domingo, janeiro 28, 2018

SEMANADA

Poucos dias depois de a Procuradora-Geral se ter sentido ameaçada no cargo o MP entra em força pelo ministério das Finanças dentro, a crer em jornais que costumam funcionar como órgãos oficiosos do MP o ministro poder corrupto e a troco de dois bilhetes para um jogo de futebol poderá ter feito favores fiscais. Agora resta saber se o que está em causa é termos um perigoso corrupto em ministro das Finanças ou se alguém dúvida da sua competência enquanto economista por se corromper por tão pouco. Depois disto só há dois caminhos, ou o MP prova num prazo razoável a suspeita que lançou ou os altos responsáveis da PGR apresentam a demissão.

Coincidência ou talvez não esta grave suspeita em relação a Mário Centeno surge na mesma semana em que se soube que o nadador-salvador de Ovar, diretor da campanha de Rui Rio, é suspeito de dar de ganhar com as compras da autarquia. Temos de aceitar que o MP é muito equilibrado na forma como vai corroendo os dois grandes partidos, só não sabemos se foi o nadador-salvador a ser atirado aos lobos para depois se atirar o Centeno ou ao contrário. Um dia destes os únicos honestos do país é o pessoal do MRPP da PGR.

Rui Rio interrompeu as suas férias no Porto para dar um ar da sua graça enquanto líder da oposição, o assunto era tão urgente que até fez de líder do PSD antes do congresso para criticar a opção da Google por Oeiras. Depois dos Europeus terem chumbado o Porto para a agência do medicamento e de o INFARMED ainda estar em Lisboa, o líder do PSD do Porto acha que foi António Costa a mandar o Google para Oeiras. Quem ridículo nasce tarde ou nunca vai ter graça.

Parece que o MP só tem capacidade técnica para investigar governantes e outros crimes finos. Depois das dúvidas lançadas sobre o papel do MP no negócio duvidoso das crianças da IURD, ficou-se a saber aquilo que já se sabia, o MP deixou que uma mulher que tinha apresentado queixa fosse assassinada, sem qualquer proteção. A desculpa foi e continua a ser a falta de formação, isto é, pobre mulher foi para casa sem qualquer proteção porque o MP não sabia o que fazer. Esperemos que agora a senhora Procuradora-geral mostre que na ocasião a situação de falta de formação foi identificada e na sequência disso foi requerida formação.

O Presidente da República parece estar preocupado com a qualidade da democracia portuguesa e decidiu refletir sobre o tema, sugeriu que fossem feitos ajustamentos na democracia representativa, convergências de regime e se respeitasse a soberania popular. O mais curioso foi o momento escolhido para este discurso, Marcelo achou que quem o melhor o perceberia são os embaixadores acreditados em Portugal. Agora esperamos que o embaixador da Arábia Saudita ou da Turquia deem os seus contributos para melhorar a democracia portuguesa.