. Macedo modernizou foi o da propaganda ocupando boa parte do seu tempo nas operações publicitárias. A modernização da DGCI foi obra de Sousa Franco, continuada com volumosos investimentos na informática iniciados no governo de Guterres e prosseguidos por Manuela Ferreira Leite.

O dr. Macedo, em cujo mandato se parou a modernização dos serviços de finanças e a quem ninguém viu entrar num desses serviços a não ser para acompanhar o primeiro-ministro e pouco mais, nada fez para modernizar os serviços, o seu mandato é um deserto neste capítulo.

Muito do que se diz ser obra sua é trabalho da DGITA, uma direcção-geral que ele não dirige e até a cobrança de dívidas ou a elaboração da lista dos devedores é produzida por um núcleo criado à margem da organização e que neste momento até é clandestino.

Não é por acaso que quando saíu do cargo Armindo Sousa Ribeiro, o dg que antececedeu Paulo Macedo afirmou que deixava uma DGCI «apetecível»:

«Sousa Monteiro diz que deixa uma DGCI «apetecível» e capaz de «emparceirar, sem complexos, com as suas congéneres europeias e americanas». Termina com um arrebatado «Viva a DGCI! Viva Portugal».» [Expresso assinantes Link]

Quando deixar a DGCI o actual dg não vai poder dizer o mesmo, vai deixar uma instituição quase como a encontrou, mas desnatada dos resultados mais fáceis de alcançar.

O dr. Macedo combateu a evasão e a fraude fiscal?

É esta a mensagem que a toda a hora se faz passar usando para isso as receitas da cobrança das dívidas. Ora, se chamamos evasão a uma dívida que foi liquidada e ficou por pagar teremos que chamar ladrão a quem pediu fiado ao merceeiro. Confundir o cidadão comum recorrendo à equiparação de dívidas à evasão é uma falsidade propagandística.

Há pouco tempo o secretário de Estado justificou o aumento de quatro pontos na taxa do IVA, que passou de 17% para 21%, admitindo que a evasão fiscal tinha aumentado. Na verdade as receitas do IVA traduzem, mais do que qualquer outro tipo de receita fiscal, os resultados do combate à evasão fiscal e a verdade é que as receitas do IVA estão muito aquém das que deveriam resultar do aumento das taxas, bem como do crescimento económico e da inflação. É só fazer a contas para se concluir que os anos do dr. Macedo foram anos de crescimento da evasão fiscal.

---

O dr. Macedo está para a receita fiscal assim como o D. Manuel I está para as descobertas, o grande estratega e modernizador foi D. João II e quem ficou com as especiarias foi D. Manuel I, o Afortunado.

THE CUTE PROJECT [Link]

FORBIDDEN PLACES [Link]

PAVEL MIRCHUK [Link]

CAL KOTHRADE [Link]

SUNDEWART [Link]

ENSITIVE LIGTH HOME [Link]

MICROSOFT, GOOGLE, YAHOO E VODAFONE JUNTAS

Para adoptar um código de conduta para a internet:

«Las grandes compañías tecnológicas Microsoft, Google, Yahoo y Vodafone están en conversaciones con grupos de derechos humanos y de libertad de prensa para redactar un código de conducta de internet, con el objetivo de promover la libertad de expresión y la privacidad de los derechos en internet.

Las empresas de tecnología e internet han estado recientemente cuestionadas por facilitar equipamientos que permiten a los Gobiernos censurar la información o hacer monitorizaciones de las actividades de sus ciudadanos en internet, como ha sido el caso de Google y Yahoo en China.» [20 Minutos Link]

CERVEJA PARA CÃES [Link]

«Cerveza para perros. Benito, un perrito de cinco años de edad, bebe una cerveza para perros creada en Holanda por Terrie Berenden, dueño de una tienda de mascotas en la localidad de Zelhem. No es alcohólica y está hecha con malta y extracto de carne; la concibió para su perro y encargó a la cervecería local que la hiciera y embotellara. Se llama Kwispelbier; kwispel significa mover el rabo en holandés.» [20 Minutos Link]

VATICANO É A CAPITAL DO CRIME

Quem diria?

«The Vatican's attorney general Nicola Picardi released the astounding statistic at the start of 2007: The tiny nation's justice department in 2006 had to contend with 341 civil and 486 criminal cases. In a population of 492, that measures out to 1.5 cases per person -- twenty times the corresponding rate in Italy.» [Spiegel Link]

TG4

SKY SATELLITE TV

[2][3][4]

NATIONAL ASSOCIATION FOR ORGAN TRANSPLANT