sexta-feira, janeiro 05, 2018

QUE VIVA SANTANA, O LOPES

Ainda que não tenha nada que ver com o assunto, já que não sou nem sócio nem devoto da agremiação, confesso que tenho um fraquinho pelo Pedro Santana Lopes e torço para que consiga pagar as quotas a mais militantes adormecidos e ganhe as eleições para a liderança do PSD. Esta escolha poderia ser maldosa, por ser aquela que na opinião de muitos mais poderá prejudicar aquele partido. Mas confesso que os motivos não são esses.

Antes de mais acho que Pedro Santana Lopes representa melhor aquilo que com muita ligeireza intelectual poderemos designar por ideologia do PSD, um partido da direita mas errático no posicionamento, que se une apenas para conseguir o poder. Santana não é grande coisa como político, falhou como empresário, foi um desastre como primeiro-ministro, mas como fez questão de um dia dizer num outdoor, sabemos o que é e quem é, ainda que nunca se saiba o que vai dizer, pensar ou ser no dia seguinte.

Mas a minha preferência com Santana Lopes nada tem que ver com preferências ideológicas ou qualquer preocupação com o futuro do PSD e muito menos com o seu posicionamento político. Simplesmente acho que o país ficará mais divertido com a presença diária de Pedro Santana Lopes. É como se a revista à portuguesa fosse desenterrada e voltasse a estar na moda, Santana na liderança do PSD é como se a Florbela Queiroz voltasse a encher os teatros para fazer rir o povo.

Na economia temos o Centeno, para governar o Costa, para os dramas nacionais, missas, velórios e sopas dos pobres podemos contar sempre com Marcelo, faltava alguém para alegrar um pouco o país. Se em cima disto tudo os militantes escolherem o Rui Rio este país fica meio macambúzio, o melhor é fugir. Com Santana temos festas e festarolas a toda a hora, até o Presidente vai ter de ceder alguns dos seus muitos tempos de antenas diários para que o país possa ouvir as últimas do Santana.

Estou ansioso por ver o Santana no telejornal da noite fazer suas as palavras que Marcelo proferiu durante a tarde, vai ser divertido ver como Marcelo reage a este político papagaio que imita tudo o que ele diz. Até aqui Santana é o político dos afetos como Marcelo, quer descentralizar como Marcelo, quer preocupar-.se com o interior como Marcelo e até quer reinventar o país como Marcelo. Enfim, um dia destes o Santana engana-se e vai dormir a Cascais.

É quase certo que o PSD vai perder as próximas eleições, se mesmo com todas as desgraças que ocorreram em 2017, mais os jeitinhos que de vez em quando o Presidente fez na tentativa de ajudar a direita, como o próprio reconhece, e o PSD desce nas sondagens dificilmente consegue recuperar. Enfim, já que o diabo não veio só mesmo se Cristo vier ajudar Santana, o mesmo Cristo a que ele se colou quando não tinha Marcelo para lhe dar colo, quem não se recorda das chagas provocadas pelas setas nas costas ou da criança que Herodes tentou matar na incubadora?

Com Santana o país é mais divertido, depois dos últimos dois anos de Passos dira que se Santana ganhar o PSD sentiremos uma lufada de ar fresco, não só fresco como com uma alta concentração de gás hilariante, para o país rir à gargalhada.