segunda-feira, maio 02, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Dia de chuva na Quinta das Conchas, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Vista desde o alto de Caminha [A. Cabral]
 CROMOS DAS LEGISLATIVAS 2011: CAVACO SILVA

 
Uma das personalidades que ficará para a história destas legislativas é Cavaco Silva, não se pode dizer que foi o responsável pela crise mas esta foi anunciada nos seus discursos de vitória e de posse, os seus mais próximos foram os primeiros a defender o chumbo do PEC (Manuela Ferreira Leite) ou a realização de eleições antecipadas (João Lobo Antunes). São muitos os que duvidam do protagonismo e responsabilidade de Pedro Passos Coelho, desconfia-se do que sucedeu entre a reunião que teve com Sócrates e o anúncio do chumbo do PEC.
  
A verdade é que qualquer que seja o resultado destas eleições elas serão um referendo às decisões ou omissão de decisões de Cavaco Silva que conduziram à dissolução do parlamento. Não há português que não estabeleça uma relação entre o discurso de posse e a crise política.

Mas a presença de Cavaco neste processo eleitoral não se fica pelas "bocas" no Facebook, um dos seus homens de mão controla Pedro Passos Coelho, o pensionista e catedrático a tempo parcial 0% Eduardo Catroga não só tutela o líder do PSD como ultrapassou pela direita a direcção do partido, relegando para o anonimato o vice-presidente Nogueira Leite de quem se dizia ser o homem para a economia. É Catroga que assume os ataques mais violentos contra José Sócrates e que inventou o golpe baixo das cartas.
 
Se PSD perder estas eleições o grande derrotado não será Pedro Passos Coelho mas sim Cavaco Silva e como já sucedeu nas últimas eleições legislativas não teremos de esperar muito para ouvirmos os discursos de revolta de muitos militantes do PSD.

 A MENTIRA DO DIA: O PROGRAMA ELEITORAL DO PSD
  
  
Depois do sucesso que Passos Coelho teve nas revistas del corazon com a divulgação das suas artes culinárias, o líder do PSD decidiu que o programa eleitoral do PSD vai ter a forma de ementa gastronómica. Como se pode ver na imagem o programa já está na fase de ser apurada, o instantâneo mostra o momento em que Miguel Relvas prova uma das novas receitas do movimento das carrapatetices, o corte de subsídios de desemprego à João Duque. Ao que parece a receita evidenciou alguma acidez e por não ter passado na prova do Miguel Relvas não constará da ementa.
  
Assim, teremos entradas, pratos de carne e de peixe, sobremesas e lista de vinhos. à partida a única certeza era que as farófias constarão das sobremesas, até porque nem o Relvas ousou alertar para a possibilidade de os ovos lhe poderem dar a volta aos intestinos. A ementa terá pratos para todos os gostos não só para satisfazer todos os gostos, teremos por exemplo, nas carnes o aumento dos subsídios aos pobres sugerido por Fernando Nobre ao mesmo tempo que se adoptará o cartão pobreza, uma brilhante ideia de Diogo Leite Campos.
  
Quem tiver um bom estômago pode servir-se da liberalização do despedimento que já estava previsto no projecto de revisão constitucional e quem tiver um estômago mais sensível servir-se-á da promessa de Passos Coelho de que não haverão despedimentos nem cortes de vencimentos. Para uma ementa tão diversa foram convidados cozinheiros das mais diversas opções gastronómicas, Nogueira Leite faz os pratos mais ligeiros pois está preocupado com a saúde, Eduardo Catroga faz os pratos mais exigentes para o estômago por levarem a muitos arrotos, João Duque propõe umas entraditas ligeiras e Carrapatoso que apesar da fama de mestre cozinheiro só sabe estrelar ovos colabora na lista de vinhos.
  
JUMENTO DO DIA


Passos Coelho

Sem programa, sem ideias e com uma revolução liberal na carteira Passos Coelho tenta agora passar a imagem de que as contas estavam aldrabadas, uma insinuação por várias vezes repetidas a propósito dos ajustamentos do défice e outras tantas vezes desmentida pelas instituições competentes, designadamente, a Comissão e o Eurostat.
 
Esta estratégia em nada difere da seguida nos tempos de Pedro Santana Lopes, quando se tentou ganhar as eleições com a insinuação de que Sócrates era gay, em vez de discutir ideias e projectos o PSD prefere a mentira e a difamação.
 
Passos Coelho ainda não percebeu que não tem grande jeito na arte da mentira pois já foi apanhado em mentiras muito graves como aquela que usou para lançar uma crise política, que só tinha sabido do PEC por telefone. Ainda por cima Passos Coelho ignora que o único governo português que foi apanhado a aldrabar as contas foi precisamente o governo do PSD que antecedeu o de Sócrates.

 PARA QUÊ VOTAR NO PSD

Se em meia dúzia de dias a troika vai fazer o que ele tinha prometido num livro, em vários programas, reuniões de independentes mais as ideias avulso dos assessores a legislatura.

 SERÁ UM EXEMPLO DE DISCIPLINA PARTIDÁRIA?

Nas últimas semanas não foi aberta nenhuma investigação a Sócrates nem o sindicalista dos magistrados do MP deu entrevistas.
 PROVOCAÇÃO AOS TRABALHADORES PORTUGUESES

Nem Belmiro de Azevedo, nem o merceeiro patrão de António Barreto ganharam um tostão por terem aberto as mercearias no dia 1.º de Maio, antes pelo contrário, até poderão ter ganho alguma animosidade por parte dos seus clientes que só não terá maiores consequências porque as duas redes dominam o mercado. Então porque razão abriram as mercearias? Para provocar os portugueses. sentem que já mandam no país e permitem-se fazer destas arruaças.



 SANTANA LOPES ACUSA PSD DE AMADORISMO

«"Ainda esta semana, esta questão do subsídio de desemprego, não contar para a reforma, diminuir a reforma. Depois veio o PSD dizer não liguem que isso são independentes que estão a discutir algumas propostas. Mas isso era para ter sido feito há um ano, depois de Pedro Passos Coelho ter sido eleito líder. Portanto, parece tudo um pouco extemporâneo. As pessoas também notam alguma falta de convicção, muita correcção e algum amadorismo", disse ontem à noite, na TVI, no Jornal Nacional.» [Diário Económico]

Parecer:

Amadorismo é pouco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 OBRIGADINHO PASSOS COELHO

«No encerramento da iniciativa do Mais Sociedade, o líder do PSD garantiu não será preciso reduzir de novo os salários dos funcionários públicos nem proceder a despedimentos para Portugal cumprir os objectivos de redução do défice público que vão garantir a ajuda externa.
  
Passos Coelho salientou, contudo, que é necessário reduzir a dimensão do Estado, "cortar na gordura", segundo afirma, lembrando nomeadamente os compromissos assumidos pelo Governo no acordo relativo ao PEC que negociou com o PSD há um ano. Nessa altura o Exectutivo de José Sócrates comprometeu-se a reduzir serviços e institutos.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Até parece que a troika assim o decidiu a pedido do líder do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos se o soube pela resposta às cartas do Catroga.»

 OBAMA MOSTRA O VÍDEO DO SEU NASCIMENTO

«Foi no jantar anual com os correspondentes da Casa Branca, com o milionário Donald Trump – um dos muitos que têm questionado a veracidade da certidão de nascimento que mostra que Obama nasceu em território americano – sentado na assistência, que o Presidente partiu ao ataque.
 
Depois de uma breve introdução iniciada com a frase “meus queridos compatriotas”, Obama revelou a existência de um vídeo que ira acabar com todas as especulações sobre a sua verdadeira nacionalidade. As luzes apagaram-se e a assistência foi brindada com a cena inicial do filme de animação da Disney, O Rei Leão, que mostra o nascimento do pequeno Simba.
 
A sala rompeu numa gargalhada colectiva e Obama arrumou o assunto, dizendo que Trump pode agora “recomeçar a interessar-se por questões mais importantes como ‘será que conquistamos mesmo a lua?’”. » [Público]

Parecer:

E Sócrates vai mostrar o vídeo de quando fez o primeiro filho para tranquilizar o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 HINO ANEDÓTICO: ESTÁ NA HORA DE MUDAR PASSOS COELHO!

«O hino de campanha do PSD para as legislativas comete uma gafe. Diz que "está na hora de mudar... o Passos Coelho".
 
Já está no site oficial do PSD o “Jingle Legislativas 2011”. Uma espécie de hino para a campanha social-democrata. Só que tem uma gafe. No refrão principal, diz que “está na hora de mudar... o Passos Coelho”.
  
Todo o “jingle” assenta na ideia de mudança. E a vontade de mudar é tanta que até pede a mudança do líder. “Este, Oeste, Sul e Norte/Um país unido e forte/Um coro de vozes a cantar/Está na hora de mudar…o Passos Coelho”, diz o refrão.» [Público]

Este, Oeste, Sul e Norte
Um país unido e forte
Um coro de vozes a cantar
Está na hora de mudar!

Com Passos Coelho

Parecer:

Este PSD não faz uma coisa bem feita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Eduardo Catroga se foi ele o maaestro.»