quinta-feira, junho 23, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


 
Pilrito-das-praias [Calidris alba], Praia do Cabeço, Castro Marim
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Bando de pilritos nas salinas de Alcochete [A. Cabral]
   
Jumento do dia


Desembargadora Ana Luísa Geraldes, directora do Centro de Estudos Judiciários

A directora do CEJ solicitou uma entrevista à ministra da Justiça por estar preocupada com a imagem da instituição depois dos comentários ao copianço dos futuros magistrados da Nação. A desembargadora tem razão para estar preocupada, o que não se percebe é o que uma ministra pode dizer ou fazer para limpar a honra do CEJ depois daquilo que se soube.

Qualquer professor que apanhe uma prova copiada não tem dúvidas quanto ao que deve fazer, anula-a, se souber qual o aluno que copiou anula a prova deste, se não souber quem copiou quem anula as duas provas. Se numa mesma turma forem vários alunos a terem copiado anulam-se todas as provas. No caso do CEJ a situação nem se deve ficar por aí, estando em causa futuros magistrados cujos valores éticos devem ser questionáveis o copianço é motivo para chumbo e exclusão da escola.
 
No caso da prova em causa a situação é bem mais grave pois o copianço terá sido colectivo, isto é, deixa de estar em causa apenas um ou dois alunos para passarem a estar em causa dos valores da instituição. Um aluno a copiar pode ser uma excepção, uma turma a copiar significa que isso faz parte da cultura da escola, significa também que nem sequer há cuidado na vigilância dos exames.

O que está em causa não é apenas a turma, é a credibilidade do CEJ, a competência dos seus dirigentes e a confiança dos portugueses nos magistrados.

PS: Depois de fechado o post ficou a saber-se que a directora do CEJ apresentou a demissão que foi aceite pela ministra da Justiça. Fez bem ao fazê-lo e a ministra fez bem ao aceitá-lo.

Ridícula foi a posição do presidente do sindicato dos magistrados do MP que considerou que o CEK "tenha sido atingido pela "crise geral da Justiça"». Um copiança é agora o resultado da crise geral da Justiça? Bem, se o sindicalista associa o copianço à crise geral da Justiça teremos de concluir que o mal da Justiça reside no copianço dos magistrados quando eram alunos no CEJ.
      
 

 História com fim infeliz
 
«E, finalmente, pouco depois das 18 horas de ontem, um assomo de dignidade ou, talvez, de sentido do ridículo: Fernando Nobre afastou-se da candidatura ao cargo de presidente da Assembleia da República.

Na verdade não se afastou, foi afastado, depois de (recorde absoluto na democracia portuguesa) duas votações sucessivas nas quais nem sequer obteve o pleno do partido que o levou a votos.

Também não terá sido bem um assomo, mas apenas meio, visto que, ao contrário do que havia garantido, se irá manter na AR como comum deputado enquanto entender que "é útil ao país".

O que bem pode significar, no peculiar idiolecto político de Nobre, enquanto entender que "o país lhe é útil a si", se for para levar a sério a sua dramática afirmação de que só dando-lhe um tiro na cabeça o impedirão de chegar a Belém (no caso, com escala em S. Bento).

O resto, entre as 15 e as 18 horas, foi dos episódios mais tristes de que me lembro da nossa já longa história trágico-parlamentar. Cheguei, secretamente, a desejar que algum deputado mais cristão do CDS mudasse de cavalo a meio da corrida e lhe desse o voto por compaixão (eu, que não sou cristão, já tenho dado esmola a gente menos merecedora de compaixão do que Nobre naqueles momentos).

Só que um voto não bastava; eram precisos pelo menos 10. E mesmo num partido democrata-cristão é improvável encontrar 10 deputados mais dados à caridade que à disciplina partidária.» [JN]

Autor:

Manuel António Pina.
     

 Banif vale lixo
  
«A agência de notação financeira Moody's cortou o rating do Banif para 'lixo', de Baa3 para Ba2.

Segundo uma nota da agência, citada pela Bloomberg, a nova avaliação surge na sequência do corte de 'rating' da República e dos maiores bancos portugueses em Abril.
 
A Moody's não descarta a possibilidade do banco vir a precisar de ajuda do Estado.» [CM]
Parecer:

Pela boca morrre o peixe, parece que o Gaspar Louçã também vai ter o seu BPN.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 Proposta idiota

«Francisco Assis quer que a comparticipação de Portugal para a União Europeia seja suspensa enquanto durar o resgate financeiro ao País. A ideia consta da moção global de estratégia que o candidato à liderança do PS entrega oficialmente esta tarde. » [DN]

Parecer:

Até parece que a dívida portuguesa resulta de uma calamidade natural.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Os magistrados até depois de mortos ganham dinheiro

«Uma auditoria da Inspecção-Geral das Finanças às despesas da Justiça detectou 165 mil euros de pagamentos em excesso de subsídio de compensação a magistrados jubilados já falecidos, por inexistência de comunicação do óbito pelo Instituto de Registo e Notariado.
 
O subsídio de compensação é o suplemento remuneratório mais expressivo (39 milhões de euros em 2009 num universo acima de quatro mil magistrados). Segundo o relatório da IGF, apesar de ser contrário à lei, a entidade auditada - Ministério da Justiça - efectuou também pagamentos em excesso de 28,8 mil euros (período de 2008 a Março de 2010) do suplemento remuneratório para compensação do trabalho para recuperação dos atrasos processuais a oficiais de justiça cuja classificação foi inferior a Bom. "Dada a ausência de despacho conjunto dos ministros das Finanças e da Justiça, afigura-se questionável a atribuição de abonos para falhas a um número variável entre 337 e 346 secretários de Justiça (ou substitutos) após 01 de Janeiro de 2009, num total pago de 349 mil euros", lê-se no relatório.

A auditoria conclui ainda que o subsídio de fixação atribuído aos magistrados judiciais e do Ministério Público e do suplemento de fixação dos funcionários judiciais que prestam serviço em comarcas periféricas deveriam ter sido tributadas em sede de IRS como trabalho dependente e que o imposto em falta que deixou de ser arrecadado ascende a um valor que se estima em 4,9 milhões de euros (ano de 2009). A auditoria refere ainda que, em finais de 2009, o Ministério da Justiça foi condenado a pagar 40,5 mil euros de juros de mora a três magistrados (aqueles que reclamaram) pelo atraso no pagamento da remuneração por acumulações de funções, em resultado do conhecimento tardio dos pareceres dos Conselhos das Magistraturas e da decisão da tutela, despesa que deveria ter sido evitada.» [DN]

Parecer:

Um dia destes vão converter o subsídio de residência em subsídio eterno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 CEJ pede reunião com ministra por causa do copianço

«A directora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) pediu uma reunião de urgência a Paula Teixeira da Cruz, na sequência das notícias sobre um copianço generalizado entre futuros magistrados num teste, anunciou a própria.

Em comunicado, a directora do CEJ, a desembargadora Ana Luísa Geraldes, informa que pediu a reunião "face à torrente de notícias sobre o CEJ que continuam a ser veiculadas e que põem em grave risco a imagem e credibilidade da instituição". O Conselho Pedagógico do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) decidiu na segunda-feira repetir o teste de Investigação Criminal e Gestão de Inquérito e anular a nota 10 atribuída aos alunos, na sequência de um copianço generalizado.» [DN]

Parecer:

Se sempre que fossem apanhados copianços nas escolas e universidades portuguesas os directores e reitores pedissem uma reunião com um ministro o ministério da Educação teria que ter uma dúzia de ministros só para os atender.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Louçã promove caça ao independente

«O eurodeputado Rui Tavares, que terça-feira abandonou a delegação do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, acusou hoje Francisco Louçã de promover uma "caça ao independente" e de ainda não ter aprendido a lidar com opiniões contrárias.

Em declarações a jornalistas em Bruxelas, um dia depois de ter anunciado a saída da delegação parlamentar do partido pelo qual foi eleito enquanto independente em 2009, Rui Tavares diz que essa candidatura foi também uma "aposta", pois "sabia por exemplo o que se tinha passado em Lisboa com o independente Sá Fernandes e queria de certa forma perceber se o BE tinha aprendido a lição e conseguia finalmente lidar com a independência no seu próprio seio". "Não aprendeu, nitidamente não aprendeu a lidar com independência nem com independentes. Isso é uma coisa que eu hoje posso dizer", afirmou.» [DN]

Parecer:

A caça ao independente é um tique de todos os partidos, quando precisam de votos procuram independentes e quando perdem votos dizem que a culpa é deles. No caso de Francisco Louçã, um glorioso líder comunista, o problema é mais complexo, a culpa nunca será dele e é preciso condenar alguém pelos males do BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-se solidariedade com Rui Tavares ainda que se lhe deva dizer que quem não quer ser urso não lhe deve vestir a pele.»
  
 Descoberto álbum de fotografias inéditas de Hitler










«O jornal The New York Times revelou na terça-feira fotografias inéditas feitas na segunda Guerra Mundial e nas quais aparecem Adolf Hitler e prisioneiros de um campo de concentração.

O misterioso álbum de fotografias, ao qual o jornal norte-americano teve acesso, foi descoberto em Nova Iorque, mas o autor e proprietários são até agora desconhecidos.

De acordo com o jornal, o álbum de fotografias chegou às mãos dos jornalistas por um "homem da indústria da moda que trabalha em Manhattan" e que prefere ficar no anonimato.

As fotografias, a preto e branco, não têm qualquer referência de datas e locais, mas revelam imagens inéditas de Adolf Hitler, de soldados nazis e pessoas detidas em campos de concentração.» [DN]
    
 Depois das canetas baratas as viagens em classe turística

«Passos Coelho ordenou a mudança da classe executiva para económica do seu bilhete para o voo de amanhã, para Bruxelas, onde vai participar na reunião com os restantes chefes de governo da União Europeia. A mudança aplica-se aos seus quatro acompanhantes, avança o Expresso.

A Top Atlântico, agência de viagens que trabalha com o Governo, procedera como era hábito: reservara, a pedido do gabinete do primeiro-ministro, cinco bilhetes em classe executiva para o primeiro voo da TAP (7h55 h), Lisboa-Bruxelas, de quinta-feira, 23.» [DE]

Parecer:

É um bom princípio ainda que não resolva problema nenhum.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
  
 E se fossem gozar com a mãe que os pariu

«Depois do famoso vídeo produzido pelos portugueses onde se elencava «Tudo o que os finlandeses precisam de saber sobre Portugal», chegou a hora da vingança. Agora é a vez de os finlandeses satirizarem Portugal. E, para isso, criaram um jogo no Facebook chamado «King of Portugal» (Rei de Portugal).

Portugal surge como um país liderado por um rei (simboliza o homem no poder) que não tem dinheiro e mesmo assim, gosta de o esbanjar em carros luxuosos. «O Rei de Portugal adora os seus carros rápidos. Eles voam tão alto e estampam-se tão bem. Mas agora ele não tem dinheiro, só dívida. Não te preocupes, rei! Relaxa. Os outros países europeus vão financiar o teu hobby! Diverte-te e aproveita o sol!», pode ler-se na entrada do jogo.» [Portugal Diário]

Parecer:

Parece que não gostaram do vídeo português.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se como se escreve bardamerda em finlandês.»
  
 Seguro quer modernizar o PS

«António José Seguro, candidato à liderança dos socialistas, promete adoptar um programa de modernização e reorganização do PS até ao primeiro trimestre de 2012 e criar internamente um «laboratório de ideias», substituindo o actual gabinete de estudos.

Estas são duas das principais ideias presentes na moção de estratégia da candidatura de António José Seguro - documento que foi entregue, esta quarta-feira, na sede nacional do PS pelo seu diretor de campanha, António Galamba. » [Portugal Diário]

Parecer:

A grande modernização do PS passa pelo fim do sistema de castas onde os filhos de algumas personalidades sobem de elevador na hierarquia do partido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se o fim do sistema de castas do PS.»
  
 As aves das cidades têm um cérebro maior

«As aves que se conseguiram adaptar às cidades têm um cérebro maior em relação aos seus corpos do que aquelas que vivem fora dos centros urbanos, revela um estudo de investigadores espanhóis publicado na revista “Biology Letters”.

Segundo o trabalho do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o cérebro das espécies associadas a meios urbanos – como o chapim-real (Parus major) e a pega-rabuda (Pica pica) – é 20 por cento maior do que aquelas que permanecem longe das cidades como, por exemplo, o papa-figos (Oriolus oriolus).

“As cidades são ambientes novos e complexos para a fauna e por isso representam um desafio”, comentou Alejandro González, um dos autores do estudo e investigador do CSIC na Estação Biológica de Doñana, em Espanha.

A comparação foi feita com dados de 82 espécies do grupo mais numeroso de aves, os passeriformes. As aves deste grupo caracterizam-se pelo seu pequeno tamanho, por fazerem ninhos e por cuidarem das suas crias que nascem com níveis muito baixos de desenvolvimento. “São a maioria das aves que se observam nas cidades e, a maior parte delas podem ser denominadas canoras”, explica ainda o investigador, em comunicado.» [Público]