quarta-feira, maio 18, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Óbidos
  
JUMENTO DO DIA


Pedro Passos Coelho

Se Pedro Passos Coelho tivesse como objectivo perder as eleições não faria melhor do que tem feito, faz tudo para não merecer a confiança dos eleitores e como se isso não bastasse atinge portugueses às centenas de milhares de cada vez que abre a boca. Quando defendeu o aumento do IVA para compensar a descida da TSU pôs muita gente a fazer contas à vida, quando defendeu um aumento do IVA nos produtos sujeitos à taxa intermédia assustou os restaurantes e agora ataca todos os que participaram ou participam no programa Novas Actividades.
 
Parece que Passos Coelho não conhece o país nem sabe o que quer e os seus conselheiros confundem as declaraçães de um candidato a primeiro-ministro que lhe sugerem com as piadas que escrevem nos seus blogues.

 UM VELHO TRUQUE

Passos Coelho é incapaz de reconhecer que Sócrates fez uma única coisa bem feita e quando está perante obra feita recorre ao velho truque de dizer que a ideia é boa mas foi mal aplicada. Foi o que agora fez com as novas oportunidades mas teve azar com o oportunismo ao informar que se fosse primeiro-ministro procederia a uma auditoria externa. Teve azar, o programa contempla essa auditoria externa, é feita por uma universidade que Passos não pode questionar, a Universidade Católica, sendo conduzida por Roberto Carneiro, precisamente um ex-ministro da Educação do PSD.

É aquilo a que se chama ir à lã e sair tosquiado.

 NOVAS OPORTUNIDADES
 
Quem ouve Passos Coelho falar do programa Novas Oportunidades é bem capaz de pensar que o líder do PSD estudou gestão em Harvard. Mas não, não nem em Harvard, nem na Nova, nem na Católica, nem no ISEG, tirou a sua licenciatura numa universidade muito menos certificada ou auditada que o programa Novas Oportunidades. É por isso que sendo licenciado em gestão não sabe distinguer os mecanismos do IVA dos do IRS.
  
 PASSOS COELHO VIROU O BICO AO PREGO NAS NOVAS OPORTUNIDADES

Passos Coelho começou por defender uma auditoria externa ao programa Novas Oportunidades, ora, uma auditoria significa auditar o programa, verificar as suas contas e saber como o programa funcionou. Esta proposta revelou um total desconhecimento da realidade e Passos Coelho foi surpreendido pela existência de uma auditoria externa feita por uma entidade competente, a Universidade Católica, e conduzida por alguém cuja competência está acima de qualquer suspeita, o ex-ministro da Educação Roberto Carneiro.
  
Perante a "argolada" Passos Coelho inventou uma nova auditoria durante o debate com Francisco Louçã, um debate que, aliás, não conseguiu vencer e em que por mais de uma vez (na despesa da Madeira, nas Novas Oportunidades e no trabalho forçado por desempregados) foi levado ao tapete. Agora Passos Coelho pretende um estudo para saber que os que foram certificados nas Novas Oportunidades encontraram emprego compatível.

Mais uma vez Passos Coelho revela ignorância confundindo as Novas Oportunidades com um programa de formação para desempregados.
  
 UM CONSELHO A MARTIM SILVA, DO EXPRESSO 
 
Há muito tempo que não ouvia um debate televisivo entre jornalistas ou comentadores, vi casualmente o debate que se seguiu ao frente a frente entre Francisco Louçã e Passos Coelho, que só gente com muita imaginação criativa considera ter sido ganho pelo líder do PSD ou mesmo um empate.

O curioso deste debate ao debate na SIC Notícias é que fiquei com a sensação que se estava a realizar no dia 6 de Junho e que o PSD tinha ganho as eleições, os jornalistas assumiam sem margem para dúvidas a vitória do PSD e limitavam-se a dar conselhos ao futuro primeiro-ministro.
 
O mais divertido foi Martim Silva, do jornal Expresso que assumia que Passos Coelho estava à frente nas sondagens com base numa única sondagem e que disse mesmo que se tivesse de apostar dinheiro apostava numa vitória do PSD, o que mereceu a concordância dos seus companheiros de cavaqueira. Só que o Martim ao comentar a má prestação de Passos Coelho no debate criticou-o pela estratégia, defendendo que sendo um candidato em queda a postura deveria ter sido outra. Ora bem, se Passos Coelho está em queda e as sondagens dão um empate técnico o melhor é o Martim Silva colocar o seu dinheirinho em depósitos a praz ou na dívida alemã porque a apostar da forma como disse ainda vai à falência.
 
 FRANCISCO LOUÇÃ ENGANOU-SE NAS CONTAS
 
Francisco Louçã atirou Passos Coelho ao tapete quando extrapolou a dívida do Jornal da Madeira para a dimensão populacional do país, referindo que aquela dívida seria equivalente a 250 milhões de euros, ou seja, cinco vezes mais. Mas o número é bem maior do que o referido pelo líder do BE, Francisco Louçã enganou-se nas contas, se usarmos números redondos a Madeira tem quase 250 mil habitantes e a população portuguesa é de pouco mais de 10 milhõe e meio, então os 50 milhões de euros deveriam ser multiplicados por 42. Isto é, o equivalente nacional da dívida do pasquim do PSD pago pelos contribuintes seria de 2.100 milhões de euros!
 
Seria muito interessante comparar a dívida da RTP com a do Jornal da Madeira.
 
Aditamento:
 
Agora, aplique-se o mesmo critério à dívida da Madeira, mesmo esquecendo que parte da dívida portuguesa inclui essa mesma dívida e que uma parte da despesa do Estado na Madeira é suportada pelo governo da República. A dívida da Madeira atingia 683,4 milhões de euros no final de 2009, nesse ano aumentou 37,6% (!!!) em relação a 2008. Em 2009 a dívida atingia os 863,9 milhões de euros, tendo crescido 17,6% em relação a 2009.
 
Além desta dívida o governo regional assumiu ainda a responsabilidade financeira por 1195,2 milhões de euros sob a forma de garantias, deste montante 93% refere-se a avales a empresas públicas.
 
Recorde-se que para além deste endividamento a Madeira recebe do país recursos muito superiores aos das outras regiões que não contam com governos regionais que recorrem sistematicamente à chantagem independentista.

Se multiplicarmos o montante da dívida de 2009 (o aumento dos dois anos seguintes é um bónus para o Alberto) por 42 obtemos a bela quantia 36.283,8 milhões de euros, isto é metade do montante do resgate que o governo negociou com a troika! E quanto a garantias teríamos a enormidade de 50.198,4 milhões de euros, quase tanto como o montante do resgate! Resta agora saber qual o montante total da dívida das empresas, isso no pressuposto de que as contas da Madeira não estarão aldrabadas, isto é, que não existem mais esqueletos no armário nem que uma parte tenha sido varrida para debaixo do tapete.
 
Agora imagine-se que todos os distritos do país eram governados à Alberto João e façam-se as contas. Pois, para os responsáveis do PSD que tanto falam da Madeira esta região já é independente, pelo menos na hora de gastar sem qualquer controlo.
 
Compreende-se o empenho de Alberto João numa vitória da direita, depois de ter ridicularizado Passos Coelho no último congresso do PSD. se a direita conseguir uma maioria absoluta, um cenário cada vez menos provável, o governo ficará nas mãos dos deputados do Alberto João no parlamento, voltamos ao tempo da primeira maioria absoluta de Cavaco Silva quando estes mesmos deputados chantageavam o agora Presidente da República sempre que era apresentado um Orçamento de Estado.
    
 

 AS INOCÊNCIAS DELE E DELA

«O caso Strauss-Kahn levou a reacções ligeiras, daquelas para que foi inventada a frase italiana "se non è vero, è ben trovato". E, o que é raro, este caso é "ben trovato" por todos, os pró e os contra. Todos satisfazem a sua ânsia de conclusões expeditas. Para uns, temos o patrão do FMI, desses que nos fornicam a juros de mais de cinco por cento, acusado de ter fornicado uma empregada de hotel. Mais, aquela que conseguiu pôr algemas no poderoso, que o obrigou a aparecer no tribunal de olheiras e sem direito a liberdade condicional, é uma imigrada africana. Deus (ou a justiça social de Marx) não dorme!, acham, pois, uns. Já outros acham que tudo não passa de um complô. Uma americanada, como é costume. Também não era difícil encontrar um ponto fraco no maganão do Dominique: cheirando a saias, o gajo investia. O Sarkozy, amigalhaço como ele é dos cobóis, lá engendrou maneira de se livrar do tipo capaz de o derrotar em 2012... Pronto, todos os bordos podem ter opinião ligeirinha sobre o caso Strauss-Kahn. Mas, entre duas gargalhadas, atente-se no início frase italiana: "se non è vero..." Se não é verdade... Se não for verdade, a inocência que deveriam presumir no acusado foi abusada e transformaram-no já num violador. Ou, se não for verdade, a inocência que deveriam presumir na acusadora foi abusada e transformaram-na já numa cúmplice de complô. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
    

 CADA CAVADELA UMA MINHOCA

«O líder do PSD anunciou hoje que irá pedir uma auditoria externa ao programa Novas Oportunidades e prometeu reformulá-lo para que ele sirva realmente quem precisa de uma segunda oportunidade.

"Propor uma alteração sem ter em conta que a avaliação está a ser feita na prática parece-me um desfasamento em relação à realidade", disse Isabel Alçada em declarações à Agência Lusa.

A ministra demissionária afirmou que o programa "tem sido avaliado internamente por uma entidade externa, a Universidade Católica Portuguesa" e que "os ajustamentos, as reformulações são feitos na sequência dessa avaliação". » [CM]

Parecer:

Este Passos Coelho tem a terrível mania de falar do que não sabe e depois mete-se em apertos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Passos Coelho que se informe melhor antes de abrir a boca.»

 MAIS UMA FACEBOCARRA DE CAVACO

«ma mensagem publicada hoje de manhã na sua página na rede social Facebook, Cavaco Silva sublinhou que a decisão de segunda-feira dos ministros das Finanças da UE "foi muito importante" para Portugal e também para a União. "Portugal tem agora a responsabilidade de honrar os compromissos assumidos e encontrar um espaço para a justiça social e o desenvolvimento económico", refere o chefe de Estado.» [DN]

Parecer:

Este Cavaco Silva é um presidente muito original.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se da próxima vez que pretender vender acções também escreve a Oliveira e Costa através do Facebook.»

 O OBAMA DE MASSAMÁ

«"Sou o mais africano de todos os candidatos." As palavras de Passos Coelho, no domingo, durante um encontro com imigrantes na Amadora, não caíram bem junto da comunidade africana em Portugal.

"Mas é africano porquê? Porque a mulher é africana? Porque tem uma filha africana? ''Casei com África''... Isso é uma hipocrisia, um paternalismo. Foi um mau princípio de conversa que Passos teve com a imigração", afirmou ao i Timóteo Macedo, presidente da Associação Solidariedade Imigrante. "Esta atitude tem sido a da sociedade portuguesa em relação às comunidades mais excluídas, uma atitude de feridas mal saradas do colonialismo que não tratam os cidadãos como iguais a si, porque se tratassem não tinham de dizer que a mulher nasceu em tal sítio", completa. 

A opinião é partilhada por Celeste Correia, deputada do PS e presidente da Assembleia-Geral da Associação Cabo- -verdiana: "É vergonhoso que um político que pretende ser primeiro-ministro use a cor da mulher e a antecedentes da família para tentar captar votos na comunidade portuguesa de origem africana e dizer que por causa disso tem uma sensibilidade diferente."

Mas o entendimento de Passos Coelho é outro. "Podem ter a certeza de que tenho uma sensibilidade muito especial para tudo o que são os problemas destas comunidades. A minha raiz pessoal está muito ligada a África, também. Praticamente posso dizer que casei com África", afirmou. Mas o apelo do líder do PSD ao voto dos imigrantes não é válido para todos. Segundo a legislação eleitoral portuguesa, os imigrantes não podem votar para as eleições legislativas, com a excepção de "cidadãos brasileiros com estatuto especial de igualdade e direitos políticos", que são cerca de mil no país, o que sucede devido a acordos de reciprocidade.


"Obama de Massamá" Passos Coelho é conhecido dentro do PSD por Obama de Massamá, por ter escolhido os subúrbios da capital para morar e por ter casado com Laura Ferreira, nascida na Guiné-Bissau, segundo dá conta a sua biografia autorizada "Passos Coelho. Um homem invulgar", da jornalista Felícia Cabrita. Barack Obama foi o primeiro presidente norte-americano de raízes africanas a ser eleito. As suas origens foram muito faladas ao longo da campanha eleitoral e, já depois de eleito, o presidente dos EUA teve mesmo de apresentar a certidão de nascimento para provar que tinha nascido em solo americano.» [i]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 UMA DESCULPA ANTECIPADA PARA A DERROTA

«O PSD acusou hoje o PS de utilizar o programa Novas Oportunidades como "um mero instrumento de propaganda eleitoral" e José Sócrates de distribuir " a granel" diplomas em troca de votos, insistindo na necessidade de uma auditoria externa.
 
"Este programa é um mero instrumento de propaganda eleitoral do PS. O engenheiro Sócrates usa as pessoas e está convencido que pode trocar diplomas por votos. E o facto de distribuir a granel diplomas isso significa que vai ter mais votos. Mas isso é enganar as pessoas e isso é que é grave. É enganar as pessoas com o dinheiro dos contribuintes portugueses", afirmou o social-democrata Pedro Duarte.» [i]

Parecer:

Parece que os de Passos Coelho já procuram justificações para a derrota do seu líder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 VODAFONE PERDEU 64.000 CLIENTES
  
«A Vodafone anunciou hoje que registou uma imparidade de 6,1 mil milhões de libras (7 mil milhões de euros) em cinco países europeus, para reflectir a subida acentuada dos juros das obrigações soberanas desses países, bem como a redução da actividade.
 
Portugal foi um dos países afectados, com a Vodafone a registar uma imparidade de 350 milhões de libras (401 milhões de euros) na actividade em Portugal. Espanha foi o país mais penalizado, com a imparidade a totalizar 2,95 mil milhões de libras (3,38 mil milhões de euros), seguindo-se a Itália (1,2 mil milhões de euros), Irlanda (1,14 mil milhões de euros) e a Grécia (916 milhões de euros).» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Se contarem comigo que deixei de ser cliente na banda larga é mais um a contar no trimestre seguinte.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Vodafone quantos clientes perdeu depois do envolvimento de Carrapatoso na campanha de Passos Coelho.»

 A NOVIDADE DO DIA

«O militante socialista Henrique Neto revelou ao “Diário de Notícias” que não vai votar no PS no próximo dia 5 de Junho. Não estando ainda certo sobre quem recairá o seu voto, Neto diz que a opção deverá ser o PCP.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

O contrário seria ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E que se inscreva no PCP também»

 PORTAS ESTÁ COZENDO PASSOS COELHO EM LUME BRANDO

«O vencedor das próximas eleições deve ser o primeiro-ministro? Paulo Portas não responde à ideia de José Sócrates e deixa tudo em aberto quando aos acordos para formar Governo.
 
"Só digo uma coisa: não vai haver maioria absoluta de um só partido. Por isso o CDS é determinante e tem de ser forte para que haja uma maioria de mudança e para que a mudança seja forte," afirmou hoje durante uma arruada em Portalegre.» [DN]

Parecer:

Parece que Passos Coelho vai pagar com língua de palmo a forma menos digna como rejeitou uma aliança com Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo dia 5 de Junho.»
  

 ONIL