quarta-feira, junho 06, 2018

UM GRANDE SIMPLEX+ OU UM GRANDE TRUQUE DE MAGIA?



O que faz o Simplex, vai mais longe do que seria de esperar ou transforma em medidas do Simplex as que seriam adotadas em quaisquer circunstâncias e mais do que serem estimuladas ou promovidas pelo governo resultam da gestão corrente das instituições da Administração Pública?

A verdade é que muitas das medidas do Simplex não resultaram de um "empurrão" da ministra titular da pasta, sucedendo o contrário, as instituições do Estado promovem o progresso com base nas tecnologias que passam a dispor e depois vem a ministra e converte o trabalho dos diretores-gerais em trabalho dela. Depois contrata um ilusionista e faz a magia, graças ao seu dinamismo o país progrido. Digamos que é pouco honesto, é um pouco de oportunismo, mas o espectáculo resulta, daqui a uns meses o Portas estará a elogiar a obra do Simplex.

Algumas medidas do passado foram inovadoras, foi o caso, por exemplo, do cartão do cidadão. Juntar todas as identificações num único cartão, pondo as bases de dados de todos os serviços em comunicação foi um grande progresso. Agora é normal que os residentes entrem no mesmo esquema, mais do que uma brilhante ideia do Simplex+ não passa de uma consequência.

Um segundo exemplo, durante o malfadado governo do mafarrico do Passos Coelho foi lançado o e-Fatura, um projeto que já tinha sido apresentado ao governo que o antecedeu, mas que com o país a ter a corda ao pescoço por causa da crise financeira acabou por ser implementado. Foi ideia, projeto e trabalho do fisco e nunca foi apresentado como qualquer Simplex.

Agora, medidas óbvias que são uma consequência do que já foi feito, da experiência adquirida e da evolução da tecnologia é apresentado pelo mágico como milagre da ministra Leitão Marques, a ideia que vai ficar é que graças a esta senhora muito moderna o país deu um grande passo no fisco, passo que, aliás, não passa de um passinho, já que adere quem quer. Mas graças ao golpe de mágica do Luís de Matos até vai parecer que os funcionários e antecessores nada fizeram e o e-Fatura moderno é obra da ministra Leitão Marques.

Seria interessante se a ministra enumerasse quais as medidas que ela promoveu, incentivando ou mesmo empurrando a Administração Pública no sentido da modernização e da simplificação e quais as que foi a Administração Pública que no quadro da sua gestão adotou e agora são apresentadas pela ministra. Por outras palavras, são os dirigentes da Administração Pública que dão à ministra um ar de modernça ou o contrário. 

Por outras palavras, devemos agradecer as boas ideias e os bons projetos à ministra ou aos dirigentes do Estado. Era bom que se perecesse isto sem ilusionistas e golpes de mágica.

PS: e ainda que mal pergunte, quanto vai custar a perfomance do ilusionista que transformará a ministra nos espécie de fada boa do harry Potter?