domingo, julho 08, 2012

Semanada


O país quase ficou doutorado de um dia para o outro, toda a população activa portuguesa ficou a saber que se for à  Universidade Lusófona entregar o currículo profissional leva em troca bacharelatos, licenciaturas doutoramentos e outros graus académicos que forem criados ao abrigo de Bolonha. O país até poderia criar uma figura para este tipo de diplomas, em vez de Bolonha deviam ser designados por Praia dos Tomates. Quem tiver ido para a praia durante quinze dias tem direito a uma cadeira de natação, quem tenha um restaurante é só contar as cadeiras e ir à Lusófona trocá-las por licenciaturas e se tiver ido a Óbidos passear de charrete fica com direito à carta de condução.
  
Passos Coelho não sabia como havia de justificar mais uma pinochetada de austeridade sobre os trabalhadores para justificar o desvio colossal nas receitas fiscais, desta vez um desvio colossal que não pode ser atribuído a Sócrates, que não encobre as contas da Madeira e que só se deve ao brilhantismo intelectual de Vítor Gaspar que usa os pés para fazer os cálculos das previsões económicas. Mas o Tribunal Constitucional deu-lhe uma boa saída, vai tirar os subsídios aos que trabalham por conta de outrem mas a culpa não é dele, o Tribunal Constitucional é que disse que em Portugal ou há igualdade ou comem todos.
  
O Paulo Macedo só não teve a sua semana horribilis porque o Miguel Relvas é um vaidoso e há quatro semanas que quer as atenções todas para eles. O Opus ministro estava a preparar-se organizar missas de acção de graças por ter reintroduzido o esclavagismo em Portugal. A troco de um mês de trabalho os enfermeiros recebem o equivalente a um subsídio de refeição, trabalham que se fartam e no fim o Macedo, o tal que ganhava mais vinte mil no fisco, dá-lhes trezentos euros e diz-lhes “vá, tomem lá para irem almoçar à cantina da Santa Casa onde se come muito bem.”. Estava tentando fazer o mesmo aos médicos mas estes mandaram-no à bardamerda e agendaram uma greve. Queria negociar, mas para ter a certeza de que metia os médicos na linha o Opus ministro ameaçou-os com a requisição civil. Parece que os médicos não são apreciadores das auto flagelações da Opus Dei e voltaram a mandá-lo à bardamerda, ficou a negociar sozinho.
  
Os nossos cruzados do cristianismo já não são o que eram, longe vão os tempos em que foram como voluntários combater o Estaline ao lado das tropas de Hitler. Agora atravessam meio mundo para irem a Pequim dar graça ao pessoal do partido comunista local e como se isso fosse pouco, no fim das reuniões vão junto dos jornalistas que viajaram à borla à conta dos contribuintes, contar-lhes todos babados que os comunistas lhes elogiaram a pinochetada orçamental que aplicaram aos portugueses. Longe vão os tempos em que os líderes da nossa direita e os seus economistas tinham o sentido da dignidade e em vez de lamberem os ditos cujos dos comunistas os tinham em quantidade para assumirem os seus valores.
  
Cavaco Silva não consultou o Tribunal Constitucional a propósito do roubo dos subsídios porque nenhum outro presidente o tinha feito. O governo já pode tirar todos os vencimentos e decretar o esclavagismo, pode suspender as eleições, pode fazer tudo o que entender porque a não ser que tenha havido um precedente e um Presidente tenha consultado o Tribunal Constitucional o homem da Quinta da Coelha autoriza tudo sem consultar o Tribunal. Cavaco só consulta o Tribunal Constitucional se um antecessor já o tiver feito sobre o mesmo assunto!