domingo, fevereiro 18, 2018

SEMANADA

O congresso do PSD terminou e para além da entronização de Rui Rio, a grande novidade foi a criação de um regimento de infantaria, todos os apoiantes de Passos Coelho parecem ter optado pela condição de soldados rasos, alguns, como o Montenegro, até optaram por passar à reserva territorial.

De forma inesperada, a personalidade do PSD que mais marcou estes dias e em particular o congresso. No debate quinzenal no parlamento Hugo Soares fez a comparação entre on crescimento da economia portuguesa e a dos outros Estados-membros da EU. Esta comparação acabou por estar presente em quase todos os discursos. A pobreza intelectual deste congresso foi tal que esta análise elementar de Hugo Soares foi uma das poucas ideias que ficaram para memória futura.

Elina Fraga, a ex-bastonária da Ordem dos Advogados que tem uma voz metálica fazendo lembrar um martelo a bater numa bigorna, era eleitora do PSD, condição que se conhecia porque assumiu publicamente o arrependimento de ter votado no PSD. Agora foram muitos os militantes do PSD que ficaram surpreendidos por também ser militante, alguns até ficaram revoltados pois Elina Fraga sobe a número dois do partido depois de ter processado o governo de Passos Coelho.

Volta e meia Cavaco Silva faz-nos o favor de dizer que ainda está vivo, não vá alguém pensar que foi enterrado, lembrando-nos as suas grandes "qualidades", como a mesquinhez. Desta vez, decidiu aproveitar-se do congresso do PSD para dar nas vistas, pensando que ajudava Rui Rio com as suas brilhantes declarações. O país viu e quase ignorou a triste figura de um ex-presidente a ameaçar o PS de dizer o que na condição de PR ouviu os seus dirigentes do PS dizer do BE e do PCP. Cavaco pode ficar descansado, ainda não era ninguém e já Álvaro Cunhal tinha ouvido Soares dizer o que pensava dele em muitas ocasiões e em particular na manifestação na Fonte Luminosa.