segunda-feira, novembro 08, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Coruche

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Arrábida [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Como era de esperar Manuel Alegre não tem tido a companhia de caras do PS ficando-se pela companhia dos seus velhos amigos do BE, os grandes promotores da sua candidatura. O que não seria de esperar era ver o candidato que durante anos tentou desgastar o governo do seu próprio partido venha agora apelar à presença de dirigentes do PS, ao mesmo tempo de Louçã volta a usar a sua candidatura para atacar o PS.

«A passagem de Manuel Alegre pelo distrito de Viseu ficou ontem marcada pelos apelos, repetidos, "aos socialistas e à direcção do partido" para que se juntem à campanha presidencial, de modo a tornar possível uma segunda volta nas presidenciais. Alegre assegura que "não está sozinho", mas, frisa, "há dirigentes que estão calados".

Fontes da campanha referiram ao DN que, nesta fase de pré-campanha, quase só os dirigentes do Bloco de Esquerda estiveram presentes em muitas das iniciativas. Exemplos disso, as acções de pré--campanha no Marco, onde Alegre contou com a bloquista Alda Macedo, ou a de Coimbra, onde a eurodeputada bloquista Marisa Matias e João Teixeira Lopes eram as caras conhecidas presentes. » [DN]

A FRASE DO DIA É DE MORAIS SARMENTO

A entrevista foi ao JN:

«Neste cenário de crise iminente, Passos Coelho está à altura dos desafios do país se chegar ao Governo?

Diria que Passos Coelho ainda é um "ovo Kinder". Ainda não temos elementos suficientes.»

Está-se mesmo a ver que um dia destes Morais Sarmento vai surpreender-nos dizendo que o PSD é um bolo-rei e o Passos Coelho é a fava, se sair ao país este vai ter de pagar o bolo.

AUMENTAM AS IDAS ÀS CANTINAS ESCOLARES

«Este ano, mais 30% dos alunos do 1.º ciclo passaram a almoçar nas escolas. Só em Gaia, esse aumento foi de quase mil alunos. Ou seja, das 12 mil crianças que frequentam a primária, 10 mil comem na escola e quase todas têm a refeição paga pela acção social escolar. Os números são avançados às associações de pais pelas autarquias.

Muitos destes alunos passaram a comer na escola porque os pais já não lhes conseguem garantir um almoço em casa, explica Albino Almeida. "De forma até envergonhada, as famílias optam por inscrever os filhos nos almoços da escola, sem lhes dizer que já não têm comida", acrescenta o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap).» [DN]

Parecer:

Compreende-se, até porque em muitas escolas acabaram as borlas e os alunos que faltam ao almoço subsidiado são obrigados a pagá-los.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Abram-se as cantinas ao pequeno-almoço e ao jantar e autorize-se a entrada a deputados.»

MANUELA MOURA GUEDES QUER VOLTAR A TRABALHAR

«Manuela Moura Guedes quer voltar a trabalhar, mas não sabe onde e quando será. "Quero fazer uma coisa que me divirta e de que goste, mas não sei para já o quê, não tenho nada na cabeça. Não procurei nada, as coisas vêm ter comigo e se houver alguma coisa...", afirmou à imprensa, na sexta-feira à noite, à saída do programa da RTP em que foi entrevistada, o Lado B, com Bruno Nogueira.» [DN]

Parecer:

Compreende-se, andou doentinha muito tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a MMG que se inscreve num centro de emprego.»

CLASSE MÉDIA CHEGA À SOPA DOS POBRES

«Ficaram sem ter como pôr comida na mesa e começam agora a engrossar as filas nas instituições que prestam ajuda assistencial. Muitos dos 280 mil portugueses que dependem dos cabazes do Banco Alimentar contra a Fome são da classe média. Tinham emprego, férias, acesso à net e tv por cabo, cartão de crédito. Ficaram com uma casa para pagar ao banco, um subsídio de desemprego que tarda a chegar - quando chega - ou que já acabou. Um carro que já não sai da garagem.» [Público]

Parecer:

É o socialismo à portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

NO "4R-QUARTA REPÚBLICA" CHAMAM ESTÚPIDO A PASSOS COELHO

Passos Coelho defendeu que os governantes devem ser condenados civil e criminalmente pelo se desempenho na gestão das contas públicas, o "4R-Quarta República" esclarece que a lei já o prevê. Conclusão: Passos Coelho é estúpido e já propõe o que está na lei e desconhece?

OKSANA MUZYKA