sábado, setembro 29, 2012

Capitalismo liberal de Estado


Vender uma empresa pública a peço de saldo a uma empresa chinesa gerida pelo Partido Comunista seria motivo para qualquer liberal ir para o inferno. Mas os nosso liberais são muito liberais na hora de interpretarem os seus princípios liberais e não só fizeram o negócio como o exibiram como uma grande reforma e uma libertação democrática da economia, a excitação liberal foi tanta que até abriram mais uma excepção nos seus valores liberais e fizeram aos comunistas chineses o especial favor e sacrifício de participarem na gestão da empresa.
   
Aliás, o nosso governo é muito liberal na forma de agir, o ministro da Administração Interna tanto manda a polícia dar umas galhetas em jornalistas como chama cigarras à gandulagem que se dá pelo nome de povo português, o ministro Relvas despreza as universidades estatais e faz-se doutor numa privada, a ministra da Justiça é tão liberal nos seus valores jurídicos que até faz o frete de se aparecer com uma juíza de um tribunal plenário na forma como comenta notícias manhosas sobre investigações em curso. Os nossos governantes sõ verdadeiros modelos de liberalismo.
   
O grande exemplo de liberalismo é-nos dado pelo primeiro-ministro, é tão liberal, tõ liberal que vai dar entrevistas na televisão só para imitar o Hugo Chavez, o Chaves ameaça nacionalizar quem o critica e Passos manda os clientes do Belmiro exigir-lhe uma baixa de preços por conta da TSU, em directo na televisão que é para o Belmiro ter mais cuidado com a língua. Este excesso de liberalismo na abertura de excepções ao seu próprio liberalismo só se explica porque Passos está empenhado em exportar mais Magalhães para a Venezuela, Magalhães que um dia destes passarão a chamar-se Laurinhas.
   
Mas o grande ideólogo do liberalismo democrata que nos está libertando da miséria e a abrindo o caminho radioso da democracia económica é o Gaspar, o homem é tão liberal que ia montar um poderoso sistema de controlo empresa a empresa para se certificar de que em vez de manterem amantes os nossos empresário promoviam a criação de emprego indo às putas. Assim, se um empresário comprasse um anel mal a conta do Multibanco chegasse ao conhecimento dos seus assessores requisitava uma Chaimite ao Aguiar e mandava uma equipa dos inspectores do fisco para questionar a forma como se estava a enTSUAr sem criar emprego.
   
Aliás, o nosso Gaspar vai montar um sistema para se assegurar que todos os cidadãos se comportam em conformidade com os princípios liberais do parais que ele decidiu criar para os portugueses e que até já testou num laboratório que instalou na garagem do prédio. ATodos os que tenham benefícios ficais, que recebam dinheiro do Estado sob a forma de subsídios, pensões ou vencimentos deverão dar o seu contributo para o liberalismo e comportar-se enquanto consumidores e aforradores como militantes liberais.
É evidente que gente inteligente, brilhante e muito mais capaz do que os portugueses como o o Relvas, o Gaspar ou essa sumidade intelectual, o grande timoneiro, o grande pai da nação, o mais inteligente entre os inteligentes, o homem de Massamá são verdadeiros liberais. Mas como este país tem um povo de cigarras, gente acomodada, mamadores profissionais é preciso desmamá-los do Estado mesmo contra a sua verdade, na certeza de que um dia vão aplaudir o que lhes foi feito. Como diria Marx a dialética explica a transformação do liberalismo estatal no liberalismo, é como a ditadura do proletariado, é uma fase indispensável para reeducar o povo e convencê-lo, nem que seja no cemitério, de que o paraíso humano está no liberalismo.