quarta-feira, agosto 01, 2012

Teixeira dos Santos versus Gaspar


Se há membro do  anterior governo que detestei foi Teixeira dos Santos, nunca o tive por grande democrata, as suas previsões eram um desastre, a sua gestão da máquina fiscal era um desastre. Mas quando pensava que pior seria impossível, eis que sou surpreendido, é possível ser pior.
  
Ainda que ao contrário do que sucedeu com Teixeira dos Santos não tenha a mais pequena razão para acusar o Gaspar de qualquer perseguição, a verdade é que se o seu antecessor permitiu coisas vergonhosas como perseguições judiciais a um blogger ou que os emails dos funcionários do fisco tivessem sido vasculhados, Vítor Gaspar não tem hesitado em recorrer à mentira para fundamentar as suas decisões mais importantes e a mentira é uma característica própria de quem não gosta de democracia, porque democracia é verdade e transparência.
  
As previsões de Teixeira dos Santos eram ridículas, convencido de que conseguia vender o seu optimismo o ex-ministro passou o tempo a errar. Mas com Vítor Gaspar os erros de previsão assumiram uma nova dimensão, não só atingem dimensões inaceitáveis como a política orçamental assenta na mentira desses erros que começam a parecer premeditados.
  
Teixeira dos Santos nada fez pela gestão do fisco a não ser inventar um lugar de subdirector-geral para um conhecido e ainda deixou a Vítor Gaspar a prenda da fusão da máquina fiscal. O actual ministro poderia ter rejeitado a prenda da fusão e concentrar os esforços da máquina fiscal no combate à evasão fiscal mas fez da fusão do fisco a sua obra emblemática. Os resultados foram um desastre e Portugal não tardará muito a ter o estatuto de país franco.
  
Teixeira dos Santos recuperou do défice herdado de Santana Lopes e Durão Barroso e lançou uma reforma do Estado. Gaspar limitou-se a lixar os funcionários públicos, o Estado não encolheu em nada, o regime que permite às fundações privadas serem instrumentos da evasão fiscal está na mesma. Gaspar nada percebe de Administração Pública, não passa de um bicho de bibliotecas, desligado do mundo e da realidade para quem os seus concidadãos não passam de algarismos.
  
Em tempos escreveu-se aqui que Teixeira dos Santos era o prior ministro das Finanças desde o tempo da D. Maria II. Vítor Gaspar está a conseguir ultrapassar todas as expectativas e já superou Teixeira dos Santos nesse estatuto indesejável.