domingo, maio 22, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Alfama, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Vilarinho, Lousã [A. Cabral]
  
JUMENTO DO DIA


Paulo Portas, o factor novo

Paulo Portas não viu o debate, disseram-lhe que tinha ganho Passos Coelho e fez manchete em todos os jornais a sua declaração de alegria por tal resultado. É isto o factor novo na política portuguesa?

 O DEBATE

Há muito tempo que não ouço comentadores televisivos, é uma forma de proteger a inteligência que me resta pois estou convencido de que a burrice pode ser contagiosa, mas chegam-me rumores de que alguns comentadores estavam numa grande excitação porque Passos Coelho teria ganho. Bem, há aqui algo de errado e o debate a que eu assisti terá siido uma encenação com figurantes.
 
Esta reacção dos diligentes comentadores das nossas televisões recorda-me o anúncio televisivo de uma companhia de seguros: "Está, querida? Vou começar pelas boas notícias, o aribag funcionou na perfeição".
 
Passos Coelho foi claramente derrotado e se não ganhou nenhum dos debates em que participou muito menos ganhou este. Pretendia usar o debate para julgar Sócrates mas desde o primeiro minuto que teve que se defender, desde o primeiro minuto que foi incapaz de controlar a expressão do rosto e chegou a fazer caretas para o jornalista, como se estivesse pedindo ajuda. Foi apanhado a mentir, foi incapaz de explicar as suas soluções e mesmo naqueles que poderiam ser os pontos fracos de Sócrates foi incapaz de se impor.
 
 CDS É O FACTOR NOVO NA POLÍTICA PORTUGUESA

Novinho em folha como se fosse um submarino alemão.

 PASSOS COELHO É UM CIDADÃO EXEMPLAR?

Não basta a Relvas dizer que é um blogue anónimo, os casos nele descritos estão numerados, os acórdãos estão fotografados. O mínimo que se espera é que o PSD responda com o mesmo rigor com atacou o carácter de José Sócrates.

 CAMERON, BLAIR E PASSOS COELHO

Passos Coelho usou os nomes de Tony Blair e de Cameron como exemplo de jovens que chegaram ao poder sem experiência governativa, até poderia ter utilizado o exemplo de Obama já que no PSD começa a ser conhecido por Obama de Massamá, mas ele lá sabe porque se esqueceu. O que Passos Coelho se esqueceu de dizer é que os dois ingleses esperaram pelo fim das legislaturas para se candidatarem e que durante anos estudaram os dossiers governamentais. Esqueceu-se também de dizer que há grandes diferenças entre as administrações públicas inglesas e portuguesas, por cá fica tudo à espera de novas ordens, no Reino Unido os governantes apoiam-se na Administração Pública.

 A REFLEXÃO DO DIA

Antes um mau desenhador de construção civil do que um criminoso ambiental.

 PARTY CLOUDY


  
 

 O QUE HÁ PARA SABER SOBRE STRAUSS-KHAN

«Sábado passado, Dominique, um jardineiro guineense, tratava das orquídeas no Trocadéro, zona fina de Paris, quando lhe saltou para os canteiros, nua, a dona da casa, Madame X, industrial de perfumes. Dominique declarou aos gendarmes que foi arrastado pela patroa e obrigado a ter relações sexuais. Madame X, ao embarcar de férias para as Maldivas, negou. Na América, onde a nova gama de perfumes X foi lançada, os jornais insurgiram-se contra o laxismo das autoridades francesas: "Aqui, Madame X seria presa e fotografada com algemas. Em Paris, foi passear...", indignou-se o New York Post. Mas houve mais acontecimentos no sábado passado. Domingos, padeiro em Lourosa e presidente da concelhia do CDS, depois de uma noite a levar massa ao forno, chegou a casa, onde encontrou a sua legítima esposa, com quem está casado há sete anos, pela Igreja. Horas depois, a mulher disse à GNR que ele se despiu e a obrigou, com violência, a ter relações de forma que ela não queria. O padeiro nega: "Fizemos o que fazemos sempre e ninguém forçou ninguém." E há ainda, entre os acontecimentos de sábado, o patrão do FMI no hotel de Nova Iorque. O que eu sei, com tanto pormenor, daquele famoso sábado! E era aí que eu queria chegar: demasiada espuma. Rico, pobre, homem, mulher, direito americano, direito francês, casado, adúltero, esquerda, direita... Mas a questão é: alguém forçou sexualmente alguém? Se sim, é crime. Se não, não.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.


 UMA DECLARAÇÃO DE PAUL THOMSEN QUE A DIREITA VAI IGNORAR

«O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional para Portugal, Poul Thomsen, identificou esta sexta-feira a falta de concorrência, além da inflexibilidade laboral, como principais problemas da economia portuguesa.
  
O responsável do FMI falava numa conferência de imprensa telefónica após a aprovação da participação da instituição financeira no resgate internacional a Portugal, com um empréstimo de 26 mil milhões de euros. » .[DN]

Parecer:

Passos Coelho está mais interessado em defender novos grupos que cresçam num mercado sem concorrência do que preocupado com a criação de novas empresas em novos sectores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Passos Coelho.»

 PASSOS COELHO É UM MAU CIDADÃO?

«Um blogue na Internet (verdadeirolapisazul.blogspot.com )está a divulgar pretensos processos judiciais em que uma empresa, a Ribtejo, liderada por Pedro Passos Coelho terá sido condenada a pagar uma multa. Além destes dados, o blogue divulga ainda uma série processos de execução fiscal de que o líder do PSD terá sido alvo.

O DN contactou Miguel Relvas, o secretário-geral do PSD, que disse o partido não comenta "blogues anónimos". "Campanhas sujas e ataques pessoais são coisas de que o País não precisa".» [DN]

Parecer:

pois, é uma campanha suja, ainda mais suja do que outras a que assistimos e que Passos Coelho tentou aproveitar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 JÁ SE FALA NA SUBSTITUIÇÃO DE PASSOS COELHO

«O futuro do PSD "não é assunto para tratar nesta campanha" e por isso Passos Coelho não esclarece se continua à frente do partido se perder as eleições. "Se o PSD não ganhar as eleições cabe ao PSD decidir o que fazer, mas não é uma questão que diga respeito às eleições nacionais". Passos recusou avançar sobre o cenário futuro do partido caso saia derrotado das eleições:"A questão do PSD é uma questão que tratará na devida altura. Não se trata do PSD mas do país". Numa arruada no Barreiro, a segunda do dia, o candidato social-democrata voltou a garantir que se ganhar as eleições não formará governo com o PS de Sócrates. "Ninguém gostaria de acordar com um governo diferente daquele que votou nas eleições", reforçou. » [i]

Parecer:

Uma má notícia em plena campanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 COISSAS DE UM CIDADÃO EXEMPLAR
  
«A empresa Ribtejo foi condenada a pagar 60 mil euros por negligência, porque, quando Passos Coelho era presidente, efectuou descargas de águas residuais com níveis de enxofre muito superiores aos que são permitidos por lei, avança o jornal «i».   
O líder do PSD, que foi presidente desta empresa entre 2005 e 2009, confirmou a condenação por uma infracção muito grave, mas assegurou que foi uma «situação excepcional e pontual, sem impactos ambientais».
 
Em Fevereiro de 2008, um controlo às águas residuais da Ribtejo - Tratamento e Valorização de Resíduos Industriais, S.A registou níveis de enxofre 15 vezes superiores ao que a lei permite.
  
Depois de ter sido condenada pelo Tribunal Judicial da Golegã, a empresa recorreu para a Relação de Évora, que confirmou a coima de 60 mil euros por negligência. Passos Coelho referiu que a Ribtejo já pagou a multa.» [Portugal Diário]

Parecer:

Parece que não foi apenas um "blogue anónimo" a dar a notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Relvas se agora já comenta as diatribes do administrador Passos Coelho.»

 MORRE UMA JOVEM NO DIA DA DEFESA

«Ana Rita, de 18 anos, caiu quando fazia slide de uma altura de quatro a cinco metros. Segundo o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão, a rapariga ainda foi assistida no local pelo INEM antes de ser encaminhada para o Hospital de Santo António, no Porto, em "estado muito grave e com prognóstico reservado". Mas morreu pouco tempo depois.
 
"O Exército confirma o falecimento da cidadã Ana Rita dos Santos Silva Lucas que se encontrava a cumprir as obrigações decorrentes da lei, relativa à participação nas actividades decorrentes do Dia da Defesa Nacional, no Regimento de Artilharia n.º 5, em Vila Nova de Gaia", informou o Exército em comunicado. "Ela estava a fazer slide e o cabo partiu-se", disse o tenente-coronel Perdigão. O porta-voz do Exército português garante que "nunca" nenhum acidente do género tinha acontecido. O regimento da Serra do Pilar abriu um inquérito para apuramento das causas deste acidente.» [Público]

Parecer:

Uma fantochada inventada por Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»