terça-feira, dezembro 30, 2014

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _camelo_zpsa2abf650.jpg

camelo do Jardim Zoológico de Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Rui Machete, suposto ministro dos Negócios Estrangeiros

Será que Rui Machete, o suposto ministro dos Negócios Estrangeiros tem alguma coisa a dizer sobre a intenção da Espanha de nos ficar com as águas das Ilhas Selvagens ou só diz baboseiras sobre processos judiciais envolvendo angolanos ou sobre o medo das namoradas dos jihadistas que foram ajudar a matar sírios? É lamentável que o país saiba de um problema envolvendo a sua soberania através do El País pois o governo está ausente e os nossos jornais estão à porta do Ministério Público a aguardar por segredos dessa coisa a que insistem em chamar justiça portuguesa.

«Espanha quer alargar o domínio marítimo e já entregou, junto da ONU, a proposta para o alargamento da sua plataforma, aquela que será “a maior ampliação da soberania desde Cristóvão Colombo”, de acordo com o coordenador da equipa responsável pelo projeto, Luis Somoza Losada, citado pelo El País.

A mesma publicação adianta que as ilhas Selvagens estão incluídas nesse alargamento, sublinhando que este território é há muito disputado por Espanha e Portugal. “Os dois Estados devem entender-se neste caso, que previsivelmente acabará com uma divisão salomónica”, escreve o jornal.

O documento entregue por Espanha a 17 deste mês reivindica a soberania sobre os recursos naturais numa área de 296.500 quilómetros quadrados contíguos às 200 milhas da zona económica exclusiva.» [Notícias ao Minuto]

 Prisão preventiva ou tortura psicológica?

 photo _Perna1_zps2233b7a0.jpg

O CM, uma espécie de órgão oficioso das polícias, não o esconde, a libertação de João Perna, motorista de Sócrates, foi um "prémio". Sendo um prémio isso significa que a prisão preventiva era desnecessária, serviu apenas para dar a liberdade em troca de algo. A lógica é simples, se falares sais, se não disseres o que queremos ficas preso. E, ao que parece, o Perna pode ser usado para cantar o que se pretende de forma a envolver outras personalidades, quem conheceu o perna que se cuide.

Parece que estes tipos de prémios regressaram à justiça portuguesa.

 Happy Diwali?

 photo _Diwali_zps538c92bb.jpg

Eu nem quero acreditar que António Costa se vá lembrar de ir a Évora no dia 1 para desejar um ano de 2015 muito próspero a José Sócrates, seria mau gosto a mais. Bem, ainda há a hipótese de António Costa preferir celebrar o Diwali, a festa religiosa do hinduísmo que se assemelha ao Natal e que é vulgarmente designada por festa das luzes, nesse caso anda tem alguns meses adicionais para cumprir a promessa. EM 2015 o Diwali ocorre entre 11 e 15 de Novembro, o que significa que a ida a Évora já não prejudicará a preparação das eleições legislativas.


 Uma anedota à Paulo Macedo
   
«Depois do caos do Natal, em que cinco médicos estiveram escalados para a primeira observação de quase 500 doentes por dia, o Hospital Amadora-Sintra tem, para já, a garantia de que na passagem de ano contará com seis clínicos para o balcão do serviço de urgência, revelou ao PÚBLICO uma fonte da unidade de saúde. Se não houver uma procura “inusitada” como a que ocorreu no Natal, se alguns médicos escalados não adoecerem como sucedeu então, e se a afluência for a normal (cerca de 300 doentes por dia), no reveillon não haverá problemas. Mas são muitos “ses” e pode repetir-se o cenário de ruptura.

Tanto o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo como o assessor de imprensa do Hospital Fernando da Fonseca (conhecido como Amadora-Sintra) não querem fazer previsões para a passagem de ano, agora que a situação no serviço de urgência se encontra normalizada, até porque a vaga de frio prevista para os próximos dias pode alterar de novo o cenário.

Entretanto, foram tomadas algumas medidas para evitar que a situação caótica se repita. No domingo, o hospital abriu 20 camas de internamento e esta segunda-feira mais dez, para desentupir o serviço de urgência. A unidade de saúde foi também autorizada pela tutela a contratar de imediato dez médicos a empresas de prestação de serviços (os chamados “tarefeiros”) e, se for necessário, até poderá pagar valores superiores aos máximos previstos na lei (30 euros por hora, o que daria 720 euros por uma escala de 24 horas na urgência), soube o PÚBLICO. Mesmo assim, pelo menos até ao meio da tarde de segunda-feira, ainda não havia resposta das empresas de prestação de serviços. “Não conseguimos contratar médicos de um dia para o outro”, explicou o assessor de imprensa, Paulo Barbosa.» [Público]
   
Parecer:

É óbvio que ninguém vai encontrar uma dezena de médicos para trabalhar umas horas nestea época, a medida serve apenas para passar a imagem de um ministro incomnpetente que foi incapaz de evitar o problema e agora quer dar ares de grande gestor decididno rapidamente algo sem qualquer ineficácia. Nesta altura o Paulo macedo não conseguiria contratar meia dúzia de empregadas domésticas quanto mais de médicos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Paulo macedo que vá so IEEFP, talvez encontre médicos nualgum curso de jardinagem.»

 PSD-Madeira é ameaça reaccionária contra a nova Madeira
   
«"Eu considero que a Madeira, neste momento, está debaixo de uma ameaça reacionária que é haver um retrocesso na democracia madeirense, voltarmos aos senhorios do antigamente, ao poder da Maçonaria e à subordinação dos interesses económicos", declarou após ter votado, em Santa Luzia, na segunda volta das eleições internas no partido.

Questionado sobre o que fará se se verificar esse eventual "retrocesso", disse estar "como cidadão" disposto a lutar contra isso e com os aliados que entender.  

"Tenho medo que haja um ciclo de retrocesso e reacionário (...) um ciclo em que voltem de novo as forças contra as quais eu combati e eu estou, como cidadão, disposto a lutar contra isso e com os aliados que eu entender", referiu. » [DN]
   
Parecer:

Alberto João no seu melhor.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  

   
   
 photo Nordfold-3_zpsf99dbcf8.jpg

 photo Nordfold-1_zpse95c99d3.jpg

 photo Nordfold-2_zps8b3b5bf6.jpg

 photo Nordfold-4_zps73d93708.jpg

 photo Nordfold-5_zps228417aa.jpg