quinta-feira, janeiro 18, 2007

Um senhor da gestão


Neste tempo de adorações, bajulações e missas de acção de graças o até aqui residente da Auto-Europa, Dr. Emílio Luis Sáenz Grijalba, vai deixar a gestão daquela empresa quase sem uma referência pública.

A Auto-Europa não é numa empresa qualquer, pela sua dimensão, pelo que encomenda no mercado nacional e pelo que exporta é uma das principais empresas em Portugal, e numa época em que as empresas do sector automóvel estão a abandonar Portugal uma a uma, a Auto-Europa não só é quase uma excepção, como ainda há dias fez a apresentação pública da apresentação do novo modelo da VW, o Sirroco.

Foram conhecidas os conflitos laborais na Auto-Europa, assim como se soube que houve um acordo responsável, sabe-se que a empresa se bate num contexto difícil e que teve algum sucesso. E na hora da despedida vimos um Emílio Sáenz falar com humildade, tentando expressar-se em português e com palavras de carinho para com a Auto-Europa e Portugal.

Emílio Sáenz não se tornou no gestor modelo de Portugal, não comprou nenhum sindicalista para o apresentar como um animal de circo, não manipulou a comunicação social para o tornar numa vedeta, não promoveu nenhuma missa de acção de graças, simplesmente fez o seu trabalho, é assim que fazem e se comportam os grandes gestores. Os resultados que apresentou não foram comunicados de imprensa, foram contas rigorosamente feitas e devidamente certificadas.

Não tenho dúvidas que se perguntarem a Emílio Sáenz qual a razão do seu sucesso vai dizer que o deve a todos os colaboradores da Auto-Europa e à sua equipa de gestores, se lhe perguntarem se não receia pelo futuro da Auto-Europa depois da sua saída vai responder que ele não é insubstituível e se lhe perguntarem se era bem remunerado responderá que o mais importante foi o prazer de liderar um projecto tão importante. É assim que se comportam os homens de H grande, são valores cada vez mais raros por estas bandas e a antítese daqueles que nos últimos tempos têm sido valorizados em Portugal.