segunda-feira, maio 09, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Borboleta, Ameixoeira, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Beira [A. Cabral]
JUMENTO DO DIA


Francisco Louçã, candidato a condutor de taxi parlamentar

Desesperado com a queda nas sondagens, sem o humor dos tempos em que o BE lutava para que o proletariado tivesse acesso a marijuana, sem a companhia das beldades bloquistas de outros tempos, Francisco Louçã não sabe como voltar à ribalta. A direita desprezou-o porque já não lhe serve, Jerónimo de Sousa recebeu-o num gesto de caridade, Manuel Alegre ainda está a tratar-se da sarna, mas Louçã não desiste.
 
Talvez recordado das alianças sucessivas com a direita decidiu juntar-se a Pedro Passos Coelho e excluir José Sócrates de um governo liderado por si. É pena que não lhe tenham tirado uma fotografia de corpo inteiro, quase aposto que estava calçado com os sapatos do pai.
  
«O líder do BE, Francisco Louçã, disse hoje que aceitaria integrar um governo de coligação de esquerda "com o compromisso de lutar pelo emprego", mas sem José Sócrates, que apelida de "senhor troika" e "senhor desemprego".» [DN]
  
PS: O Jumento foi conhecer as reacções dos portugueses a esta declaração do Louçã:
  

       
 SABIA QUE...

Sabia que:
  • Portugal é o 14.º país do mundo onde as mães são melhor tratadas? E que atrás de Portugal estão países como a Suíça, a Irlanda, os EUA, a Áustria, o Japão ou o Luxemburgo?
  • Portugal é o 16.º país do mundo onde as mulheres são melhor tratadas? E que atrás de Portugal estão países como a Suíça e a Itália.
  • Portugal é o 13.º país do mundo que trata melhor as crianças? E que atrás de Portugal estão países como o Reino Unido, a Dinamarca, a Nova Zelândia, a Bélgica, a Finlândia, a Holanda, a Irlanda ou o Canadá?
  • A esperança de vida das mulheres portuguesas é de 82 anos, enquanto, por exemplo, na Dinamarca é de 81,
Quando pretender falar mal de Portugal, dizer que por cá só se fizeram asneiras, que todo o dinheiro foi mal gasto, que o SNS deve ser para os pobres e muitas outras atoardas que temos vindo a ouvir, pense duas vezes. Não é preciso recuar aos descobrimentos para termos orgulho em Portugal.
 
E não pense que este dados constam de um relatório encomendado, a verdade é que por cá ninguém deu por ele, é o "The 2011 Mothers ’ Index" que a organização "Save the Children's" divulgou a propósito do Dia da Mãe que nos EUA foi celebrado ontem e em Portugal ninguém deu por ele, nem mesmo aqueles jornalistas que encontraram um relatório de uma universidade desconhecida onde se falava mal da utilização de computadores pelas crianças.
  
 

 PASSOS FALA GROSSO E MOSTRA-SE FRACO

«Meia dúzia de estrangeiros, em dias, diagnosticam, receitam, e os partidos que nos têm governado aplaudem essas mezinhas para salvar o País. Fica a pergunta: o que os impediu de serem eles a salvá-lo? Mas é uma pergunta ociosa porque, apesar de conhecerem as nossas doenças, PS, PSD e CDS governam-se à vista curta, pelo interesse do momento. Exemplo forte é Manuela Ferreira Leite a mudar de opinião sobre a avaliação dos professores, quando passou de ministra para líder da oposição, e a ministra que personificava aquela medida, Maria de Lurdes Rodrigues, ser despedida por Sócrates não querer defrontar um lóbi forte. PSD, primeiro, e PS, depois, no seu pior. O oportunismo é a doença dos fracos, e os partidos portugueses raramente são mais do que fracos. Desta vez, temos, ao que se diz, boas medidas. Basta aplicá-las. Quem? Está aí o busílis. Os lóbis (dos Mário Nogueira, dos juízes, dos autarcas...) vão oferecer uma resistência que um Governo, mesmo já com a pauta dada pela troika, só forte ultrapassará. Daí que a frase de Passos Coelho "No Governo ou vai estar o PS ou o PSD: não vão estar os dois" só pode ser lida como mera táctica eleitoral. A frase pode servir-lhe para 5 de Junho. Mas não nos servirá para os anos que vêm aí. Governos PSD sozinho, ou PS sozinho, ou PSD-CDS, ou PS-CDS são governos da treta, curtos. Passos fala grosso mas mostra a costumeira fraqueza de político português: a navegação à vista.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
  

 "O BE TEM A MANIA DAS GRANDEZAS"

«Jerónimo de Sousa não podia discordar mais de Francisco Louçã de que o Bloco de Esquerda é a principal alternativa de esquerda ao PS. O secretário-geral do PCP considera que “o Bloco não se liberta da mania das grandezas”. A cerca de um mês das legislativas, escusou-se a comentar uma aproximação dos dois partidos.
  
“Água benta cada um toma a que quer”, disse o dirigente comunista num almoço com militantes em Bragança. Jerónimo de Sousa recusa-se a falar em CDU e Bloco de Esquerda lado a lado nas eleições que se aproximam, mas deixou críticas à afirmação do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, de que não governará com o PS. “As declarações de Passos Coelho não são muito fiáveis porque já vi a disponibilidade para entendimentos, para acordo, já vi admitir acordo com o PS sem Sócrates, agora nem uma coisa nem outra”, frisou. » [Público]

Parecer:

Uma boa definição do BE!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 MOURINHO IMITADO NO YOUTUBE
 

«A imitação do treinador português do Real Madrid sugere a sua irritação com a cor do invólucro dos caramelos Sugus de ananás, conseguindo recriar na perfeição os tiques de linguagem e o sotaque aportuguesado de José Mourinho. » [JN]
 LOUÇÃ ESTÁ COM OS COPOS

«Um dia depois de ter apelado ao voto dos socialistas, Louçã abriu novas frentes: pediu o voto dos sociais-democratas, centristas e jovens abstencionistas. Em nome da luta contra o “extremismo radical” e contra a mudança do “regime político”.» [Público]

Parecer:

É o desespero, agora até pede votos à direita, talvez seja para cobrar os jeitos que fez.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Louçã que a direita não paga aos traidores da extrema-esquerda.»