segunda-feira, janeiro 29, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
António Ventinhas, presidente do sindicato do MP

Ao décimo oitavo ano do século XXI, várias décadas depois de terem sido adoptadas as primeiras leis contra a violência domésticas eis que o presidente daquele sindicato que tinha patrocínios do BES vem dizer que o MP não está preparado para lidar com a violência doméstica. Tem capacidade para combater a criminalidade organizada, o terrorismo, a corrupção e até para investigar o Ricardo Salgado, mas para proteger uma mulher de um qualquer malandro já não tem capaccidade.

Sejamos honestos, assumam as responsabilidades pelos erros e pelas negligências.

«António Ventinhas lembra que Francisca Van Dunem prometeu ter o estatuto destes profissionais da justiça pronto no Verão passado. Acrescenta que a relação como o Ministério da Justiça é boa, mas diz que há muito dialogo e pouca execução.

Ventinhas assume que o Ministério Público não está preparado para lidar com a violência doméstica. "Os funcionários do MP não têm formação nessa matéria, não lhes é dada por parte do Ministério da Justiça e não existe número de funcionários que permita um atendimento personalizado, nem pelos funcionários nem pelos magistrados", afirma o presidente do sindicato que dá o exemplo de uma magistrada que tem 700 processos a tramitar e todos são urgentes. No recente caso da mulher que morreu espancada pelo marido, António Ventinhas assume que "foram detetados problemas que devem ser corrigidos".» [DN]

 Separação de poderes

A separação de poderes é um princípio segundo o qual alguns funcionários públicos bem remunerados podem difamar impunemente os governantes e até derrubar governos sem que ninguém possa dizer nada. nem os militares do tempo de Pinochet conseguem ter os poderes, por exemplo, dos magistrados do Brasil, que não só derrubam presidentes como até escolhem os que podem concorrer e ser eleitos.

Os golpistas de hoje já não usam farda, usam apenas uma batina e uma esferográfica.

      
 A culpa é das cativações do Centeno
   
«Foram diagnosticados quatro casos de legionella no Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa, informou a Direção-Geral de Saúde em comunicado. "Todos os doentes são mulheres e todas se encontram estáveis", informa a nota da DGS, divulgada este domingo.

"As Autoridades de Saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge iniciaram a necessária intervenção junto do Hospital", refere ainda o comunicado, explicando que os objetivos nesta fase são o diagnóstico e tratamento de doentes, reforço da vigilância epidemiológica, reforço da vigilância ambiental e a implementação de medidas para interromper a transmissão da doença.» [DN]
   
Parecer:

Esperemos que neste caso a Cristas volte a usar os argumentos quando a situação ocorreu no Amadora-Sintra.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a essa senhora o que pensa deste caso.»