terça-feira, janeiro 30, 2007

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Grafitti do Bairro Alto, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Kevork Djansezian/AP]

«Actor jack Nicholson attends the basketball game between the San Antonio Spurs and Los Angeles Lakers in Los Angeles.» [Wshington Post Link]

JUMENTO DO DIA


No passaran!

Foi assim que Artur Santos Silva comentou a OPA do Millennium sobre o BPI, uma luta que cada vez ganha mais contornos para além dos limites financeiros, é a primeira derrota do arrogante Paulo Teixeira Pinto à frente do banco e a primeira grande derrota daquele banco. Com a derrota à vista Paulo Teixeira Pinto não suporta o desfecho e até apela aos nacionalismos, ele que ia às manifestações da Falange em Madrid, para pressionar o Governo. Apetece juntar a voz a Artur Santos Silva e dizer que "No passaran!", nem Paulo Teixeira Pinto, nem o Millennium nem essa organização secreta cúmplice do franquismo chamada Opus Dei.

OS DEFENSORES DO “NÃO” E O CÓDIGO PENAL

Os defensores do “Não” já se esquecera da defesa da vida e a sua estratégia passa por deixar a coisa como está e esforçam-se por convencer os portugueses que há uma lei que não é para aplicar, a pena só lá está para assustar. Isso significa que não faz mal abortar, desde que isso se faça fora das vistas das suas consciências.

Trata-se de uma enorme mentira, de um golpe baixo onde se esquecem valores e princípios numa tentativa desesperada de aumentar a abstenção entre os eleitores cuja opção tende para o “sim”.

À menina com ar de boa cristã que vi numa das televisões defender que o Código Penal serve apenas para efeitos pedagógicos recomendo que vá ler o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica [Link]:

«468. Para que serve uma pena?
A pena, infligida por uma legítima autoridade pública, tem como objectivo compensar a desordem introduzida pela culpa, preservar a ordem pública e a segurança das pessoas, e contribuir para a emenda dos culpados.
469. Que pena se pode aplicar?
A pena infligida deve ser proporcionada à gravidade do delito. Hoje, na sequência das possibilidades do Estado para reprimir o crime tornando inofensivo o culpado, os casos de absoluta necessidade da pena de morte «são agora muito raros, se não mesmo praticamente inexistentes» (
Evangelium vitae). Quando forem suficientes os meios incruentos, a autoridade deve limitar-se ao seu uso, porque correspondem melhor às condições concretas do bem comum, são mais conformes à dignidade da pessoa humana e não retiram definitivamente ao culpado a possibilidade de se redimir. »

Deixem-se de golpes baixos e tenha a coragem de defender o que pensam.

O GOLPE BAIXO DE MARCELO REBELO DE SOUSA

A solução que Marcelo Rebelo de Sousa encontrou para a Câmara Municipal de Lisboa revela bem a dimensão do professor enquanto político. Marcelo defendeu a CML não porque a actual equipa não tem condições para governar, mas para evitar que a avaliação do seu desempenho prejudique o PSD nas próximas eleições autárquicas.

Marcelo, que despreza a cidade de Lisboa e os lisboetas, acha que a gestão da CML é um assunto que se deve resolver em função dos interesses do PSD. Este partido usou e abusou da autarquia e Marcelo propõe que agora se branqueie tudo, promovendo eleições intercalares para que outros assumam as consequências, a tempo de o PSD se poder apresentar como o futuro salvador da autarquia.

Que Marcelo não tem um pingo de vergonha na cara já eu pensava, no que acreditava era que ele tivesse inteligência suficiente para não defender esta solução em público, trata-se da transformação da sacanice em arte de fazer política.

UMA PEQUENA DIVERGÊNCIA

Os movimentos do "não" promoveram um a procissão onde dizem ter estado mais de 20.000 pessoas, muitas menos do que as 9.000 que a polícia indica:

«A ‘Caminhada pela Vida’, uma marcha pelo ‘não’ ao referendo à interrupção voluntária da gravidez que se realizou ontem à tarde em Lisboa, juntou milhares de pessoas – 9500 segundo a PSP, 20 mil segundo a organização – que durante duas horas e meia não se cansaram de entoar canções e fazer rimas “a favor da vida”.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos do não se também contaram as almas.»

AS SOLUÇÕES DO NÃO

Multiplicam-se na comunicação social os relatos de situações que parece ser a solução do "Não" para um problema que existe:

«"Tenho a consciência tranquila, sabe? Porque se não tivesse ajudado aquelas mulheres elas iam meter agulhas até ao útero para abortarem. Há quem pense que isto das agulhas já não existe, que o raminho de salsa [enfiado na vagina até ao colo do útero] já não existe. Existe, pois! Todos os dias acompanho gente que vive em bairros de miséria. Essas pessoas não vão a Espanha! Nem tomam Cytotec. Enfiam agulhas de tricô, sim. Atiram-se pelas escadas abaixo, sim."» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulguem-se.»

CRÍTICAS AO NOVO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Parece que esquece a agricultura familiar aposta demasiado em greens:

«O novo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) penaliza, na opinião das associações de criadores, as raças autóctones, ao diminuir os apoios à criação e manutenção das mesmas.Albano Álvares, presidente da Associação de Criadores de Raça Barrosã não tem dúvidas sobre esta matéria. Na apresentação do PDR realizada esta semana em Vila Real, o responsável lembra que "o actual apoio de 136 euros vai baixar para 85, o que é uma péssima notícia, e porventura significa a machadada final na raça barrosã". Trata-se de um apoio anual por cada animal.» [Jornal de Notícias LABORINHO LÚCIO VOTA SIM

E vale a pena ouvir os seus argumentos:

«Em entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, no programa Diga Lá Excelência (ver página 14), o ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio reafirmou que vai votar favoravelmente à despenalização do aborto até às dez semanas, sublinhando que esta "não é uma matéria criminal". "Não estou em desacordo com muitos dos argumentos do "não", o que entendo é que são argumentos que devem ser repercutidos num domínio de discussão ética, de discussão moral, de discussão religiosa, mas não de discussão criminal", realçou. E salienta que tem "alguma dificuldade em compreender como é que, sendo o valor em causa a vida, a negação do valor da vida não é depois julgada ou punida". Para além disso, "a vida real" revela "uma situação em que ter dinheiro e ter uma posição social permite livremente ir fazer o aborto noutro espaço europeu". "As pessoas que não tem essa possibilidade são as que o farão através do estigma negativo de uma censura penal emitida por uma lei que, mesmo que porventura não fosse aplicada, existia e transmitia esse estigma", destaca.» [Público Link]

E Júdice argumenta de forma semelhante:

«"A única posição coerente de quem é contra a despenalização da interrupção voluntária da gravidez é assumir, com coragem e dignidade, o pedido de referendo pela repenalização." Foi assim que o antigo bastonário da Ordem dos Advogados criticou ontem, durante um encontro de eurodeputados pelo "sim", a posição de muitos dos defensores do "não", que defendem apenas a despenalização do aborto nas três situações previstas na actual lei.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulgue-se.»

PRESIDENTE DO BANCO MUNDIAL USOU MEIAS ROTAS

Na viagem à Turquia:

«La visita de Paul Wolfowitz, presidente del Banco Mundial, a Turquía, ha despertado cierto interés en los medios del país, no por lo que dijo, o dejó de decir, sino por los agujeros de sus calcetines por los que asomaban sin recato los dedos gordos de los pies cuando acudió a una mezquita y tuvo que descalzarse de forma obligatoria.

Wolfowitz hizo el domingo la visita de rigor por los lugares turísticos de Estambul y sus alrededores, vestido con un traje azul oscuro y calzando unos zapatos deportivos marrones que tuvo que quitarse antes de entrar en la mezquita Selimiye, en la ciudad tracia de Edirme.» [20 Minutos Link]

AUSTRALIANOS VÃO BEBER ÁGUA DE ESGOTO RECICLADA

Em Queensland:

«A população do Estado australiano de Queensland vai começar em breve a beber água contendo esgoto reciclado, advertiu o líder do governo, Peter Beattie. Ele disse que cancelou um referendo programado sobre o assunto, porque não existe mais uma alternativa.» [BBC Brasil Link]

AVE RESISTENTE

Vejam ao que uma pata resistiu sem morrer:

«Uma pata tida como morta depois de ser baleada em uma caçada, que passou dois dias na geladeira e ainda sofreu uma parada cardíaca na mesa de operações, sobreviveu e passa bem.
Perky, a pata, ganhou os noticiários do estado americano da Flórida quando foi encontrada viva na geladeira de um caçador dois dias depois de baleada.»
[BBC Brasil Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se fosse pato chamar-se Pedro Santana Lopes.»

APENAS 10% DOS MUNICÍPIOS COBRAM TAXA MÍNIMA DO IMI

Pudera!

«A competitividade fiscal é uma expressão que não parece fazer parte do vocabulário dos autarcas portugueses. Endividados e com grandes dificuldades financeiras, quer seja ao nível das empresas, quer seja ao nível dos imóveis detidos pelos munícipes, as câmaras municipais não usam as poucas possibilidades que a legislação lhes concede para atrair empresas ou famílias para os seus concelhos.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos líderes dos partidos que defendem choques fiscais porque motivo não dão o exemplo.»

AFINAL HAVIA OUTRO

Foi este o título de um artigo da responsabilidade de André Rito em que se comparavam os resultados do novo super-herói luso, o dr. paulo macedo, e os do ex-director-geral dos Impostos dr. Nunes dos Reis concluindo-se pela evidente superioridade dos resultados do primeiro. Agora circula nos mais da DGCI um vídeo onde David Fonseca interpreta "Afinal havia outra", de Mónica Sintra.

A LER "SEGUNDA-FEIRA E O TPD"

No Contra Capa [Link]:

«Não que isto tenha a ver especificamente com os resultados desportivos d.e.s.t.e fim de semana, mas amanhã é dia de TPD; que é mais ou menos o equivalente a TPM, mas para homens. Pior, tem a desvantagem de ser de periodicidade imprevisível, impacto incontrolável e dependente da imaginação dos amigos ou colegas de trabalho e, claro, das dívidas anteriormente contraídas.TPD, é a Tensão Pós Derrota (do clube de futebol principalmente se for uma derrota humilhante) e pode tornar o dia do cidadão-adepto num inferno . Já imaginaram o que sofrem os derrotados com os sorrisinhos sarcásticos e as bocas achincalhantes de Segunda-feira? »

A LER "SALAZAR"

No "hoje há conquilhas, amanhã não sabemos" [Link]:

«Li Os amores de Salazar, de Felícia Cabrita, há 6 anos, altura em que foi editado pela primeira vez (não entendo como se quer fazer crer que esta nova edição é a primeira). Desde a primeira leitura entendi que, pese embora a investigação e a especulação andassem a par, tratava-se de um livro destinado a reabilitar a imagem Salazar, sobretudo a humanizá-lo. A narração de alguns dos seus vários amores é um elogio a Salazar.»

NO NOTÍCIAS DA ALDEIA [Link]

Fiquei a saber que em Portugal já se lança OPAs sobre terrenos agrícolas:

«Um desconhecido, através de anúncio em papel A4, colado pelas esquinas da Aldeia, lançou uma OPA – coisa muito em voga nos tempos correntes - sobre os terrenos agrícolas situados a nascente. Trata-se de uma zona de considerável dimensão cujos terrenos de sequeiro são excelentes para a prática agrícola. Nada se sabe sobre a origem da oferta, nem quanto ao destino a dar a toda esta extensão de terra.O preço oferecido é de 1,5 € por metro quadrado e corre que, é sugerido aos proprietários que recusam a venda, caso mantenham a sua posição, que poderão vir a ser expropriados ao preço matricial.Os terrenos em questão situam-se na zona em que passam as duas auto-estradas (A1 e A29) e futuramente, passará o traçado do TGV.»

FACES OF METH [Link]

Rostos de antes e depois da droga.

TRUTH ABOUT ISLAM FROM AN EX-MUSLIM LADY

CARICATURAS MÉDICAS [Link]

SAUDADES DO COCAS: IT'S NOT EASY BEING GREEN

DIMA & MARINA [Link]

MOLLY LESHER [Link]

DOROTHY SHOES [Link]

MICHELLE BLACK [Link]

QUANTO CUSTA O F1 DE ALONSO?

Custa o mesmo que um caça F16:

«Es uno de los secretos mejor guardados de la Fórmula 1. ¿Cuánto cuesta un monoplaza de un equipo puntero durante una temporada? En el Reino Unido desvelaron hace tres años el precio de un McLaren, que sumado un incremento aproximado en ese periodo da un precio aproximado de 48,6 millones de euros, o lo que es lo mismo, el valor de un caza F-15 de última generación tecnológica. Alonso se puede sentir como un 'top gun', el mítico piloto de combate estadounidense.» [Formula 1 Link]

TENCIONAS VOAR NUM AVIÃO CHINÊS?

«They say don't ask and don't tell. But you have to see this. Don't ask where we got this.

"For anybody who is not familiar with a jet engine, a jet fan blade should be perfectly smooth. You might want to think twice the next time you fly on a Chinese Airline.» [Aviation and Travel News Link]

LOOKIN' GOOD FOR JESUS [Link]

DIVÓRCIO NA TIMES SQUARE

Uma tal Emily colocou um anúncio na Times Square para desancar no namorado.

VÂNDALOS APRECIADORES DE TETRIS

MAPA PROTECTIVE GLOVES


EUROSTAR