quarta-feira, janeiro 31, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Assunção Cristas

Quando se registaram vários casos de Legionella a líder do CDS não se cansou de exigir explicações  e de se aproveitar do acontecimento para durante dias e dias atacar o Governo. Agora que um incidente do género ocorreu de novo Assunção cristas ficou calada? Fica-se com a impresão de que uma pneumonia apanhada num hospital público é mais grave do que a mesma pneumonia apanhada num hospital privado.

Assunção Crista não ouviu falar ou não está preocupada com a saúde das 11 vítimas de legionella, mas das que se venham a registar pois o surto ainda pode fazer mais vítimas. Se a líder do CDS fosse um pouco mais inteligente, far-se-ia interessada no assunto, tentaria inteirar-se do estado de saúde dos doentes e das causas da infeção. Ao ficar em silêncio é óbvio que nunca esteve preocupada com os doentes de legionella, limitou-se a tirar partido do sofrimento alheio,. apenas para tentar subir umas milésimas nas sondagens.

 O silêncio presidencial



O silêncio de Marcelo rebelo de Sousa só pode ter uma explicação, o Presidente da República não usa pilhas Duracell e em vez de falar, falar, falar, parece que se calou. Agora que há matéria a sério para que o Presidente da República fale, eis que cai um manto de silêncio sobre Belém, até a famosa fonte do palácio ficou muda!

 O que se passará com o Presidente da República

O Presidente da República andará cansado, mudou de estratégia ou andará distraído? Quando o Tejo apareceu cheio de espuma esperei ver o Presidente da República ir dar um mergulho ou, pelo menos, visitar a barragem pela calada da noite, mas nada sucedeu, o Presidente não molhou os pés, não deu esclarecimentos técnicos, não definiu o combate à poluição como grande prioridade nacional, não exigiu respostas do governo e nem sequer pediu a demissão de um modesto secretário de Estado.

Quando esperava que o Presidente da República chamasse a Procuradora-Geral ou, no mínimo dos mínimos, o Lobo Xavier a Belém para se inteirar dos e-mails trocados com o Mário Centeno, para completar a sua informação com  o que aprendeu ao ler os SMS eis que Marcelo ignorou o tema, nem sequer mandou as habitual fonte de Belém dar a conhecer ao país as suas dúvidas em relação a Centeno ou as irritações com o caso.

O Presidente da República está-se a apagar, desde que explicou a embaixadores com provas dadas nos valores da democracia, como os da Arábia Saudita, de Moçambique ou da Turquia, como ele acha que a democracia deve ficar melhor porque fica mais ao seu jeito, nunca mais se ouviu falar dele. Os assuntos passam na comunicação social e nem o Presidente nem a sua fonte de Belém se manifestam, ficamos sem saber o que ele pensa de assuntos importantes como as crianças da IURD, os bilhetes de futebol do Mário Centeno ou a espuma do Tejo.

 Dúvidas que me atormentam a alma

Desde que se falou na não recondução da Procuradora-Geral, algo absolutamente normal e saudável em democracia, que assistimos a uma chuva de processos da justiça contra governantes e personalidades que de alguma forma poderão estar relacionadas com o partido do Governo. Será mera coincidência ou alguém quer derrubar o governo antes de ser decidia ou não a recondução da Procuradora-Geral da República.

Ouve.-se num telejornal da RTP que quando os procuradores chegaram à casa do juiz desembargador Rui Rangel já lá estavam os jornalistas da revista Sábado. Será que os jornalistas também foram convocados para acompanharem as buscas, estavam ali na qualidade de especialistas em comunicação do MP ou passaram na porta do juiz por mera coincidência e decidiram parar por alçi algum tempo? O princípio do segredo de justiça ainda vigora na lei portuguesa?

O MP andou a investigar os cartões VISA dos membros do governo de Sócrates durante seis anos, registou-se uma atividade intensa e diária e só por coincidência a investigação foi concluída hoje? Como é que a justiça portuguesa escolhe os momentos em que faz acusações e os aqueles em que considera oportuno dar a conhecer à comunicação social?

 Uma pergunta ao MP

Ainda há muito para investigar no processo da casa do autarca de Lisboa, processo que foi dado a conhecer na comunicação social oficiosa da justiça em plenas eleições autárquicas? Estão há espera de respostas a alguma carta rogatória ou das próximas eleições autárquicas?

 Assumir responsabilidades de Estado aos 12 anos


      
 E não foram ver o Benfica?
   
«A PGDL adianta que os dois ex-secretários de Estado utilizaram "os cartões de crédito que lhes foram atribuídos para fins públicos em benefício próprio, adquirindo bens para uso pessoal, nomeadamente adquiriram livros e revistas que não se enquadravam no âmbito funcional ou de serviço, quer pela sua temática, quer pela sua natureza, que não reverteram a favor do Estado, produzindo no erário público prejuízo pecuniário".

Segundo a PGDL, os dois ex-secretários de Estado estão sujeitos às medidas de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR), tendo o MP deduzido pedido de indemnização civil em representação do Estado português.

Na origem do processo está uma denúncia apresentada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) contra incertos relativa a determinados procedimentos adotados no âmbito dos gabinetes ministeriais e das secretarias gerais do XVIII Governo Constitucional relacionados com a atribuição e utilização de cartões de crédito destinados ao pagamento de despesas de representação do Governo, suscetíveis de integrar ilícito criminal.» [Expresso]
   
Parecer:

Mas que grande roubo, livros e revistas que na opinião da acusação não se relacionavam com a atividade dos governantes. Resta agora saber qul o montante e os critério seguido pela acusação.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Mais um crime do Centeno
   
«A taxa de desemprego caiu para 7,9% em dezembro do ano passado, a primeira vez que fica abaixo dos 8% desde julho de 2004, caso o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirme os números no próximo mês. A economia criou mais de 170 mil empregos o ano passado.

Apesar de algumas mudanças de ritmo, a economia portuguesa tem visto a taxa de desemprego cair de forma consistente desde o início de 2015, altura em que ainda atingia os 14%. Ao longo de 2017, a economia portuguesa criou mais de 170 mil empregos, com o número de desempregados a cair apenas 120 mil.

A discrepância pode ser explicada pela entrada no mercado de trabalho de trabalhadores que não contavam para a taxa de desemprego, seja por trabalhadores que estão agora a entrar no mercado de trabalho ou outros que estão a regressar.» [Observador]
   
Parecer:

Os cães ladram mas a caravana passa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se uma carta anónima à Procuradora-Geral distrital de Lisboa para que mande investigar e prender o criminoso a fim de o entregar ao super juiz para que este decisa as medidas de coação..»


 Pacote de justiça na hora
   
«A presidente do CDS-PP anunciou hoje que os centristas vão apresentar um pacote legislativo sobre justiça, concentrado na agilização, que é uma contribuição para o pacto no setor, em resposta ao apelo do Presidente da República.

"Entendemos que, quando alguém fala em ter um pacto para a justiça e envia um documento para o parlamento, é nosso dever também contribuir com o que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses", defendeu Assunção Cristas.

A líder do CDS falava no encerramento das jornadas parlamentares centristas, anunciado que o pacote legislativo sobre justiça será apresentado em agendamento potestativo na Assembleia da República, que deverá ser marcado para o dia 01 de março.» [DN]
   
Parecer:

O Presidente da República promoveu o pacto na justiça e a lider do CDS não resiste ao oportunismo de apresentar um pacote de justiça na hora.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à líder do CDS se meteu adubo para o pacote crescer tão depresa.»