sexta-feira, dezembro 09, 2011

A SimCity dos Batanetes

Os rapazolas que tomaram conta do poder estão a brincar com os portugueses e o país começa a ser uma espécie de SimCity da família dos Batanetes. Fazem-se experiências, testam-se testes, sugerem-se ideias, brinca-se com a vida de milões de portugueses. Por este andar ainda algum filho de um qualquer Gaspar ou Álvaro decide fazer como TPC para as suas aulas do ensino básico um teste de uma qualquer medida, por exemplo de um novo código laboral.

Um bom exemplo desta forma inteligente dos Batanetes brincarem à política económica foi a famosa descida da TSU com que enganaram os portugueses na campanha eleitoral. Onde estão o que omo António Borges defendiam uma dscida acentuada? Onde estão os que como Passos Coelho defendiam um aumento do IVA para financiar a descida da TSU? Onde estão os que como Bagão Félix defendiam o seu financiamento com os recursos financeiros da Segurança Social? A verdade é que os Batanetes mudaram de ideias, aumentaram na mesma os impostos, empobreceram em regime forçado os funcionários públicos e esqueceram a indispensável descida da TSU.

Em alternativa à descida da TSU um dos Batanetes, muito provavelmente aquele rapaz com ar de sem abrigo que se dá pelo nome de Gaspar, teve uma brilhante ideia, se decidissem obrigar os trabalhadores a darem mais umas horas semanais de trabalho à borla o resultado era o mesmo, os patrões teriam uma redução de custos. Era mas não é, o idiota que teve esta brilhante ideia esqueceu-se da aritmética, se uma os trabalhadores de uma empresa trabalham mais horas e a empresa produz o mesmo terá de despedir trabalhadores.

Os Batanetes esqueceram-se de que iam levar o país para uma contracção brutal da actividade económica e que lá por fora as coisas tendem a piorar. Isto é, ao emprego destruído pela pinochetada orçamental do Gaspar iam juntar-se os desempregados resultantes do aumento de produtividade que os batanetes decidiram promover pela via administrativas. A tal medida que iria aumentar a produtividade das empresas e salvar o país teria o efeito inverso, iria criar mais desemprego e acentuar a recessão.

Algum Batanete menos burro dos que os outros deve ter-se percebido o buraco em que se estavam a meter e tiveram mais uma brilhante ideia, própria o alto nível do intelecto dos Batanetes, proibir o recurso à meia hora diária de trabalho escravo às empresas que despedirem os escravos. Se assim é apenas as empresas que tenham um aumento das encomendas poderão recorrer à escravidão, isso significa que a medida em vez de aumentar a competitividade das empresas que estão em dificuldades vai favorecer as empresas que não precisam de ajuda. Brilhante!

Começo a achar que seria impossível juntar tantos idiotas num governo.