quarta-feira, maio 25, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Graffiti, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Navio-escola 'Sagres', Setúbal [A. Cabral]
  
JUMENTO DO DIA


José Luís Arnaut

Parece que a marketeira encomendada por Passos Coelho no Brasil tem um conceito muito próprio da campanha limpa pedida por Cavaco Silva e sucedem-se as comparações de Sócrates aos mais diversos monstros. depois de Hitler e de Saddam veio agora José Luís Arnaut com a comparação ao Drácula. Isto começa a ser a campanha mais suja da história da democracia, entre mentiras e sacanices vale de tudo um pouco.

«Primeiro Sócrates foi comparado a Hitler (por Eduardo Catroga); depois a Saddam Hussein (por Nuno Morais Sarmento); agora José Luís Arnaut decidiu fazer uma nova comparação. Desta vez com uma figura de ficção. "Estamos a viver um momento em que o Drácula se quer passar por vítima. Mas nós sabemos quem é o Drácula e quem são as vítimas", disse o ex-deputado, num almoço de Passos Coelho com apoiantes em Portalegre.» [DN]

 ACEDITAR EM SONDAGENS

Já vi Paulo Portas que esteve à frente de uma empresa de sondagens questionar estes supostos estudos de opinião, já vi Cavaco Silva ganhar as presidenciais com dez pontos acima dos 50%, já vi João Soares ir deitar-se descansado porque o Expresso lhe garantia uma vitória tranquila nas autárquicas do dia seguinte. Nem mesmo as sondagens feitas à boca das urnas têm tido fiabilidade para merecerem confiança.

Basta uma ajeitar na distribuição dos indecisos e tirar um ponto a percentual a cada partido e atribuí-lo ao desejado para que um derrotado fique à beira da maioria absoluta. Confiar nas sondagens significaria admitir que em Portugal todos são corruptos menos os autores das sondagens, seria acreditar que os órgãos de comunicação social desonestos na informação que dão no dia a dia seriam honestos nos prognósticos eleitorais.

É evidente que a mentira pode transformar-se em realidade, o desânimo transformado em vaga de vitória pode dar votos e ainda há alguns eleitores que votam naqueles que se apresentam como vencedores antecipados. Será isso que vai suceder no dia 5?

 QUANDO A BOCA FOGE PARA A VERDADE


(via CC)
  
 

 ISTO ESTÁ A COMEÇAR BEM (NA COILIGAÇÃO DE DIREITA)

«O fratricídio à direita arrancou este fim-de-semana com os submarinos atirados à cara de Paulo Portas pelo PSD



E subitamente o adversário deixou de ser José Sócrates, por muito que Passos Coelho se esforce por dizer que (ainda) é. A caminhada da direita em direcção ao fratricídio numa coligação governamental, essa inevitabilidade, arrancou este fim-de-semana com estrondo e submarinos atirados à cara de Paulo Portas. Se vai ser assim até ao fim da campanha, ainda está para se ver.
 
Paulo Portas funciona, nestas eleições, como o Nick Clegg cá do sítio. Por muito que se esforce e jure e esbraceje que nunca fará coligações com Sócrates, o que se passar a seguir a 5 de Junho é que ditará o rumo e as opções do CDS. Não é inutilmente que Paulo Portas repete que o Presidente da República não dará posse a um governo minoritário. Se a maioria parlamentar para viabilizar o programa de governo da troika se fizer com o PS, faz-se mesmo e todas as juras do presente serão justificadas com os apelos do senhor Presidente da República.

Mas, vá lá, o cenário de o PS perder as eleições é o mais provável - e só não foi tão claro até agora devido a um conjunto de desastres que marcaram a liderança do PSD desde a famosa revisão constitucional. Nesse cenário, o que a Paulo Portas interessa é poder "mandar", tanto quanto possível, na coligação de direita.

Não tem passado despercebido o quanto o líder do CDS amaciou o seu discurso desde os famosos tempos em que verberava contra os imigrantes, os criminosos e os que "não querem trabalhar", beneficiários do rendimento social de inserção. Paulo Portas abandonou o "core" que o fez renascer das cinzas várias vezes - aparentemente, dando-o como garantido - e desatou a pescar no eleitorado do centro, a quem o discurso de quase extrema-direita tantas vezes desfraldado por Paulo Portas provoca calafrios.

O líder do CDS quer ir buscar eleitorado não só à direita mais radical, mas também à direita moderada, ao PSD e ao centro-direita, que também votou em massa no PS nas duas últimas legislativas.

Qual é a prioridade então para o líder do CDS - e que o PSD já claramente viu? Desfazer Passos Coelho. Evitar que Passos Coelho ganhe decentemente as eleições e torná-lo durante os próximos tempos o mais escravo possível dos desejos de Portas.

A estratégia não escapou a dois conhecidos "agitadores" social-democratas. Fernando Costa, o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, e Luís Filipe Menezes, actual presidente da Câmara de Gaia e ex-líder do PSD, lembraram ontem a Paulo Portas o que Paulo Portas adoraria que fosse esquecido: o caso dos submarinos.

A guerra à direita vai ser implacável e só agora, de facto, começou a sério. A anunciada candidatura de Paulo Portas "a primeiro-ministro" nem é novidade: funciona na campanha como mera flor de retórica para tentar agigantar a sua importância relativa entre os dois "grandes". Mas desta vez o PSD já percebeu o perigo e o ataque não se fez esperar. Com sorte (para ele), Sócrates ainda passa nos intervalos da chuva. » [i]

Autor:

Ana Sá Lopes.
   

 TROPAS RUSSAS ALIMENTADAS COM COMIDA PARA CÃO

«O Ministério do Interior russo alimentou os seus soldados há uns meses com comida para cão para poupar dinheiro. A denúncia foi feita por um ex-major, que assegurou que oficiais tentaram encobrir o escândalo e outras irregularidades cometidas na base de Vladivostok, no extremo oriental do país.» [CM]
  
 UMA MENTIRA POR DIA

«Depois, veio a questão da alegada despesa empurrada para meses futuros, de modo a que as contas públicas estivessem, hoje, em ordem (noticiado hoje pelo Diário Económico). A segunda resposta do líder não se fez esperar: "Hoje, o dr. Passos Coelho veio dizer que o Governo andou a fazer tudo para alguns serviços não fizessem transferências para a Caixa Geral de Aposentações e a não fazer as transferências para pagar o IRS de funcionários públicos para maquilhar o défice dos últimos quatro meses. Mas se algum serviço não paga à CGA isso significa menos despesa, mas também menos receita. Qualquer aluno do primeiro ano de economia percebe o que estou a dizer."
 
Sócrates admitiu não saber se os casos denunciados num relatório da UTAO (entidade independente que avalia as contas do Estado) são verdadeiros. Assinalou que, a acontecer, não devia. Mas sublinhou que a própria UTAO assegura que isso não tem nenhum efeito no défice. Para depois valorizar o que diz serem os bons resultado da execução orçamental. "Nestes primeiros quatro meses o Estado reduziu o défice em 75%, a despesa desceu 3%, as contas estão a equilibrar-se. Este esforço é o esforço de todos os portugueses. O dr. Passos Coelho está a por em causa o esforço do país."» [DN]

Parecer:

Parece que a campanha suja do PSD não se limita às comparações de Sócrates com os mais diversos monstros, inclui também uma mentira por dia, coisa que cheira a marketeira que desconhece as regras na Europa e deve achar que isto é o Burkina Faso. O truque é simples, usa-se a comunicação social para lançar a mentira e aproveita-se o efeito mediático combinado com a colaboração de jornalistas que nem se dão ao trabalho de avaliar as supostas provas ou informação. Em campanha não há tempo para desmontar as falsidades e a primeira imagem, ainda que desonesta, é a que passa e isto só é possível porque se conta com a cumplicidade do jornalismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 QUEM ANDA A MENTIR?

«O PS e o PSD têm ambos 36% na sondagem efectuada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o DN, JN, RTP e Antena 1 nos dias 21 e 22 de Maio, logo a seguir ao debate televisivo entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho.
 
Apesar do resultado dar um empate perfeito, os sociais-democratas sobem dois pontos percentuais em relação ao último inquérito de opinião, publicado a 6 de Maio, o que pode representar uma inversão da tendência anterior.
 
Também mantêm a mesma intenção de voto o CDS, com 10%, e a CDU, com 9% - o que, em termos de técnica de sondagem, em que o intervalo de erro é de 2,5%, é considerado um empate técnico. O BE, apesar de se manter na última posição, sobe agora de 5% para 6%.
 
A amostra revela que há ainda 28% de indecisos entre as pessoas que, declarando estar dispostas a ir votar (não são abstencionistas), dizem que ainda não decidiram em que partido vão colocar a cruz no boletim de voto.
 
Mesmo assim, comparando estes resultados com os barómetros de Abril e de 6 de Maio, verifica-se uma descida relativamente ao número de indecisos e dos que dizem votar branco ao nulo, que são agora 32% (28+4), quando eram 33% (30+3) há quinze dias e 37% (35+2) no mês passado.» [DN]

Parecer:

Horas depois de uma sondagem da Intercampus ter animado as hostes do PSD com uma sondagem que dava a este partido uma vantagem de seis pontos, surge uma sondagem da Universidade Católica dando um empate. A conclusão é óbvia, alguém anda a querer manipular os resultados eleitorais usando falsas sondagens que visam criar falsas vagas de vitória e animar as hostes de uns partidos, desanimando a dos outros.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

 PORTAS ALERTA CONTRA BEBEDEIRA DAS SONDAGENS

«O líder do CDS-PP, Paulo Portas, pediu hoje aos eleitores que se mantenham "lúcidos", perante a "bebedeira de sondagens" que se aproxima.
 
"Quero avisar os eleitores do seguinte: Vão sair muitas sondagens, vão sair sondagens todos os dias, vai ser uma bebedeira de sondagens e eu peço às pessoas que se mantenham lúcidas", afirmou Paulo Portas, no início de uma arruada na rua de Santa Catarina, no Porto.
 
Segundo o líder democrata-cristão, "as sondagens em Portugal cometem erros gravíssimos e ninguém responde por isso". A esse respeito, garantiu que "o PS está vários pontos abaixo do PSD" mas apelou aos eleitores para que façam "uma avaliação de mérito".» [DN]

Parecer:

As sondagens estão a ser usadas para ajudar Passos Coelho e uma das principais vítimas é precisamente Paulo Portas.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ouça-se Portas, ele já dirigiu uma empresa de sondagens, a Amostra, pelo que sabe do que fala.»
  

 MARTIN RAK