domingo, julho 22, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 

   
Estacionamento privativo do pessoal da CP na Baixa de Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Pelo caminho (português) de Santiago [A. Cabral]   
A mentira do dia d'O Jumento
 

Com a sua saída do governo a seguir à oferta da RTP aos amigos da Ongoing e da Covina o ilustre dr. Relvas vai ter algumas dificuldades em dar utilidade ao seu curso de Ciência Política tirado com tanto suor na Universidade Lusófona. Precavendo-se para o futuro o ilustre dr. Relvas já está a tratar da sua vida e vai licenciar-se em medicina, um dos poucos cursos que o governo ainda não incluiu na lista dos que devem ganhar menos do que o salário mínimo e não muito mais do que o rendimento social de inserção.

O ilustre dr. Relvas já está a preparar a sua candidatura à licenciatura em medicina e para isso está a juntar os muitos exames que já fez, vão desde os exames ao colestrol, aos triglicéridos, as colonoscopias, exames à próstata e até a inspecção para a tropa. O ilustre dr. Relvas espera não só que lhe sejam dadas as equivalências necessárias para ficar licenciado em medicina, como ainda está convencido que fez exames suficientes para levar logo a especialidade.

Jumento do dia

 Passos Coelho
 
O morto-vivo do governo ainda irá vender a RTP aos que o ajudaram a chegar ao poder antes de ser enterrado e desaparecer da cena política.

«Passos Coelho não remodela o ministro-adjunto sob pressão e Relvas não gostaria de sair, pelo menos antes de fechar a privatização de um canal da RTP.
  
O primeiro-ministro foi esta semana à Comissão Política do PSD defender o ministro: "Não o convidei para ministro da Educação nem por ter uma licenciatura. Ele é um doer [fazedor] e faz bem", afirmou.» [Expresso]
   
 Este Cavaco não tem melhoras

«Maputo (Canalmoz) – O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, está em Moçambique para participar na cimeira da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e depois de um encontro na manhã ontem com o seu homólogo Armando Guebuza rejeitou liminarmente qualquer diálogo com a Imprensa.
  
O mais alto dignitário da República Portuguesa foi recebido no Gabinete do chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, mas no fim recusou-se a falar a dezenas de jornalistas que o aguardavam.
  
O estadista português foi o único que não aceitou falar à Imprensa depois de um batalhão de jornalistas moçambicanos e portugueses ter estado horas à sua espera de o poder ouvir.
  
Os seguranças portugueses tomaram total protagonismo e envolverem-se em empurrões com jornalistas ficando no “segredo dos deuses” os pontos que teriam constituído a agenda do encontro que o presidente Cavaco Silva teve com o presidente Armando Guebuza remetendo dessa forma a CPLP para as tumbas fazendo dela uma organização circunscrita, reduzida a uma espécie de sociedade secreta.»

 Caso Freeport II
 
É um velho hábito da direita portuguesa, mesmo governando com maioria absoluta gosta de ter o conforto de destruir a oposição do PS com processos judiciais, Durão Barroso governou a coberto do Caso Casa Pia, o Miguel Relvas, perdão, o Passos Coelho vai governar com a cobertura do Caso Freeport II.
  
Se os magistrados viessem a ser condenados a indemnizar o Estado pelos dinheiros gastos aos contribuintes haveria algum cuidado, mas como os senhores beneficiam do dogma da infalibilidade papal podem enriquecer com mordomias e gastar o pouco que o país tem com brincadeiras judiciárias.
      
     
 No fim será o mexilhão a tramar-se
   
«A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) suspeita que o Governo quer aplicar multas entre 75 e 2000 euros aos consumidores que não peçam factura, no âmbito da medida que permite deduzir em IRS até 250 euros em IVA. Para a DECO, o valor dedutível "ridiculariza o poder", por ser tão baixo e considera que a medida tem "cheiro" a repressão.» [CM]
   
Parecer:
 
A melhor forma de evitar o fracasso de uma medida sem pernas para andar será transformar os cidadãos em fiscais à força.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»
      
 Economista do FMI demite-se por vergonha
   
«Peter Doyle, economista do Fundo Monetário Internacional (FMI) há 20 anos, apresentou a sua demissão no passado dia 18, através de uma carta com fortes críticas à organização liderada atualmente por Christine Lagarde.
  
"Envergonhado por ter estado associado com o Fundo", Peter Doyle dirigiu-se ao decano do conselho de administração, o egípcio Abdel Shakour Shaalan, para criticar o FMI pela falta de avisos prévios aquando das crises mundiais de 2007 e 2009 - de acordo com a CNN, que teve acesso à carta.
  
A sonegação de informação sobre as crises, incluindo a atual crise da zona euro, foi considerada por Doyle como um "falhanço em toda a linha". O ex-economista, que coordenava os assuntos relacionados com Suécia, Dinamarca e Israel no departamento europeu do FMI, lamenta que a falta de ação e avisos aos políticos por parte do Fundo tenham contribuído para o declínio da economia de alguns países.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Há quem não tenha tanta dignidade e mesmo assim tenha sido demitido.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o gesto.»
   
 Operários ganham mais do que os engenheiros
   
«Serralheiros, canalizadores e torneiros mecânicos podem conseguir ordenados mais altos do que arquitetos ou advogados, nas três mil ofertas de emprego disponíveis em Portugal, segundo o portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional.» [JN]
   
Parecer:
 
Isto parece ser uma vingança dos possuidores de cursos da treta como é o caso de alguns ministros.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a selva em que se está transformando o mercado laboral.»
   
 Camionistas desesperados
   
«Os camionistas estão "desesperados" com a subida do preço dos combustíveis e reivindicam ao Governo a criação de descontos para as empresas de transporte rodoviário de mercadorias.
  
"Os transportadores estão claramente desesperados, estão novamente desesperados. As descidas [do preço dos combustíveis] foram ultrapassadas pelas subidas", afirmou o presidente da Associação Nacional de Transportadoras Portuguesas (ANTP), Artur Mota, em vésperas de um novo aumento dos preços.» [JN]
   
Parecer:
 
Estavam mais desesperados no tempo de Sócrates com muito mais trabalho e os combustíveis ainda mais caros.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver como é que o governo vai comprar o silêncio dos camionistas.»
   
 Juan Carlos afastado da presidência da WWF
   
«A assembleia extraordinária da filial espanhola do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), convocada para este sábado, tinha como único ponto de discussão a destituição ou não do rei Juan Carlos do cargo de presidente honorário. E os sócios da organização decidiram mesmo afastar o monarca espanhol daquele cargo honorífico, que ocupava desde 1968.» [Público]