sexta-feira, março 22, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
  photo bica_zps0c2e1dca.jpg

Bica, Bairro da Bica, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento

 photo espera_zps69ad7d04.jpg
   
À espera do barco [A. Cabral]   

Jumento do dia
  
Hélder Rosalino
 
Ainda há poucos dias o governo decidiu atribuir o subsídio de emprego aos funcionários do BCP que rescindiram o contrato amigavelmente. Agora o governo parece recusar este subsídio aos funcionários públicos que vierem a rescindir. Isto é aquilo a que se chama justiça, é por isso que o Rosalino dá indemnizações que fiz serem idênticas às atribuídas por empresas de transportes, só se esqueceu de dizer que poupa indemnizistas anos de subsídio de desemprego.
 
«O Governo aumentou ontem as expectativas dos funcionários menos qualificados quanto à indemnização que poderão vir a receber caso aceitem uma rescisão por acordo, admitindo oferecer entre um e 1,5 salários por cada ano trabalhado, sem limite máximo. Mas ao contrário do que tem feito em algumas empresas públicas não garantiu, pelo menos para já, acesso ao subsídio de desemprego.

"O que disse aos sindicatos é que o ponto de partida começará a partir de um vencimento por cada ano de trabalho. Disse-lhes que se situará entre um e um e meio", afirmou aos jornalistas o secretário de Estado da ...» [Jornal de Negócios]
 
 Promessa de Jumento
 
O Jumento promete que quando Passos Coelho for demitido por incompetência não defenderá que seja levado à justiça, seguindo uma sugestão do próprio na última campanha eleitoral, nem assinará ou promoverá petições visando condená-lo ao silêncio, até porque os principais interessados em condená-lo ao silêncio serão os seus próprios correlegionários, aqueles que agora são os seus mais incondicionais apoiantes.
 
O Jumento defende a liberdade de expressão e é contra qualquer condenação de um português à perda de direitos políticos, seja isso decidido num tribunal plenário sob proposta da PIDeE ou resultado de uma decisão parlamentar com base numa petição supostamente popular. O Jumento assume a defesa dos valores da social-democracia, a social-democracia cuja designação é usada por gente que não o é e que a coberto dessa falsa designação defende valores mais próprios de outros quadrantes políticos.

 Uma espécie de família real portuguesa
 
 photo familia-real_zps27c3ac0d.jpg

 
Primeiro ajudou a direita a chegar ao poder depois elogiou a escolha o familiar, agora anda por aí caladinho para que os portugueses não o identifiquem como um dos escadotes que a direita usou para destruir o Portugal da democracia.
 
 A política portuguesa de hoje

A Merkel manda.
O Wolfang Schäuble telefona ao Gaspar a dar o recado.
Vítor Gaspar decobre um novo desvio colossal que justifica mais uma dose de austeridade.
Olli Rehn (comissário dos assuntos monetários) elogia o Gaspar pela ideia.
Simon O'Connors, o "pitbull" do Olli, ameaça os portugueses de que acaba o dinheiro se não obedecerem ao Gaspar.
O Passos Coelho dá uma entrevista à TVI com ar pesaroso e depois segue para o teatro.
O Durão Barroso diz que a culpa de tudo é dos portugueses.
O Ulrich diz que o povo aguenta isso e muito mais.
O Soares dos Santos promete uma promoção no 1.º de Maio.
A Ferreira Leite ajuda a neta a comer a papa ameaçando-a que vai buscar o Gaspar.
O Paulo Portas nada diz, está algures noutro continente.
O Seguro defende que metade da medida teria bastado.
O Mário Nogueira preocupa-se com os professores que dão formação profissional.
O Louçã diz que mora noutra freguesia e que continua contra o PEC IV.
As vacas da Ilha Graciosa anda intrigadas com tanta reflexão presidencial ao ponto de estarem produzindo menos leite devido a tanta perturbação.

 Pois

Os mesmos imbecis que decidiram e tentaram impor e agora fazem chantagem sobre o Chipre são exactamente os mesmos que nos têm obrigado a ser cobaias neste imenso laboratório mengeliano em que a boche Merkel transformou Portugal. É uma pena que muitos do que agora protestam não tenham reparado nisto e só se indignem porque estão em causa bancos, bancos cipriotas, mas para estes filhos da mãe os bancos sejam eles quais forem ou de onde forem são mais importantes no plano dos princípios económicos e éticos do que os seus concidadãos que tenham de viver de ordenados.
 
 Comunicado deste palheiro

Informa-se os portugueses de que:

1. Cavaco Silva ainda é Presidente da República, O Jumento informou-se junto das autoridades e pode garantia que as pensões de reforma estão sendo levantadas.
2. Dentro de dois meses será feito novo ponto de situação sobre o desempenho presidencial.
 
 Uma pergunta aos professores portugueses
  
Já estão a roer as unhas de saudades da Lurdinhas?

 Solução para quem tem medo que Sócrates fale

 photo fraldas_zpsf14e639f.jpg


  
 O Portugal em Chipre
   
«A ideia de impor uma taxa sobre todos os depósitos foi do presidente cipriota. Mentira: não foi. Foi do FMI. Foi da Alemanha. Foi do BCE. Foi da Comissão Europeia. A verdade? A verdade é que não interessa: foi aprovada por unanimidade pelos 17 países do euro, Gaspar incluído, claro. Todos juntos e de acordo. A unanimidade é burra, não é? A da Zona Euro é pior: é subserviente. Aliás: aumenta a recessão, provoca divisão, estimula o ressentimento. Segundo conta a agência Reuters, nessa noite fatal um dos presentes "sentiu vontade de vomitar" quando percebeu o que ia ser decidido. Haja alguém com estômago, embora possa ter sido apenas a reação aos finger sandwiches, não o efeito azedo do sauerkraut na receita financeira.
  
Nessa longa madrugada de Bruxelas sucederam-se os encontros entre os ministros das Finanças (laterais, bilaterais, trilaterais) para que se chegasse a uma conclusão; ou seja, onde a Alemanha exigia chegar. Entretanto, alguns - os ministros irrelevantes, talvez a maioria - jogavam com os smartphones nos corredores para matar o tempo. Jogariam Angry Birds para aliviar a chatice? Não sei, os relatos divergem, a Reuters não esclarece e ninguém se quer comprometer: o que acontece em Bruxelas fica em Bruxelas. É assim o eurocasino em que jogamos o futuro.
  
Como se constata, a estupidez é alarmante: é sempre insistente. Schäuble insiste na destruição. Merkel na austeridade. Jeroen Dijsselbloem - o novo presidente do Eurogrupo - insiste em seguir a matilha. Só José Manuel Barroso desiste. Alguém tem ouvido o presidente da Comissão Europeia dizer alguma coisa de razoavelmente independente e corajoso que ajude a resolver o problema? Suspeito que nestes anos todos ele não tenha deixado cair apenas parte do apelido. Durão, wo bist du? Where are you? Já sei: ele é como o Papa, não tem nacionalidade. De acordo, mas convinha que tivesse um mínimo de ideias próprias. Durão, diz alguma coisa de europeu, pá.
  
Vamos ver se nos entendemos. Cobrar uma taxa aos depositantes, embora agressivo e arriscado, teria feito sentido se não fosse violada a diretiva europeia que protege os depósitos até aos cem mil euros. Toda a gente percebe isto: para não penalizar os contribuintes - esmagados por impostos -, pagariam desta vez os que ganharam mais com os juros estrelares da banca cipriota. Ganhar e perder faz parte do jogo, mas é preciso ter critério, diferenciar na altura de penalizar. Castigar todos os depositantes por igual não é (não seria) a mesma coisa. É - teria sido - um castigo excessivo aos cipriotas e um aviso ao Sul da Europa através da violação (disfarçada, prepotente, irresponsável) da lei europeia. Foi assim que os famosos mercados interpretaram os acontecimentos destes dias. Ficou tudo em causa. Felizmente, Vítor Gaspar tranquilizou-nos logo: isto não aconteceria no Portugal, só em Chipre. Será uma das previsões dele...?» [DN]
   
Autor:
 
André Macedo.   
   
  
     
 A coisas que o Macário sente
   
«O social-democrata Macário Correia considera que o país vive um momento de tempestade e que "há alguma falta de confiança no timoneiro", o qual identifica com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.» [RTP]
   
Parecer:
 
Alguma, diz ele.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
      
 E o Relvas deixou?
   
«O diretor de Informação da RTP confirmou hoje à Lusa que a estação pública vai contar, a partir de abril, com o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates e o ex-ministro da Presidência social-democrata Nuno Morais Sarmento como comentadores políticos. 

"Confirmo que a RTP vai ter dois novos comentadores políticos: José Sócrates e Nuno Morais Sarmento", afirmou o diretor de Informação, Paulo Ferreira. 

A notícia, avançada na edição de hoje do "Diário de Notícias", refere que as negociações decorreram desde o início do ano e que cada programa será semanal e com duração de 25 minutos. O diretor de Informação da RTP escusou-se, no entanto, a avançar com pormenores sobre os formatos previstos. 

De acordo com o matutino, a estreia do espaço de comentário político de José Sócrates será antecedida por uma grande entrevista em que o antigo primeiro-ministro pretende esclarecer alguns temas a propósito dos seus seis anos de governação.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Isto vai ser bonito, lá vamos ter mais um saneamento na RTP.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se lugar na primeira fila.»
   
 700 professores a caminho da mobilidade
   
«O "Correio da Manhã" escreve hoje que "os professores com 'horário zero' nas escolas poderão passar, já a partir do próximo ano letivo, para o regime de mobilidade especial. A medida, anunciada ontem pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, poderá levar a um corte de 50% no salário de mais de 10 mil professores: em julho, havia 15 mil professores do quadro com 'horário zero'. Muitos foram repescados para atividades de apoio aos alunos. Agora, segundo o Governo, há apenas 700 professores em horário zero".» [DN]
   
Parecer:
 
É incrível como os professores se uniram contra a treta da avaliação e agora não se vê o mais pequeno protesto.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Efogie-se o trabalho de Mário Nogueira, só não se percebe como ainda não está no governo, talvez em adjunto do secretário de Estado da Administração Pública.»
   
 Se foi o Cavaco que lá os pôs ...
   
«O Presidente da República foi hoje de manhã recebido com protestos, em Lousado, Vila Nova de Famalicão, por mais de meia centena de manifestantes que exigiam a Cavaco Silva a "demissão imediata" do Governo.» [DN]
   
Parecer:
 
Pobre Cavaco, pensava que ia ter uma velhice descansada e leva com isto.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Pobre seara
   
«A decisão do Tribunal Cível de Lisboa suspende a candidatura de Fernando Seara à Câmara de Lisboa e obriga-o a uma luta contra o cronómetro. Os candidatos às autárquicas têm de apresentar as listas até 55 dias antes das eleições, o que significa que, a realizarem-se em Outubro, Seara devia apresentar-se oficialmente como candidato do PSD/CDS a Lisboa até meados de Agosto. Só que a sentença conhecida ontem baralha as voltas e é provável que entre o vai e vem de recursos se chegue ao Verão sem uma decisão sobre se o candidato, que já cumpriu três mandatos em Sintra, pode afinal candidatar-se a Lisboa.

“Começaria a pensar num plano B. Os prazos são apertados”, diz ao i fonte da Relação de Lisboa. O PSD tem 15 dias para recorrer para o Tribunal da Relação e já anunciou que o vai fazer. O melhor “é que se apresse”, diz a mesma fonte. No caso das providências cautelares, o Código Civil não fixa prazos para as decisões da Relação. Actualmente, explica um desembargador, os juízes estão a demorar “uma média de três a quatro meses” a decidir. Como se trata de uma providência cautelar tem carácter urgente, por isso “é provável que passe à frente de outros processos” e até pode demorar menos de três meses pois “a maior parte dos juízes já tem uma opinião sobre o assunto”. Mas “é sempre uma incógnita”, avisa o magistrado.» [i]
   
Parecer:
 
A ceifa vai ter de esperar pelo Verão.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Cavaco socrático?
   
«Cavaco Silva alertou hoje que a economia portuguesa não deve apostar numa política de salários baixos, mas antes na aposta na “criatividade, criação de marcas, apoio aos clientes e qualidade”.

Em declarações aos jornalistas após a inauguração de uma fábrica em Vila Nova de Famalicão, que foram transmitidas pelas televisões, o Presidente da República afirmou que a “precariedade e os baixos salários não resolvem os problemas da economia portuguesa”.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
A falar desta forma Cavaco ainda vai reconhecer estar cheio de saudades de Sócrates e arrependido das maldades que fez.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Troika é pior do que os mercados
   
«"Antes, os mercados faziam todos os possíveis para nos financiarem. Agora, quem nos financia é a troika [Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional]. A troika é muito pior do que os mercados, em vários sentidos", afirmou a responsável, que preside ao Conselho de Finanças Públicas.

Teodora Cardoso lançou esta opinião no decorrer da sua intervenção no Fórum das Políticas Públicas, promovido pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.

Já à margem do evento, questionada pelos jornalistas sobre esta afirmação, Teodora Cardoso afirmou que "há irracionalidade dos dois lados. Os mercados acharam que a dívida ia ser paga e deixaram-na chegar a níveis injustificáveis. A troika teve uma visão de muito curto prazo e, por isso, não fez a pressão necessária para avançarem outras reformas em Portugal".» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Pior do que a troika só mesmo o Gaspar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Só agora é que reparam  nisso?»
   
 Empresas reduzem nos depósitos
   
«O montante aplicado em Janeiro caiu 30% e foi o mais baixo em quase oito anos. As empresas não só estão a pôr de parte menos dinheiro, como o estão a retirar. Em dois meses o saldo dos depósitos nos bancos emagreceu 4,15 mil milhões. 

Os dados estatísticos disponibilizados terça-feira pelo Banco de Portugal mostram que as empresas depositaram 6,6 mil milhões de euros em Janeiro. O que representa uma quebra de 30,3% face ao mesmo mês do ano passado. É preciso recuar a Fevereiro de 2005 para encontrar um número tão baixo.

"Como as empresas não conseguem o mesmo nível de financiamento junto da banca, utilizam os fundos próprios para pagar salários e a fornecedores. Face às dificuldades de tesouraria têm menos dinheiro para pôr de lado", explica Nuno Coelho, economista do BPI.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
A banca não empresta e em consequência disso perde nos depósitos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dispense-se a banca.»
   
 Estão a ficar nervosos
   
«A petição ‘Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP’ tinha, às 12h18 de hoje, 6.023 signatários.

Segundo a lei, qualquer petição online com pelo menos 4.000 assinaturas tem de ser apreciada em plenário da Assembleia da República.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
 
Sugirase ao Continente que faça uma pormoção nas fraldas para incontinentes.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma petição para demitir Passos Coelho para que este possa substituir Sócrates na RTP, sempre pode comentar os espectáculos do teatro de revista a portuguesa.»
   
 Memorando pós troika
   
«O memorando assinado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) acaba em Junho do próximo ano e, depois disso, já no período pós-troika, Portugal vai ter de voltar a negociar e assinar um novo programa.

"É preciso formalizar um programa com o EFSF/ESM [Fundo Europeu de Estabilização Financeira e Mecanismo Europeu de Estabilidade], pois essa é condição necessária para solicitar o OMT [programa de compra de dívida do Banco Central Europeu]", confirmou fonte oficial do BCE, ao Diário Económico. 

O jornal recorda que as condições do período pós-troika, a partir do Verão de 2014, ainda não estão completamente definidas, mas é certo que Portugal terá de assinar um novo programa, a que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já apelidou de "Programa Cautelar", e, para isso, será fundamental existir um consenso político, para que os compromissos do País sejam levados a sério. » [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
 
E vai suceder com o memorando com a troika que foi assinado a três ou agora a oposição fica de fora como tem sucedido desde que Vítor Gaspar cehgou a primeiro-ministro por interposta pessoa?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao primeiro-ministro por interposta pessoa.»
   
 Se não fosse a imensa bondade do holandês o que seria de nós?
   
«Para a responsável, "o mercado é evolutivo" e actualmente "as famílias portuguesas estão a passar condições difíceis".

Nesse sentido, o Pingo Doce considerou que "era necessário alargar a oferta a outros bens de consumo" e como os combustíveis têm um peso no orçamento familiar, a aposta acabou por resultar nesta parceria com a BP.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
 
O holandês é ainda mais bondoso do que o americano da bicicleta.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se ao senhor.»