quinta-feira, junho 07, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Graça Fonseca, secretária de Estado da magia

Seria interessante se a secretária de Estado publicasse todas as medidas desenvolvidas no âmbito do Simplex discriminando quais resultaram de ideias e instruções dos governantes e as que são o resultado do trabalho corrente da Administração pública. É que se fica com a impressão de que sem o Simple o país estaria na idade da pedra e que tudo se deve a uma secretária de Estado e a uma ministra. Nem a magia do Luís de Matos conseguiria tal feito.

Enfim, estes funcionários públicos são uns malandros que se opõem a todas as reformas, o que nos safa são governantes muitos modernos e dinâmicos...

«Um mágico sem truques de magia. É assim que Luís de Matos se apresenta na nova campanha que o Governo lança esta semana, na televisão e nas redes sociais, para assinalar os 11 anos do Simplex. Em episódios de 20 segundos, mostra-se uma medida implementada (como a empresa na hora, por exemplo) e Luís de Matos revela que “não é magia, é Simplex”. A campanha é um misto de “acordem, que isto não foi sempre assim” com “obrigado a todos os anónimos que trabalham para que a vida possa ser mais simples”.

Esta quarta-feira, o Simplex cresce ainda mais. Numa cerimónia de balanço do trabalho feito, o Governo vai apresentar oito novas medidas, que se juntam às mais de 1200 já em curso. Graça Fonseca, a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa que vai estar no evento - acompanhada pelo primeiro-ministro António Costa e pela ministra Maria Manuel Leitão Marques - avança ao PÚBLICO três ideias do novo pacote Simplex2018: Factura sem Papel; Parentalidade +Simples; e Qual@Escola.

“Em 2016 apresentámos seis medidas emblemáticas, em 2017 sete, este ano serão oito”, diz Graça Fonseca que gere uma “marca com enorme notoriedade”, como costuma dizer. “É verdade. Não há zona do país onde as pessoas não saibam o que é o Simplex”. E a marca também se afirmou no estrangeiro. Mas já lá vamos.» [Expresso]

 Boa professores!

Há anos que é sempre o mesmo, os alunos começam, a preparar-se com as notícias a anunciarem sempre o mesmo, que os professores vão fazer greve aos exames. Isto é, os professores trabalham todo o ano tranquilamente para prepararem os alunos para exames e quando estamos a quinze dias destes eles dizem que, afinal, era tudo a brincar, vão fazer greve para que não hajam exames.

 Os suspeitos do costume

Ás vezes tenho a sensação de que a nossa justiça não se cansa de dar espetáculos á custa dos suspeitos do costume. Deus queira que o ano chegue depressa ao fim e que com a escolha do próximo Procurador-Geral da República acabe a excitação que vai por aí.

 BdC combinou com o Jesus um almoço no Ritz

O JJ está cheio de dinheiro.

      
 Foi Pessoa agente dos russos?
   
«Já nos habituámos ao caso Trump, vamos tendo o caso Bruno e, como vimos com Arkady Babchenko, na semana passada, estamos prontos para tudo. Relembro o último porque é comum nos hospícios os casos varrerem-se-nos e os mais recentes partirem mais depressa da memória. Babchenko é o jornalista russo exilado na vizinha Kiev, capital da Ucrânia, onde foi assassinado a mando dos russos de Putin. O próprio morto até apareceu no dia seguinte, numa conferência de imprensa, a denunciar o assassínio e a mostrar imagens em que o seu assassino estava a ser preso. Ao lado de Arkady Babchenko, também falou um polícia da secreta ucraniana, explicando que o anúncio do assassínio e o desmentido - a fake news montada - eram necessários, o que foi confirmado pelo ex-cadáver. Os colegas chorosos deste rejubilaram, vimo-los em direto, em quadradinho mais pequeno na pantalha, onde este estranho mundo moderno nos entra em casa todos os dias... Ontem, a polícia ucraniana revelou uma lista de 47 nomes, jornalistas e ativistas, em Kiev, potenciais alvos dos russos. Depois da revelação, alguns dos visados (na lista, mas ainda não pelas pistolas russas) já vieram dizer que suspeitam do tal perigo. Resumindo, a questão é basicamente esta: dos russos espera-se tudo; então, o melhor é inventar mais do que tudo. E a minha crónica é para trazer um certa normalidade, e até tradição, a isto. O meu velho e querido jornal, o DN, noticiou, em 1930, o suicídio de Aleister Crowley na Boca do Inferno. Crowley era uma personalidade internacional, um mago que inspirou um romance a Somerset Maugham e é citado no Paris É Uma Festa, de Hemingway. Ele correspondia-se com Pessoa, por causa do interesse comum pela astrologia, veio a Portugal e acabou tragicamente naquele tumulto de água e rochas em Cascais. Pessoa, que se encontrara com Crowley, testemunhou na polícia e falou, então, para o nosso DN. Pois bem, pouco depois, há uma carta do poeta ao que viria a ser o seu biógrafo, João Gaspar Simões, sobre o triste acontecimento. Revela Fernando Pessoa, na sua carta: "Crowley, que depois de se suicidar foi para a Alemanha, escreveu-me há dias." Aliás, Aleister Crowley só viria a morrer em 1947, uma dúzia de anos depois de Pessoa. Isto para vos dizer que já conhecemos a modernidade há muito e não precisamos do perigo de Putin à porta para ter imaginação.» [SN]
   
Autor:

Ferreira Fernandes.

      
 PSD sem setas
   
«A nova imagem do site do PSD fez com que o símbolo do partido perdesse as três míticas setas. Uma mudança que está a provocar algum desagrado. A histórica social-democrata Virgínia Estorninho já reclamou da situação junto do secretário-geral do PSD.

“Tiraram-nos as setas e enfiaram-nos num quadrado laranja. Não admito isso”, queixou-se a militante do PSD ao Público,  ameaçando organizar um protesto à porta da sede do partido “se as setas não forem repostas”.» [Observador]
   
Parecer:

Veremos que mais vai perder.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Uma grande perda...»
  
 Dos astros para o governo de Espanha
   
«Fue el segundo español en el espacio pero será el primer astronauta en el Gobierno. Pedro Duque será el ministro de Ciencia, Innovación y Universidades en el Gobierno de Pedro Sánchez.

Este ingeniero aeronáutico de 55 años, hasta hoy empleado en la Agencia Espacial Europea como responsable de revisión de proyectos futuros para vuelos tripulados, tuvo la oportunidad de viajar al espacio en dos ocasiones, nueve días en 1998 y diez en 2003.» [El Confidencial]

 SCP a caminho da insolvência
   
«O prospecto da emissão obrigacionista da SAD do Sporting não deverá ser aprovado enquanto se mantiver a instabilidade em torno do clube, apurou o Negócios. Isto significa que a operação ficará "congelada" até que haja sinais de estabilidade. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) apenas esclarece que está a analisar o processo.

A sucessão acelerada de desenvolvimentos em torno da SAD do Sporting está a ter impacto nos planos de avançar com uma emissão obrigacionista. Isto porque a instabilidade vivida no seio da SAD sportinguista deverá dificultar a aprovação do prospecto da emissão, sendo necessária alguma estabilidade para que se considere que há condições para avançar com a operação.

"A emissão do empréstimo obrigacionista encontra-se sujeita a autorização prévia da CMVM que implica também a aprovação de um prospecto. O emitente já entregou uma proposta de prospecto na CMVM", adiantou fonte oficial da CMVM ao Negócios. "Entretanto foram pedidos esclarecimentos adicionais sobre o mesmo à SAD do Sporting. É normal que o processo conducente à aprovação de um prospecto conheça várias interacções entre a CMVM e os emitentes, no caso em apreço convém ter em conta que têm ocorrido quase diariamente desenvolvimentos informativos em torno da sociedade emitente", acrescentou a mesma fonte.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:

Já faltou mais para o SCP começar a ter problemas de tesouraria. e se os jogadores avançarem com a rescisão vão ter de vender a equipa B para poderem jogar com a C.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»