segunda-feira, junho 18, 2018

GENTE FORA DA LEI

«Já passaram cinco meses. A legislação entrou em vigor logo no início do ano: se quiser mudar de banco, basta solicitar a uma nova instituição à sua escolha. Depois de fazer o pedido, as suas transferências periódicas — a receber ou a emitir — e débitos diretos mudam automaticamente de casa, além do saldo que tiver na conta antiga. Até pode exigir o encerramento da conta no banco anterior sem o visitar.

Na prática, o que acontece? Nada. O Observador solicitou o serviço de mudança de conta, tal como descreve o Decreto-Lei n.º 107/2017, junto de 24 agências dos 14 bancos que têm (ou terão) mais presença física em Portugal. Em 23 dessas visitas anónimas, que aconteceram na segunda semana deste mês de junho, as respostas mais frequentes foram “não é possível” e “nenhum banco o faz”.» [Observador]

Se um dia os portugueses soubesse de tudo sobre os nossos banqueiros é bem provável que uns dias depois estivessem todos exilados no Brasil, tal é a sua responsabilidade em muitas das nossas desgraças, as formas infames como têm ganho dinheiro, a forma despudorada como fazem chantagem sobre os governo.

O ponto mais alto do comportamento desses velhacos foi quando montaram uma encenação com a Judite Sousa para forçarem a vinda da Troika, isso depois de terem investido muitos milhões na dívida soberana, comprando o dinheiro a quase 0% ao BCE para o vender ao Estado por taxas pornográficas. Quando perceberam que o esquema podia dar para o torto mandaram vir a Troika e promoveram uma brutal transferência de riqueza de todos os portugueses a seu favor.

A banca portuguesa está habituada a mandar nos governos e nos governadores do banco de Portugal e só isso permite que cumpram apenas as leis que foram escritas ou mandada escrever pelos banqueiros. Está demasiada habituada a dar ordens aos governantes e aos governadores, só isso explica que o Governo adopte uma norma e a banca se possa dar ao luxo de a ignorar, sem sofrer quaisquer consequências.

É tempo de os governos meterem a banca na ordem, é inaceitável que gente que só sobreviveu à custa de ajudas dos contribuintes considere que o país é uma república das bananas