quinta-feira, fevereiro 01, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
João Paulo Raposo, sindicalista

Tudo o que favorece os magistrados, incluindo o subsidio de residência absurdo e livre de impostos justifica-se em nome da independência da justiça. Enfim, bardamerda para a independência da nossa justiça, principalmente a independência em relação a certos órgãos de comunicação social e aos setores da direita.

«A Polícia Judiciária tinha indícios suficientes para deter Rui Rangel e Fátima Galante, mas não o fez porque os juízes desembargadores estão blindados por uma norma do Estatuto dos Magistrados Judiciais que impede a detenção ou prisão preventiva destes magistrados. Juristas contactados pelo Observador falam em “norma anacrónica” que fere o “princípio de igualdade” entre cidadãos. A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) sublinha a sua existência e defende princípio de preservação do sistema judicial.

Em causa está o artigo 16º do Estatuto dos Magistrados Judiciais, que coloca a questão nestes termos: “Os magistrados judiciais não podem ser presos ou detidos antes de ser proferido despacho que designe dia para julgamento relativamente a acusação contra si deduzida, salvo em flagrante delito por crime punível com pena de prisão superior a três anos”.

Ou seja, até ser proferido o despacho de acusação (se vier a ser esse o caso), Rui Rangel e Fátima Galante não poderão ser presos ou detidos no âmbito deste processo. Isto apesar de os indícios recolhidos serem, segundo fonte da Polícia Judiciária consultada pelo Observador, suficientes para proceder à detenção de ambos.» [Observador]

 A legionella fina

Quando ocorreram casos de Legionella no Amadora-Sintra foi um ai Jesus, pedidos de responsabilidades, acusações de falta de investimento, a culpa era dos cabimentos do Mário Centeno, enquanto não se demonstrou que a responsabilidade não era das entidades públicas a direita, com Assunção Cristas à cabeça dos avanços oportunistas, não se calou.

Agora que já ocorreram 13 casos num hospital privado não há um único político do CDS ou do PSD interessado em saber o que se passou ou preocupado com a saúde dos cidadãos que foram infetados. Até parece que a Leginella quando ocorre num hospital privado deixa de ser um problema de saúde pública para passar a ser coisa fina.

Quem não tem dinheiro apanha uma pneumonia, quem é rico vai a um hosspital da CUF comprar uma Legionella da Gucci ou da Cartier.

 Dúvidas que me atormentam a alma

Nos idos anos 70, mais precisamente em 1976, houve uma época em que quase todos os dias rebentava uma bomba colocada pelo ELP ou pelo MDLP, lá por volta das oito ou nove da noite era a hora da bomba.

Agora por volta das nove da manhã é habitual ouvirmos nas notícias que há uma mega operação a alguém da política, da bola ou das duas coisas, de preferência com ligações que possam sugerir que o PS é uma espécie de associação criminosa.

É por isso que hoje muitos portugueses terão tido sinais da síndrome de abstencionista, pelo que a grande dúvida que nos atormenta é saber quem vai preso amanhã.

      
 E ninguém se preocupa
   
«Subiu para 13 o número de doentes infectados com Legionella resultantes do surto com ligação ao Hospital CUF Descobertas. O último balanço da Direcção-Geral da Saúde (DGS), publicado esta quarta-feira, adianta que nove dos doentes são mulheres e quatro são homens. "Três destes doentes encontram-se internados em Unidades de Cuidados Intensivos", acrescenta o comunicado.

Ontem, a DGS contabilizava ao final do dia 11 doentes infectados, com dois doentes internados em unidades de cuidados intensivos. Um comunicado do hospital CUF Descobertas referia que oito desses pacientes estavam a receber assistência naquela unidade, entre os quais um dos pacientes internado nos cuidados intensivos. Três estavam internados em unidades públicas.

A DGS reafirma que as “autoridades de saúde, em articulação com o conselho de administração do Hospital Cuf Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital para assegurar o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica e ambiental e a aplicação das medidas necessárias para interromper a transmissão”. Medidas que diz já terem sido aplicadas.» [Público]
   
Parecer:

Será que a Cristas não soube do surto e anda de crista murcha, sem nada para cacarejar?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se a líder do CDS de mais esta consequência das cativações do Centeno.»
  
 Depois de casa roubada...
   
«A rede SIRESP (Rede de Emergência de Comunicações do Estado) vai colocar 451 antenas satélite, a partir de março, nas áreas consideradas de risco de incêndio este ano, anunciou esta quarta-feira o ministro da Administração Interna.

Estas são antenas que servirão de “reforço de mecanismos de redundância” nomeadamente para o combate aos incêndios e que serão colocadas em zonas consideradas prioritárias e definidas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), afirmou o ministro Eduardo Cabrita numa audição regimental na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais.

O SIRESP, afirmou, já está a fazer consultas ao mercado para estas antenas serem colocadas até maio, meses antes da época crítica de combate aos incêndios.» [Expresso]
   
Parecer:

Porquê só agora?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

 Anda, anda e ainda vai preso
   
«O Partido Social Democrata (PSD) e o Bloco de Esquerda (BE) acusam o governo de reduzir o défice à custa do investimento público. O ministro das Finanças, Mário Centeno, rejeita totalmente esta ideia e ainda anuncia “o maior investimento público” da década: 400 milhões de euros em linhas de comboio. E acrescentou que em 2017 o governo também aplicou na CGD 3,5 mil milhões de euros, “o maior investimento na banca pública de que há memória em Portugal”. Para o governante isto “também é investimento público”.» [DN]
   
Parecer:

Este Centeno é um provocador e com bocas destas ainda vai dentro, um ministro das Finanças honesto tem de anunciar desgraças e não acertar numa previsão.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Acabaram-se as meninas bonitas na Fórmula 1
   
«Comparáveis às chamadas "meninas da Volta", as "grid girl" - as jovens que caminham na grelha de partida ou que encaminham os pilotos ao pódio - deixarão de existir já na próxima época de Fórmula 1, que arranca a 25 de março na Austrália.

"Ao longo do último ano, analisámos uma série de áreas que julgámos necessitarem de ser atualizadas de modo a estarem em sintonia com a nossa visão para este desporto fantástico", diz Sean Bratches, diretor comercial e de operações da Fórmula 1 citado num comunicado.

"Embora a prática de usar 'grid girls' tenha décadas, achamos que esse hábito não se coaduna com os nossos valores e está claramente em desacordo com as normas da sociedade moderna", acrescenta, dizendo que a contratação destas hospedeiras não é apropriada ou relevante para o desporto e para os seus fãs.» [DN]
   
Parecer:

Vá lá, podiam ter-se lembrado de adequar a F1 aos costumes dos dias de hoje com outras soluções. mas nunca entenderei porque motivo as feminista embirram mais com mulheres bonitas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Foram roubar fruta de carro
   


«Roubaram quatro toneladas de laranjas de um armazém em Sevilha e distribuíram a fruta por dois carros e uma carrinha, mas acabaram apanhados pela polícia que por sua vez foi obrigada a recolher as laranjas que saltaram do interior das viaturas, assim que os agentes abriram as portas.

De acordo com o jornal espanhol The Local, os ladrões de fruta foram descobertos depois da polícia desconfiar da reação dos motoristas dos três veículos, que quando avistaram um carro patrulha à sua frente, entre Torreblanca e Mairena de Alcor, na região de Sevilha, decidiram mudar de direção repentinamente.» [DN]
   
Parecer:

Toda esta fruta dava direito a dois campeonatos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Paulo Rangel teve sentido de Estado
   
«O Partido Popular Europeu desistiu de levar o caso Centeno ao plenário do Parlamento Europeu. “Não há nenhum facto, neste momento, que suscite” essa discussão, diz ao Observador o eurodeputado Paulo Rangel, que admite a possibilidade de o tema voltar a ser levantado numa próxima visita de Mário Centeno a Bruxelas. A pressão do social-democrata levou Manfred Weber, presidente do Partido Popular Europeu, a deixar cair essa intenção da direita alemã.

A proposta de discussão do tema circulou por e-mail entre populares europeus, esta quarta-feira à noite, e chegou a entrar na caixa de correio de Weber, depois de o influente jornal Politico fazer eco das buscas ao Ministério das Finanças e da suposta intenção do ministro de se demitir caso fosse constituído arguido. Em causa, as notícias de um pedido de Centeno para assistir a um Benfica-Porto na tribunal presidencial do Estádio da Luz e de uma alegada intervenção de Centeno para acelerar um processo de isenção fiscal para uma empresa da família de Luís Filipe Vieira, presidente do clube.» [Observvador]
   
Parecer:

O comportamento do eurodeputado do PSD merece o elogio.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se.»