sexta-feira, janeiro 26, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Ponte 25 de Abril, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Christopher Furlong/Getty Images]

«A keeper at England Chester Zoo holds on of the five baby Komodo Dragons that were given birth by their mother "Flora" despite her being a virgin.» [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Os directores de informação da SIC e da RTP

Tiveram um pequeno descuido no processo da Esmeralda, desencadearam um julgamento à escala nacional, com os seus jornalistas a fazerem de jurados, sem se terem dado ao trabalho de lerem o processo e ficarem a par dos factos. Depois de termos visto a comunicação social divulgar todos os pormenores de processos que estavam em segredo de justiça como compreender que tenha omitido tantos factos num processo que já tinha sido julgado, chegando-se ao ponto de ser o Conselho Superior de Magistratura a torná-los públicos?

PATÉTICO

Só um regime político patético é que recorre a uma carta para o Hugo Chavez como prova de que o seu presidente vitalício ainda está vivo. Só uma ditadura doentia é que sonha que um ditador que tem mais de 80 anos e apodrece com a doença ainda vai voltar para salvar o regime. A forma como o regime de Fidel está a tratar dos seus últimos dias é mais própria de uma monarquia de outros tempos do que do sonho comunista que propagandeia.

O PRÉMIO PARA O MELHOR PROFESSOR

A criação do prémio par o melhor professor é uma ideia interessante, tão interessante que agora esperamos que seja criado idêntico prémio para o melhor calceteiro, polícia, oficial de justiça, nadador-salvador, pedreiro, electricista, enfermeira, enfim, para todas as profissões.

QUANTOS CRITÉRIOS TEM MARQUES MENDES?

Pelo que se diz na comunicação social a suspensão do mandato de vereadora da CML pedida por Gabriela Seara deve-se a orientações de Marques Mendes. Assim sendo como compreender porque motivo um deputado que foi acusado e vai a tribunal não suspende igualmente o mandato.

O ESTRANHO CASO DAS NOTAS DE UM EURO

Uma abordagem muito interessante dos aumentos dos preços que se seguiram à introdução do euro, feita por Gustavo Cardoso:

«As implicações dessa evolução, não reflectida nas taxas de inflação de alguns países europeus, são óbvias e negativas para todos, excepto para os que comercializavam produtos em que o aumento ocorreu. Para os cidadãos uma menor actualização salarial, para o Estado menores receitas de impostos sobre vastos sectores da economia (que terão declarado valores abaixo do real) e para a comparabilidade estatística internacional o questionar até que ponto os cabazes utilizados para calcular o índice de preços do consumidor têm algo a ver com as escolhas médias que a população faz para a sua vida. Se na negociação tivesse havido a sensibilidade de introduzir notas, e não moedas, de um e dois euros, tudo poderia ter sido muito diferente. Fica o convite para ler Enlarging the Euro Area: External Empowerment and Domestic Transformation in East Central Europe, organizado por Kenneth Dyson e editado pela Oxford University Press. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SONAE.COM VERSUS PORTUGAL TELECOM

J. M. Brandão de Brito critica a OPA sobre a PT:

«A estratégia do grupo Sonae, talvez melhor a sua simples ideia, é velha e vem nos compêndios: pagar o cão com o pêlo do próprio cão. Tem sido um tema pouco abordado e quando é falado tem sido sistematicamente desvalorizado. Só recentemente quando alguns accionistas de referência da PT e o próprio Estado se referiram à fragilização da Sonae.com pelo aumento do preço das acções da PT, sugerido, de resto, pelo mercado e por algumas respeitáveis instituições, é que toda a gente percebeu que como esta OPA é na sua essência um destruidor de valor sem que se vislumbre a criação de algo correspondente. Uma parte do próprio mercado veria assim com bons olhos o fracasso da OPA pelo que isso significaria o evitar de uma sobrecarga da dívida da empresa por causa do forte endividamento da Sonae para comprar a operadora.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O DEBATE DO REFERENDO DO ABORTO

Desta vez concordo inteiramente com Pacheco Pereira:

«Havendo referendo, ou seja, uma escolha com significado político, é natural que haja debate público, que haja um contraditório a favor do convencimento das decisões e do voto. No entanto, nunca como agora eu desejaria que este referendo fosse silencioso, que este debate fosse quase inaudível, que ele pudesse ser feito quase por telepatia, por gestos subtis, sem voz, nem escrita, nem imagem. Tomem isto como uma metáfora, ou seja, não à letra, mas serve para dizer outra coisa que me parece mais importante.

Esta absurda cacofonia em que partidários do "sim" e do "não" esgrimem argumentos, opiniões, acusações, cada vez num tom mais alto, mais agressivo, mais descuidado, mais displicente, mais para se ouvirem do que para serem ouvidos, parte do princípio de que o essencial neste referendo é convencer. Duvido que alguém se convença nesta matéria, a não ser por rejeição - votava duma maneira mas ficou tão indignado(a) com uma frase ou uma atitude que passou a votar doutra. Talvez todos estes excessos possam servir marginalmente para mobilizar para o voto, embora duvide muito da sua eficácia, penso até que favorece mais a abstenção do que a mobilização. Posso estar enganado, são só impressões, não servem para nada.

Fique já bem claro que eu gosto do som e da fúria da política. Não tenho nenhuma das manias elegantes e preciosas de quem pensa que a política é só cumprimentos amáveis e frases subtis. Não sou dessa escola, nem me apanham na defesa de salamaleques de salão ou na condenação de compromissos e dedicações de quem está activamente nesta campanha. Não me esqueço nunca de uma tarde na Assembleia da República em que, depois de eu e mais dois ou três deputados termos passado uma hora de quezília parlamentar até conseguirmos que um respeitado deputado do CDS pudesse falar numa matéria que desejava e para a qual a maioria do PS fazia obstrução, a primeira coisa que o respeitado parlamentar disse no tempo que lhe tínhamos arrancado a ferros depois de uma cena pouco edificante de requerimentos, interpelações e outras guerrilhas parlamentares, foi manifestar o seu desgosto e enfado com a discussão a que tinha acabado de assistir. Fiquei, digamos, para o furioso, com a afronta de quem nos fez meter a mão na massa, para depois aparecer com luvas brancas acima do vulgo. Não é isso que pretendo dizer, se é que me faço entender. É o tom. E aqui o tom é quase tudo.

O que me desagrada nesta campanha - feita mais para os homens do que para as mulheres - é que ela passa ao lado, mais do que isso, desrespeita, ignora, menospreza, o carácter essencialmente existencial, vivido, do problema do aborto. É por isso que o aborto é mais uma questão das mulheres, como é a maternidade, e não é totalmente extensível e compreensível aos homens. Este é um dos casos que esquecemos muitas vezes, quando achamos que a igualdade é algo de adquirido sob todos os aspectos, e que tem a ver apenas com a sociedade, a economia, a cultura e o direito. Não, pelo contrário, há desigualdades, "diferenças" no dizer politicamente correcto, estruturais entre os seres humanos, uma das mais fundamentais é a que a maternidade introduz entre homens e mulheres. E para as mulheres, que, quase todas, ou abortaram ou pensaram alguma vez em abortar, ou usam métodos conceptivos que à luz estrita do fundamentalismo são abortivos, o aborto de que estamos a falar neste referendo não é uma questão de opinião, argumento, razão, política, dogmática, mesmo fé e religião. Também é, mas não só. É uma questão de si mesmas consigo mesmas, íntima, própria, muitas vezes dolorosa e nalguns casos dramática. Não é matéria sobre que falem, se gabem, argumentem ou esgrimam como glória ou mesmo como testemunho. Não é delas que vem esta estridência, nem é por elas que vêm os absurdos do telemóvel, do pinto, do ovo, do Saddam Hussein, do coraçãozinho. É mais provável que sintam tudo isso mais como insultos do que como argumentos que lhes suscitem a atenção. No seu silêncio votarão ou abster-se-ão, mas é por elas, por si, pelo seu corpo, pelos seus filhos, pelo seu destino, pela sua vergonha, pela sua dor, pela sua miséria, pelas suas dificuldades económicas, pela sua vida, pelos seus erros, pelas suas virtudes.

É verdade que, como em todas coisas, há irresponsabilidades, há mulheres irresponsáveis nos abortos que fazem, como nos filhos que fazem, mas duvido muito que sejam a regra. A regra é que aborto é sofrimento, físico e psicológico, e é sobre esse sofrimento que vamos votar. Eu vou votar sim, mas admito que, exactamente com a mesma consciência do mesmo problema, haverá quem vote não. Mas os moderados, estranha palavra rara no meio desta estridência, não podem deixar de recusar este folclore que infelizmente nalguns casos torna príncipes da Igreja iguaizinhos ao Bloco de Esquerda e vice-versa. Se percebêssemos esse silêncio interior da maternidade, mesmo quando dilacerada pelo aborto, seríamos menos arrogantes, menos estridentes, menos obscenos nas campanhas.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O REFERENDO DO DIA SEGUINTE

Luís Costa escreve o que há muito Marcelo devia ter ouvido:

«A verdade é que o referendo aí está, na perversidade da sua lógica dual, por obra e graça de Marcelo Rebelo de Sousa, que em finais da década passada desencantou o aborto e a regionalização para dividir o PS, tramar o seu velho amigo António Guterres e aguentar-se na liderança do PSD por mais algum tempo. Tudo glórias efémeras, aliás.

Quase dez anos volvidos, Marcelo Rebelo de Sousa volta a confundir boa parte dos eleitores, designadamente do campo do "não", ao defender que as mulheres deixem de estar sujeitas a pena de prisão, independentemente (pasme-se!) do momento da gravidez em que abortem. Ou seja, Marcelo defende, pelo menos aparentemente, uma despenalização ainda mais vasta, profunda e de maior alcance do que a descriminalização proposta no próximo referendo!

A menos que este seja o embrião (desculpem a analogia básica, novamente...) de um novo e surpreendente argumento a favor do "não" - o argumento de que a proposta submetida a referendo peca por escassa é pouco ousada e, sendo assim, mais vale matá-la à nascença (desculpem a analogia rasteira, uma vez mais...). Afinal, quando estas ideias saem da cabeça efervescente de Marcelo Rebelo de Sousa, tudo é possível.

Não vejo é como se pode defender que as mulheres que abortam prematuramente não devem ser presas e, ao mesmo tempo, anunciar que se votará contra a descriminalização proposta. Mas a explicação deve encontrar-se em qualquer minudência académica da Faculdade de Direito de Lisboa, a escola de sempre de Marcelo Rebelo de Sousa, uma vez que os ensinamentos que me deram Eduardo Correia e Figueiredo Dias na escola de Coimbra não cobrem tal possibilidade. Deve ser isso... » [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se»

VÃO HAVER DESPEDIMENTOS NA FUNÇÃO PÚBLICA

Não se percebe porque motivo o Governo não diz de uma vez por todas o que pretende:

«Esta questão está também ligada às alterações que se esperam ao vínculo "vitalício" dos actuais funcionários. João Figueiredo evitou pormenores, recusando prestar garantias quanto ao actual vínculo jurídico dos funcionários em regime de nomeação. "Essa é uma das matérias que vai ser objecto de negociação com as associações sindicais. Qualquer mudança que seja feita nesse domínio, inspirará confiança e segurança aos funcionários públicos. Aos novos e aos actuais." Fica assim claro que o Governo vai mesmo mexer no regime jurídico do vínculo público, com efeitos nos funcionários actuais e não apenas nos futuros.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se nas próxima eleições legislativas apresenta um programa eleitoral, ou se vai ser coerente com o que está fazendo e o programa eleitoral se limita ao seu nome.»

FREIRINHAS MAZINHAS

Em Évora:

«Três freiras da Casa do Sagrado Coração de Jesus de Évora foram constituídas arguidas por suspeitas de maus tratos a crianças que vivem nessa instituição particular de solidariedade social (IPSS), que só acolhe meninas. O motorista da mesma instituição da Igreja Católica - subsidiada pela Segurança Social - foi também constituído arguido, mas por alegados abusos sexuais contra menores. O indivíduo, na casa dos 50 anos, que trabalhava no Sagrado Coração de Jesus há mais de 10 anos, já foi afastado da casa de acolhimento por ordem do tribunal e o seu contrato de trabalho está suspenso.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se dar umas valentes palmadas no rabo das freirinhas, devendo estas ser imediatamente suspensas se as irmãs derem sinais de prazer libidinoso.»

VALE A PENA LER A ENTREVISTA

Dada por pelo médico Mário de Sousa :

«As dez semanas vão ter muita elasticidade, porque há várias datações. Dez semanas pela última menstruação são 12 para a ovulação e 14 para a datação da ecografia. E como a maioria das interrupções voluntárias da gravidez (IVG) são entre as oito e as 12 semanas, é mais do que suficiente. Trata-se de impedir que quem não pode avançar com a gravidez vá fazê-lo em casa com um troço de couve, ou vá a uma curiosa e haja complicações. Lembro-me que em 1985, quando fazia urgência de ginecologia, tinha pelo menos uma complicação de abortamento por semana! Só eu! Lembro-me de como essas mulheres eram tratadas pelos médicos. Era atroz! Raspagens sem anestesia para as fazer sofrer, a vingar-se, insultos, recusa de direito de visita» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Leia-se.»

VALE A PENA LER

O que o Conselho Superior de Magistratura publicou sobre o caso da Esmeralda:

«A mãe biológica da menina de quatro anos que se encontra desaparecida, reclamou a devolução da filha, em Junho de 2003, junto do Ministério Público da Sertã, acusando o casal a quem a tinha confiado um ano antes de não a querer entregar. A revelação faz parte do conjunto de factos relativos aos processos do caso da menor, disponibilizados, desde ontem, na página da Internet do Conselho Superior da Magistratura (CM).» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Miguel Sousa Tavares se leu o documento antes de comentar o caso na TVI.»

PETIÇÃO CONTRA O TLEBS FOI ENTREGUE

Na Assembleia da República:

«Depois de ter assistido, no início do mês, à discussão no hemiciclo de 11 petições em apenas 25 minutos, José Nunes, o primeiro subscritor desta petição, manifesta-se pouco confiante no debate parlamentar, "que provavelmente não chegará à parte essencial"."Gostava que fosse um debate aprofundado, relevante para a matéria e que permitisse apontar pistas e levar à suspensão da experiência pedagógica. É isso que queremos tirar a TLEBS das salas de aula", afirmou José Nunes, em declarações à agência Lusa.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo debate de três minutos.»

CRIADO O PRÉMIO PARA O MELHOR PROFESSOR

De 25.000 euros:

«Os órgãos de gestão e assembleias de escola, as associações profissionais de professores ou um mínimo de 50 docentes em conjunto podem, a partir de hoje, propor o seu candidato ao novo prémio instituído pelo Ministério da Educação (ME) e que pretende "reconhecer e galardoar aquele que contribua de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino".O Prémio Nacional de Professores foi apresentado ontem em Lisboa pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e dirige-se a todos os educadores de infância e docentes do ensinos básico e secundário, de escolas públicas e privadas. O vencedor, escolhido entre todos os candidatos por um júri presidido pelo psiquiatra Daniel Sampaio, receberá 25 mil euros.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Crie-se idêntico prémio para os ministros, ainda que seja provável que nenhum o mereça.»

PORQUÊ GRITA MARIA SHARAPOVA

Jornalista australiano acha que é para baralhar as adversárias:

«"¿Es Maria Sharapova una tramposa?". Así titula un reportaje el diario australiano Herald Sun en el que se pregunta si la tenista rusa hace trampas con sus gritos, es decir, si los utiliza a propósito para perturbar o confundir a sus rivales. Toda una declaración de guerra de alguna prensa de Melbourne, justo cuando va a tener que luchar por el Abierto de Australia, se medirá en la final ante Serena Williams [ Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Até calada a Sharapova é de gritos.»

A NOVA ARMA AMERICANA

Para dispersar manifestações e repelir soldados inimigos:

«EE UU ha hecho la primera demostración de un arma que ha sido diseñada para disolver manifestaciones o 'repeler' soldados enemigos. Por el momento recibe el nombre de 'Guardia Silencioso'.
Aunque aún se trata de un prototipo, según recoge la BBC, consiste en un emisor de rayos colocado sobre un vehículo militar que puede disparar un rayo de "ondas de alta energía" que aumenta la temperatura corporal a 50 grados.»
[20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Experimente-se a arma a partir dos jardins da Casa Branca, ali vive o maior inimigo dos americanos.»

FINLÂNDIA DECLARA ILEGAL A VENDA DO iTUNES

Por o sistema apenas ser compatível com dispositivos da Apple:

«Noruega ha decidido declarar ilegal la tienda de Apple iTunes. Después de muchos avisos, se convierte así en el primer país que toma esta radical decisión, lo que podría animar a otros países europeos a hacer lo mismo, según se recoge en Financial Times.

La cuestión radica en que los contenidos que se compran legalmente en iTunes sólo funcionan en el reproductor del mismo nombre y en los dispositivos iPod de Apple, cuando una canción pagada tendría que ser compatible con los dispositivos de todas las compañías.» [20 Minutos Link]

MEMBRO DO KU KLUX KLAN ACUSADO DE HOMICÍDIO

Quarenta e dois anos depois dos factos:

«Un antiguo miembro del violento y racista Ku Klux Klan, una sociedad de hombres blancos que desarrolló una brutal campaña de limpieza étnica en Estados Unidos y que durante décadas aterrorizó las comunidades negras de los estados del sur del país, ha sido acusado hoy en Misisipi del asesinato de dos jóvenes de color hace más de 42 años. Según informa el diario Clarion-Ledger de la ciudad de Jackson, se trata de James Seale, un ex alguacil de 71 años que hasta hace poco se creía muerto.» [El Pais Link]

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE REDUÇÃO DE PENA DO SARGENTO

Mas não cedeu ao populismo promovido pelas televisões:

«Para o procurador do Ministério Público junto do Tribunal de Torres Novas, Dinis Cabral da Silva, o arguido e a sua mulher (que se encontra em parte incerta com a menor) receberam a menina quando "não existia paternidade estabelecida" e predispuseram-se "a integrá-la no seu lar e a criá-la como filha". Essa situação criou "expectativas e um sentimento de pertença que não souberam gerir quando, alguns meses depois, foi determinada a paternidade sobre a menor e o pai biológico começou a reclamá-la", considera o procurador.Dado ter sido esta "a motivação que conduziu o arguido a desrespeitar as normas vigentes de forma grave, como sucedeu e sucede", o Ministério Público defende uma "diminuição da pena em concreto, que deverá fixar-se em quatro anos de prisão".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

CONCLAVE FISCAL

Hoje realiza-se o conclave fiscal, tendo Paulo Macedo chamado a Lisboa todos os cardeais, bispos, padres, diáconos e sacristães para uma celebração que se espera seja a entronização do actual director-geral com direito a um mandato de mais três anos à frente daquela que parece ser a primeira diocese da Opus Dei em Portugal, a DGCI.

PHOTOCRITIC.ORG [Link]

Um bom blogue dedicado à fotografia.

IMAGENS DE SATURNO [Link]

ALBERT ZEEB [Link]

SVETLANA FIL [Link]

PHOTOFF [Link]

ANGOL [Link]

PRIMEIRO CARRO VOADOR

Descolará em 2009:

«Las primeras unidades del vehículo aéreo personal, una avioneta ligera capaz de transformarse en automóvil, podrán circular por las carreteras y surcar los cielos de EE UU a finales de 2009, según avanzó hoy el autor del prototipo y uno de los fundadores de la empresa Terrafugia, Carl Dietrich.» [20 Minutos Link]

UM CHIP DE MEMÓRIA COM O TAMANHO DE UMA CÉLULA DE SANGUE

Desenvolvido por cientistas americanos:

«Although the memory chip is modest in capacity with 160,000 bits of information, the bits were crammed together so tightly that it is the densest ever made. The achievement points to one possible path for continuing the exponential growth of computing power even after current silicon chip-making technology hits fundamental limits in 10 to 20 years.» [The New York Times Link]

CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE [Link]

VIDEO ACCELERATOR FOR YOUTUBE [Link]

Para acelerar os vídeos do YoutTube.

VÉUS

WONDERBRA

DIESEL [Link]

Uma página onde o reality show chegou à publicidade:

«You could say that Diesel is taking an ironic - yet sexy - look at the latest trend of online phenomenon’s or is it?

Two crazy girls have kidnapped a Diesel sales representative, have locked themselves in an hotel room and now want to show the world what they’re doing to him. And they’re going to become FAMOUS! Or at least so they say.

All this is being streamed on line, starting yesterday.

People arriving now at the website ­http://www.diesel.com/ - can not only interact with the girls (and our poor sales rep) thorough a live chat, but can actually choose the camera angle they are going to be viewing from.

Check it now, because it’s not clear how long they can last.» [Advertbox Link]

BUTTERO