sexta-feira, dezembro 02, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Baixa de Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Chaminé antiga, Montijo [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Passos Coelho

Nunca na história da democracia portuguesa um primeiro-ministro do mesmo governo do Presidente da República promoveu um conflito institucional tão cedo como aquele que está a ser criado por Passos Coelho. Nunca um primeiro-ministro foi tão descarado na tentativa de impedir o Presidente da República de desempenhar as suas competências com independência e isenção.

Passos Coelho tem-se desdobrado em declarações que visam pressionar Cavaco Silva a não enviar o OE para o Tribunal Constitucional, Passos Coelho sabe que o OE tem medidas brutais e inconstitucionais, sabe que os constitucionalistas do seu próprio partido partilham desta opinião e sabe que Cavaco Silva foi o primeiro a expressar a sua discordância e a avançar com argumentos que põem em causa a constitucionalidade da medida.

Agora resta esperar para ver se Cavaco é coerente ou se aceita a cobardia de se sujeitar às pressões de Passos Coelho, é a diferença entre ser num presidente da democracia ou um Américo Tomás banana dos tempos dos presidentes do conselho.
 
 Uma musica dedicada aos bárbaros do norte e aos idiotas do sul
 

  
  
Alguns políticos do Norte da Europa e alguns dos ranhosos que por cá andam deviam ter mais respeito a falar de um país como a Grécia. Com gente desta nem a EUropa nem Portugal têm grande futuro.
 
 Grande Sócrates
 
O homem desapareceu, fugiu do país, ignorou-nos, mas a direita ainda faz xixi nas calças só de ouvir o seu nome e o Seguro ainda não sabe se há-de fazer oposição ao governo ou à sombra do seu antecessor. Quem deve estar cheio de saudades é o Cavaco Silva, depois do que tem passado com o Passos Coelho já deve ser capaz de dar valor aos cinco anos de convivência com o ex-primeiro-ministro e tem boas razões para torcer a orelha por ter ajudado Passos Coelho a chegar ao poder. Mais uns OE incompetentes do Gaspar e quando deixar Belém a família Silva vair ter que viver dos rendimentos pois fica só com a pensão do Banco de Portugal, a única instituição portuguesa onde o dinheiro abunda e ninguém tem a mais pequena ideia do que é a austeridade.
  
 Unir os portugueses a pedido do Gaspar?

Depois de ter imposto um OE com medidas inconstitucionais ao PSD e ao país o ministro das Finanças assume cada vez mais um discurso de Presidente do Conselho e apela à unidade do país, muito provavelmente em torno da sua visão messiânica.

O ministro das Finanças tem um conceito deficiente de democracia e não percebe que os países se unem nos jogos de futebol ou quando são invadidos e não em torno de uma política que visa favorecer alguns e empobrecer outros. Este tipo de apelos são mais próprios de ditaduras fascistas do que de democracias, em democracia não se tenta eliminar as diferenças ou as discordâncias com falsas unidades.
 
É muito mau que em pleno século XXI um ministro das Finanças tenha tantos tiques em comum com o famoso ministro das Finanças do Estado Novo, muito mau e muito perigoso para a democracia. Só assim se entende este apelo à união, isto é, a que se abdique de fazer oposição às suas medidas, algo só possível e realista numa ditadura.
 
 Um ministro incompetente, um OE aldrabado e um primeiro-ministro complexado

Um bom orçamento depende de duas coisas, da qualidade técnica das medidas adoptadas e do rigor das previsões. É evidente que este OE tem medidas de qualidade duvidosa pois são reconhecidamente inconstitucionais, basta que uma parte dos deputados ou o Presidentes da República cumpram com a sua obrigação para que o OE fique de pernas para o ar ao serem declaradas inconstitucionais algumas das suas medidas mais importantes.

Mas se as medidas são de má qualidade técnica as previsões são uma desgraça. Senão podemos chamar incompetente ao Gaspar por causa da constitucionalidade duvidosa das suas decisões, algo que não preocupa um economista que não parece conhecer as mais elementares regras do nosso regime democrático, já teremos que chegar a essa conclusão quando ainda antes de aprovado o OE o próprio governo já reconhecia que a recessão em 2012 seria maior, muito maior, do que a prevista. Como o Gaspar não gosta de ser aldrabão teremos de concluir que a sua previsão resulta de incompetência técnica.

O mais grave é que a recessão não vai ser superior aos 2,8%, mas sim muito superior e não vai ser assim por causa da conjuntura externa mas sim pelo impacto das medidas recessivas. A incompetência é tanta que aprovado o OE é o governo que não fala de outra coisa senão da eventual necessidade de adoptar mais medidas de austeridade.

Até quando teremos de aturar gente que não respeita as regras democráticas em nome da tecnocracia e depois se revelam tecnocratas incompetentes? Os portugueses não têm culpa de Passos Coelho ter tirado um curso da treta, sentir um complexo de inferioridade aos economistas de Vancouver ou da Católica e fazer tudo o que qualquer economista incompetente lhe manda.
 
 Coisas do diabo

Num dia fica-se a saber de dúvidas no negócio dos blindados Pandur, no dia seguinte saem notícias sobre a licenciatura de Sócrates.

 Tolerância de ponto na véspera do Natal

Depois de nos cortarem no subsídio só se for para iremos ver as montras e as escassas decorações. Isto é mesmo um governo de canalhas hipócritas, reduzem-nos à pobreza, aumentam-nos as horas de trabalho, eliminam-nos os feriados e depois anunciam tolerâncias de ponto aos pares e com um mês de antecedência, mas como são cobardolas e uns 'goebelzinhos' manipuladores mandam os dos seus pasquins dar a notícia. Devem pensar que os portugueses são parvos e ficam imensamente gratos aos sacanas.

 Paulo Portas felicita o futuro Presidente do Conselho


 O Batanete da Rua da Horta Seca no seu melhor

  
 

 A democracia, essa maçada

«A liberdade de imprensa é uma maçada democrática. Outra é o "inalienável" direito à greve, como diria o ministro Miguel Macedo. De facto, a Democracia vem num "pack" constitucional que, se tem virtualidades, não tem menos inconveniências, sendo impossível adquiri-la sem adquirir também monos como esses.

Ora se, para os direitos à greve e à manifestação, há soluções clássicas, sintetizadas com admirável felicidade expressiva pelo director nacional da PSP: "Nós não andamos com bastões, nem com pistolas, nem com algemas, nem com escudos e etc. para mostrar que temos aquele equipamento" (esqueceu-se dos agentes provocadores infiltrados mas não podia lembrar-se de tudo, daí o "etc."), no que toca à liberdade de imprensa, quando a contra-informação não resolve o problema e falta "etc." apropriado, melhor é assobiar para o ar.

Foi o que fez Paulo Portas em relação à notícia do DN de que se terão misteriosamente evaporado, no caminho entre a proposta inicial e o contrato, 189 milhões das contrapartidas oferecidas pela empresa fornecedora das viaturas "Pandur" para o Exército e Marinha, adquiridas quando Portas foi ministro da Defesa. Conta o DN que "nem a Comissão Permanente de Contrapartidas nem Paulo Portas quiseram esclarecer a questão". Foi boa ideia, a questão esclarecer-se-á a si mesma com um ou dois penáltis mal assinalados e o incêndio dumas cadeiras e, para a semana, já ninguém se lembrará dela.» [JN]

Autor:

Manuel António Pina.
     


 A ministra da Justiça enlouqueceu?

«Paula Teixeira da Cruz defendeu que "Portugal precisa de higiene", "não só na política", mas também "no tecido empresarial".

"Peço a vossa reflexão, o vosso empenho, o vosso auxílio neste combate, que é um combate duro, ao qual muitos se oporão e todos nós percebemos porque é que se oporão. Serão sempre os mesmos a oporem-se, mesmo que o direito penal não tenha efeitos retroactivos", afirmou Paula Teixeira da Cruz, sem concretizar.» [DN]

Parecer:

Quando uma ministra da Justiça diz que o país precisa de higiene e pede ajuda à juventude do seu partido para a ajudar a combater o mal da corrupção deixamos de saber se estamos num Portugal democráticos ou nalgum regime apoiado em camisas negras ou mesmo cor de laranja. Vamos ter uma juventude hiteleriana a caçar corruptos tornando o país mais lavadinho? Depois das intervenções mais recentes da JSD é de recear o pior, até mesmo uma imensa rede de jovens bufos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo degradante que está a ser dado por uma minisstra incompetente e sem preparação para um cargo tão importante.»

 Quem joga golfe não deixa de vir a Portugal

«Miguel Relvas é claro a afastar a redução das entradas de turistas golfistas por qualquer aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nesse ramo: "Não acredito que quem joga golfe deixará de vir jogar golfe a Portugal por essas circunstâncias. Essa é para nós uma falsa questão."» [DN]

Parecer:

E os que não jogam vão abandonar Portugal a este governo. Então este governo de diotas quer que se trabalhe mais horas para que a economia seja competitiva e a competititvidade do turismo pode sofrer um auemnto brutal do IVA? Mais burros é impossível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Alô, está lá? Está despedido!
«Cerca de meia centena de professores que actualmente ensinam Português no estrangeiro já não voltarão às suas aulas em Janeiro próximo: 33 ficarão no desemprego e outros 16 regressarão às escolas de origem em Portugal. São contas feitas por Carlos Pato, do Sindicato de Professores no Estrangeiro, depois de ontem ter sido publicado, em Diário da República, o despacho de reorganização da rede de ensino de Português no exterior, que suprime cerca de 65 cursos.

Os docentes que irão ser dispensados começaram ontem a ser avisados por telefone. "Vão para o desemprego com um mês de aviso prévio", denuncia Teresa Soares do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas.» [Público]

Parecer:

Por onde andará o Mário Nogueira?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se que anda a estudar a agenda de Passos Coelho para lhe fazer esperas com o objectivo de o cumprimentar com vénias e sorrisos.»
  
 Portugal continua corrupto

«Portugal mantém-se na 32.ª posição no Índice de Percepção da Corrupção divulgado hoje pela Transparência Internacional no quadro de 183 países e territórios, com a falta de resolução de megaprocessos envolvendo políticos a contribuir para a ausência de melhorias.» [CM]

Parecer:

E com os políticos a perderem os subsídios a tendência é para um forte aumento da corrupção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 O 'galo-da-Índia' de Massamá já manda recados a Cavaco

«Pedro Passos Coelho enviou ontem um recado claro a Cavaco Silva: "O Governo não foi eleito para expressar as opiniões do Presidente." Logo a seguir, na entrevista ao ‘Jornal da Noite’, na SIC, disse não querer pôr Mário Soares no mesmo plano de Manuela Ferreira Leite, referindo--se às críticas de ambos ao Orçamento do Estado (OE) de 2012.» [CM]

Parecer:

Isto vai acabar à porrada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pegue-se no capacete e reserve-se lugar na primeira fila do espectáculo.»
  
 Um governo de cobardes

«O Governo mantém a tolerância de ponto para a Função Pública para a véspera de Natal e a tarde do dia 31 de Dezembro, noticia hoje o jornal "i" em primeira página.» [DN]

Parecer:

Tanta conversa, tanta conversa e na hora da verdade fazem xixi pelas calças abaixo, são uns cobardolas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Os tribunais arbitrais são uma vigarice?

«O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, classificou hoje os tribunais arbitrais como «uma verdadeira escandaleira», em que «o Estado perde sempre», mas lembrou que «a ministra da Justiça é sócia fundadora da Associação Portuguesa de Arbitragem».

«É uma verdadeira escandaleira, uma justiça clandestina, em que o Estado perde sempre e o privado ganha sempre», referiu Marinho Pinto, durante um jantar de rotários, em Esposende.

Disse ainda que através das arbitragens se legitimam negócios que configuram «verdadeiros roubos ao Estado».

O bastonário sublinhou que, «curiosamente, a ministra da Justiça é sócia fundadora da Associação Portuguesa de Arbitragem».» [Sol]

Parecer:

Parece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»
  
 Igreja Católica alemã ganha dinheiro com a pornografia
  
«No melhor pano cai a nódoa. E quando se trata de pornografia, todo o cuidado é pouco. É por isso que a Igreja Católica alemã deve sentir-se totalmente manchada de vergonha com a descoberta feita no mês passado: a Weldbilt, uma das maiores editoras germânicas, que vende livros, DVD’s, música e também pornografia, é detida a 100% pela Igreja. A revelação surgiu num boletim da Buchreport, que dizia que a Igreja Católica também produzia e vendia pornografia. E segundo o “Vatican Insider”, do diário italiano “La Stampa”, o assunto deixa muito preocupado o Papa Bento XVI, nascido na Baviera em 1927.

Mas, pelos vistos, este era um segredo mal guardado, pois há dez anos que um grupo de católicos alemães andava a tentar alertar as autoridades eclesiásticas para o facto, tendo sido sempre ignorado. É por isso que, segundo o jornal alemão “Die Welt”, este grupo ficou revoltado com a declaração de um porta-voz da Igreja, quando este afirmou que a “Weltbild tudo fará para evitar a publicação de conteúdos pornográficos”.

Segundo o “Vatican Insider”, a Weltbild é um colosso dos media alemães. É detida há 30 anos por 12 dioceses e também pela Associação das Dioceses Alemãs. A Weltbild é a maior livraria alemã, e a segunda maior no segmento online, apenas batida pela poderosa Amazon. E é fácil perceber este apego dos bispos alemães à Weltbild: a empresa tem um volume de negócios anual de 1,7 mil milhões de euros. O “Vatican Insider” diz ainda que a empresa tem “servido de espécie de banco para a Igreja alemã”.» [i]
    
 António Costa queixa-se de falta de dinheiro

«O presidente da Câmara de Lisboa fez um aviso sério: ou se cortam as horas extraordinárias do município ou, no próximo ano, não há dinheiro para financiar as todas as actividades da câmara. Mesmo este ano, com a quebra de receitas, a câmara teve de fazer das tripas coração para conseguir pagar todas as remunerações.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Para ir passear ao Bali, na Indonésia, à conta da candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade já houve dinheiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa quantas pessoas viajaram, quantas estrelas tinham os hotéis em que se hospedaram, quanto gastaram em despesas, quanto gastaram os portadores de cartões VISA em nome da CML e quanto receberam em ajudas de custo.»