quarta-feira, janeiro 31, 2018

OS 10 CRIMES DO MINISTRO CENTENO



Mário Centeno já cometeu crimes suficientes para que um qualquer político de direita mais ansioso por regressar ou ajudar a direita a regressar ao poder deseje condená-lo, mesmo que para o derrubar ponha em causa o bom nome do país e arrisque uma crise política e uma nova crise financeira. Ficam aqui os grandes crimes que os políticos transgénicos resultantes do cruzamenteo genético-político do cavaquismo com o extremismo do MRPP consideram suficientes para dar um golpe de Estado antes que ele sobreviva até às próximas legislativas:

  1. Conseguiu negociar três OE reforçando uma coligação entre o PS e aqueles a que o cavaquismo chama de “esquerda” e os MRPP designam por malditos trotskistas e social-fascistas.
  2. Conseguiu acertar em todas as previsões orçamentais apesar de todas as discordâncias por parte do Banco de Portugal, do CFP, dos economistas comentadores e das organizações internacionais, conferindo ao governo de Portugal uma credibilidade de que não temos memória ter ocorrido anteriormente.
  3. Conseguiu promover a redução acentuada do desemprego e a atração de capital estrangeiro quando todos previam o pior, com toda a direita a aguardar pela vinda do diabo.
  4. Conseguiu reduzir o défice ao mesmo tempo que eliminava os excessos de austeridades, proporcionando a recuperação de rendimentos, incluindo aos magistrados jubilados ou os que estão no ativo como, por exemplo, a Dra. Maria José Morgado, a Dra. Joana Marques Vidal, os sindicalistas dos juízes e dos  magistrados do MP, tudo gente que sempre associou o rendimento à dignidade com que exercem as funções. Isto é, os nossos procuradores estão hoje mais dignos do que estavam antes de Centeno, um tempo em que magistrados com grandes responsabilidades foram comprados pelo homem da Sonangol.
  5. Chegou a presidente do Eurogrupo por mérito próprio, depois de ter sido um mau aluno ao contestar as posições dominantes em matéria de política económica, tendo desobedecido aos ditames da Troika.
  6. Demonstrou à Europa que há alternativas à austeridade e fê-lo de tal forma que agora é chamado à liderança do processo de reforma do sistema monetário europeu com a alcunha de Ronaldo do Eurogrupo. Isto num país onde muitos dos nossos altos magistrados o mais que poderão ambicionar é serem apanha bolas no Tribunal de Justiça Europeu.
  7. Calou a Dra. Teodora e fazer desaparecer o Sr. Costa do BdP, para não referir a agora empregada bancária Maria Luís.
  8. Foi escolhido para ser ministro sem ser conhecido do grande público e depois do governador do BdP o ter chumbado num concurso interno naquele banco.
  9. Resistiu às intrigas de Lobo Xavier e ao abuso de confiança que foi ver as suas conversas por SMS serem lidas pelos amigos do conselheiro presidência e grande influenciador nacional.
  10. É o único ministro das Finanças da democracia portuguesa de quem nem a oposição fala mal com receio de perder votos e o seu terceiro OE teve a confiança de tudo e de todos, havendo condições para pela primeira vez um governo cumprir em todos os anos de uma legislatura cumprir todas as previsões orçamentais, aumentar o rendimento dos portugueses e não ser comaprado ao Salazar e muito menos obrigado a fugir com receio de apanhar alguma caldeirada num supermercado.
A direita tem de impedir que este governo consiga chegar ao fim da legislatura e se não o conseguir tem de lesionar Centeno antes das legislativas porque há um sério risco de se transformar no Ronaldo das eleições.

Os portugueses estão fartos de ministros das Finanças incompetentes, de défices descontrolados, de falta de rigor, de cortes de rendimento, de reformas e mais reformas sem resultados, de instabilidade, de desemprego e de miséria. O grande crime de Mário Centeno, o verdadeiro crime pelo qual o querem destruir foi ter ajudado muitos portugueses a ver o futuro com esperança, pondo fim ao mito de que a honestidade, a competência e o rigor são exclusivos da direita, do salazarismo, do cavaquismo e dos cotas doo MRPP. É preciso condenar e destruir Mário Centeno, antes que se faça tarde.

Enfim, como diria o juiz Carlos Alexandre, um dos mais conhecidos fiscais de linha da nossa justiça, com tanto crime cometido por este Centeno a prisão preventiva ainda é pouco ao pé do que ele merece.