

Hugo Soares despediu-se durante o congresso do cargo que tem desempenhado com um dos seus momentos de brilhantismo intelectual. Ainda estamos em meados de Fevereiro e a grande proposta que o pobre rapazola fez foi que o PSD decidisse desde já chumbar o próximo orçamento. Só mesmo alguém a roçar o deficiente mental se lembraria de fazer tal proposta.

Parece que os endereços dos cidadãos nas bases de dados do fsco não servem apenas para seem emitidos alertas fiscais, servem também para serem enviados e-mails os cidadãos sobre outros temas. Desta vez recebi uma mensagem que me manda limpar as florestas, provavelmente poruqe os dirigentes do fisco acham que sou o proprietário do Parque Florestald e Monsanto. veremos que outros e-mails receberei a seguir.
Mas o mais divertido neste e-mail é o aviso com ar de ameaça, muito títpico de algumas instituições do Estado viciadas na prepotência, no fim recorda que a leitura deste e-mail não dispensa a leitura do decreto-lei, uma fórmula que significa que nesse diploma pode haver uma norma perigosa.
Enfim, o fisco limpa-nos o dinheiro e agora parece sentir-se com vocação para limpar a floresta. Veremos o que mais nos vai querer limpar o fisco.
«Ex.mo(a) Sr(a)
Em colaboração com o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural enviamos uma comunicação, bem como um folheto informativo em anexo, sobre a importância da limpeza de terrenos e árvores na prevenção de incêndios.
Comunicação do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Antes que seja tarde, antes que o atinja a si, limpe o mato 50 metros à volta da sua casa e 100 metros nos terrenos à volta da aldeia.
Até 15 de março é obrigatório e vital.
É obrigatório:
Limpar o mato e cortar árvores:
50 Metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros;
100 Metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários;
Limpar as copas das árvores 4 metros acima do solo e mantê-las afastadas pelo menos 4 metros umas das outras;
Cortar todas as árvores e arbustos a menos de 5 metros das casas e impedir que os ramos cresçam sobre o telhado;
Se não o fizer até 15 de março, pode ser sujeito a processo de contraordenação. As coimas podem variar entre 140 a 5 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 1500 a 60 mil euros, no caso de pessoas coletivas.
E este ano são a dobrar.
Até 31 de maio, as Câmaras Municipais podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato. Os proprietários são obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a ressarcir a Câmara do valor gasto na limpeza.
É Importante:
Mantenha-se informado do risco de incêndio na sua área de residência
Verifique se o sistema de rega e mangueiras funcionam
Limpe telhados e coloque rede de retenção de fagulhas na chaminé
Mantenha afastados da casa e edificações:
Sobrantes da exploração agrícola ou florestal
Pilhas de lenha
Botijas de gás ou outras substâncias explosivas
É vital:
A vida da sua família e a segurança dos seus bens dependem do seu gesto.
Para mais informações ligue 808 200 520
Portugal sem fogos está nas mãos de todos.
Esta informação, não dispensa a consulta do DL n.º 124/2006, de 28 de Junho, na sua redação atual.
Com os melhores cumprimentos
Subdiretor Geral
Área do Planeamento, Organização e Comunicação»