segunda-feira, novembro 01, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Óbidos

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

O líder do PSD está mesmo convencido de que "limou" as arestas ao orçamento? É evidente que o orçamento é quase o mesmo e de Passos Coelho ninguém ouviu uma palavra em relação aos que mais foram penalizados por este orçamento, até se ficou com a impressão de que se fosse para proteger os privados da saúde e os pequenos comerciantes aceitaria um corte maior no vencimento dos funcionários públicos.

«No artigo, o líder do PSD afirma que "a certeza da viabilização do Orçamento põe fim a uma inquietação grande que foi crescendo à medida que as pessoas se foram apercebendo melhor da situação de pré-desastre financeiro para que o país foi encaminhado".

Dando "parabéns" à equipa do PSD e reconhecendo o "grande mérito" de Eduardo Catroga pelo sucesso das negociações, Pedro Passos Coelho considera que "valeu a pena esperar pela sua apreciação e tentar a sua alteração, sublinhando que "não ficámos com um bom Orçamento mas demos a volta a alguns dos seus aspectos mais gravosos para as famílias e empresas". Além disso, continua, "abrimos maiores garantias para o futuro próximo em matéria de encargos financeiros com grandes obras e de transparência e credibilidade de políticas orçamentais".» [DE]

MAIS UMA CUNHA PARA PORTUGAL

Depois de termos Durão Barroso a assegurar o apoio generoso da UE a Portugal temos o António Borges a liderar o FMI na Europa. Com tanta cunha ao mais alto nível até podemos dispensar a ajuda prestimosa de Cavaco Silva que, como se sabe, consistem em alertas ao país.

MÁRIO LINO PRESSIONOU PAULA VITORINO

«Quando surgiram as primeiras notícias de que a dirigente do PS Ana Paula Vitorino teria sido pressionada por Mário Lino - há sete meses - , o ex-ministro das Obras Públicas disse então ao DN que essa hipótese era uma "fantasia". Lino remete-se agora ao silêncio, apesar das tentativas do DN para o ouvir, mas na altura disse que a acusação de ter pressionado a sua subordinada e ela não lhe ter dado ouvidos não tinha "pés nem cabeça", chegando mesmo a ironizar: "Se ela não me tivesse obedecido, tinha-a despedido."

Agora, o que mudou é que não se trata do escrutínio das escutas feito pela imprensa, mas sim de uma acusação do Ministério Público que acusa o ex-ministro de corrupção e abuso de poder. Estas acusações têm como fundamentação, precisamente, as declarações da ex-secretária de Estado dos Transportes ao MP, a quem Lino terá alegadamente "lembrado" que o empresário Manuel Godinho, principal arguido do processo, era "amigo do PS".» [DN]

Parecer:

Vinda do MP de Aveiro e depois do espectáculo a que assistimos não acredito em nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela conclusão da investigação.»

IVO PANDOLI