sexta-feira, maio 06, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


O "28" na Graça, Lisboa

JUMENTO DO DIA


Fernando Ulrich, banqueiro simpatizante da direita

Quando um banqueiro se porta como o está fazendo Fernando Ulrich algo tem de estar muito podre, ou é o banco cujos accionistas e clientes estão a ser desrespeitados ou é a democracia onde os políticos já não conseguem separar os interesses do país dos da banca. Ainda por cima o homem revela pouca inteligência, não percebe que a sua credibilidade não é assim tanta e que as suas posições só fazem os eleitores desconfiar do partido onde ele quer que votemos, quando um banqueiro fala assim é porque "está feito" com o candidato a troco de favores, é assim que o povo pensa e tavez tenha razão.
 
Por acaso não sou cliente do BPI, mas se o fosse iria amanhã ao banco fechar a minha conta e no papel que tivesse que assinar escreveria no campo observações "o senhor Fernando Ulrich que vá à bardamerda!".
  
«"Estou agradecido a todos os que fizeram com que o Governo caísse e o PEC IV fosse chumbado", disse hoje Fernando Ulrich, na conferência sobre Administração Pública na Universidade Católica no Porto.

  
O presidente do BPI disse estar muito contente com o programa que foi apresentado pela troika por este ser muito "mais abrangente e completo".
  
"Foi comovente, ainda ontem, ver na televisão o Dr. Silva Pereira a pedir aos partidos da oposição para defender o memorando de entendimento, quando este tem pouco a ver com as ideias que levaram o Dr. Silva Pereira e Eng. José Sócrates ao poder e são muito mais próximos do que o PSD e PP defendem. Se agora estão contentes com estas medidas, melhor", afirmou o presidente do BPI.» [Jornal de Negócios]

 SE NÃO FOSSE A AJUDA DO CATROGA....

  
(Link)
  
O que terá o senhor Ulrich a dizer sobre estas declarações?

 FERNANDO NOBRE É SANTANISTA, BARROSISTA, CAVAQUISTA?
  
Uma coisa parece ser evidente, ainda nem preencheu a ficha de militante e já é o líder da oposição interna, é a maldita mania das grandezas.
  

 FENPROF CONTRA PROVAS DE AFERIÇÃO
  
As declarações de Mário Nogueira contra as provas de aferição são um sinal eidente de como os sindicatos e, em especial, os controlados pelo PCP continuam a conceber o país à imagem da URSS. Que têm os sindicatos a ver coma gestão do sistema de ensino? Por esta lógica as associações de polícia escolheriam as leis penais, os da marinha fariam as opções de equipamento e por aí adiante.
 
É bom recordar a Mário Nogueira que vive numa democracia e numa democracia os governos governam legitimamente porque para isso foram eleitos e é perante os eleitores que respondem e não perante os Mários Nogueiras designados por Jerónimo de Sousa. Se Mário Nogueira e o PCP são contra as provas de aferição inscrevam essa posição no seu programa eleitoral e se ganharem as eleições então acabem com essas provas.
 
Se ainda esta semana, a propósito da avaliação dos professores, o Tribunal Constitucional vetou uma decisão do parlamento como se pode aceitar que este senhor ache que o estatuto de sindicalista lhe dá o direito de se pronunciar sobre o sistema de ensino? Tanto quanto sei é (ou era há muitos anos) professor de ginástica e é sindicalista, é para esses temas que tem legitimidade para falar, pelo menos enquanto isto não for o Portugal dos sovietes.

 A DÚVIDA DO DIA

Agora que se chegou a acordo com a troika e que o Presidente da República agendou uma comunicação desnecessária ao país, talvez seja um momento oportuno para perguntar se Cavaco Silva não soube mesmo do conteúdo do PEC IV antes deste ser apresentado em Bruxelas. Apesar de isso ter sido um dado adquirido e Cavaco nunca o ter desmentido, a verdade é que nem Cavaco nem ninguém o Belém o disse expressamente.
  
Está na hora de saber toda a verdade sobe o PEC IV e o derrube do governo.
  
 

 CORREIO INDISCRETO

«As fúrias do primeiro-ministro são bem conhecidas em São Bento. Mas não só. Nas reuniões com a oposição, particularmente com Pedro Passos Coelho, as coisas nunca decorreram pacificamente. A última, com testemunhas, ia mesmo acabando muito mal. Valeu na altura a intervenção do ministro Silva Pereira.     


Não se conhecem pormenores do encontro a sós na noite de 10 de Março, quando José Sócrates recebeu Pedro Passos Coelho em São Bento, pela calada da noite. Talvez tenha sido calmo e sereno. Mas o que acontece cá dentro também se passa lá fora. Como nos Conselhos Europeus. E, agora, com a troika em Lisboa, as coisas não podiam ser muito diferentes. Ao longo dos dias, os representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do FMI sentiram na pele o mau feitio tradicional do primeiro-ministro. As discussões com Teixeira dos Santos e Pedro Silva Pereira até correram razoavelmente bem. O pior era quando os ministros levavam a José Sócrates as sucessivas propostas da troika. Aí tudo era diferente. O primeiro--ministro atirava uns papéis ao ar, recusava isto e aquilo, foi um osso duro de roer. Ao ponto de um dos membros da troika ter desabafado: "O tipo é mesmo intratável." [CM]
  
PSD I
  
NECESSIDADES GERAM ACESA LUTA INTERNA
  
O PSD ainda não ganhou as eleições de 5 de Junho. Longe disso. Mas na São Caetano já se discutem há muito cargos, lugares e o próximo Governo. Nem mesmo os avisos de Passos Coelho sobre os cortes nos Ministérios e o fim das mordomias dos ministros e companhia conseguem arrefecer o entusiasmo de muita gente. O lugar mais apetecível é o do Ministério dos Negócios Estrangeiros. E até candidatos improváveis, como Vasco Rato, andam por lá a falar inglês.
  
PSD II
  
DO BRASIL COM MUITO AMOR
  
O PSD foi ao Brasil buscar dois marketeiros para a sua campanha eleitoral. Um deles é Marcos Martinelli. A outra, sim, a outra, é Alessandra Augusta, e foi o próprio Miguel Relvas, secretário-geral laranja, que foi buscar esta especialista nascida em Minas Gerais. Com muito, muito amor e carinho.
  
PSD III
 
NOBRE PODE TORNAR-SE CONSELHEIRO
 
O PSD parece ter resolvido de vez a polémica com Fernando Nobre. A solução foi encontrada em casa de Fernando Nogueira, ex-líder social-democrata, numa reunião que contou com a presença do presidente da AMI e de Passos Coelho. Como a sua eleição para presidente do Parlamento é mais do que duvidosa mesmo que os sociais-democratas ganhem as eleições, a solução passa por indicar o médico para o Conselho de Estado. Sempre fica ao lado de ex-presidentes.»

Autor:

António Ribeiro Ferreira.

 REPITO: PSD-PSD-CDS

«Um erudito mal-intencionado varreria a genialidade de Eça de Queiroz reduzindo-o a um erro: em Singularidades de Uma Rapariga Loura, o protagonista, Macário, parte para Cabo Verde, onde atravessa "rios tranquilos". Ora, em Cabo Verde não há rios... Nos tempos que correm, de informação abundante, esses caça picuinhas são risco de confusão, fujo deles. Tento perceber a linha geral. Entendi, por exemplo, pelas notícias do acordo com a troika, que isto está diferente do que se dizia, perdão, gritava. Amanhã talvez estude as incidências da subida do IMI e da descida do IMT, isto é, irei catar descuidos de Eça. Mas, por enquanto, fico-me nas linhas gerais: a troika, estrangeiros imunes à propaganda do Governo, acordou com ele condições melhores do que estávamos à espera. A causa só pode ser uma de duas, ou ambas. Ou não estávamos tão mal como Cavaco Silva disse em discurso catastrófico na tomada de posse. Ou a troika ajuda Portugal por razões que nos ultrapassam: preocupada com a falência iminente da Grécia, quer dar um sinal de apaziguamento aos mercados. A primeira hipótese é de conclusão menor: só confirma a irresponsabilidade política de Cavaco. A segunda prova mais. Para lá de termos de resolver um problema que só nós podemos resolver, a falta de crescimento, sobre a dívida há que reconhecer um inimigo externo. Nos próximos três anos, os partidos deveriam expressar uma vontade nacional.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

PS: O FF terá de ter cuidado, pela ordem em que põe as siglas dos partidos algum simpatizante do Passos no DN ainda lhe vai dizer que está a passar a mensagem subliminar de o PS será o maior partido a seguir às eleições e isso é coisa que não se pode dizer antes do dia 5 de Junho e ainda por cima quando o líder começa a pedir uma maioria absoluta. Bem, e o controladores destacados pela São Caetano para educar O Jumento também vão dizer que a sigla de post-scriptim é mais uma manifestação socrática.
  


 A ANEDOTA DO DIA

«"O PSD está profundamente empenhado na implementação dos objectivos do programa se, como tudo indica, for eleito o próximo governo de Portugal", lê-se no documento assinado pelo presidente do partido, Pedro Passos Coelho, cuja cópia foi cedida à agência Lusa. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Está escrito nas estrelas ou foi a esposa que lhe disse enquanto batia as claras de ovos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 PORTUGALK BENEFICIA DE TAXAS MAIS BAIXAS QUE A IRLANDA E A GRÉCIA

«As taxas de juro associadas ao empréstimo de 78 mil milhões de euros serão de 3,25 por cento no início, mas irão mudando ao longo do tempo. [DN]

  
"As taxas de juro do empréstimo serão de 3,25 por cento no início, mas irão mudando. São taxas flexíveis", disse, anunciando depois que nos primeiros três anos será então esta a taxa, mas que a partir do quarto ano será de 4,25 por cento.»

Parecer:

Temos de agradecer a Eduardo Catroga pelas suas cartas de perguntas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Obrigadinho ó Eduardo!»

 MÁRIO SOARES TEVE MAIS UM MOMENTO MANUEL MARIA CARRILHO

«No livro "No Centro do Furacão - Reflexões Sobre a Europa e Portugal em Tempo de Mudança", que é hoje lançado, Mário Soares reúne artigos publicados nos últimos meses no Diário de Notícias e na revista Visão e uma conferência que protagonizou em Paris com o título "Portugal e a Europa: Do fim da ditadura aos dias de hoje". O antigo chefe de Estado junta à obra um texto de abertura e uma nota final originais, escritos em Fevereiro e Abril deste ano, respectivamente. [DN]
  
No primeiro, Soares afirma que a "política, os políticos e os partidos estão num caminho de descrédito progressivo", antes de sublinhar que o Governo de José Sócrates "tardou a reconhecer a crise global" que se adivinhava antes de 2008. "Esse atraso do Governo, que, de algum modo ignorou a crise global, foi grave para Portugal. Note-se, porém, que não fomos um caso único na União Europeia. Bem pelo contrário", afirma Mário Soares.»

Parecer:

xxxO que andará a tramar Mário Soares?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 CASAMENTO DE WILLIAM E KATE JÁ TEM VERSÃO PORNO

 
«Uma produtora inglesa não perdeu tempo e já lançou um filme porno baseado na boda do príncipe inglês intitulado "The Royal Romp".» [DN]
 
 O APOIO DE FUTRE AOS "HOMENS DA LUTA"
  
  
«Os Homens da Luta têm mais um fã de peso - nada mais nada menos do que Paulo Futre. O ex-futebolista gravou uma mensagem de apoio aos representantes de Portugal no festival da Eurovisão, cuja meia-final acontece já na próxima terça-feira, 10 de Maio.» [DN]
  
 PREPAREM-SE PARA MAIS UMA REVOLTA DA MARIA DA FONTE

«"Ninguém pode negar que após tão profundas modificações no território e tão grandes transformações no desenvolvimento urbano a reorganização administrativa é uma incontornável prioridade", afirmou Jorge Sampaio, numa mensagem gravada que foi apresentada de manhã, no Seminário de Vilar, Porto, no âmbito da conferência "Reorganização Administrativa do País", organizada pela TSF, Jornal de Notícias e Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.» [DN]
  
 AGORA É QUE ELE VAI FALAR?

«O Presidente da República vai fazer uma comunicação ao País sexta-feira às 20h no Palácio de Belém, anunciou fonte oficial.
  
Questionada sobre o teor desta comunicação, a mesma fonte precisou que será sobre o auxílio financeiro a Portugal. Portugal vai receber um empréstimo de 78 mil milhões de euros nos próximos três anos ao abrigo de um acordo de ajuda financeira com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, cujos detalhes foram hoje anunciados publicamente, ficando obrigado a aprovar um conjunto de medidas para reduzir os gastos do Estado que abrangem diversos sectores.» [DE]

Parecer:

Preparemo-nos para mais uma ajudinha ao PSD.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

 ERA O QUE FALTAVA!

«O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) diz que a banca cumprirá o acordo com a ‘troika' sem o apoio do Estado.
   
"Os bancos chegam facilmente aos 9% de core capital. Aos 10%, no próximo ano, com o programa de desalavancagem, venda de activos e aumentos de capital, chegarão a esse rácio sem recorrer a fundos do Estado", disse hoje António de Sousa, em Lisboa, durante um almoço organizado pela Associação Comercial de Lisboa.» [DE]

Parecer:

Esta dispensa da ajuda do Estado revela como a banca está habituada a recorrer ao dinheiro dos contribuintes quando está em apuros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 A DESPEDIDA DE TEIXEIRA DOS SANTOS

«"Tenho uma sensação de dever cumprido", disse hoje Teixeira dos Santos na apresentação das linhas gerais do programa de austeridade desenhado pela ‘troika'.» [DE]

Parecer:

Ufa... e espero que com ele vá toda a sua equipa.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que vá com Deus.»

 AÍ VEM O POPULISMOS
  
«Pedro Passos Coelho disse ontem, no programa 5 para a Meia Noite, da RTP2, que admite a redução do número de deputados na Assembleia da República dos atuais 230 para os 181 parlamentares.» [Expresso]

Parecer:

Passos Coelho esquece que a promessa que faz não é competência do governo nem pode ser decidido sem maioria qualificada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Passos Coelho que se deixe de tretas, apresente um programa eleitoral e explique à sua marketeira que os portugueses não são tão parvos quanto ela julga.»

 O QUE MUDOU DE ONTEM PARA HOJE?

«O risco de incumprimento da dívida soberana portuguesa subiu para perto dos 42%, ultrapassando o risco atribuído ao Paquistão. Portugal regressa, assim, ao 4º lugar no "clube" dos 10 de maior risco à escala mundial, segundo o monitor de probabilidade de incumprimento da CMA Datavision.

  
No mesmo sentido de percepção de uma deterioração da situação de crédito do país, as yields (juros implícitos) das Obrigações do Tesouro portuguesas em todas as maturidades continuam a subir. Uma tendência de alta - comum à Grécia e Irlanda - que contrasta com a descida dos juros dos títulos alemães (Bunds) em todas as maturidades.» [Expresso]

Parecer:

E há quem defenda que devemos tratar os mercados como se fossem uma vaca sagrada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao mísero professor.»

 PARECE QUE O PSD VAI TER MESMO UM PROGRAMA ELEITORAL

«A direção do PSD convocou hoje para domingo uma reunião do Conselho Nacional do partido, que irá aprovar o programa eleitoral com que Passos Coelho irá a eleições.» [Expresso]

Parecer:

Será que vai propor o cartão do pobre?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 A IDIOTICE DO DIA

«O cabeça de lista do PSD pelo Porto, José Pedro Aguiar-Branco, acusou hoje Francisco Assis de confundir Estado Social com Estado socialista, considerando que o “próprio FMI governa melhor do que o PS”.» [Expresso]

Parecer:

Parece que Aguiar-Branco conta com uma derrota de Passos Coelho e com estas intervenções tenta renascer das cinzas. Mas podia fazê-lo com mais inteligência, o PSD aprovou o PEC IV agravado e sem resmungar e apesar de não o ter negociado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Aguiar-Branco se já está a preparar uma candidatura à liderança do PSD.»

 DEMOCRATA AMERICANO D´OS PARABÉNS A PORTUGAL

«O democrata americano Howard Dean, um dos principais estrategas para as grandes vitórias alcançadas pelo Partido Democrata nas eleições americanas de 2006 e 2008, deu esta quarta-feira os parabéns ao Governo português “pelas condições de resgate negociadas” com a troika. “Conseguiram melhores condições do que as obtidas pela Irlanda e Grécia”. » [Expresso]

Parecer:

Compreende-se que os estrangeiros elogiem mais o acordo do que os portugueses, está escrito em inglês.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao dino Catroga.»

 PSD AINDA MANDOU UMA CARTINHA À TROIKA

«O líder do PSD revelou, no programa da RTP2 "Cinco para a meia-noite" que o partido "ao fim do dia questões técnicas" à equipa da troika, "como saber se a ligação Lisboa-Madrid por TGV é para parar". Passos Coelho garantiu ainda que o PSD vai suspender este investimento: "O engenheiro Sócrates não quer, mas para o PSD essa obra é para parar".

  
A Alta Velocidade desapareceu do programa eleitoral do PS, em comparação com o documento que Sócrates levou a votos em 2009. Ainda assim, na última semana, o govero já veio garantir que o TGV não vai parar, pela voz do ministro das Obras Públicas, António Mendonça.» [Expresso]

Parecer:

Espectáculo deprimente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pobre Eduardo.»



O post "Não foi o governo que perdeu... foi o país!"

«Evolução das taxas de juro desde que o governo de José Sócrates sem maioria entra em funções (outubro de 2009) até ao momento em que é assinado o acordo entre a troika FMI-BCE-CE (maio de 2011).


Legenda:

A. A 12 de Abril de 2010, Simon Johnson diz que a UE deve colocar um pacote de ajuda “preemptiva” a Portugal.

A 15 de Abril de 2010, Socrates nega que tal ajuda seja necessária (os juros estavam a menos de 4.5%) [NY Times].


B. A 13 de Maio de 2010, reunião de Sócrates com Passos Coelho onde foram aprovadas medidas para o PEC extraordinário [JNeg].

C. Período de discussão entre PS e PSD para aprovação do orçamento de estado OE2011.

A 27 de Outubro há uma ruptura nas negociações [AF1][AF2]. Teixeira dos santos diz que propostas do PSD comprometiam meta de défice [AF]. Às 23h19 do dia 29 de Outubro, o acordo para aprovação do orçamento é assinado entre Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga.[JNeg].

D. Teixeira dos Santos diz que se a taxa de juro atingir os 7% pede ajuda externa.

Os mercados de imediato fizeram subir as taxas de juro até aos 7% como que a forçar o pedido de ajuda.

Depois estabilizam à volta dos 7% como quem está à espera que a ajuda seja pedida.

A 9 de Março de 2011, o leilão de dívida portuguesa a 2 anos é um sucesso, impulsionando o Euro e ganhos consideráveis nas bolsas [Market Watch] [US Today] [Irish Times] [Reuters].

E. A 23 de Março de 2011 o PEC IV é chumbado, com impactos imediatos [Económico] [Reuters] [LA Times] [Wall Street Journal] [ABC News].

F. O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, tinha "avisado que a disputa política à volta das novas medidas pode pôr em causa uma solução para a crise da dívida pública portuguesa" [Público @ 2011-03-13].

Comentários:

Analisando a cronologia dos acontecimentos e comparando-a com a evolução das taxas de juro verifica-se que a aprovação do PEC (em B) conseguiu conter os efeitos que se seguiram à publicação do artigo do senhor Simon Johnson (em A).

Repara-se também que a crise começa com a crise de identidade do PSD.

«O Governo tem estado bastante bem nas respostas que tem encontrado para a crise financeira, que, de resto, não são respostas muito originais, são concertadas ao nível europeu, mas que têm funcionado bem em Portugal» - Passos Coelho (10.12.2008)

Mas agora Passos é líder, já não pode defender o governo. Aprovou o PEC mas tem de fazer caro o orçamento.

Devido à necessidade do PSD de fazer oposição e a rumores de que a aprovação do OE2011 não vai ser tão fácil como foi a aprovação do PEC, verifica-se alguma instabilidade em julho de 2010.

E a tendência clara de subida começou exactamente quando o PSD se começou a fazer de difícil para aprovar o orçamento.

A motivação que me levou a fazer este post foi ver Catroga a dizer na TV (em 3-maio-2011) que «o governo perdeu».

Oh senhor Catroga, não foi o governo que perdeu. Foi o país!!!!!!!

O país perdeu imenso com o facto de ter uma oposição irresponsável.»