quarta-feira, junho 06, 2012

A (com)paixão de Passos

 
Somos um povo tocado pela graça de Deus, temos um governo formado por autênticos cruzados cristãos e um primeiro-ministro que tem compaixão. Sinto-me sensibilizado, sofro mas o homem de Massamá tem compaixão por mim:
 
«“É porque tenho uma grande noção de compaixão, de sensibilidade para os problemas, que serei determinado em resolver duradouramente os nossos problemas”, garante chefe do Governo, um ano depois da vitória nas legislativas.» [RR]

Enfim, já que estamos em ambiente de procissão é caso para dizer "bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos Céus" (Mateus, V:3).

_________________
Na Wikipedia:

Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
  
A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor esofrimento alheios. Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.
  _______________