quinta-feira, fevereiro 22, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
José Manuel Fernandes, deputado rico

Usar a presença do Presidente do Eurogrupo, neste caso Mário Centeno, para fazer questões a pensar na política portuguesa apenas serve para percebermos a tacanhez intelectual deste eurodeputado.

«Mário Centeno lembrou esta manhã que, pela primeira vez, o crescimento português convergiu com o da zona euro, depois de ser questionado pelo eurodeputado José Manuel Fernandes sobre a possibilidade de Portugal ficar abaixo da média europeia este ano.

No primeiro "diálogo económico" de Centeno com a comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu desde que assumiu a presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), o eurodeputado social-democrata confrontou o ministro das Finanças com as previsões da Comissão Europeia, que estimam que Portugal vá crescer menos do que a média europeia este ano.

"O que é que o presidente do Eurogrupo recomenda ao Governo e ao ministro das Finanças de Portugal para inverter a situação?", inquiriu José Manuel Fernandes, que é o coordenador do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão de Orçamentos do PE.

"Eu, enquanto presidente do Eurogrupo, recomendaria a todos os países da área do euro manterem o excelente trabalho que tem sido feito em cada um desses países no sentido de promover a estabilidade das contas públicas, a estabilidade do sistema financeiro e a melhoria da competitividade da área do euro", começou por responder Centeno.» [Expresso]

 Oportunidade única

Pela primeira-vez um primeiro-ministro e o líder da oposição abordam a questão da justiça sem haver uma tentativa de aproveitamento partidário de casos judiciais, um comportamento que no passado tem permitido a algumas personalidades do setor dividir para reinar. É uma oportunidade única para pensar na justiça com independência em relação às corporações do setor e em especial dos justiceiros que desde há mais de uma década se têm entretido a substituir os velhos generais dos golpes de Estado.

      
 Bom dia médio Silva
   
«O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) prepara-se para avançar com uma proposta revolucionária. Miguel Guimarães adianta que está a pensar propor no Conselho Nacional Executivo da OM que “os médicos deixem de ser chamados doutores”.

Porquê? “Há tantos licenciados. Toda a gente é doutor. Gostava de uma designação nova. Doutor é um título que corresponde a uma licenciatura ou a um mestrado. Estas nomenclaturas já estarão ultrapassadas. O que o doente tem que saber é o nome e a profissão [de quem o está a tratar]”, explica o bastonário. "É uma matéria que vou colocar à consideração dos meus colegas [no conselho executivo]", diz Miguel Guimarães que ainda não pensou numa designação alternativa.

A ideia surge numa altura em que o ministro da Saúde está debaixo de fogo depois de, na semana passada, ter sido aprovada uma licenciatura em medicina tradicional chinesa. Foi, diz Miguel Guimarães, “a cereja no topo do bolo da nossa indignação”. "A maior parte destas práticas [da medicina tradicional chinesa] não passaram no crivo da fundamentação científica", critica Miguel Guimarães, que garante que "os médicos estão todos contra o ministro da Saúde”.» [Público]
   
Parecer:

O bastonário tem alguma razão, ainda que o problema seja comum a muitas profissões, um dia destes teremos mesmo de tratar a educadora de infância por Professora Doutora. Aliás, profissionais como os fisioterapeutas e enfermeiros já são tratados pela profissão e não pelo grau académico. O problema é que depois o pessoal das agulhas também vão querer ser designados por médicos de agulhas.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
  
 Um sapo chamado Elina
   
«Luís Montenegro afirmou ontem à TSF que “a questão política mais relevante” com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente de Rui Rio é saber qual é o projecto da direcção política do PSD na área da justiça, e qual o papel de Elina Fraga nesse projecto.

"O ponto não é a dra. Elina Fraga como bastonária e aquilo que está a seguir o seu percurso normal de averiguação. A questão política mais relevante é saber qual é o projecto da direcção política do PSD na área da justiça, qual o papel da dra. Elina Fraga nesse projecto, o que é que vai mudar ou não na linha política do PSD", defendeu Montenegro no programa da TSF Almoços Grátis.

O antigo líder da bancada parlamentar diz ainda que "há um problema" que Rui Rio e a direcção do partido "terão de clarificar nos próximos tempos": o facto de Elina Fraga "ter sido uma feroz opositora da política da área da justiça do último Governo, pródigo em decisões e em reformas relevantes na área da justiça".

Luís Montenegro diz mesmo temer que Rui Rio esteja a planear defender uma reforma na justiça ou "mudar de opinião relativamente a alguns dossiers que são importantes", uma vez que Elina Fraga se manifestou contra, por exemplo, a reforma do mapa judiciário.» [Público]
   
Parecer:

A Elina Fraga está a transformar-se num grande sapo para uma boa parte do PSD.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 O culpado é o Mário Centeno
   
«O ministro da Saúde disse esta quarta-feira que o processo para abrir concurso para 700 médicos recém-especialistas nos hospitais que aguardam colocação há dez meses está no Ministério das Finanças. O concurso para contratar os 110 médicos de família que concluiram o internato em 2017 foi aberto esta quarta-feira, mas faltam ainda fazer um procedimento similar para os médicos da área hospitalar.

"São precisas duas assinaturas e um despacho conjunto (...). Este ano há um atraso maior porque o processo está no Ministério das Finanças à espera de ser concluído", afirmou à Lusa Adalberto Campos Fernandes à margem da assinatura da apresentação de um projecto conjunto com a fundação bancária La Caixa sobre cuidados paliativos.

Nesta quinta-feira, dirigentes da Ordem dos Médicos (OM) vão acompanhar um grupo de recém-especialistas da área hospitalar ao Parlamento na entrega de uma carta a contestar o facto de mais de 700 profissionais estarem há muitos meses à espera da abertura de concurso.» [Público]
   
Parecer:

Desde há algum tempo que sempre que há algum problema no setor da saúde que se passa a mensagem de que a culpa é do Centeno, aliás, o Mário Centeno parece ter as costas largas e tornou-se um inimigo público, sendo um saco de boxe. Desta vez foi um ministro a "promover" o Mário Centeno a culpado dos males do seu ministério.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»