terça-feira, fevereiro 06, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Miguel Pinto, autarca

Parece que o vice da autarquia de Cascais quer ficar famoso à custa de Rui Rio.

«Foi na sexta-feira, 2 de Fevereiro, que Miguel Pinto Luz assinou uma longa carta, com quatro páginas A4, dirigida ao líder eleito do PSD. Marques Mendes falou dela neste domingo à noite, na SIC, para a definir como um "contributo para o enriquecimento do debate político no próximo congresso". Mas é muito mais do que isso. O actual vice-presidente de Carlos Carreiras na Câmara de Cascais traça as linhas vermelhas que Rio não pode ultrapassar: na descentralização, no orçamento, em questões europeias. E deixa sete perguntas a Rui Rio.

"Sou um dos muitos cidadãos que consideraram que a campanha interna no PSD ficou muito aquém do esperado. Esperava mais. Como militante acredito que poderíamos ter feito mais. Como dirigente acredito que tínhamos essa obrigação", começa por escrever Miguel Pinto Luz, que chegou a ser indicado como candidato à liderança do PSD, nas eleições directas de 13 de Janeiro.» [Público]

 As preocupações do Dr. Ventinhas

Nos bons velhos tempos do futebol era comum ver um conhecido presidente de um clube de futebol queixar-se da arbitragem sempre que a sua equipa era favorecida. Parece que o Dr. Ventinhas é devoto da estratégia desse presidente da bola, agora que parece que alguém tentou derrubar Mário Centeno e o Governo, a melhor forma de distrair os imbecis é acusar o governo de tentar condicionar o MP.

Que se saiba, não foi o governo que invadiu o MP para copiar os discos rígidos de um magistrado, mas sim os magistrados que com o argumento de uma emra notícia decidiram ficar na posse de toda a informação confidencial do ministério das Finanças, incluindo informação de importância internacional.

Não será melhor o Dr. Ventinhas defender que o MP deve passar a ter cópia de todos os processo e conersas pessoais, oficias, sexuais e outras tidas por todos os membros do Governo, no pressuposto de que eles podem ser corruptos? A final, é o que já acontece com as comunicações dos bancos sobre movimento de dinheiros.

 Querem pender o Vicente ou tramar o país?

Quando se emite um mandato de captura que só tem efeitos no país em relação a alguém que está a milhares de quilómetros, é mais do que evidente que o objetivo não é prender alguém mas sim atirar mais areia para as relações diplomáticas entre Portugal e Angola. Foi isso que aconteceu, depois de uma semana em que o Governo foi atirado para a sarjeta por gente que nem dá a cara, surge mais uma manobra que apenas visa prejudicar o país.

 Iniciado processo difamatório contra Rangel
   



A procuradora-Geral da República desvalorizou o crime de violação do segredo de justiça, mas o que se passa é bem mais grave, há uma estratégia clara de usar informação conseguida através de buscas que invadem a privacidade do arguido, para depois usar essa informação numa estratégia de difamação e destruição moral do arguido.

 Interrogações que me atormentam a alma

O amor com que alguns setores da extrema-direita chique defende a senhora Procuradora-Geral resulta da defesa dos valores democráticos dessa gente ou porque acham que a justiça de hoje substitui os militares golpistas de ontem? Gostarão mesmo da Procuradora-Geral ou estão convencidos de que todos os grandes processos contra políticos atingem o PS, como tem vindo a suceder?


 Mais um defensor do bastião



Digam-me quem os defende, direi o que querem.

 Novos rituais da justiça portuguesa

É cada vez mais evidente a sequência de acontecimentos no início de cada processo, tudo começa com a transmissão em direto da chegada dos detidos ao edifício onde vão ser ouvidos pelo juiz de instrução, momento que tende a ser antecipado, com as televisões devidamente avisadas para esperarem pelos magistrados junto à porta dos arguidos.

Depois seguem-se dois ou três dias até que os detidos são mesmo ouvidos, entretanto, as mulheres vão aguardar junto das detidas da Prisão de Tires, enquanto os homens aguardam nos calabouços da Polícia Judiciária. A seguir são ouvidos e o país faz apostas em relação ás medidas de coação, aposta feitas em função das supostas provas que vão sendo dadas a conhecer à comunicação social.

Decididas as medidas de coação s detidos seguem o seu destino e começa a nova fase, a da humilhação e difamação. Os arguidos são sujeitos a um processo tenebroso de humilhação, difamação e destruição moral e psicológica o equivalente moderno das práticas da Santa Inquisição. Os segredos de alcofa descobertos graças a escutas e buscas vão sendo vertidos para a comunicação e o cidadão comum de pouca cultura vai-se divertindo com os resultados desta prática medieval.

 Momento hilariante

O país parou e desde a SIC à CMTV, todos os canais de informação por cabo transmitem em direto as baboseiras de Bruno de Carvalho, como se o presidente do SCP fosse anunciar a dissolução do parlamento, a demissão do Presidente da República e a substituição. mas que merda de jornalismo é este que dá um destaque destes a uma conversa que intelectualmente está ao nível de baboseiras de discoteca, como se o funcionamento interno de um clube de futebol tivesse uma importância d«fundamental para o futuro do país?

Falou desde as 18h54 para anunciar pelas 19h40 uma assembleia-geral, fazendo ameaças no caso de não lhe fazerem a vontade. Nunca um Presidente ou um primeiro-ministro teve um direto tão prolongado, por mais grave que tivesse sido o problema nacional que o justificasse.

Um dos momentos mais ridículos a que o país assistiu e é pena que haja políticos, incluindo deputados, que se envolvam no espectáculo miserável que os clubes de futebol nos estão proporcionando.

      
 Erros, diz Macecdo
   
«O advogado do ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente, um dos implicados na 'Operação Fizz', disse hoje esperar que se apurem as responsabilidades decorrentes do mandado de detenção para notificação do seu cliente.

"Espero que se apurem as responsabilidades porque é a reputação das instituições que está em causa e espero que quem de direito averigue o que se passou e que o leve até as últimas consequências", disse Rui Patrício à entrada de mais uma audiência da 'Operação Fizz'.

O advogado, que no domingo enviou um comunicado a dizer que o seu cliente não estava em Portugal, realçou que "é importante que certas coincidências não desviem as atenções", acrescentando que "foi um equívoco ou que alguém foi induzido em erro".» [Observador]
   
Parecer:

Mas erros que deram o jeito. assim tanto se aperta o pescoço do Sócrates, como se dá um beliscão ao Macedo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela evolução do julgamento.»
  
 Deputado quer acusar inimputáveis
   
«O advogado do ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente, um dos implicados na 'Operação Fizz', disse hoje esperar que se apurem as responsabilidades decorrentes do mandado de detenção para notificação do seu cliente.

"Espero que se apurem as responsabilidades porque é a reputação das instituições que está em causa e espero que quem de direito averigue o que se passou e que o leve até as últimas consequências", disse Rui Patrício à entrada de mais uma audiência da 'Operação Fizz'.

O advogado, que no domingo enviou um comunicado a dizer que o seu cliente não estava em Portugal, realçou que "é importante que certas coincidências não desviem as atenções", acrescentando que "foi um equívoco ou que alguém foi induzido em erro".» [DN]
   
Parecer:

Deve ser para rir.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Fazer filhos para subir no rating da Moody's
   


«O eenvelhecimento da população e a pressão que exerce sobre as contas públicas, nomeadamente sobre a saúde, traz desafios que podem prejudicar a avaliação do rating de Portugal, alertou esta segunda-feira a agência Moody's.

Numa análise divulgada esta segunda-feira, a agência de notação financeira lembra que a maioria dos países da União Europeia vai estar "superenvelhecida" em 2030, com mais de 20% da população a ter 65 anos ou mais, o que trará desafios aos serviços públicos de saúde e de Segurança Social.

Segundo a Moody's, que cita projeções da Comissão Europeia, Portugal, Malta, Eslováquia e Croácia são os países que vão assistir mais rapidamente a pressões do envelhecimento sobre os serviços de saúde.

"A forma como os Governos adaptam os seus sistemas de cuidados com a saúde ao envelhecimento da população vai tornar-se cada vez mais importante para a nossa avaliação orçamental e, em última análise, para a análise das dívidas públicas", avisa a analista da Moody's Kathrin Muehlbronner, em comunicado.» [Expresso]
   
Parecer:
Um dia destes a Moddy's vai exigir que o INE divulgue estatísticas da qualidade do esperma dos portugueses. Dantes o problema era o crescimento, agora percebe-se que não é o crescimento da economia que preocupa a Moody's.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê.se a merecida gargalhada.»

 É o mercado
   
«Dezenas de empresas de Vila Nova de Famalicão podem contratar cerca de 350 trabalhadores que ficaram no desemprego depois da falência da Ricon. Só a Coindu tem vagas para 100 costureiras. Instalada na Vila de Joane, esta empresa de capital alemão dedica-se à produção de componentes têxteis para a indústria automóvel. Já a Riopele está à procura de 58 trabalhadores. E a Malhinter e a Scoop precisam ao todo de preencher 35 novos postos de trabalho para a sua confecção.

Há empresas de outros sectores que também podem absorver alguns trabalhadores que ficaram no desemprego com a insolvência da Ricon, um dos maiores empregadores têxteis do Vale do Ave. É o exemplo da Primor, empresa do ramo agro-alimentar, que precisa de preencher 46 novos postos de trabalho, 40 dos quais indiferenciados.

Esta "chuva de empregos" começou a chegar à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assim que a autarquia abriu uma linha de apoio aos trabalhadores da falida Ricon. Em comunicado, a câmara revela que foi contactada "por um conjunto de empresários famalicenses" que "manifestaram as disponibilidades que têm ao nível de recursos humanos". O presidente da autarquia, Paulo Cunha, acrescenta ainda: "Fomos também ao encontro de outros [empresários] onde suspeitávamos da existência de necessidades a este nível". Segundo o edil, o processo não está fechado e "é muito provável que nos próximos dias esta bolsa de disponibilidades de emprego cresça ainda mais".» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:

Noutras circunstâncias seria o desemprego, agora as outras empresas aproveitam para superar a escassez de mão de obra.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver o que se fará do que resta da empresa.»