sexta-feira, junho 08, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
António Mendonça Mendes, SEAF

Alguém explica ao secretário de Estado a diferença entre pagar e entregar ao Estado os impostos pagos pelos clientes e empregados?

«António Mendonça Mendes, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em entrevista ao programa Negócios da Semana, de José Gomes Ferreira, na SIC Notícias, disse que o setor bancário pagou em 2017, mais de dois mil milhões de euros em impostos (também com IRC). O conjunto do setor financeiro (incluindo as seguradoras) pagou cerca de 3 mil milhões de euros, revelou o membro do Governo.» [JE]

 Dois posts para ler n' Um Jeito Manso

Vale a pena uma visita ao "Um Jeito Manso" para ler dois posts, um para pensar:



e outro para esquecer tristezas rindo um bocadinho, sempre é melhor do que engolir o ópio que nestes dias é servido em Alvalade:



 Grande máquina!

Ontem ocorreu mais uma operação judicial envolvendo o Benfica, que nestes dias parece estar na moda, quase fazendo esquecer o BES, o Ricardo Salgado ou o Sócrates, até aqui os amores de estimação que estavam a render mais.

Neste processo uma das coisas que mais impressiona nos jornais de hoje é a quantidade de pormenores acerca das buscas de ontem ao Benfica e à Câmara de Oeiras. Quem queira saber tudo, basta ler os jornais e fica a saber mais do que o responsável máximo pelos processos.

Os relatos são tão pormenorizados que duvido que os processos fiquem melhor documentados que os jornais. Está lá tudo. As grandes empresas estão certamente interessadas em saber como é que se consegue produzir tanta informação em tão pouco tempo.

Um trabalho destes exige uma organização complexa, que dedica muita gente e muito tempo a contactar tantos jornais, a falar com tantos jornalistas, a preparar os textos das notícias, a fazer os textos, os destaques, etç. Quem o faz tem que recolher também informação pormenorizada das equipas de investigação que fazem as buscas. Existe todo um trabalho de mediação entre as equipas de investigação e os jornalistas que é notável.

Não falamos de meros bitaites, do "consta que", a informação está bem organizada, é completa e esclarecedora. Trata-se de uma verdadeira indústria, uma organização eficiente que tem que ser feita com muita gente, a trabalhar de forma sistemática e profissional. Esta é, provavelmente, a mais eficiente agência de comunicação do país.

Aqui ficam os parabéns aos que apesar da confidencialidade, dos riscos de violar o segredo de justiça e de toda a opacidade do Estado, se consiga noticiar com tanto pormenor num domínio como a justiça, algo impossível nos dias de hoje em qualquer área do Estado, como se pode constatar no dia a dia. É uma máquina competente e eficiente que está de parabéns.

O problema é que mesmo que queiramos dar pessoalmente os parabéns não sabemos a quem nos devemos dirigir, desconhece-se qual é a competente agência de informação envolvida.

  Ex-embaixador dos EUA em spot publicitário do Novo banco



      
 É fácil morrer em Portugal
   
«Um peão morreu a cada dois dias entre 2010 e 2016, totalizando 1111 pessoas que morreram atropeladas nas estradas portuguesas em seis anos, revela um relatório divulgado nesta quinta-feira pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP).

O estudo sobre atropelamentos feito pela PRP mostra que Portugal regista uma taxa de mortalidade de peões acima da média europeia, isto é, 14 peões mortos por milhão de habitantes em Portugal, contra 11 na União Europeia.

Segundo a PRP, o número de vítimas mortais atropeladas entre 2010 e 2016 diminuiu 37%, apesar de anualmente continuarem a morrer mais de 100 peões.» [Público]
   
Parecer:

Mas a prioridade da prevenção rodoviária e das autoridades vai para as multas fáceis.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 Uma boa escolha para Procurador-Geral da República
   
«Foi a primeira mulher a exercer o cargo de directora-geral do Serviço de Informações de Segurança, já lá vai mais de uma década. Enquanto juíza, passaram pelas suas mãos casos como o de Camarate, onde morreu o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, Dona Branca e ainda o do então director da Polícia Judiciária Fernando Negrão, demitido devido a uma fuga de informação sobre uma investigação à Universidade Moderna. Um caso que acabou por arquivar. Aos 62 anos, Margarida Blasco está a iniciar o seu terceiro mandato à frente da Inspecção-Geral da Administração Interna, que também nunca tinha sido dirigida por uma mulher. Sem conseguir dar uma data para a conclusão dos inquéritos aos incêndios do ano passado, a magistrada admite que a presença da extrema-direita entre as forças policiais faz parte das suas preocupações. O último Relatório Anual de Segurança Interna aludia a "grupos criminosos violentos e organizados" ligados à segurança privada, com especial incidência no sector da diversão nocturna. » [Pública]
   
Parecer:

A sugestão fica feita.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Proponha-se.»

 Até o lince ibérico fugiu!
   
«Uma equipa técnica do projecto Life Iberlince, em conjunto com agentes rurais do governo autónomo da Catalunha (Generalitat) capturaram, na quarta-feira, o lince-ibérico Lítio, libertado em território português em Maio de 2015.

A captura deste animal, de espécie em risco de extinção, foi conseguida através da instalação de várias armadilhas, utilizando coelhos como chamariz, numa área florestal perto de Santa Coloma de Cervelló, Barcelona, anunciaram fontes do Departamento de Agricultura da Generalitat. A operação foi realizada para protecção do próprio lince, já que este se estava a estabelecer numa área muito povoada e sem a existência de fêmeas para reprodução, pondo em risco a sobrevivência. O lince Lítio tinha sido detectado na Catalunha, na semana passada, para surpresa dos técnicos que monitorizam a espécie.

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), responsável em Portugal pelo Centro de Reprodução do Lince-Ibérico de Silves, no Algarve, e pelo projecto de reintrodução da espécie na natureza, foi informado a 29 de Maio da presença na Catalunha deste exemplar de lince-ibérico, que tinha sido libertado em território português a 14 de Maio de 2015, disse à agência Lusa fonte do Ministério do Ambiente.» [Público]
   
Parecer:

Aprece que teremos de dar 10.000 € aos linces ibéricos para não se irem embora.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 A NS de Caravaggio vem para o SCP?
   
«Para Júlio César, Luiz Felipe Scolari seria a escolha certa para o lugar de Jorge Jesus, que abandonou Alvalade na semena passada e rumou à Arábia Saudita. "O Sporting fará um bom negócio. Quando se contrata um treinador com o estatuto de Scolari é o caminho certo para ser um clube bem falado", disse esta quinta-feira o antigo guarda-redes do Benfica, campeão do mundo, pelo Brasil, com Felipão, à margem de um evento promovido pela Betclic.

O antigo selecionador de Portugal está sem clube, depois de ter deixado o Guangzhou Evergrande, clube com que se sagrou campeão da China e o guardião acredita que o treinador pode mesmo aceitar o convite leonino: "Ele conhece bem o país e tem um carinho enorme por Portugal. Acredito que ele poderá vir."» [DN]
   
Parecer:

Vamos ver muitas bandeiras verdes nas janelas e no fim perde-se com uma qualquer Grécia.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»