domingo, junho 24, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Nuno Saraiva, escudeiro

Enfim, de jornalista do DN a escudeiro fiel de Bruno de Carvalho... as cambalhotas que os nossos jornalistas dão para fazerem pela vida.

«Nuno Saraiva. O meu fiel escudeiro. Sem medo de dar o corpo e alma para a defesa do nosso Sporting CP. Sempre presente, sempre na linha da frente! Obrigado!» [Facebook de Bruno de Carvalho]

Wiki: Um escudeiro é o menor título nobiliárquico existente. Historicamente, tratava-se de um assessor sênior que tinha como responsabilidade cuidar dos cavalos de um nobre. No seu uso contemporâneo faz menção a um assessor pessoal de um soberano ou membro de família soberana. É um termo análogo a ajudante de ordens, mas este prevalece atualmente apenas no Commonwealth das Nações. É o último cargo, em ordem decrescente de importância, na base da nobreza. No entanto, é um título de bastante honra, sendo seu titular possuidor de seu próprio escudo de armas.

      
 Guerra comercial
   
«Donald Trump ameaçou esta sexta-feira a Europa com a imposição de taxas alfandegárias de 20% sobre a entrada de veículos automóveis nos Estados Unidos, uma medida que contribuiria para a escalada da guerra comecial a nível mundial e que poderia ter efeitos negativos numa das indústrias mais importantes para a economia europeia.

Depois de ter iniciado o conflito impondo uma subida das taxas aplicadas na importação de aço e alumínio, o Presidente norte-americano parece estar disposto a usar todas as armas à sua disposição num cenário de guerra comercial declarada entre EUA e União Europeia. A União Europeia tinha retaliado na semana passada com o anúncio da subida das taxas aplicadas às importações de diversos produtos norte-americanos (no valor de 2,8 mil milhões de euros) e Donald Trump respondeu agora, através da sua conta da rede social Twitter, com a sua própria ameaça de retaliação.

“Se estas barreiras e taxas alfandegárias [aplicadas pela Europa aos EUA] não forem reduzidas e removidas, iremos implementar uma taxa de 20% em todos os seus carros trazidos para os Estados Unidos. Construam-nos aqui”, escreveu.» [Público]
   
Parecer:

Desde a primeira hora que as importações de automóveis era o alvo de Trump.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 #Stopmanada 
   
«Grupos feministas da cidade de Sevilha deram início, através de redes sociais, a uma campanha que visa contrariar a reintegração na sociedade dos membros de La Manada - os cinco jovens detidos há dois anos por abuso sexual de uma rapariga de 18 anos durante as festas de San Fermín, em Pamplona, Espanha, em 2016, segundo avança o jornal El País .

Os homens, que nunca foram condenados por violação, mas por agressão sexual, um crime com uma pena menor, acabaram libertados sob o pagamento de uma fiança de 6 mil euros cada e regressaram a casa, a Sevilha, aguardando o desfecho judicial, uma vez que estavam em prisão preventiva. A sentença em primeira instância condenou-os a nove anos de prisão e agora os cinco vão aguardar o resultado do recurso em liberdade.

As pessoas voltaram a sair à rua na quinta-feira. Este sábado começaram a surgir cartazes nas ruas. O movimento #Stopmanada foi lançado através das redes sociais e visa identificar os estabelecimentos que ofereçam trabalho ou que permitam a entrada aos membros de La Manada.» [DN]
   
Parecer:

Cá se fazem, cá se pagam.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Apoie-se.»

 Militantes generosos
   
«Há 22 militantes do PSD em Gaia que são, em simultâneo, militantes do CDS. Uma situação ilegal, proibida pela lei dos partidos políticos, cujo artigo 22º dita que “ninguém pode estar filiado simultaneamente em mais de um partido político”.

A situação foi detetada na sequência das denúncias que envolveram a eleição para a liderança da distrital do Porto do CDS. Depois de uma campanha conturbada, com denúncias de manipulação e desvio de votos dos dois lados da barricada, foi já na reta final que chegou à candidatura de Cecília Meireles a “forte suspeita” de que haveria militantes inscritos para votar na União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma que seriam, ao mesmo tempo, filiados no PSD. O caso foi comunicado ao Conselho de Jurisdição do CDS, embora não a tempo de ser resolvido antes das eleições de sábado, e que deram a vitória à lista adversária, de Fernando Barbosa. Terá mesmo havido militantes desses a votar, quando as denúncias já eram públicas.

As suspeitas do CDS foram partilhadas com o PSD, para as tirar a limpo. Ao que o Expresso apurou, a secretaria-geral do CDS comunicou à secretaria-geral do PSD os nomes sob suspeita, para que se cruzassem os cadernos de militantes. A conclusão é que existem 22 nomes repetidos nos ficheiros de militantes de Gaia do PSD e do CDS.» [Expresso]
   
Parecer:

Estes partidos de Gaia são uma anedota.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecidas gargalhada.»