sábado, junho 09, 2012

Aceitam-se prognósticos antes do jogo

 
Esta coisa de considerarmos a selecção nacional como as nossas forças armadas da bola a caminho da frente de combate ao ponto de já ser a Armada a produzir vídeos de exaltação nacionalista não me convence. Não consigo ver um Nuno Álvares Pereira no João Pinto,  não imagino o Paulo Bento na farda de general e não confundo o onze titular com a ala dos namorados.
  
Por isso o nacionalismo não me faz ver no Miguel Veloso um jogador fora de série, nem as cambalhotas do Nani me enchem o peito de ar, fico contente se ganharem, é-me indiferente se perderem, tal como as vitórias e os carros de luxo também as derrotas são deles. Não faz sentido o governo andar a fazer de conta que não há Europeu porque receia o pior e se as coisas correrem bem vamos vê-los a apanhar o avião à pressa.
  
Mas se me pedirem a opinião direi que vamos ver quem ganha, se a Marcha da Mouraria ou o pessoal dos Bundesbank. Se ganharmos vamos gozar com a Merkel e meia Europa, a começar pelos gregos, vão festejar a vitória. Se perdermos vão dizer que o trabalho ganhou ao sempre em festa, que enquanto os nossos andaram a fazer de Marcha da Mouraria, os alemães, mesmo autorizados a uma fumaradas, fizeram o trabalho de casa.
  
Se ganhar a Marcha da Mouraria é certo e sabido que o Miguel Relvas vai aparecer mais uma vez numa tentativa desesperada de vender o seu melhor sorriso. Se perdermos vamos ter de ver mais uma vez os olhinhos pequeninos e as beiças carnudas da Merkel a rir cinicamente, como se nos tivesse a dizer que com tantos feriados e festas não vamos lá.
  
Era bom que Portugal passasse esta fase, quanto mais não seja porque o Humberto Coelho teve o cuidado de nos esclarecer que os jogadores são simpáticos e pagam os impostos no seu país. Sabendo-se que podiam pagá-los no país onde vivem temos de lhes manifestar a nossa gratidão por preferirem as nossas taxas ou por serem vítimas do nosso sistema fiscal. Mas se pagam cá os impostos só podemos desejar-lhe o melhor sucesso financeiro e esse sucesso passa pelas vitórias.
  
Mas se Portugal ganhar jogos espero que as televisões ponham a bolinha antes de o Relvas aparecer pois as suas comunicações são piores do que um filme pornográfico.