sexta-feira, junho 29, 2018

TEREI DE SENTIR VERGONHA DE PORTUGAL E DE SER PORTUGUÊS?


Desde há alguns anos que o país é sacudido quase diariamente com operações de limpeza levadas a cabo pela justiça, Portugal abana mais com os sucessivos arrastões levados a cabo pelos magistrados do MP e pela PJ do que São Francisco com os sismos da falha de Santo André.

Quando não é o Benfica é o Porto, quando não é o Porto é o Mário Centeno, quando não é o Mário Centeno é o Medina, quando não é o Medina surge sempre uma carta anónima ou uma transferência bancária de quinhentos euros e o país é novamente abanado. Isto começa a fazer lembrar o verão quente de 1975 quando já se sabia que lá para o fim d o dia rebentava uma bomba. Aos poucos o povo vai-se habituando e já ninguém liga, é coisa para os policias e  inspetores  reformados CMTV se entreterem.

Não conheço nenhum país onde os magistrados tenham princípios democráticos onde um ministro das Finanças seja investigado com base numa notícia falsa, dias depois de ter sido nomeado para um dos cargos mais importantes da Europa e depois os magistrados arquivem o processo, mas fiquem com a informação recolhida no ministério com a técnica do arrastão.

Se levarmos as notícias a sério só nos resta ter vergonha de ser portugueses e um dia destes ainda vamos ver a estátua do D. José mais o cavalo serem presos no terreiro do Paço, acusados de corrupção, ficando a pernoitar nos calabouços da PJ, enquanto a CMTV divulga em primeira mão os motivos de suspeita. Ou tentamos ignorar que se passa e pensamos que se tratar de uma qualquer sarna que passará em breve ou corremos um sério risco de ficarmos doidos e com vergonha do país que somos.

Esta ânsia de fazer limpezas torna legítima uma dúvida, o país é assim tão corrupto ou há por aí quem na ânsia de ser herói ou heroína do combate à corrupção não hesite em difamar tudo e todos para que lhes fiquemos gratos pela limpeza?