domingo, abril 05, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



 Foto Jumento


 photo _Bairro-alto_zpss5pylec0.jpg

Janela no Bairro Alto, Lisboa


 O último desejo de um grande homem
   
«As cerimónias fúnebres de José da Silva Lopes deverão realizar-se segunda-feira, em Lisboa, informou hoje fonte familiar, lembrando o pedido do economista para que o dinheiro que seria gasto em flores seja entregue a uma instituição de apoio a crianças.

José da Silva Lopes, economista, ex-ministro das Finanças e antigo governador do Banco de Portugal, faleceu na quinta-feira, em Lisboa, aos 82 anos, depois de ter estado hospitalizado durante uns dias.

As cerimónias fúnebres “deverão realizar-se na segunda-feira à tarde”, disse à agência Lusa a irmã do economista, Beatriz Martins, explicando que “a data ainda não está fechada” porque é aguardada a chegada de familiares residentes no estrangeiro.» [Observador]

 Varoufakis reúne com Lagarde 
   
«O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, reúne-se este domingo em Washington com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, para discutir o plano de reformas que os gregos apresentaram às instituições internacionais.

O anúncio foi feito hoje pelo Ministério das Finanças da Grécia por email e surge no mesmo dia em que um dos colaboradores de Varoufakis veio garantir que o pagamento de cerca de 450 milhões de euros que a Grécia tem de fazer ao FMI até quinta-feira está garantido.» [Observador]
   
Parecer:

Será para discutir a dívida ou para uma sessão de fotografias para a Paris Match.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 PS quer audição prévia do governador do BdP
   
«A bancada socialista propôs que o candidato indicado pelo Governo a Governador do Banco de Portugal seja ouvido previamente no Parlamento. A mesma obrigação estende-se aos restantes membros do Conselho de Administração que tem que integrar mulheres, numa representação mínima de 33%.

O projecto de lei, que é debatido na próxima quinta-feira, em plenário, pode vir a ser ponderado pela maioria PSD/CDS, já que se trata apenas de impor uma audição prévia.

Numa proposta de alteração à lei orgânica do Banco de Portugal, os socialistas querem que o nome indicado para Governador seja ouvido previamente na comissão competente e que seja emitido um parecer. O texto é omisso sobre se o parecer é vinculativo ou não para a nomeação definitiva do candidato.

“A designação do Governador é feita por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do Ministro das Finanças e após audição e emissão de parecer por parte da comissão competente da Assembleia da República”, lê-se no projecto de lei, que aplica ao regulador da banca um procedimento que está previsto para os juízes do Tribunal Constitucional e para o Provedor de Justiça.» [Público]
   
Parecer:

pela forma como está a empolar a escolha do próximo governador do BdP parece que o PS já se esqueceu que foi um seu governo que pela mão de Teixeira dos Santos escolheu o actual governador do BdP.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PS que sujeite à audição prévia a escolha de todos os directores.-gerais da Administração Pública.»

 Os 210 mil ajustados
   
«Quatro anos depois do início do resgate financeiro, a economia portuguesa voltou a crescer, mas há mais 210 mil pessoas em risco de pobreza e exclusão social do que em 2010, sendo esta uma das críticas da troika ao Governo.

No ano passado, uma em cada quatro pessoas residentes em Portugal vivia em risco de pobreza ou exclusão social, segundo números ainda preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam uma deterioração das condições de vida desde 2011.

Entre 2010 e 2014, ficaram em risco de pobreza ou exclusão social mais de 200 mil pessoas, uma vez que este indicador passou dos 24,4% da população residente em 2011 para 27,5% em 2013, estimando o INE que esta proporção se tenha mantido no ano passado.» [Expresso]
   
Parecer:

Uma vergonha.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Derrube-se este governo por todos os meios legítimos.»
  

   
   
 photo Slawomir-Kmiecik-1_zpsywqjppz9.jpg

 photo Slawomir-Kmiecik-2_zps5y398qci.jpg

 photo Slawomir-Kmiecik-4_zpsry46snoi.jpg

 photo Slawomir-Kmiecik-3_zpsynztknty.jpg

 photo Slawomir-Kmiecik-5_zpswlrbzmal.jpg