sábado, janeiro 13, 2007

Mais 21.000 alvos


A invasão do Iraque parecia um mini Lisboa-Dakar, os tanques avançavam a mais de cem à hora pelas areias planas do deserto, entraram em Bagdade em ambiente de festa, parecia um 25 de Abril árabe, a comunicação social desdobrava-se em imagens de iraquianos com cartazes a agradecer a Bush. Fizeram eleições festejadas pelos partidários da invasão por todo o mundo, criticaram os que se tinham oposto à guerra, orgulhavam-se da primeira democracia no mundo árabe.

Agora as tropas americanas enterram-se num lodaçal de areia, os polícias que treinaram são forças da ordem em serviço e terroristas nas folgas, metade dos ministros são aliados da América no poder e inimigos nas ruas.

Os defensores da invasão asseguravam que o Iraque não iria ser um Vietname, tinham razão, é e vai ser pior. Os soldados não enfrentam a humidade das florestas, suportam temperaturas próprias ara estrelar ovos enfiados em tanques e são estufados em fardas e coletes. Não receiam as armadilhas na floresta, receia todos os iraquianos com que se cruzam nas ruas, desde crianças a velos. Não vivem em buracos no meio da floresta do Vietname e têm o conforto de bases que lhes dão a sensação de estar na América, mas vivem prisioneiros nessas bases e fora delas não têm um palmo de terra onde gozar a liberdade.

Não Vietname as tropas americanas partiram de repente e abandonaram um país que ficou em paz, no Iraque estão a enviar dezenas de milhares de soldados ara encontrar uma solução para saírem. Quando abandonarem um Iraque vão deixar um país desorganizado, inviável, em guerra civil e, pior do que tudo isso, um país bem pior do que o de Saddam Hussein. Queriam vencer um inimigo da família Bush e inventaram um inimigo do mundo, pretendiam defender os seus interesses na região e vão deixá-los vulneráveis aos seus piores inimigos.

Os mais de 21.000 soldados americanos que Bush vai enviar para o Iraque não vão resolver problema algum, não passarão de mais alvos para o terrorismo e quantos ais alvos maior será o número de vítimas. Cada vez mais me interrogo como um povo que tem as melhores universidades meteu na Casa Branca o filho mais burro da família Bush, da mesma forma que não entende como alguns dos nossos intelectuais, como Pacheco Pereira, se esforçam tanto para tornar inteligíveis as decisões de tão grande idiota.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"Ginginha Sem Rival", Rua das Portas de Santo Antão, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«AZOTADA EN PÚBLICO EN INDONESIA. Una mujer de la provincia de Aceh es castigada con golpes de vara en público, en Banda Aceh, Indonesia, hoy viernes. La provincia indonesia de Aceh estableció la Ley Islámica en el 2001 y castiga algunos delitos con golpes en público.» [Ideal Digital Link]

JUMENTO DO DIA


Sentido da inoportunidade

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, aproveitou o facto de estar a acompanhar o Presidente da República à Índia para afirmar que os governos não aproveitaram as portas abertas pela visita de Mário Soares à Índia, sabendo que quando referia governos estava a atingir Cavaco Silva, que era o então primeiro-ministro. Excelente sentido de inoportunidade.

PERGUNTA A PINTO BALSEMÃO

Porque motivo os seus órgãos de comunicação social, designadamente a SIC, se referem ao governo como "o governo socialista" se em relação aos governos do PSD nunca recorreu a quaisquer adjectivos?

FINALMENTE PERCEBI A PUBLICIDADE DA TMN

Estava intrigado com a promessa de levar um cliente como navegador de Carlos Sousa no Lisboa-Dakar que tem vindo a ser feita na publicidade da TMN. Ao ouvir que o piloto deixou o navegador em leno deserto percebi finalmente como um cliente da TMN poderia substituir o navegador.

VALE A PENA PROTESTAR

O Jumento protestou contra a degradação da calçada da Rua Augusta, em Lisboa, e valeu a pena, recebemos um mail do vereador dando conta que aquela calçada já está a ser reparada. Da mesma forma que se criticou aqui fica o elogio para a resposta pronta bem como para a educação expressa no mail:

«Exmos. Senhores,

Foi com bastante agrado que li o “Post” que colocou no Vosso blogue “O Carmo e a Trindade” sobre a Calçada Portuguesa. Como facilmente compreenderá é um assunto pelo qual tenho uma especial atenção.

(...)

Não queria terminar sem me referir à rua Augusta levando em consideração o alerta de um outro blogue.

Verificámos a situação descrita e de imediato a brigada no local iniciou os trabalhos de recuperação. Estamos já actuar em conformidade.

(...)

António Prôa
Vereador da
Câmara Municipal de Lisboa»

VIRTUDE DEMOCRÁTICA

A crítica subtil de António Vitorino à mensagem de Ano Novo do Presidente da República:

«Mas o senão reside no facto de esta exigência não qualificada de resultados significativos poder vir a ser interpretada como o Presidente considerando que o tempo dos sacrifícios está ultrapassado e que terá chegado a hora de colher os benefícios do que já se penou. Ora, os problemas de fundo com que o País se defronta (inclusive nos sectores escolhidos pelo Chefe do Estado) são tão profundos e enraizados ao longo de décadas que a sua superação não se compadece com uma ideia de facilitismo ou de que o ponto de viragem... está ao virar da esquina!» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CARDEAL DO DIA SEGUINTE

A crítica de Fernanda Câncio à hipocrisia cardinalícia cá do sítio:

«José Policarpo é um homem surpreendente. Há mês e meio, dizia que a Igreja Católica (IC) não se devia envolver "activamente"na campanha do referendo e que quem tivesse dúvidas devia abster-se. Agora, decidiu escrever um texto por semana sobre o assunto. O primeiro, datado de 7 de Janeiro, faz revelações extra- ordinárias, entre as quais se conta o facto de o cardeal-patriarca considerar que a alteração proposta no referendo não se justifica porque "o cruzamento dos métodos anticonceptivos com os métodos abortivos e as soluções químicas para a interrupção da gravidez" diminuiu "a realidade do aborto de vão de escada"e trouxe "a decisão de abortar para o campo da liberdade pessoal e da consciência".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PORTUGAL É VIÁVEL?

Pergunta José Miguel Júdice:

«Mais uma vez o digo: basta ler jornais para se perceber que Portugal tem de mudar, muito, a fundo, depressa e bem. Alguns exemplos desta semana: a Yazaki Saltano despede 533 trabalhadores e diz que o custo de mão-de-obra é 50 por cento mais baixo na Eslováquia e 80 por cento mais baixo na Roménia e Bulgária, todos países da União Europeia, do que em Portugal; um em cada seis funcionários públicos reformou-se desde 2001, mas o DN afirma que foram substituídos por igual número de novos; Portugal continuará a crescer menos do que a União Europeia até 2009 (ou seja, por sete anos consecutivos!), afastando-se gradual e acumuladamente dos nossos parceiros; o Jornal de Negócios diz-nos que, segundo o Banco de Portugal, o nosso país perdeu mercados de exportações durante seis anos consecutivos até 2005, o crescimento das exportações de 2006 não é sustentável e o seu contributo para o PIB não crescerá nada em 2008, sendo a exportação sobretudo de produtos de baixa qualidade; o PÚBLICO, em editorial de Paulo Ferreira, revela que no Metro de Lisboa (prejuízos anuais de 160 milhões de euros!) se fazem greves para manter até 36,5 dias de férias por ano, trabalho diário de apenas cinco horas a conduzir, e prémios de produtividade automáticos, mesmo sobre os subsídios de férias e de Natal!» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e sugira-se a JMJ que reduza os seus honorários ao nível dos praticados pelos seu colegas romenos, seria um gesto muito pedagógico.»

NOTÁVEL JEITO PARA A DIPLOMACIA

O do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação:

«Presidente da República, Cavaco Silva, não gostou de ouvir o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, criticar a falta de continuidade da política governamental que se seguiu à visita de Mário Soares à Índia, em 1992. O recado de desagrado chegou ao primeiro-ministro, José Sócrates.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Isto de falar demais começa a parecer mal de família.»

NALGUMA COISA TERÍAMOS QUE SER BONS

A pagar juros e lucros ao estrangeiro:

«Os juros a pagar a credores estrangeiros e os lucros que saem para fora do País vão, durante este ano e o próximo, bater novos máximos, prevê o Banco de Portugal. O ano passado, os estrangeiros tiraram em juros e lucros cerca de 1100 milhões de euros por mês, o equivalente a 36,6 milhões de euros por dia.

De acordo com os números projectados por esta entidade no boletim de Inverno publicado esta semana, a balança de rendimentos portuguesa poderá, em 2007, disparar para os 3,6% do PIB, continuando a subir para os 3,8% em 2008 (cerca de seis mil milhões de euros). Durante 2006 o valor foi de 2,9% do PIB, o que iguala o máximo de 2001.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma estimativa dos impostos cobrados sobre esses juros e lucros.»

TAMBÉM SOMOS BONS NOS HIPERS

Estamos no topo da Europa:

«Portugal é o segundo, num conjunto de seis países europeus, a apresentar as melhores performances no segmento dos hipermercados. A seguir à França, o formato da grande distribuição tem em Portugal as vendas mais elevadas por estabelecimento e por metro quadrado.

De acordo com dados da Nielsen, os hipermercados têm no País uma facturação média anual de 54 milhões de euros, enquanto as vendas por metro quadrado se situam nos 7,7 mil euros. Curiosamente, no número de estabelecimentos por dez mil habitantes, Portugal cai para quarto lugar, com valores iguais aos da Bélgica. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Enviem-se parabéns ao Belmiro, o que seria de nós sem ele...»

ERROS GROSSEIROS NA ACUSAÇÃO A PEDROSO

Criminosos diria eu:

«De acordo com os procuradores, Paulo Pedroso, quando foi inquirido, alegou inicialmente que não se lembrava a que embaixador se referia na conversa, sugerindo embora algumas hipóteses de explicação. Depois de ouvir a gravação, porém, escrevem os procuradores que "passou a afirmar que, afinal, o referido embaixador [seria] o embaixador russo no Iraque". E continuam os magistrados: "A perplexidade, pelo menos no que ao Ministério Público diz respeito, manteve-se. Apesar de ser verdade que uma coluna diplomática russa foi bombardeada, de surpresa, pelas tropas americanas quando entraram no Iraque, na recente guerra que aí teve lugar, [1] isso aconteceu muito tempo antes de tal conversa, [2] não envolvendo qualquer embaixador, e este episódio, de importância irrelevante para a vida do País, que não foi determinante no resultado ou no curso da referida guerra [3] e que, por isso, não justificou uma referência especial e destacada da comunicação social, não é propriamente uma alegoria que comummente se use para se justificar um estado de alerta" (sublinhados do DN).» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Exija-se uma explicação da PGR.»

REFERENDO À IGV

Sondagem dá vitória ao "sim":

«A maioria dos portugueses (60,1 por cento) votaria «Sim» no referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) caso a consulta se realizasse hoje, contra 28,6 por cento que votaria «Não», segundo uma sondagem publicada pelo Público, divulga a agência Lusa. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O melhor é votar primeiro e fazer as sondagens depois.»

DE GUANTÁNAMO PARA A ALBÂNIA

Alguns dos que são libertados de Guantánamo estão a ser levados para o exílio na Albânia, por receio da sua segurança se regressarem ao país de origem.

«Os ex-suspeitos de terrorismo dos Estados Unidos estão seguindo para uma nova vida como refugiados na Albânia.

A pobre nação no leste da Europa se tornou o novo destino para uma categoria especial de prisioneiro - homens que os Estados Unidos acreditam ser correto libertar, mas que há riscos em sua repatriação.» [BBC Brasil Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É assim o mundo da era Bush, culpados por terem cão e culpados por não o terem.»

E AINDA DIZEM QUE GUANTÁNAMO É UMA PRISÃO MODELO

Lata não lhes falta:

«O principal responsável pela política de detenções dos Estados Unidos, Charles Stimson, afirma, em entrevista à BBC, que a prisão de Guantánamo é um "modelo" no tratamento humanitário de seus presos.

Nesta quinta-feira, a chegada dos primeiros prisioneiros da chamada "guerra contra o terror" à base militar americana, localizada na ilha de Cuba, completou cinco anos.» [ Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o idiota de férias para Guantánamo.»

FOI PRESA UMA SARGENTO DA FORÇA AÉREA DOS EUA

Pousou nua e armada para a Playboy:

«Una sargento de la Fuerza Aérea estadounidense que posó desnuda para la revista Playboy, fue relevada de sus tareas mientras el Ejército lleva a cabo una investigación, informaron las autoridades.

La revista, en su edición estadounidense de febrero, muestra a la sargento Michelle Manhart con el uniforme puesto y con armas, y el titular de su entrevista llevaba por nombre "Amor Duro". » [20 Minutos Link][Também no Yahoo Link]

O Myspace de Michelle Manhart Link

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É uma injustiça, pela imagem merecia antes uma promoção.»

MULHERES VESTEM PARA IMPRESSIONAR

No período de maior fertilidade:

«Next time the woman in your life gets dressed up to the nines, you might want to take note of who she is meeting.

New research has found that women "dress to impress" when they are at their most fertile.» [Daily Mail Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Moral da história, diz-me como te vestes, dir-te-ei como se vai chamar.»

BUSH AUTORIZOU CIA

A empreender acções contra o Hezbollah:

«The Central Intelligence Agency has been authorised to take covert action against Hizbollah as part of a secret plan by President George W. Bush to help the Lebanese government prevent the spread of Iranian influence. Senators and congressmen have been briefed on the classified "non-lethal presidential finding" that allows the CIA to provide financial and logistical support to the prime minister, Fouad Siniora.» [Telegraph Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ainda tem pouca sarna para se coçar.»

A IGREJA CATÓLICA NO SEU MELHOR

Padre recusa a comunhão a criança que devido a uma alergia não pode ingerir a hóstia de trigo, apenas de milho:

«Laura es una niña celíaca de ocho años que por desgracia no va a poder recibir la Comunión en su pueblo, Santa Cruz de Mudela (Ciudad Real).La culpa la tiene la hostia, pues el cura se niega por activa y por pasiva a darle una que no sea de trigo y sí de maíz.» [El Digital de Castilla Link]

AMBIGUIDADES NA DGCI

Agora que o ministro das Finanças diz que anda a tentar encontrar uma solução para pagar mais de 5.000 contos ao Paulinho das Missas é uma excelente oportunidade para lhe dar a conhecer o mail recebido no Palheiro:

«Talvez alguém possa explicar, como é possível que a DGCI e a respectiva tutela, apesar do reconhecimento das aberrações e das sucessivas promessas de correcção da lei, mantenham as situações de chocante injustiça criadas pelo famigerado Art. 45.º, nº 1 do Dec.-Lei nº 557/99, de 17.12, que regula as carreiras dos funcionários daquela Direcção-Geral.

Enquanto o respectivo DG aufere o que aufere, há vários chefes de finanças que foram promovidos há mais de 3 anos e que viram os seus vencimentos, por via dessa promoção, serem diminuídos para valores inferiores aos que auferiam nos cargos anteriores, ficando a ganhar menos que os respectivos adjuntos.

Estará correcto os ministros auferirem vencimentos inferiores aos dos secretários de Estado ? ...
Alguém aceitaria uma situação destas no sector privado, em qualquer país do mundo ocidental ou até do terceiro mundo ?

Esta situação é própria de um Estado de Direito ?

A um acréscimo de responsabilidade corresponde-se com uma diminuição de remuneração ?
Que raio de motivação e dignificação é esta?

Com o devido respeito pelo Jumento, é caso para dizer que na DGCI também se "anda de cavalo para burro".»

CONTESTAÇÃO AO PRESIDENTE DO STI

Os trabalhadores dos impostos não concordam com a figura que anda a fazer:

«O apoio a Paulo Macedo está na base da contestaçãoA contestação está instalada no Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) após o presidente, Manuel Alberto Silva, ter manifestado o seu apoio à continuação de Paulo Macedo como director-geral.

Ontem foi divulgado um comunicado em que a direcção distrital de Lisboa do STI, que representa dois terços dos inscritos naquele sindicato, se demarca das afirmações do presidente.»
[Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente do STI quem é que ele representa.»

O PAULINHO DAS MISSAS ESTÁ A FICAR FAMOSO NA BLOGOSFERA

No "Ponte Europa" [Link]:

«Foi, até agora, a iniciativa mais grosseira contra a laicidade do Estado e a violação mais primária da lei da liberdade religiosa. Desde o tempo da secretária de Estado da Educação, Mariana Cascais, que advertiu os deputados da AR de que a religião oficial do Estado era o catolicismo, nunca mais os altos funcionários ignoraram o carácter laico do Estado que são obrigados a respeitar.»

UM FARMACÊUTICO CHINÊS ABUSOU DO VIAGRA

Tomou 20 pastilhas azulinhas e ficou em coma:

«Un farmacéutico chino de la provincia oriental de Shandong permaneció dos horas en coma en un hospital tras haber tomado de golpe 20 pastillas de Viagra, un medicamento indicado para tratar la disfunción eréctil.

Según publica hoy el diario China Daily, Chen, como se apellida el propietario de la farmacia, compró las pastillas en Hong Kong como un encargo especial para uno de sus clientes.» [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Digamos que o homem queria mesmo ficar firme e hirto.»

CRIANÇA CURADA DE LEUCEMIA COM RECURSO A CÉLULAS ESTAMINAIS

Nos EUA:

«La conservación del cordón umbilical puede curar graves enfermedades, como el neuroblastoma, la aplástica o, en el caso más reciente la leucemia.

No se trata de estudios o investigaciones.

E.M, ahora de seis años, consiguió vencer a la leucemia cuando tenía tres gracias a un transplante de células de su cordón umbilical, que sus padres tuvieron la precaución de guardar después del parto, según publica la revista científica Pediatrics. Puedes descargarte aquí el informe, en pdf (inglés).» [20 Minutos Link]

DOIS BLOGGERS COM ESTATUTO DE JORNALISTAS

Acompanham um julgamento nos EUA:

«Los bloggers de internet tendrán permiso para cubrir el juicio criminal contra el antiguo funcionario de la Casa Blanca Lewis "Scooter" Libby junto a periodistas de medios tradicionales, dijo el jueves un portavoz del tribunal.

Miembros de una asociación de bloggers compartirán al menos dos asientos durante el juicio de alto nivel en el que se espera que testifique el antiguo jefe de Libby, el vicepresidente Dick Cheney, dijo Sheldon Snook, un portavoz del Tribual del Distrito de Washington.» [20 Minutos Link]

PARAGENS DE AUTOCARRO DA EX-URSS [Link]

IMAGENS DE UMA FÁBRICA DA XBO [Link]

t

LILBITTYDEMON [Link]

JANA VANOURKOVA [Link]

SAUCO [Link]

GREGOR SCHULZ [Link]

BOEING LANÇA AVIÃO MONOCROMÁTICO

Para poupar combustível:

«O novo avião da Boeing, o 787 Dreamliner, vai ser monocromático. Esta decisão não se deve a motivos estéticos mas sim a questões técnicas. É que com apenas uma cor o novo avião vai gastar, em média, menos 113 mil litros de combustível por ano.» [Jornal de Negócios Link]

O COMPUTADOR MAIS PEQUENO DO MUNDO

Foi apresentado na CES, em Las Vegas:

«El OQO, con unas dimensiones de 12,4 cm. de largo por 8,6 de ancho y 2,5 de alto, es el PC más pequeño del mundo y ahora acaba de sufrir una serie de mejoras con una segunda versión que fue presentada en el pasado CES de Las Vegas [20 Minutos Link]

ESTÁ À VENDA NA INTERNET

A casa mais cara da Europa:

«Hace unos meses se presentaba la primera televisión por internet dedicada al mundo del lujo. En esta ocasión es noticia porque asegura haber puesto a la venta la mansión más cara de Europa, una propiedad inglesa con helipuerto, media docena de piscinas y mosaicos de oro de 24 quilates, entre otros lujos.

El canal www.theresabernabe.tv, que lleva el nombre de su creadora, ha fijado el precio de la villa situada en la zona más exclusiva de Inglaterra en 115 millones de euros. » [20 Minutos Link]

MIG-21 À VENDA NO E-BAY [Link]

PEDIDO DE DESCULPAS

DESPEDIDAS POR NÃO MOSTRAREM OS SEIOS A UM GORILA!

Aconteceu a duas tratadores do Gorilla Foundation [Link]

«Two former employees of the Gorilla Foundation, home to Koko the "talking" ape, have filed a lawsuit contending that they were ordered to bond with the 33-year-old female simian by displaying their breasts.

Nancy Alperin and Kendra Keller, both of San Francisco, are taking on the Woodside nonprofit and its president, Francine "Penny" Patterson» [SFGate Link]

AMNISTIA INTERNACIONAL (USA) [Link]

VW

[2]

TOYO

[2][3]