sábado, março 02, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura




   Hora do ensaio 
  
   
  

    
   Foto Jumento 
  
  photo _alfama_zps815628de.jpg

Alfama
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
 photo _candeeiros_zpscb4f1416.jpg
   
Candeeiros, Alcochete [A. Cabral]   

Jumento do dia
  
Guilherme Silva, consultor do Alberto João
 
Ver o braço direito ideológico do Alberto João, o maior especialista luso em dar bolos e festa ao pvo, vir agora dizer que esse mesmo povo deve ser ignorado só pode dar vontade de vomitar. Mais um pouco e este senhor ainda vai concluir que o melhor é nem fazer eleições pois o povo vota de forma errada.

Aos poucos a direita vai assumindo as teses fascistas de que nunca se esqueceu, cada vez é mais evidente que o termo "social-democrata" o PSD encobre gente que nada tem nem de democrata, nem se social. Seria interessante se Guilherme Silva desse a conhecer-nos qual era a sua situação social e patrimonial antes de se meter na política e qual é a actual, depois falaríamos.

É bom que se saiba que este senhor tem uma enorme capacidade de trabalho, pois para além de deputado ainda lhe sobra tempo para:
  • Membro da Comissão Política Regional do PSD Madeira;
  • Membro do Gabinete de Estudos da Fundação Social Democrata da Madeira;
  • Membro do Conselho Consultivo da Universidade da Madeira;
  • Advogado;
  • Consultor do Banco BPI;
  • Presidente do Conselho Fiscal da Casa da Madeira, em Lisboa;
  • Consultor do Governo Regional da Madeira;
  • Presidente da Representação Portuguesa na UIP;
Enfim, tinha de ser consultor do BPI, o tal do "ai aguentam, aguentam", enquanto uns ganham como consultores dos bancos que ajudaram o país a ir à falência, os outros não só têm de aguentar a austeridade, como ainda têm de aguentar o que estes senhores dizem. É gente desta, que enriquece à custa da acumulação de tachos com o poder do Estado que depois diz que o povo não deve ser ouvido na hora de impor austeridade. Um nojo.

PS: as empresas deviam estar obrigadas a tornar públicos os nomes de todos os políticos a quem dão dinheiro a título de consultas ou de outros serviços, designadamente, advocacia. Não achas ó "Aguenta"? Aliás, da mesma forma que os deputados dizem que são advogados também deviam dizer o nome dos clientes.

«O deputado do PSD/Madeira e vice-presidente da Assembleia, Guilherme Silva, justifica os recente episódios de crítica ao Governo com o facto de o “povo ser altamente impressionável pelo que sente na pele”, no entanto sublinha que “a solução não pode ser ir às cegas de encontro a um sinal popular de não a mais austeridade”.
  
Para Guilherme Silva “não se pode ir atras do que é mais fácil e do que agrada mais ao povo”. O social-democrata considera que tem de ser feita uma “avaliação concreta daquilo que é necessário para o País, mesmo que tenha esse preço de perder as eleições”.» [Notícias ao Minuto]

 Se o papa fosse mais novo
 
Em vez de ir esperar pela morte num convento teria fugido dos problemas para Bruxelas e agora seria presidente da Comissão.
 
 Os italianos estão cheios de sorte

Têm dois palhaços para escolherem um.

 Uma pergunta a Passos Coelho
  
Já demitiu o assessor que usou abusivamente a identidade da directora do FMI para achincalhar o líder da oposição e deputado no parlamento ou permite que o seu gabinete tenha pequenos marginais da política do golpe baixo?

 Jorge Palma: Grândola, Vila Morena

  

  
 Coelho radical
   
«Que levará alguém a enforcar um coelho em protesto contra um primeiro-ministro com apelido de láparo? Não sei se pergunta-ram ao moçoilo que ostentava a coisa que raio queria dizer com o preparo nem se tal nunca sucedeu antes porque desde Sá Carneiro que não há PM com nome de animal e uma ovelha sai cara e pesa. Mas foi a primeira vez que tivemos em Portugal algo de parecido com as efígies dos políticos enforcados ou em chamas que nos chegam periodicamente, pela TV, de outras partes do mundo.

Há quem considere a imagem radical. De mau gosto, chocante, gratuita, até obscena, é. E muito pior que isso se a virmos como uma ameaça do autor/autores em relação ao PM. Mas sabemos que ninguém a vê como tal -nem as dezenas de polícias que estiveram na Universidade de Lisboa, já que, ao contrário do que tem sido hábito com os cantores do Grândola (sem que a PSP justifique, como é obrigada pelo artigo 250º do Código do Processo Penal, o procedimento - e como poderia, se não há suspeita de crime invocável?), nem terão, que se saiba, identificado o dono do coelho. É pois, acima de tudo, uma piada de mau gosto que nada mais pressupõe que vontade de "vir na TV". Deve ser reprovada, claro. Mas considerá-la como sinal de "radicalização" é não saber o que é radicalização - ou, paradoxalmente, querer radicalizar a situação.

Porque, claro, falar de "radicalização" serve para assustar. Para dizer "nós ou o caos". Mas se um coelho enforcado ou insultos em corredores são radicalização, que dizer do partido que agora clama "reprovações enfáticas" à sua esquerda mas que quando há meses um seu deputado, presidente da JSD, afiançou que bateria em Sócrates se o encontrasse na rua, não achou necessário demarcar-se disso? Que dizer do Governo que de cada vez que o confrontam com as suas responsabilidades acusa o Executivo anterior de todos os males do País? Que expele discursos de ódio contra quem o antecedeu e arrasa, em histérico exorcismo, as marcas da governação PS? Que dizer de um político que chegou ao poder a prometer o fim da austeridade "para as pessoas" e que logo a seguir jurou ir "além da troika"? Que na oposição defendeu a criminalização dos governantes que fazem previsões económicas sistematicamente erradas e que no poder, sem acertar uma, diz que "previsões são previsões", sem sequer se desculpar? Que chama piegas aos que o elegeram e os manda emigrar, que diz que o desemprego e falências aumentam porque "tem de ser"?

Ser radical é recusar bom senso e consenso, ser cego e surdo a tudo o que não seja a sua conceção do certo e do caminho, ter a obstinação brutal dos fanáticos. É fazer do ódio discurso, chamar necessidade à violência, deitar fogo para fazer novo, "obra", sobre as cinzas. Radical é Passos e este Governo, não o tonto estudante com seu pobre bicho enforcado. E não é prisão nem banimento, muito menos morte (ridículo), que se lhe exige: demissão chega - mas urge.» [DN]
   
Autor:
 
Fernanda Câncio.   

 Bento XVI sobe aos céus de helicóptero 
   
«Desde ontem é sede vacante. O brasão do papado, duas chaves do céu entrecruzadas, uma de ouro e outra de prata, por estes dias ganha um símbolo especial: está coberto por um guarda-chuva. Um simples ombrellino para proteger a cristandade sem líder... Ontem foi dia como não houve em 700 anos, um Papa parte sem morrer. Despediu-se dos cardeais na Sala Clementina, no pátio de São Dâmaso o seu motorista ajoelhou-se e beijou-lhe a mão e, já em Castel Gandolfo, Bento XVI disse à multidão a última palavra que vamos ouvir dele até haver novo Papa: "Buonanotte!" Nos tempos contemporâneos, Pio XII e Paulo VI morreram em Castel Gandolfo, mas morreram papas. Deste dia de ontem a imagem que mais marcou foi a do helicóptero branco, deixando o Vaticano. Às 17H08, as hélices e os rotores não conseguem abafar os sinos de Roma, mas ganhando altitude o helicóptero impõe-se à Cidade Eterna. Em 1960, Fellini pôs um helicóptero a abrir o filme La Dolce Vita, transportando um Cristo Redentor enorme e suspenso. A viagem era inversa,» [DN]
   
Autor:
 
Ferreira Fernandes.
   
  
     
 Ninguém se escapa ao Gaspar
   
«Os reformados com pensões iguais ou superiores a 4.104 euros anuais vão ter de entregar este ano declaração de IRS e alguns podem pagar imposto pela primeira vez, alerta a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).
  
"Podem ter de pagar, é uma questão muito complexa e até injusta, que resulta da decisão do Governo de aproximar as pessoas reformadas com as que estão no ativo. Deviam ter tido em atenção que os reformados têm mais encargos com a saúde e despesas, diferentes de quem tem boa saúde e boa capacidade de trabalho", disse à Lusa o bastonário da OTOC, Domingues Azevedo.» [DN]
   
Parecer:
 
O que ganhará o fisco com esta invasão de idosos?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
      
  Sobe, sobre, desemprego sobe
   
«A taxa de desemprego na zona euro manteve-se estável em janeiro de 2013, nos 11,9%, em relação ao mês anterior, tendo Portugal aumentado três décimas, para os 17,6%, segundo dados hoje revelados pelo Eurostat.
  
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a taxa de desemprego nos 27 Estados-membros foi de 10,8% em janeiro, um ligeiro agravamento em relação aos 10,7% de dezembro de 2012.» [DN]
   
Parecer:
 
É o resultado da criação de emprego no segundo semestre de 2012 que o Gaspar anunciou o ano passado e que Cavaco ajudou a divulgar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se contra a política destrutiva do Gaspar.»
   
 Gaspar patético
   
«Em linha com o discurso de ontem de Pedro Passos Coelho, que ontem quis colocar o discurso no período pós troika, Vítor Gaspar foi hoje ao Parlamento defender que "temos que começar já os alicerces institucionais para a estabilidade de Portugal, no exercício pleno da sua soberania" na era pós troika.

Nesse sentido, o ministro das Finanças sublinhou que o sucesso do país está na mão de todos, nomeadamente, do PS, a quem renovou "a disponibilidade do Governo para o diálogo e estabelecimento de consensos". "O diálogo e os consensos com a forças sociais e políticas fazem parte desta preparaçºao. E aqui refiro-me especialmente ao maior partido da oposição", acrescentou.

Vítor Gaspar dramatizou mesmo o discurso: "Portugal consegue agora prspectivar a saída da crise, mas se abandonarmos o barco, ficamos à deriva e sem perspectivas de auxílio". "Os portugueses são chamados a determinar o futuro de Portugal. A este grande desafio ninguém pode dizer que não. Portugal é um povo de marinheiros capaz de ultrapassar as piores tormentas", acrescentou num discurso marcado pela linguagem náutica.» [DN]
   
Parecer:
 
Quem o ouve ainda pensa que o país está uma maravilha com as suas políticas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
   
 Ajude a salvar o priolo
   
 photo priolo_zps9d61f01f.jpg
   
«Faltam pouco horas para terminar a campanha de financiamento internacional crowdfunding que visa angariar 28 mil dólares (21.500 euros) para prosseguir o trabalho de conservação do priolo, uma ave que só existe na ilha de São Miguel, nos Açores, e cuja conservação tem sido possível devido ao trabalho desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

A iniciativa para salvar o Priolo , conseguiu reunir até agora perto de metade do valor ambicionado (cerca de nove mil euros). O maior donativo (2.500 dólares) foi feito por um cidadão australiano ligado ao turismo de natureza.

Mas a SPEA, a organização não governamental que tem desenvolvido o projeto de conservação na última década, não desanima. "A campanha, que arrancou em janeiro e chega ao fim amanhã,  teve uma grande divulgação, o que também é bom para o projeto", sublinha Joaquim Teodósio, o responsável da SPEA pelo Projeto Laurissilva Sustentável.» [Expresso]
      
 "Governo está a semear a miséria"
   
«Bispo das Forças Armadas diz que tem pena de não poder ir à manifestação de amanhã e não poupa críticas aos atuais governantes, que acusa de estarem "a dar cabo do país". 

"As pessoas que estão neste momento na governação que se lembrem de que estão a semear a miséria, pobreza, desastre e a dar cabo do país. Eu tenho de dizer isto!", declara D. Januário Torgal Ferreira, numa entrevista à Antena 1, acrescentando quee lamenta não poder ir à manifestação de amanhã organizada pelo grupo "Que se Lixe a Troika".

"Tenho muita pena que as pessoas tenham de ir para a rua protestar, para que determinadas dores e injustiças cheguem ao poder. E acho que o poder hoje devia ter esse bom senso (que é uma palavra que eu gosto), que tivessem a humildade intelectual de verificarem que como governação (e eu estou a julgar do ponto vista ético), como governação são uma desgraça", afirma o bispo das Forças Armadas,.» [Expresso]
   
Parecer:
 
E é uma pena não ver o bispo na manifestação.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao cardeal se já mudou de opinião em relação às manifestações.»
   
 Portugueses estão curados
   
«Os portugueses estão a ir menos aos centros de saúde e aos hospitais. Os dados mais recentes mostram que em 2012 houve menos consultas presenciais nos centros de saúde, menos atendimentos urgentes e menos sessões de hospital de dia.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), na monitorização de actividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde em 2012, preferiu sublinhar o aumento de 0,9% das consultas hospitalares ...» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Mas o governo conseguiu o feito notável de aumentar as consultas hospitalares.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao ministério da Saúde.»
   
 O pequeno Marques Mendes no seu melhor
   
«Marques Mendes assume mudança no traçado da SCUT da Costa de PrataMarques Mendes, ex-deputado do PSD pelo distrito de Aveiro, admite que teve uma intervenção decisiva na alteração do traçado da ex-SCUT da Costa de Prata, no troço entre Angeja e Estarreja, uma medida que viria a ser chumbada em 2006, pelo governo de José Sócrates, mas que atrasou a conclusão do projecto em quatro anos e implicou sobre-custos para o Estado. 

Na resposta escrita ao questionário da Comissão Parlamentar de Inquérito às PPP - Parcerias Público-Privadas, a que o Diário Económico acedeu, Marques Mendes assume que "defendi publicamente, em nome do PSD, em 2001 e anos seguintes, a alteração do traçado que então (2001) estava previsto para a chamada A29". O ex-deputado diz que não se tratou de "uma posição de natureza pessoal", ou "isolada" em termos políticos.

Marques Mendes explica que defendeu a alteração do traçado da ex-SCUT da Costa de Prata porque o que estava previsto, a nascente da linha de caminho-de-ferro, "era considerado excessivamente distante dos aglomerados populacionais dos concelhos de Estarreja, Murtosa, Albergaria e Ovar e, portanto, insuceptível de servir adequadamente os interesses das populações abrangidas". Daí, Marques Mendes e outros deputados de Aveiro, incluindo Paulo Portas, terem avançado com um projecto de resolução para alterar o traçado para poente do caminho-de-ferro, "basicamente considerado como susceptível de servir mais adequadamente os interesses das populações abrangidas", que foi aprovado em 2002. » [DE]
   
Parecer:
 
Agora dá lições ao país.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o ilustre comentador à bardamerda na primeira oportunidade.»
   
 Podridão
   
«"O senhor não quer é pagar nada e pede um novo memorando da troika, afirma a carta escrita no Facebbok pelo assessor do primeiro-ministro, com o título: "Um exclusivo: a carta de Lagarde que Seguro não quer revelar.

Rudolfo Rebelo simula a resposta que Cristine Lagarde teria enviado a António José Seguro em resposta à que o líder do PS lhe dirigiu a alertar para a gravíssima sitruação social e a pedir uma reavaliação política do memorando.

"Agradeço a sua missiva, dando conta da sua pré-disposição em renegociar a reestruturação da dívida portugesa, uma baixa na taxa dos juros e mesmo uma moratória dde juros, afirma a carta, que explora o alegado desconhecimento de António José Seguro de que já há baixa de juros ("permita-me explicar, há alongamento do prazo de empr´+estimo).» [Expresso]
   
Parecer:
 
Um assessor do primeiro-ministro apropriou-se da identidade da directora do FMI para achincalhar o líder da oposição. nem vale a pena descobrir a presença de tiques de golpe de propaganda fascista nesta forma de actua pois o governo está cheio destes tiques. O problema está num braço direito de Passos Coelho abusar do nome da directora do FMI para fazer jogo sujo doméstico.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se já pediu desculpa à presidente do FMI.»
   

   
   
 photo Dmitry-Bogachuk-5_zps22166708.jpg
  
 photo Dmitry-Bogachuk-4_zps931fdc7a.jpg
   
 photo Dmitry-Bogachuk-3_zpsec9e5482.jpg
   
 photo Dmitry-Bogachuk-2_zpsf2a9292e.jpg
  
 photo Dmitry-Bogachuk-1_zpscd0a2dca.jpg