quinta-feira, maio 05, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Évora

 MENTIRA DO DIA
  
Os boletins de voto das próximas legislativas terão uma linha em branco a seguir à cruz do PSD. Assim, os eleitores que pretendam um governo do PSD poderão indicar nessa linha as propostas eleitorais do PSD em que estão votando, poderão indicar, por exemplo, que votam nas carrapatetices, no programa escrito pelo Eduardo Catroga, nos pilares aprovados no conselho nacional e até poderão dizer que querem aprender a fazer farófias se estiverem a pensar nos projectos propostos por Pedro Passos Coelho.

JUMENTO DO DIA


Miguel Relvas

Pobre Miguel Relvas, em vez de andar a dizer baboseiras poderia aproveitar para dormir uma soneca ao som do Mamma  Mia, como ele tanto aprecia.
  
«O secretário-geral do PSD afirmou hoje que o primeiro-ministro passou na terça-feira a "certidão de óbito" do PEC IV e sublinhou que o montante da ajuda externa corresponde a seis anos de "incapacidade e incompetência" do Governo.


Em declarações à agência Lusa, Miguel Relvas lembrou que José Sócrates disse que o chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento significava o fim do 13.º mês, o fim do subsídio de férias, o congelamento das pensões e a redução dos salários".» [Expresso]

 POIS

Desde que a troika chegou que os jornais que mais se têm batido para derrubar Sócrates publicaram sucessivas manchetes com as mais duras medidas que iriam ser imposta ao país. Criaram um ambiente de medo colectivo que, naturalmente, resultou num grande alívio para os portugueses quando se soube que era tudo mentira. Agora alguns blogues (e até o editorial de um jornal) lançam insinuações de que houve manipulação.
  
Pois, so mesmos que odeiam Sócrates mais uma vez se deixaram enganar pelo primeiro-ministro. Os mesmos que sempre desejaram a ajuda eleitoral das medidas duras do FMI dizem agora que as mentiras resultaram de um plano para atemorizar os portugueses.
  
Pois, e é mentira que o homem esteve na Lua.

 OS ERROS DE PREVISÃO
  
O mais grave não foram as falsas medidas de que os nossos jornais foram noticiando, cada uma mais dura do que anterior. O mais grave mesmo é que foram poucos os que ousaram discordar da necessidade dessas medidas e, pior do que isso, foram muitos os que fizeram figas para que se viessem a concretizar.
  
 "PENSÁVAMOS QUE ERA MAIS", PENSAVAS TU E MAIS QUEM? 
  

 UMA PERGUNTA A PASSOS COELHO
  
Se Passos Coelho estava tão preocupado com as medidas que poderiam se adoptadas e tentou influenciar a troika, tal como afirmou Catroga, então porque razão andaram estas semanas a tentar convencer a troika de que as contas públicas não são credíveis, que o armário está cheio de esqueletos e que os dados da execução orçamental do primeiro trimestre estavam manipulados?

 RECOMENDAÇÃO GASTRONÓMICA


Em Lisboa problemas como o azedume, a dor de corno, a azia e outras manifestações do tipo biliar costumam ser superados com fármacos como o Alka-Seltzer. Como uma boa parte da blogosfera, da comunicação social e da política manifesta evidentes sinais destes problemas venho sugerir uma opção bem mais eficaz e agradável, que poupará muitas divisas ao país.
 
Sugiro que se faça como no Alentejo a seguir ao que por lá se designa por "uma cadela", comam uma boa açorda de alho, que a coisa passa e ficam prontos para outra. Para o caso de serem mais dados a fazer farófias e não souberem fazer uma açordinha d'alho aqui vai a receita:
  
Sal
1/2 litro de água a ferver
2 dentes de alho
Coentros
Pão alentejano
Ovos
Bacalhau ou sardinhas assadas, para quem gosta.
  
Pisam-se os coentros, os alhos e o sal com um almofariz. Deita-se o azeite, espera-se um bocadinho e depois deita-se a água a ferver. Migam-se então as sopas que serão tanto melhores se forem de pão caseiro e duro.

  
Resta acrescentar que quem gostar de ovos ou bacalhau deve cozê-lo na água que vai servir para a açorda.
(tirado daqui)
  
 

 DE KATE McCANN A TEIDEIRA DOS SANTOS

«Há anos, na tevê, um especialista em crimes resolvia a culpabilidade de Kate McCann, assim: "Uma mãe a quem se raptou a filha não tem cara impassível!" Ontem, na SIC, um especialista em economia, depois da intervenção de José Sócrates com Teixeira dos Santos ao lado, também resolveu um mistério: "Viram as caras dos dois? Cada um para o seu lado..." Esse é um dos problemas de Portugal: especialistas que analisam ao trombilómetro. Como sabem pouco da sua especialidade, recorrem demasiado à prova do algodão, passando-o no trombil dos protagonistas, tentando ler pistas. "Hmm, quanto ao défice, não sei, mas aquele piscar de olho diz-me que aqui há gato..." Um conhecido trombilometrista (e esse cito-o porque é contumaz, Marcelo Rebelo de Sousa) decretara, ainda ontem: "O desaparecimento de Teixeira dos Santos não dá para perceber." Horas depois, aparecia o ministro, ao lado do primeiro-ministro, que anunciou: vai haver 13.º e 14.º, não haverá despedimentos na função pública, não haverá cortes nas pensões acima dos 600 euros... - tudo contrário ao que antes fora fartamente noticiado, às vezes em manchetes. Pouco depois, sabia-se que o empréstimo era de 78 mil milhões (os jornais e tevês tinham apostado no quem dá mais: 105 mil milhões! 115 mil milhões!...) Afinal, já dá para perceber o que andou a fazer o ministro: estava a apagar falsas notícias.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
  

 O FERNANDO NOBRE VOLTOU PARA O BE?

«O cabeça de lista do PSD às legislativas por Lisboa, Fernando Nobre, afirmou esta quarta-feira que as medidas do memorando de entendimento entre o Governo português e a troika representam um ataque violento ao Estado Social.


Fernando Nobre, que falava à agência Lusa após uma visita ao Centro Comunitário e Paroquial da Ramada, em Odivelas, justificou as críticas com as medidas que preveem a redução nas isenções fiscais da Educação e na Saúde e o aumento das taxas moderadoras. » [CM]

Parecer:

Este não ouviu o dino Catroga dizer que o acordo se devia à sua influência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se à AMI que organize uma operação de auxílio à saúde mental ao Fernando Nobre.»

 PARIS NÃO QUER MATAR KADHAFI

«O ministro dos Negócios Estrangeiros francês assegurou hoje que o objectivo da intervenção militar internacional na Líbia não é matar Muammar Kadhafi, classificando como um "dano colateral" a recente morte de um dos filhos do líder líbio.» [DN]

Parecer:

Pois não. só querem pregar-lhe um susto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 COMEÇOU O ESPECTÁCULO

«»Em declarações aos jornalistas à entrada para o Centro de Congressos do Estoril, onde se vai reunir durante um almoço com o economista Nouriel Roubini, Passos Coelho anunciou que "entre hoje e amanhã" o PSD dará uma reposta à "troika" e sublinhou que o partido não vai assinar de "cruz" um documento "bastante complexo e extenso".» [DE]

Parecer:

Pois não, vais meter o dedo e deixar a imprssão digital.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 E PAULO PORTAS APROVEITA

«O líder do CDS-PP promete fazer "uma avaliação realista" do memorando de entendimento acordado entre o Governo e as instâncias internacionais.

Paulo Portas chegou à sede do partido, em Lisboa, cerca das 12h05 e reiterou que o encontro entre o CDS-PP e a "troika" constituída por elementos da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu se realizará "ao início da tarde". Fonte do CDS-PP esclareceu, entretanto, que a reunião se realizará às 14h00.» [DE]

Parecer:

Cada dia que passa o líder do CDS afunda um pouco mais o Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo dia 5 de Junho para se ficar a saber quantos deputados Portas tirou ao PSD.»

 MAIS UM TIRO NO PÉ

«O líder do PSD afirmou hoje que a ideia de que o programa de ajuda externa teve origem no PEC IV é “pura fantasia” e reiterou que o partido “fez bem” em ter chumbado este documento.

  
“Qualquer ideia de que o PEC IV tenha estado na origem ou na base do memorando de entendimento a que se chegou [com a ‘troika’] é uma pura fantasia”, afirmou Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à entrada para o Centro de Congressos do Estoril, onde vai almoçar com o economista Nouriel Roubini.» [i]

Parecer:

Desesperado com o acordo resta a Passos Coelho tentar afastar a ideia de que esse acordo não passa de um PEC IV actualizado com as consequências da crise política, mas dizer que não há qualquer relação é uma idiotice.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Passos Coelho a decisão do Ecofin de que o PEC IV seria a base das negociações.»

 ACORDO PREVÊ REFORMA DO FISCO

«O acordo entre o Governo e a 'troika' prevê o fecho de uma em cada cinco repartições locais de finanças e que a administração fiscal será constituída por 30 por cento de auditores até ao final de 2012.
  
"A força laboral de auditores [fiscais] será aumentada para 30 por cento do total de trabalhadores da administração fiscal até 2012, na sua maioria através da recolocação de pessoal do setor público e na administração fiscal", indica o memorando de acordo entre o Governo e a equipa tripartida da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.» [i]

Parecer:

Uma reforma inevitável e evidente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 SÓ O ADELINO MALTEZ!
 
«João Adelino Maltez considera ainda que o PS deveria estar representado por outra pessoa, que não o próprio primeiro-ministro, nas reuniões com a troika, considerando que o facto de não terem feito essa distinção “é totalmente incorrecto”.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Agora quer escolher quem representa o PS nas negociações com a troika.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Adelino Maltez que Sócrates é secretário-geral do PS e é por isso mesmo que é primeiro-ministro.»