sexta-feira, maio 27, 2011

Mudar de ideias

Pedro Passos Coelho foi o melhor que o PSD arranjou para apresentar aos eleitores uma contrafacção de José Sócrates, há muito que por lá se pensa que ganhar eleições é uma questão de encontrar a poção mágica adequada, primeiro acharam que o segredo estava nas eleições directas mas deram-se mal com a experiência, depois o segredo estava nas Novas Fronteiras e arrebanharam a tralha habitual para organizarem a Mais Esperança, foi o que se viu, os esperançados desapareceram, agora Passos Coelho decidiu aderir ao Simplex e adoptou o Mudar na Hora.

A primeira experiência sucedeu com o programa eleitoral do PSD do ensino, um professor mais cabeludo criticou-lhe o programa e Passos Coelho nem perdeu tempo para prometer a sua mudança. Agora foi ainda mais longe e decidiu agilizar a mudança de opiniões dando um bom exemplo da sua proposta de contrato verbal, é a mudança na hora. A jornalista da RR perguntou-lhe sobre o aborto e na hora Passos Coelho mudou aquilo que para muitos portugueses representa uma convicção profunda, a posição sobre a legalização da interrupção voluntária da gravidez.

Ainda bem que em Portugal não há muçulmanos suficientes para decidirem as eleições senão já estou a ver o Passos Coelho a prometer a um jornalista da Al Jazeera que a sua primeira viagem oficial ao estrangeiro será uma peregrinação a Meca. Vira costas ao jornalista árabe e questionado sobe o referendo suíço sobre a construção de minaretes assegura que está disponível para que no referendo sobre o aborto se pergunte simultaneamente se deve ser mantido o minarete da Mesquita de Lisboa.

Com este Simplex de ideias deu-se um verdadeiro milagre, o mesmo Passos Coelho que nunca teve ideias e que faz uma campanha à base do que lhe sopram ao ouvido passou a ter ideias com fartura, são tantas que as muda a qualquer hora.