quarta-feira, dezembro 24, 2014

Umas no cravo e outras na ferradura



   Boas Festas



   Foto Jumento


 photo _Natal_zpsf071ef3e.jpg

Pai Natal assaltando casa de Lisboa

 Fotos dos visitantes d'O Jumento
  
 photo _presepio_zps3dd50541.jpg

Presépio, Viseu (J. Carvalho)


  
 Jumento do dia
    
Maria Luís, ministra das Finanças

Passos Coelho fez questão de dizer que o cumprimento da meta orçamental de 2,7 % do PIB em 2015, ano em que não terá de prestar contas, era uma questão de honra, e o mesmo é dizer que dessa meta também depende a honra da ministra. Assim sendo, teremos de concluir que para Passos e a sua ministra das Finanças a honra em matéria orçamental é como os anos bissextos, acontecem de vez em quando, pelos vistos só são para cumprir nos anos terminados em 5.

Quando se sabe que o défice estava nos 4,9%, bem acima dos 4% acordados com a troika, é muito difícil de acreditar na meta para 2015 assente numa combinação muito optismista de previsões. A ministra Maria Luís devia explicar aos portugueses o que é a honra em matéria orçamental já que desde que este governo está em funções acabou sempre desonrado.

«O défice orçamental atingiu os 4,9% do PIB nos primeiros nove meses do ano, informou hoje o INE, em linha com o esperado com o Governo para a totalidade do ano, o que é acima dos 4% acordados com a troika.

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional dadas a conhecer esta terça-feira pelo INE, o défice terá atingido os 6.344 milhões de euros até ao terceiro trimestre, menos 0,8 pontos percentuais que o verificado em igual período de 2013.

A melhoria no défice deve-se, segundo o INE, a um aumento da receita total, que cresceu mais do dobro da despesa. O destaque vai naturalmente para o aumento das receitas com impostos.» [Observador]

 Um pequeno esquecimento

 photo _Bes-Accedilores_zps227fe66b.jpg

O Novo Banco dos Açores já tem uma nova página mas os seus autores esqueceram-se de substituir o favivon com que a página se identifica. Mas o icon da página não é a única recordação do passado, Jaime Gama também tinha sido escolhido no tempo da divina família e transitou para o BES supostamente bom. Lixo, lixo parece que só era o Ricardo Salgado.

 Pergunta ao procurador Teixeira

As violações do segredo d justiça, a maioria das quais meras suspeitas imaginativas, consentidas pela acusação não condicionam ou influenciam os depoimentos das testemunhas?


 CDS, o BE da direita
   
«O CDS-PP qualificou esta terça-feira de "chocante" a posição da Comissão Europeia (CE) sobre o aumento do salário mínimo nacional e vai pedir que o relatório divulgado ontem seja discutido na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

"O CDS vai pedir que, na próxima reunião da comissão de Assuntos Europeus, seja agendado um ponto para apreciar o relatório, uma vez que o queremos criticar vigorosamente, porque dá outra vez conta de uma obsessão da Comissão Europeia com o aumento do salário mínimo nacional", disse à Lusa o vice-presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, José Ribeiro e Castro.

Ribeiro e Castro afirma que os centristas consideram "chocante a tomada de posição da Comissão Europeia", que criticou o aumento do salário mínimo nacional, por entender que terá consequências ao nível do emprego dos jovens e dos trabalhadores menos qualificados; e pode comprometer a redução do desemprego.

"Além da mensagem alarmista sobre os mercados que é particularmente injusta a errada e a que a Comissão Europeia não tinha o direito de fazer, consideramos inadmissível que a Comissão tenha o topete de considerar que um aumento para 505 euros é de mais", argumentou o deputado.» [Observador]
   
Parecer:

Andam, andam e ainda vão criticar os que se opõem à reestruturação da dívida.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  

   
   
 photo Chernayaliliya-5_zps7e2d81b5.jpg

 photo Chernayaliliya-1_zps2cf35989.jpg

 photo Chernayaliliya-3_zps8e3ac4c6.jpg

 photo Chernayaliliya-4_zps6c1db230.jpg

 photo Chernayaliliya-2_zpsf00df5ed.jpg